Curtir Curtir:  0
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 30

Tópico: TibiaNews.net entrevista Excessus

Registro
    19-09-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas Repórter
    ColunistaCríticoEscritorKevin Postner
    Peso da Avaliação
    0

Post TibiaNews.net entrevista Excessus

Entrevista: Excessus
    "Imagine eles se livrarem completamente dos problemas com cheaters, por exemplo. Muitos dos super-heróis de level 500 serão banidos em um percentual que você não se atreve a sonhar."

Entrevista feita pelo TibiaNews.net
    Tradução por Rasunik
    Revisão por GrYllO

Neste mês de abril o promoted fansite TibiaNews completa 7 anos de existência. Como parte das comemorações, eles realizaram uma entrevista com Carlos Sisí, mais conhecido como Excessus, o fundador do fansite em questão, antigo gamemaster e jogador admirado pela grande maioria dos tibianos que tiveram a sorte de conhecê-lo ou que ouviram falar a respeito. Desde 2006, momento em que pendurou sua capa azul e foi entrevistado pelo TibiaBR, ele entrou poucas vezes no jogo.

Nessa entrevista - que vale a pena ser lida, Excessus diz o que fez desde que deixou o Tibia; se planeja voltar um dia; conta a história do TibiaNews e o que pensa sobre as mudanças que o Tibia passou nesses últimos anos.

O TibiaBR agradece o TibiaNews por permitir a tradução da entrevista. Confira agora, na íntegra:

Antes de existir o TibiaNews, existia apenas uma ideia. Um brilho nos olhos de um jovem; um sonho, uma paixão por notícias diárias, e um amor pela comunidade. Antes de existir o TibiaNews - existia Excessus. Um dos mais respeitados gamemasters e moderadores do Tibia que ainda é uma enorme influência no jogo e no TibiaNews atualmente.

TibiaNews - Muitíssimo obrigado por arrumar um tempo na sua agenda cheia para reviver algumas memórias conosco, Excessus! Já faz um tempo desde que o entrevistamos pela última vez (2006), como tem sido desde então?
    Excessus - Ah, muitas coisas aconteceram... Eu tinha a ideia de escrever um romance no meu tempo livre (o tempo que eu normalmente dedicava para jogar Tibia) e ele foi publicado no final de 2009. Agora é parte de uma trilogia e tem sido um grande sucesso - ele foi até mesmo traduzido para o inglês e será publicado nos EUA, Reino Unido e Canadá, portanto estou muito animado com o futuro e em como as coisas estão indo! :)

TibiaNews - Você esteve bastante ocupado desde que deixou a nós e o jogo! Falando do seu romance, o que o motivou a escrever sobre zumbis em seu novo romance, "Los Caminantes", e a recente continuação "Lost Caminantes Necropolis"?

Excessus - A ideia de zumbis é um pretexto para trazer toda uma gama de diferentes situações a toda linha da história. Ela levanta drama, terror, ação intensa, emoção em como sobreviventes tentam descobrir o que está acontecendo e como eles devem viver neste ambiente hostil pelo resto de suas vidas. Meus livros são sobre as pessoas, e como elas se sentem neste cenário tenso, em vez dos zumbis em si. O zumbi é um ícone do cinema, e aqueles filmes focam nas cenas sangrentas e visuais suntuosos; em vez disso, passei a tentar mover o leitor a um clímax que os sobreviventes desenvolvem em sua nova situação. É muito emocionante escrever sobre essas coisas :)

TibiaNews - Ah, nossa! Isso é muito mais profundo do que eu esperava, pra ser sincero! Como você deve saber, o TibiaNews estará completando sete anos em abril e, na verdade - é por isso que essa entrevista é tão especial para nós. Percorremos um longo caminho tentando mantê-lo em mente. Mesmo na nossa atual página da equipe, você pode ler "Trabalhando em memória de Excessus, o editor original e inspiração para tudo que você vê aqui hoje." A atualização do site e seu conteúdo, é parecido com o que você imaginava que o TibiaNews seria?
    Excessus - É mesmo? Nossa... estou sem palavras, sério... parabéns por estar no bote há tanto tempo! É realmente uma conquista para um site operado por fãs, e sobrevivendo a eles conforme eles perdem interesse no jogo ou mudam-se para outras coisas pois a vida é assim :) Eu acho que o novo Tibianews se adaptou muito bem ao estilo dos gráficos que o jogo apresenta agora. É bastante "arrojado" e colorido e recebe os vistantes com uma vista bem aconchegante :)

