Espero ver o flashy melhor do que vi nesse testserver.
Antes de entrar nos detalhes de tudo que pude averiguar durante o test, já mando:
o flashy, do jeito que está agora, não é nem cogitável como opção ao C++.
Sim, sempre estive muito ansioso em relação ao flashy. Ainda estou, espero que melhorem. Mas o que vi no TS sem dúvidas me desapontou.
Não é culpa da Cip, eles fazem um bom trabalho. Mas erraram em querer fazer um client em FLASH. Porque flash é pesado demais comparado a outras tecnologias. Pra joguinhos leves até passa, agora pra um jogo igual Tibia...
O flashy estava muito melhor em comparação ao closed beta, é verdade. Mas ainda está longe de ser uma opção,
ainda que beta, ao atual client.
Por um lado atual client é leve, simples e roda sem problemas até com vários programas abertos. É estável e robusto, apesar de sua leveza.
Colocando o flashy na balança... perde feio. O flashy é pesado, difícil de entender para os iniciantes, dá lags e travadas até mesmo em PCs considerados bons. E ainda tem o velho problema de ser em navegador e estar sujeito a um crash a qualquer momento, como aconteceu comigo enquanto jogava no Firefox. Se fosse Tibia de verdade? Dead por causa do flashy em sua brilhante página de navegador.
Se jogar com tudo fechado no PC, até roda bem o flashy. Mas quando se abre um navegador mais pesado (testei com o Opera com mais de 20 abas) ou com o atual client junto, o game começa a travar e fica difícil de se jogar.
E enquanto isso, sob os mesmos testes e as mesmas condições, o client C++ continuava a rodar belamente, sem sequer travar. E ainda com o flashy aberto junto, que é mais pesado que o Sr. Barriga...
Vale até dedicar um trechinho ao peso excessivo do flashy. Melhorou muito em comparação com o closed. Mas, quê? De nada adianta melhorar, se continua passando dos 200mb de consumo de memória, toda hora. O client atual nem sempre chega a sequer um quarto disso.
Além disso, é muita coisa desnecessária na tela. Nem com meu monitor de 19" consigo me sentir confortável. No outro PC, então, que tem monitor antigo e menor, fica impossível de se jogar — tanto pelo lag extremo quanto pelo monitor.
Tibia está ótimo como está. Se empenharem-se em continuar o C++, pode-se melhorar muito, sem perder a qualidade de sempre.
Quando ouvi falar de Tibia em flash pela primeira vez, fiquei eufórico. Pensei que seria igual ao C++, mas com muito mais recursos.
O que vi foi um client absurdamente pesado, complicado, cheio de recursinhos irrelevantes ou desnecessários, muito poluído, travando e enroscando até em PCs bons, e mais outras coisas. Bem pior que o antigo client... como pode ser uma evolução, se é tão pior?
Se eles queriam deixar o Tibia fácil de rodar em qualquer computador, precisando só acessar uma página, deviam ter deixado o flashy leve ao máximo, e não pesado como está. E como opção, não pra substituir o C++