bom, primeiro queria comentar sobre os MMORPG citados,
muonline, foi um jogo da qual eu joguei muito, sei que é um jogo bacana, onde você faz muita amizade, ate porque a prinicipal estrategia do jogo, é ter uma boa party, sabendo dividir a ex o melhor possivel, o jogo aparentemente é um jogo de fases, pois ele se passa em cenários, um jogo com uma jogabilidade muito boa, e gáficos bacanas.
Ragnarok, foi um jogo que eu tentei jogar, pois não e um jogo que me atraiu, primeiro por causa do publico, crianças, sinceramente nada contra, mas aparentemente ele cotuma atrair pessoas que são muito infantis, (quero dizer, que uma grande parte, mas não todos) e a jogabilidade é muito cansativa, acho que pelo fato de não ter skills para upar ( ao modo Tibia xD ).
world of warcraft, é um jogo muito bom, isso eu digo por experiencia própria

jogo ele há muito tempo (desde que lançou, antes mesmo de chegar ao Brasil), com muitas dungeon, muitas estancias, é realment um jogo muito interessante, ate plo fato de que se você tem uma boa estrategia, faz uma boa aventura, com certeza não é um jogo parado, assim como u foz citou, quanto a vocação, sim, a vocação é "premeditada" assim como sua classe, mas você tem que treinar profissões, você pode ser costureiro, fazer seus ´próprios eqipamentos, pode treinar herbalismo, e colher ervas fazendo porçoes, e muitas outras coisa, um jogo excelente.
mas tibia, eh um jogo que atrai uma pesso a demodo inexplicavel, eu ainda quero ouvir alguem que tenha uma boa resposta pelo fato de tibia ser tão legal de jogar, baixos graficos, otima jogabilidade, eu realmente vim aqui concordar com o FOX, apenas queria corrigir ele ( sem ofenças ) em relação aos outros jogos, que acho que foram meio que "disprezados" nas citações dele, mas muito bacana seu tópico, parabéns ae FOX.