Citação Postado originalmente por Gogue Ver Post
Mas é sempre assim. Alguém que joga há muito tempo sempre vai achar que os tempos antigos foram melhores. Todo mundo que conheço falam que a época da escola foi a melhor, que antigamente os programas na TV eram melhores, que antigamente os jogos eram mais divertidos, etc. Esse sentimento de nostalgia é normal.

No caso de Tibia, as mudanças são importantes, porque até mesmo quem joga há muito tempo quer sempre coisas novas pra testar, novos monstros, novas quests e áreas.

Dizer que o jogo não é mais divertido é relativo, porque no Tibia - diferente de outros jogos - você não é forçado a fazer as coisas, você cria as situações que são divertidas pra você. Tiro como exemplo a PoI... Muita gente paga pra fazer, uma guild de high levels vai lá e mata tudo, você não tem trabalho pra fazer nada. Eu preferi fazer com eu mesmo matando os bichos, e fui lá e fiz. A Inquisition eu ainda nem terminei, e só vou completar quando eu mesmo puder ir de shooter e tiver um time. Então você é que faz sua diversão.

Mas realmente é verdade que muitos só pensam em level, e mais nada. Por isso hoje em dia tem as World Quests. Este próximo update vai trazer uma bem divertida por sinal!

Sobre "a primeira impressão é a que fica", digo o jogo no geral. Por exemplo: Alguém que nunca jogou Tibia e entrar no site "acidentalmente" após achar no google vai poder experimentar o jogo em questão de minutos, nada de instalar clientes, criar uma conta é bem mais fácil agora (você não precisa nem mais confirmar o email no começo...). Também, a CipSoft já disse que planeja melhorar Rookgaard de maneira geral, mas isso eles fazem geralmente nos updates de conteúdo (no final do ano).

Então de certa forma o Flash possibilita tanto uma aparência melhor pro jogo, como também portabilidade (pode jogar em qualquer sistema), facilita pra CipSoft a programação, abre portas pra novos tipos de efeitos e animação no jogo, etc!

Concordo com o que você disse sobre sempre haver o espírito nostálgico.
Mas se vc joga desde o 7.0, vai entender o que eu quis dizer:

As novas quests, novas cidades, novos bixos, novas magias, todas foram muito boas para a jogabilidade do jogo, todas foram 100% boas pro jogo. Mas a mudança que eu to dizendo que tirou a diversão do jogo foi a Cip ter criado mais de 60 servidores.
Agora nenhum servidor fica com mais de 500 players online ao mesmo tempo. Quando comecei a jogar haviam apenas 13 servidores:
Amera, Antica, Calmera, Danubia, Eternia, Isara, Libera, Lunara, Nova, Premia, Rubera, Secura e Trimera. E logo surgiram Julera e Valoria. Nesse tempo, era praticamente impossível não haver 850 players online em cada mundo, e como era mais dificil achar cave livre pra caçar, as pessoas davam mais importancia pro RolePlaying, ficavam conversando, runando. Lembro exatamente que em Eternia, quando comecei a jogar, TODAS as casas de Kazordoon tinham donos, inclusive aquelas dezenas que tem no andar de baixo do DP. E lembrando que Kazz é uma cidade vazia. Hoje em dia, em Empera, não há sequer UMA casa dentre essas do andar abaixo do DP que tenha dono, todas estão absolutamente vazias.

Criar mil e um mundos, na minha opinião, foi extremamente prejudicial ao jogo, deixou todos os mundos mais vazios, hoje em dia a gente joga sozinho no servidor pelo menos até o level 100 em que vc arruma uma guild pra entrar.

Acho que pelo que eu falei deu pra entender o pq de o que eu disse não ser só por "nostalgia". Acho, sinceramente, que apesar das evoluções gráficas e práticas na jogabilidade, houve uma regressão mto grande na interação entre os players.