Olá meus bons amigos!
Hoje trataremos de um assunto que para alguns pode ser motivo de pesadelos, a comida.

O negócio é mais ou menos o seguinte; algumas pessoas simplesmente comem compulsivamente, sem sequer sentirem fome. Na realidade, chuto que, pelo menos, setenta por cento das pessoas no mundo hoje comem compulsivamente, afinal, é um dos prazeres da vida.

Até aí tudo bem, mas isso pode vir a ser um problema bem sério. Gordinhos e gordinhas sabem do que estou falando!

Mas, wtf, por que diabos não conseguimos nos controlar? Mesmo tendo todos os motivos do mundo para não comer, ainda comemos! :wscared: Se fosse só porque é uma coisa boa e prazerosa, as pessoas se masturbariam o dia todo (não que alguns não o fazem).

Logo vos adianto, a culpa é da sua mãe!

Quando você era apenas um bebê, precisava ser amamentado para crescer forte e saudável. Isso era feito por meio de papinhas, leite materno e outras guloseimas para crianças. Não obstante, o seu cérebro crescia juntamente com o resto do seu corpo e, como órgão plástico que é, se moldava constantemente para entender, seguir e conviver com o mundo ao seu redor. Cada experiência, cada gosto e cada desgosto eram anotados, na forma de ligações neuronais, para que você soubesse o que deveria fazer no futuro <agora>.

Acontece que sua mãe e seu pai, amando você intensamente, lhe alimentavam a cada vez que você chorava (todos os pais fazem isso). Tal comportamento, que pode ser chamado de compensatório, pois estavam compensando um choro com algo agradável, ensinou de certa forma seu cérebro a pensar em comida cada vez que qualquer coisa acontecesse, afinal, nunca se sabe por que uma criança está chorando até ela começar a falar. Você é programado, quase que de fábrica, para buscar comida e mais comida, assim como um animal é programado para se defender ou caçar. Provo-lhe que estou certo ao recordar que, lá no fundo, você pensa que precisa comer aquele brigadeiro do início da página.

Isso explica porque você não pode passar na frente da geladeira que abre e belisca alguma coisa ou não pode sentar-se a mesa que come tudo que lá está. A única coisa que te impede é o seu lado racional falando “isso engorda, não coma”. Quando este bloqueio criado por você mesmo é vencido por seus instintos, você tem a Gula. :wub:

Viu como é simples?

Para quem quer emagrecer, procure não chegar perto das guloseimas. É mais fácil evitá-las de longe. Não se pode enfrentar aquilo que se quer instintivamente. :o

Os textos aqui contidos foram elaborados por mim e as idéias aqui discutidas foram tiradas de livros como "Borboletas da Alma", de Drauzio Varella e elaboradas por aquele que vos fala.