Postado originalmente por
caikeke
você fala como se a pessoa pode escolher entre ser tímido ou não.
Não pode escolher, mas pode mudar, como o Martiny bem disse.

Martiny
Ela pode não escolher, mas ela pode mudar.

caikeke
não é tão simplês, eu por exemplo, quero deixar de ser tímido mas não consigo.
acredito que o mesmo aconteça com o criador do tópico.
Realmente não é fácil! E quem disse que a vida é fácil??? Você tem que ter força de vontade e determinação para conseguir o que você almeja.
Primeiramente trate de cuidar dessa auto-estima, pois não há chance de vencer a timidez com a mesma baixa.
Depois, é só exercer atividades rotineiras que envolvam o relacionamento com outras pessoas, sendo estas conhecidas ou não. Pode parecer besteira, mas após algum tempo você moldou o seu cérebro à prática de tal atividade, tratando a mesma como uma situação comum do seu cotidiano.
O que eu quero dizer? Simples, tudo é prática! Não adianta você ir num psicólogo, saber como melhorar de tal fato, se não põe em prática o que absorve. É semelhante ao estudo.
Seria interessantíssimo se você fizesse esse teste e depois nos comunicasse sobre o resultado, que com certeza seria bom.
Bom, tentei ajudar, acreditando ou não, a minha parte eu fiz. Qualquer coisa só mandar MP que eu respondo quando estiver online.
Abraço.

Martiny
Tem que ir por partes. Eu era bem timido, hoje estou o que eu quero ser, solto (no bom sentido, ui). Se você quer quebrar essa barreira da timidez você tem que fazer isso o mais rápido possível, começando agora, pois quanto mais tempo você demorar, mais difícil vai ficar. Se você estimula seu cérebro a ser tímido, ele vai ficando cada vez melhor nisso.
Quando você estiver na rua, pergunta as horas para alguém. Se você estiver na livraria e a pessoa do lado estiver olhando um livro que você gosta, puxe um papo. "nossa, esse livro é bom, você não vai se arrepender". Quase todas as pessoas irão conversar com você, a maioria das pessoas gostam de conversar e fazer amigos, você pode ver isso pelo tamanho de tumblr's sentimentais "eu não tenho amigos" e de tantos livros de auto-ajuda vendidos por aí.
Vai dar frio na barriga, muito, mas é algo que você tem que passar.
Como sempre coerente, taí um cara que eu queria conhecer RL (sem viadagem).