TibiaNews - Obrigado! :) Então, o que o fez querer começar o TibiaNews?
    Excessus - O ambiente em que vivemos, é claro. Mesmo se eu estivesse caçando sozinho em Hellsgate, esperando pelo respawn de uma certa spider, eu me sentia especial, sabendo que um mundo vivo estava acima de mim e ao meu redor. Haviam pessoas tendo suas vidas, planejando hunts, vivendo um romance ou sentindo ódio por outros jogadores por este ou aquele motivo. Eu queria poder ler sobre essas histórias de anônimos. O fórum estava bom, mas se eu pudesse envolver essas notícias em algo um pouco mais bonito de ler, eu ficaria mais feliz. E assim Tibianews surgiu, originalmente como um site de notícias só de Antica, já que era o único servidor naquela época - e que teve que se adaptar mais tarde a muitos servidores abrangendo uma enorme quantidade de eventos todos os dias, e ainda depois incluindo referências a itens, enciclopédias, etc. Foi muito divertido melhorar cada pequena seção dia após dia. Um pouco a cada dia.

TibiaNews - A antiga staff do TibiaNews é algo que é difícil de herdar, não importa quantos outros fansites existam, mesmo hoje. Como você foi capaz de encontrar aquela incrível e "original" equipe"? (Borr, Wilfred, Avianna, Dazetih, Erig...desculpe se esqueci algum!)

Excessus - É como relacionamentos verdadeiros na vida real. Acho que sempre estive do lado das "pessoas boas", e as pessoas com bom coração e talento são aqueles que escolho como amigos. Borr, Wilfred... todas essas pessoas que você mencionou foram verdadeiras jóias e muitos se tornaram Gamemasters também. Eles chegaram até mim, era tudo bem natural... Eu só tinha que dizer "porque, é claro!" e eles trabalharam e contribuíram para construir o Tibianews. Aqueles foram dias incríveis :)

TibiaNews - Certamente foram! Em uma mensagem em Outubro de 2008, você afirmou que se tivesse tempo, você iria querer trabalhar no Tibianews de novo partindo "do zero". Você também mencionou ter algo como um wiki, permitindo jogadores fazerem upload de conteúdo, mas sem a impressão de "wiki". De que formas você acha que ainda podemos fazer isso hoje?
    Excessus - A internet mudou muito desde aquela época. Ela já havia mudado muito quando propus isso e mudou ainda mais agora. Coisas como mídias sociais são mais importantes e as pessoas usam seu tempo espreitando coisas como Facebook. Boas páginas de comunidades são participativas. Não há razão em ter um indivíduo ou um pequeno grupo de pessoas atualizando as seções em constante mudança da enciclopédia, por exemplo. Ao invés disso, permitir que as pessoas façam isso. As pessoas adoram apontar falhas - elas também vão gostar de alterar informações incorretas se você permitir que façam isso com uma ferramenta não diferente de um Wiki padrão. Vamos simplesmente lembrar que isso é um jogo e, portanto, efeitos visuais também são importantes, e seria necessário uma skin adequada para apresentar as informações. Permita que eles postem notícias de suas autorias e coloque um sistema de votação onde as notícias mais votadas vão para a primeira página automaticamente. A equipe estaria lá para ficar de olho se tudo está caminhando sem problemas, não escrevendo diretamente - isso é tão 2005 :) Além disso, gostaria de tirar proveito de coisas como Twitter e Facebook. Tenho certeza de que a maioria dos leitores possuem coisas como aparelhos Android ou iPhone e adoraria receber um fluxo constante das coisas acontecendo. Essa é minha opinião.

TibiaNews - Ainda sobre o mesmo assunto, você mencionou que adicionaria algumas ferramentas ao flash map (atualmente desativado por causa de bugs nele) ... em que ferramentas você estava pensando?
    Excessus - O mapa começou com uma ideia básica, mas ele tinha potencial para muito mais coisas. Você podia, por exemplo, explorar as cavernas e níveis mais altos com um sistema de navegação, adicionar marcações, compartilhar a localização com um sistema de URL (Acho que já fiz isso de alguma forma?) e claro, relacionar notícias curtas ao mapa, então você podia estar falando sobre um evento em algum lugar a leste de Thais e colocar um link para o mapa. Novamente, um sistema contributivo seria perfeito. Eu iria até mais longe tornando a mídia relacionada ao mapa, como a Picture of the Day (N.T.: foto do dia), assim você sabe onde na área do jogo a imagem foi feita caso você queira ir lá dar uma conferida.

