Postado originalmente por
Speender
Aff,
Programa patético
Ele te dá tudo na mão, basta você criar seus "scripts" e adicionar no seu jogo
Já te dá um sistema de jogo pronto, com ícones, existeu um painel para criar "eventos"
Dizer que sabe programar nisso é sacanagem. Sempre achei que no RPG Maker você criava o jogo do 0 mesmo, no byond para criar um obj seria:
obj
nome_do_obj
icon = '.dmi'
icon_state = ""
layer = X
procs
etc
Isso a mão, sem editores que você escolhe o local do ícone, o que ele faz se colidir, adicionar procs que você quiser, blah blah
Agora isso aí basta você jogar e tá lá, feito. Patético.
@rpg maker se for como imagino é a mosca da merda do cavalo do bandido
Errr, é verdade que o RPG Maker dá pra fazer jogos sem nem mesmo saber programar, mas esse que é o ponto forte dele, na verdade, já que ele é mais voltado para pessoas "normais", e não programadores experientes... Mas, se você quiser programar suas coisas nele, ele TEM uma linguagem de programação, que é a
Ruby. Se o cara souber programar, dá pra fazer praticamente o que quiser pelo RPG Maker(já vi projetos SUPER fodas nele).
E sinceramente, prefiro o RPG Maker ao BYOND. Nunca vi muita graça no BYOND, apesar que tem até um ou outro jogo que dá pra se divertir por alguns minutos, como um Yu-Gi-Oh que eu joguei uma vez. O ponto "forte" do BYOND é a simplicidade de fazer jogos com multiplayer e de divulgar o jogo, mas mesmo isso não me atrai tanto assim... Se for pra programar jogos com uma engine, eu prefiro o Game Maker 8, que é muito mais "potente" que o BYOND.
Game Maker > Abismo > Rpg Maker > Abismo² > Byond
Mas bem, cada um usa a engine que achar melhor pra fazer seu jogo(por exemplo, se eu fosse criar um joguinho de RPG simples, seria muito mais rápido usar o RPG Maker que já é próprio pra isso do que programar tudo do "zero" pelo Game Maker ou BYOND). Eu tava vendo uma engine interessante esses dias, que é o FlashPunk, pra fazer jogos em Flash, mas fiquei com um pouco de preguiça de ler os tutoriais

.
Walter das Sombras