A pessoa começa a usar bot, por ver que seu adversário usa e se da bem, o que faz com que ele se sinta obrigado a usar ou caso contrário ficará para trás.
Depois de meio ano usando bot, a pessoa começa a ficar com preguiça de fazer as coisas, começa a por script para tudo, para repotar, guardar bagloot no dp, etc. Um ano usando bot, se a pessoa não parou de usar nesse tempo, provavelmente ela já está depende do bot para jogar, visto que perdeu totalmente a prática.
Ja usei bot, mais por preguiça de sair de rook, upar do 8-20, etc. Já parei de usar, 2 rl's meus foram pegos no massban e isso me deu um empurrãozinho para a saída do uso de bot, voltei a usar para runar e agora estou com um paladin e nem uso mais. Bot não é vício, e não, ele não é o problema. O problema está nas pessoas, porque elas são preguiçosas, não suportam o fato de simplesmente a pessoa estar se dando bem ao contrário de você, não conseguem ser honestos vendo que isso tem a desvantagem de ficar "atrás" das outras pessoas.
Bastante gente já usou bot, na maioria dos casos acontece como falei acima e acaba não parando de usar, talvez largar o bot por simplesmente ter preguiça de aprender de como usar ou não confia no progama, e também por ter medo de ser ban. Ainda em alguns casos raros, a pessoa prefere ser honesta do que depender do bot.
Post mais grande que eu já fiz e_e