TibiaNews - Nós percebemos que você ainda lê o fórum oficial de Tibia de vez em quando. A atual comunidade do Tibia é parecida com aquilo que você esperava que ela se tornasse quando você se afastou em 2006?
    Excessus - Ah.. não. Lamento dizer que é uma visão triste. Eu nem mesmo entendo a maioria dos tópicos. Muitos são escritos em um estilo de mensagem de texto que é difícil de entender. Acho que a atual população é muito mais jovem que a média de jogadores que tínhamos naquela época. Boas iniciativas e mensagens sérias são exceções agora. Era de forma diferente quando eu jogava. Não há nenhum vestígio do aroma do antigo roleplaying que muitos tópicos possuíam. O board de Secura, por exemplo, estava dominado por um bando de malucos chamados Nasty Kids ou algo nesse sentido que eu teria imediatamente obliterado nos dias onde agíamos como Gamemasters, e tenho certeza que teria obtido aprovação de muitos GMs e SGMs (N.T.: Senior Gamemasters eram os "chefes" dos Gamemasters).

TibiaNews - E sobre o jogo em geral, seu conteúdo e updates? Sabemos que você não joga muito ou entra de fato, mas julgando pelo que leu e vendo o site de Tibia no geral, é o que esperava?
    Excessus - Tem crescido bastante, não é? Eu vejo que o mapa e a área do jogo se tornou completamente animada. Isso é uma coisa boa. Mais lugares para explorar e se aventurar, é uma coisa boa. Em um ponto de vista pessoal, eu teria continuado explorando a mitologia que Knightmare propôs... Agora parece um parque temático. Você tem a área de piratas, a área de múmias... se parece com ir a Disneylândia. Mas estou certo de que muitos, muitos jogadores gostaram disso e eu acho que no geral foi uma mudança lógica. Se você está farto de orcs e minos você pode mudar para outro lugar e aproveitar o ambiente de sua escolha. A propósito, qual o problema com as pessoas protestando em relação ao Flash Client? Para começar ele permite que pessoas com Mac OS X joguem Tibia novamente e está funcionando de uma forma impressionante! :)

TibiaNews - Haha, bem, vamos esperar que após a nossa notícia ser publicada - que ainda haverá um client normal, muitos ficarão mais felizes agora! Você pode ou não saber que os visitantes do TibiaNews diminuíram drasticamente desde que você o deixou em 2006. Cinco anos depois, nós estamos tentando conseguir nossa comunidade de volta em nosso fórum. Você tem alguma sugestão do que poderíamos fazer, ou alguma ideia do motivo disso ter acontecido?
    Excessus - TibiaNews foi o primeiro site a ser considerado "sério" ou "grande", além do tibia.de que era incrível naquela época e tinha uma enorme quantidade de visitas. Nós praticamente movemos a CipSoft a considerar o programa de fansites e eles se tornaram mais envolvidos em nos fornecer com informações privilegiadas, o que era legal. Hoje existem várias dezenas de sites que cobrem uma vasta gama de tópicos. Muitos desses sites se aproveitam do maior defeito do TibiaNews e assim cresceram sobre esse ponto fraco, absorvendo essa porcentagem de visitantes. Esse defeito, claro, é a falta de atualizações. Eu não tenho certeza se, neste momento e hora do dia, isso já foi corrigido, mas a maioria das seções estava desatualizada um tempo atrás. Além disso, os atrasos na entrega da tão prometida renovação contribuiu para que as pessoas perdessem sua fé e seguissem em frente. Eu não entendo também porque os antigos artigos não estão incluídos... eles eram a alma do TibiaNews e seriam hoje uma ótima maneira de aprender sobre o passado.

TibiaNews - Na verdade, estamos atualmente trabalhando para mover todos os antigos artigos para o novo sistema! :) O que você acha da decisão de remover os gamemasters?

Excessus - Acho que foi uma mudança estranha... inesperada, posso dizer, mas entendo que eles simplesmente tinham que fazê-la. Muitas experiências prejudiciais ao longo da história do Tibia – Eu suponho que esse passo estava em seus planos anos atrás e era apenas o momento certo para executá-lo, apesar da qualidade de muitos membros dos gamemasters voluntários.

