:wub:Tutorial de como mudar a hotkey de seus personagens com apenas 1 clique
Obs: Ele ficou gigante por que necessitou de você mesmo criar o executavel, se pudesse postar algum ja pre-definido para as vocações, seria menos da metade do tamanho. E serve pra todos os sistemas operacionas, porém esse fiz no WinXp, na qual eu sei onde fica os diretórios, O linux, WinVista e Win7 é o mesmo procedimento, porem o nome dos diretorios podem ser diferentes, para achar onde fica salvo o Tibia.CFG, pesquise por arquivos .MAP que você possivelmente irá achar o diretório
Para você entender de como vai funcionar esse programinha básicão e talvez as vezes inutil, vou dar uma leve explicação.
As Hotkeys de agora ficam salvas na mesmo diretorio do mapa do tibia, antigamente costumavam ficar la em C:/arquivos de programas/tibia(windows), porém em updates anteriores a CIP decidiu mudar de local,na qual eu não sei o motivo,talvez para deixar a pasta do tibia mais Clean.
Atualmente no windows XP(não sei o vista como chama as pastas) ele fica agora em C:\Documents and Settings\Mino\Dados de aplicativos\Tibia\Tibia.CFG (Mino = nome do meu PC, o seu vai ser diferente)
Se não conseguir achar a pasta, pode ser por que suas configurações de Arquivos ocultos esteja ativada, para desativar abra o Windows Explorer (WinKey+E) e vá em ferramentas,Opções de Pasta,Modo de exibição e procure pela opção Mostrar Arquivos e Pastas Ocultas e a deixe selecionada.
O programinha ira substituir esse TIBIA.CFG para um outro que você desejar, por exemplo, substituindo o TIBIA.CFG que esta as Hotkeys do seu Kina para uma TIBIA.CFG que tenha Hotkeys do seu Sorcerer.
-------------------------
Agora a parte Pratica
-------------------------
Antes de tudo você ira precisar instalar um programa para poder criar um EXECUTAVEL, na qual eu tive que usar por não lembrar como usa o EDIT do CMD do Windows, se alguem souber como se usa o EDIT poderia postar Ok?
O programa é um compilador,serve para criar codigos, Dev C++, ele pode ser baixado no Link abaixo.
http://www.baixaki.com.br/download/dev-c-.htmNa instalação, diretorio padrão deve ser o C:/ como na imagem abaixo
![]()
-----------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------Siga as devidas marcações na qual eu deixei na foto a seguir
![]()
-----------------------------------------------------------------Logo apos a instalação, abra o programa , Aperte CTRL+N ou simplesmente siga o passo a passo abaixo.
![]()
Agora Insira esse codigo de linguagem C.
#include<stdio.h>
#include<conio.h>
#include<windows.h>
int main()
{
int resp;
system("del tibia.cfg");
printf("1 Kina \n2 Pally \n3 Druid \n4 Sorc\nVocacao:");
scanf("%d",&resp);
if (resp==1)
system("copy KINA.cfg tibia.cfg");
if (resp==2)
system("copy PALLY.cfg tibia.cfg");
if (resp==3)
system("copy DRUID.cfg tibia.cfg");
if (resp==4)
system("copy SORC.cfg tibia.cfg");
}
Ele deve ficar assim
--------------------------------------------------------------------------Note que esse codigo que fiz foi apenas para mudar a hotkey das 4 vocações. Se você quiser mudar para 4 Chars da mesma vocação tambem funciona,ou ate mesmo criar para varios chars, seja para War ,Caçar ou Trapar, basta mudar os seguintes Codigos.
1º printf("1 Kina \n2 Pally \n3 Druid \n4 Sorc\nVocacao:");
No lugar do nome das vocações, você põe o nome do seu char, Exemplo printf("1 Traper1 \n2 Noob2 \n3 SuperNoob \n4 ChuckNorris\nVocacao:");
No caso de mais opções de escolha, coloque tambem mais
if (resp==Nº)
system("copy NOME.cfg tibia.cfg"); para que possa funcionar quando escolhidas.
2º O mesmo para o KINA.cfg , PALLY.cfg , DRUID.cfg , SORC.cfg, Você muda de acordo com a numeração do passo acima. Exemplo CHAR1.CFG, CHAR2.CFG, CHAR3.CFG, CHAR4.CFG
--------------------------------------------------------------------------Se você Copiou certinho o Algoritmo acima, então salve o programa em FILE, SAVE, salve de preferencia no desktop para ficar facil de achar, e com um nome diferenciado do tipo "HOTKEYS". No meu caso , Tibia Vocações.
Agora que ja esta salvo basta compila-lo para criar o executavel, Aperte F9 para compilar.
Pronto, agora olhe seu desktop que havera um programa Executavel lá.
Agora a parte mais importante, colocar esse executavel no mesmo diretorio em que se encontra o TIBIA.CFG, no meu caso em que meu PC chama mino C:\Documents and Settings\Mino\Dados de aplicativos\Tibia
![]()
--------------------------------------------------------------------------
A parte de criação do executavel termina aqui, agora vamos logar no tibia para configurar as hotkeys.
--------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------------------------------------1º - Entrar na determinada vocação que você deseja criar as hotkeys, no meu caso entrei em um Sorcerer.
Configurei todas as hotkeys que vou usar, COnfigurações de Video, Opção General, Graphics, Modo Full def ou não, Follow, Console.
2º - Logo apos toda a configuração, você deve deslogar do tibia e fecha-lo, em seguida vá para o diretorio do TIBIA.CFG
e faça uma Copia dele mesmo e renomeie de acordo com a vocação como no exemplo abaixo. Note que o SORC.cfg é uma copia do TIBIA.cfg, so que renomeada.
3º - Logue com alguma outra vocação e faça novamente o 1ºpasso , da maneira que você gosta de jogar naquela vocação, e quando finalizar o 1º passo, faça o 2º passo, Copiando o TIBIA.CFG e renomeando de acordo com a vocação que você desejar novamente. Note que o nome das .CFG deve ser o mesmo usado no algoritmo do executável.
--------------------------------------------------------------------------Bom se você fez tudo direitinho e supondo que fez com quatro vocações, deve ficar mais ou menos assim a pasta.
![]()
Agora que ja configurou todas as hotkeys, é so criar um atalho daquele Executavel no seu desktop ou na pasta onde você deixa o atalho do tibia.Sempre que quiser mudar de vocação e hotkey rapidamente é so abrir o atalho do executavel e apertar os Numeros,dar Enter e logar no tibia. Toda vez que necessitar trocar de vocação, feche o tibia e execute o Programinha e escolha uma opção.
![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação