É. Eu admiro Excessus, Carlos Sísi, é evidente que sua opnião sobre o Tibia é relacionada a um fato que ocorre atualmente. O Tibia tem perdido a sua essência, no meu ver, por uma parte de sua comunidade.
O que as pessoas não entendem é que o Tibia não é um campo onde você só tem a função de ataque a criaturas e consequentemente subir de level e assim, muitos desses preferem usar programas ilegais e incentivam outros jogadores.
De fato, a função de RPG do Tibia eu não sinto faz anos, eu gosto da dinâmica do jogo em certas partes, com exceção das mudanças drásticas, muito bem observadas pelo Grande Excessus. Esse sim é um verdadeiro jogador, admirável jogador.
Queria que os jogadores compreendessem que Tibia é um jogo complexo, onde as pessoas devem se relacionam, criar novas experiências, e viver em um verdadeiro mundo novo, que é o objetivo do Tibia. As quests hoje em dia estão extremamente superficiais, uma parte pela limitação da linguagem, que é inglesa e muitos não entendem, outra pela irresponsabilidade de vários fatores que vem inserir nessa dinâmica: sendo eles direcionados a um único objetivo - obter items.
Eu admito, a dinâmica de um jogo sem RPG, que é o que acontece, e sem histórias, muitas vezes acaba influenciando, e as pessoas tem uma visão do jogo somente unilateral que prejudica tudo. Eu mesmo á fui influenciado. Tenho saudades do Tibia, não pelos tempos passados da difuculdade que ele apresentava, um ponto fortíssimo devo admitir da aventura do jogo. Mas, pelos momentos que eu descobria novas amizades e outras opções do jogo, não me aventurando por spoils. Hoje em dia, todo mundo sabe praticamente todos os mistérios do tibia.
Pior, Tibia é um jogo em grupo, e isso tem dois lados, positivo e negativo. Como atualmente a grande e pesada maioria dos grupos tem um pensamento unilateral você acaba sendo obrigado a aderir a eles, pois você não pode ter todas as aventuras sozinho.
Eu gostaria que Tibia tivesse, no jogo, várias traduções disponíveis em muitas linguagens. Assim, muitos leriam mais os livros, e entenderiam o que os NPCs falam, ao invés de só pegar spoils e cumprir objetivos falando uma única palavra.