TibiaNews - Você se vê voltando ao Tibia algum dia?
    Excessus - Eu gostaria… Eu amei muito Tibia, foi uma experiência fantástica... mas em um momento eu estava dedicando muito tempo para ele. Eu tenho que ter cuidado. Tenho tendência a viciar muito rapidamente e preciso de tempo para escrever, trabalhar, família, etc :) Eu me vejo jogando muito Tibia na aposentadoria, entretanto :D

TibiaNews - Do que é que você mais sente falta no TibiaNews?
    Excessus - Fazer pequenos ajustes aqui e ali :) Eu estava sempre fazendo pequenas alterações e melhorias e vendo como isso afetava a base de visitantes. As pessoas não gostam de mudanças... estudos mostraram que uma "reformulação completa" tradicionalmente faz comunidades inteiras zarparem.... mas se você faz pequenas mudanças, coisas que podem ser controladas rápido, então funciona. Eu gostava dessa parte.

TibiaNews - Como foi para você conduzir o TibiaNews? Era um hobby, era divertido, era tedioso e chato?
    Excessus - Era sempre divertido na maioria das vezes, embora de vez em quando eu apenas "tinha que" atualizar um artigo ou algo e minha mente estava vazia. Nesses casos era um pouco chato, mas claro isso acontece com todas as coisas. Eu tenho uma cota de páginas para escrever todo dia mas às vezes você quer somente assistir TV e não fazer nada. A mente precisa de um descanso também. É normal.

TibiaNews - Você declarou recentemente nos fóruns:
    Acho que a idade do jogador tibiano diminuiu. Não tenho certeza das razões que motivaram isso, mas podemos concordar que é um fato. Seja qual for a razão, os fóruns são um cenário lamentável hoje em dia. Eu naveguei por muitas páginas nos boards de Antica e Secura, e todos os tópicos estão cheios de pessoas com um inglês totalmente ruim e nenhum conteúdo de fato. Certamente não é como nos nossos tempos... faz as antigas intrigas do Tibia, drama e brigas de mulheres se parecerem com tratados shakesperianos. Se no resto do mundo é parecido com a Espanha, a qualidade da educação dos nossos jovens decaiu vários números, o que é bastante triste, mas também uma realidade. A antiga Risings Dragons teria muito pouco espaço no Tibia atual, mesmo quando os membros originais do capítulo original, o de Antica, não eram "Light 100%", eheh.
    O que você faria para mudar a comunidade, se alguma coisa, para tentar deixá-la como era de volta no tempo? Você acha que existe alguma esperança para a futura comunidade do Tibia?
    Excessus - É o que eu estava te dizendo numa pergunta anterior! Eu não sei que tipo de mágica você precisa lançar para mudar uma comunidade por outra – caso contrário eu estaria voando sobre a América como Assessor para a Blizzard, Eve Online e muitos outros :) Acho que o Tibia evoluiu e atraiu um tipo de público. Podem ser as alterações estéticas, a jogabilidade, a demora da CipSoft em lidar com botters e cheaters que motivou muitas crianças preguiçosas que gostam de sucesso imediato ao invés de trabalhar seus personagens como fizemos no passado. Eu não sei. Isso é algo que a Cipsoft tem que estudar, e eu tenho certeza que eles o estão fazendo com os dados que têm.

Outro fato que eu apontei, e eu sei o quão extremamente grosseiro e impopular isso pode soar, mas é que Tibia se tornou MUITO popular em países com diferentes níveis de educação e morais do que a comunidade de 1998-2001, que era baseada principalmente na alemanha, norte-europeu, jogadores americanos. Eu sou espanhol e sei como são diferentes as coisas aqui comparadas à Alemanha. Nós temos muito para aprender, assim como temos muito para aprender dos japoneses e sua maneira civilizada de encarar a catástrofe em que estão vivendo agora. Isso teve um impacto. É também verdade que nossos jovens por toda parte estão mudando. Pelo menos na Espanha é assim... antigos valores fundamentais como família, respeito... estão desaparecendo. Os tempos estão mudando e a Cipsoft não tem culpa.

