Olá merlinwest,
Bom, vamos partir do princípio. Eu li as respostas do tópico e vi que já foi citado superaquecimento, problema com as memórias, vírus, problema com o HD e sobretensão. Desses 5 pseudodiagnósticos, um eu posso te garantir que não é: Problema com as memórias. Porque? Bem, eu explico:
• Sobre memória ram,
- A memória RAM é uma parte fundamental para o funcionamento do computador, caso ela estivesse comprometida, o seu computador nem ligaria, e mais, seria emitido um sinal, com 3 bips contínuos de aproximadamente 2 segundos cada um. O que acredito fielmente não ser o que está acontecendo, caso contrário você teria nos informado dos bips, não é?
• Sobre vírus, o que você pode fazer é uma checagem de rotina, mesmo acreditando que não seja este o problema, segue abaixo como proceder:
- Vá até o
baixaki e procure por Malwarebytes Anti-Malware, e faça download do programa.
Assim que baixado, dê um duplo click no setup e instale-o, o procedimento é simples, é só seguir o passo à passo do instalador.
Com o programa devidamente instalado na sua máquina, abra-o e marque as opções: Procurar por atualizações & Executar o Malwarebytes Anti-Malware. Aguarde a atualização (pode demorar alguns minutos) e assim que o programa estiver aberto, marque a opção
Verificação Completa e clique em
Verificar. A verificação, é lenta, e pode demorar várias horas dependendo da capacidade de processamento da sua máquina, então, para evitar que seu computador se desligue durante o processo, sugiro que você não faça mais nada enquanto executa o programa.
Assim que terminar a verificação, caso hajam arquivos maliciosos, certifique-se de que estão todos marcados e clique em
Remover. Um log será gerado,
poste-o em sua próxima mensagem para análise.
• Sobre sobretensão, embora pareça, não é um problema comum de se encontrar, tampouco de se resolver. Analise os dados:
- Um estabilizador comum, suporta em média, um computador (gabinete e periféricos), um monitor de alta resolução, e uma impressora (não-laser). Qualquer coisa à mais ligada ao estabilizador, pode compromete-lo, porém, isso geraria uma sobretensão NO estabilizador, que acarretaria na queima do mainfuse (fuzível principal), como medida de segurança, e não no desligamento súbito do computador. Como você diagnosticou, o problema não é o seu estabilizador se desligando, e sim o seu microcomputador. Portanto, seguimos ao passo seguinte!
- Uma sobretensão na sua tomada, ou até mesmo na sua rede elétrica, não acarretaria no desligamento da máquina, e sim na queda do seus disjuntor. Pelo que você nos disse, esse também não é o problema, o que faz-nos
eliminar a hipótese "sobretensão".
• Sobre problemas com o HD, outro diagnóstico que não se encaixa nas premissas apresentadas por você. Porque quando o problema é a má conexão dos cabos sata ou flat, ou até mesmo o superaquecimento do HD, o computador antes do desligamento, apresenta uma tela azul, informando o usuário que há algum componente do sistema danificado. Pelo que entendi, o seu computador simplesmente se desliga, ou seja, não é problema no HD!
• Sobre superaquecimento, e é aqui que eu queria chegar. Posso te garantir, apresentados os fatos, com 80% de convicção, que o problema é este. Agora, como corrigi-lo é o mais complicado.
- Eu não aconselho que você faça isso por conta própria porque requer cuidados especiais na hora do manuseio, tendo em mente que, qualquer toque em algum local sensível pode gerar curto e consequentemente a queima de componentes do seu computador, inclusive a placa mãe.
Você já deve ter feito a experiência de esfregar a ponta de uma caneta num tecido e com ela atrair e levantar fios de cabelo e pedacinhos de papel. Também já sabe o que ocorre quando levanta uma capa plástica de livro e a aproxima do braço ou do cabelo (os pelos ficam eriçados). Aprendeu provavelmente na escola que isso se deve ao fenômeno da eletricidade estática. O que poucas pessoas lembram é como isso pode afetar e até destruir um computador. Basta uma descarga de 30 volts para danificar os componentes eletrônicos mais sensíveis do seu micro. Em geral, quase todos eles podem ser literalmente torrados com uma descarga de mil volts.
Mas, você não precisa encostar um fio elétrico para destruir os chips: basta a sua mão. Confira: simplesmente caminhando sobre um carpete, você está acumulando uma carga de eletricidade estática acima de 35 mil volts (em dias secos), ou de pelo menos 2 mil volts (em dias úmidos). Em pisos de vinil, os números são de respectivamente 12 mil volts e 400 volts. Mesmo que fique sentado(a) numa cadeira, a carga de eletricidade estática provavelmente já está acima de 18 mil volts, valor igual ao de quando você segura um copo plástico de café.
Curiosidade: Por quê você mesmo não torra com tal voltagem? Primeiro, devido à baixíssima amperagem, muito menor que a encontrada na rede elétrica de sua casa. Isto é, o problema não é a carga elétrica em si, mas a rapidez com que ela é transferida de/para seu corpo. O choque é o resultado da transferência rápida de cargas elétricas, como quando você encosta em fios energizados e desprotegidos.
Sabendo dos riscos, se mesmo assim você tiver a intenção de abrir o seu computador, e meter a mão na massa, segue as dicas para corrigir o problema do superaquecimento:
Retire o cooler, junto com o dissipador de calor do lugar, com muito cuidado para não danificar nenhum dos pinos de suporte. Em seguida, com o cooler e o dissipador fora da máquina, desconecte o cabo de força do motor do cooler (grave bem de onde ele saiu, pois precisará voltar para o mesmo lugar, haha). Separe o dissipador de calor do seu cooler, para facilitar a limpeza. Com um pincel, remova a poeira da parede e das pás do cooler, em seguida, dos frisos do dissipador de calor. Com ambos limpos e livre de poeira, remova o adesivo que contém a marca do cooler, embaixo dele, você verá uma proteção de borracha, remova-a também e você chegará ao pino central do cooler. Passe uma quantidade razoável de
DESINGRIPANTE tomando cuidado sempre para não escorrer. Não utilize graxa, grafite ou óleo de cozinha/máquina, porque a poeira contida no cooler, misturada com tais produtos criará uma espécie de areia, que comprometerá a segurança do seu cooler. Com o cooler lubrificado, recoloque a borracha protetora, e junte-o novamente com o dissipador de calor.
Remova toda a pasta térmica presente na parte de cima da capa protetora de socket do processador, e também a remanescente da parte inferior do dissipador de calor e substitua por uma nova. Lembre-se que, a pasta térmica deve ser posta em pouca quantidade, visto que sua função é diminuir o atrito gerado pela oscilação do cooler em contado com o protetor do socket. Se você exagerar na pasta térmica, ela servirá como fonte de acumulo de calorias, e ao invés de evitar o superaquecimento, gerará o mesmo.
Pronto, hora de recolocar o cooler no lugar. Tome muito cuidado com os pinos de encaixe, eles são sensíveis e podem quebrar facilmente.
Recomendo também uma limpeza na fonte, já que você enfrentará a odisséia de abrir o computador, não custa nada, é bem mais simples, só passar um pincelzinho

!
Lembrando que, eu recomendo ESTRITAMENTE que você leve o seu computador em uma assistência técnica autorizada. Onde profissionais capacitados proverão de fato a assistência necessária para correção do seu problema sem riscos à sua máquina.
No mais, boa sorte, e conte-nos sobre o resultado,
ficaremos esperando,

!