Eu acho que mais ridículo que a pessoa que escreveu "Tibia s2 paixão eterna", que provavelmente deve ter em torno de 12 anos, portanto é compreensível, é gente querendo parecer life ruler pegadorzão que vive num filme do American Pie. Mas enfim...
Jogo desde o começo da minha 8ª série, hoje estou terminando o 3º período da faculdade e como o amigo que faz engenharia elétrica em federal, não tenho o mínimo tempo pra jogar, faço engenharia de controle e automação, também em federal, e se voltasse a jogar Tibia agora, provavelmente levaria uns 3 anos a mais pra formar.
Perda de tempo?
Algumas vezes acho que sim, como na vez em que morri 3x no mesmo dia para ataque DDoS ou das infinitas vezes que morri por lag ou kick, ou seja, mortes que não foram minha culpa. No geral, diria que foi um hobby que eu devia ter levado menos a sério, mas ainda assim foi bem divertido. Se eu tivesse passado somente metade do tempo que passei jogando, teria passado no vestibular de primeira e teria evitado 1 ano de cursinho, mas a vida é isso, cheia de escolhas e consequências, se arrepender delas não muda nada.
Aproveitou bem enquanto jogava?
Se aproveitar bem significa ter se divertido, acho que aproveitei metade do tempo somente. Muitas vezes, no auge do vício, caçava mais por obrigação do que por prazer, principalmente quando estabelecia metas do tipo: "quero do level 55 ao 60 essa semana". Na minha opnião o jogo só começa a ficar divertido de verdade depois do level 80. Antes disso a pessoa perde muito tempo caçando criaturas chatas e sem emoção, muitas vezes caçando pra conseguir dinheiro. Perdi as contas do tempo que perdi quando comecei a jogar e passava horas caçando minotauro somente pra juntar loot bag e conseguir um dinheiro extra, passava 10horas por dia pra conseguir 8~10k. Esse tipo de coisa foi um baita tempo perdido, mas infelizmente era necessário fazer isso no jogo se quisesse upar. Tanto que considero o estilo atual de Tibia, mas rápido e fácil, muito melhor, pois perde-se menos tempo caçando criaturas inúteis e o loot é maior.
O que você faz pra ocupar seu tempo agora?
Maior parte do tempo é faculdade, mas aprendi que quando tenho um tempo livre, é muito mais prazeroso passar esse tempo com a namorada assistindo um filme ou fazendo uma comida gostosa pra comer do que jogando algo. Mas claro que sinto falta de jogos, tanto que tenho um notebook gamer e quando quero jogar algo, me divirto com jogos offline como Mafia 2, Crysis 2, Dragon Age, Dirt 3, Fifa 11 e principalmente Starcraft 2, mas nada online ou viciante, simplismente não tenho mais "saco" pra dedicar tempo pra essas coisas, jogo por prazer e não por obrigação como antigamente.
Lembra de alguma história inesquecivel dentro do jogo?
Já fiz várias cagadas e já vi gente fazendo muitas. Já morri pra nomad no level 71 pois telefone tocou, fiquei conversando e esqueci que o char estava online e que eu estava no meio do deserto de ank pegando soul points. Já vi level 135 morrer tentando lurar Quara em mim. Já participei de times de PK memoráveis usando TS e o povo falando muita m*. Enfim, tem muitos momentos que eu lembro com saudade pois me diverti muito.