TibiaNews - Você acha que há alguma esperança para a futura comunidade do Tibia?
    Excessus - Quem sabe. Imagine eles se livrarem completamente dos problemas com cheaters, por exemplo. Muitos dos super-heróis de level 500 serão banidos em um percentual que você não se atreve a sonhar. Verdadeiros jogadores vão então ter mais lugar para jogar da forma correta, e Tibia será muito mais divertido para eles. Eles não ficarão intimidados, etc. Eles não buscam tanto level, eles gostam de aproveitar o tempo conversando com amigos e organizando atividades nos diversos cenários que o mapa proporciona. Você lembra todas as reuniões que passamos somente conversando na porta de minha casa, fazendo runas. Estes jogadores vão recomendar o jogo para jogadores como eles. Isso pode acontecer.

TibiaNews - Você irá algum dia nos abençoar com sua presença no TibiaNews novamente?
    Excessus - Nesse momento é completamente impossível... muitas coisas para fazer, mas quem sabe o que o futuro pode trazer? Você nunca pode dizer nunca de novo.

TibiaNews - Muitíssimo obrigado por nos dar a oportunidade de entrevistar uma lenda como você. :)
    Excessus - Obrigado por essa oportunidade de falar sobre os velhos tempos – não é todo dia que um antigo fóssil como eu tem a chance de falar tanto! :)

TibiaNews.net / TibiaBR.com

Publicidade:
    Última edição por Wapomaz; 21-09-2012 às 14:12.

Registro
    09-03-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Conquistas CríticoSagaz CitizenMain CitizenCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Adoro estas entrevistas com ex envolvidos de fan sites. Muito bacana o trabaho que ele fez, pena que nada dura para sempre.

Registro
    24-04-2010
    Conquistas Newcomer
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Gente boa.
    Sorcere's
    ☆1996 - † 2010

Registro
    14-12-2009
    Conquistas NobreRepórter
    Kevin PostnerOffistaColunistaEscritor
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É, bem que podiam voltar os GMs e cia, é um marco nesse jogo :/

O TibiaNews podia ter postado uma foto rl dele =D

Registro
    04-04-2011
    Conquistas Newcomer
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

<editado>

Última edição por GrYllO; 04-04-2011 às 18:42. Razão: Usuário notificado por flood.

Registro
    28-03-2007
    Conquistas Repórter
    OffistaSagaz CitizenMain CitizenColunista
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Po, o cara escreve livros do Zumbi? Que manero.
    Existe versão em Portugues dos livros dele?

(uma vez baixei todos os livros do Resident Evil, para quem ja jogou, consegue se identificar facil...chega a ser melhor que os filmes, muito melhor)
    Chega dessa assinatura! Tava muito feia!

Registro
    17-03-2011
    Conquistas Newcomer
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Também me interessei pelo livro, hehe.
    Lendas como ele não existem, nem tempos como aqueles, mais isso não podemos mudar, nem voltar atras, Tibia ainda é bom, divertido, etc.
    Agora me vejo relembrando aqueles bons tempos, saudades.

Registro
    17-06-2007
    Conquistas CríticoDebatedorEstagiárioAdepto do Off
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

mt mt mt bommmmmmmmmmmm
    deviam fazer mais intrevistas com anscients do tibia :´)

edit; alguem sabe dizer qnts anos ele tem ?
    Última edição por Fernando SBR; 04-04-2011 às 22:52.

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"

CHICO XAVIER

Registro
    28-09-2007
    Conquistas OffistaColunistaEscritorCrítico
    Prêmios Guardião do GF - pelos serviços prestados à comunidade
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Interessante, acho legal ler sobre pessoas que ocuparam cargos na Cipsoft. E o cara ainda por cima pareceu ser muito humilde e gente boa.

Registro
    04-03-2009
    Conquistas EstagiárioMain CitizenCitizen
    Peso da Avaliação
    0

Padrão ZUMBI?

Pow fiquei muito enteressado nesses livros de zumbis que o cara escreveu existe uma versao portuguesa desses livros?

Quero mto ler eles so fanatico por zumbis (tenho que parar com isso) mas o cara é gente finissima muito simpatico adorei a entrevista e tambem acho que deviam ter postado uma foto dele na RL flws ae e se poder responder a pergunta acima agradeço

Publicidade:
    AUHAUHHUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU ;p

Tópicos Similares

1. Entrevista Malvera
    Por Mall'Storm no fórum Tibia Screenshots
    Respostas: 20
    Último Post: 29-04-2009, 20:48
  2. Jornal Do Off: Segunda Edição! [+Terror][+IMAGENS!]
    Por Diguinhoo no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 34
    Último Post: 02-10-2008, 22:47
  3. Off Entrevista -=Suteba Dark Hell=-