Grof quer biscoito
Ok ok, sem piadinhas
Quem não joga (nunca jogou pelo visto) Tibia não tem o direito de criticar o jogo. Amigo, você deu as caras para falar do jogo sem nunca ter jogado, e ainda por cima comparando ele com outros!
Bom, eu já joguei Star Wars Galaxies (MMORPG pago de Star Wars), Everquest (esse foi por pouco tempo, mas joguei), Dark Ages of Camelot (joguei o trial), Ultima Online (nunca joguei na OSI, mas joguei em váááááários servidores diferentes, cada um com sua característica, mas eu sempre gostei dos "Zulu Hotel" em POL), Ragnarok Online (sim, eu joguei no bRO e no iRO, fora os servidores piratas) e Tibia (duh). São jogos absolutamente diferentes, sem a menor chance de comparação.
STAR WARS GALAXIES:
Um dos jogos mais complexos que eu já joguei... jogabilidade com mouse+setas do teclado, engrossado pela mudança livre de zoom (seu personagem chega a ficar ridículo a uma certa altura, é bem engraçado). Um jogo explêndido, mas...
Esse "mas..." é uma questão delicada. Artisans (crafters) dominam a economia, tinha um amigo meu que tinha 460.000.000.000 (QUATROCENTOS E SESSENTA BILHÕES) de Credits (moeda). Ele era um Weaponsmith, jogava 14 horas por dia e tinha 2 accounts pra conseguir tudo isso. Ele era o Bill Gates do Bloodfin... Mas parou de jogar, perdeu alguns outros bilhões em recursos após o CU (combat update), e acho que desistiu, apesar de não saber bem o fim que ele levou <off topic:rubro negro duente :p>
O sistema de combate era legal, você clicava duas vezes no monstro com o mouse de ataque daí o personagem começava a atacar se tivesse dentro do raio da arma (você não vai atacar a 60 metros com uma VibroBlade, vai? ¬¬). Tinha uma barra de ações rápidas que você escolhia o que queria mandar de "especial", que custava Action Points e Mind Points da sua barra de vida (sim, zerando action ou mind você ficava incapacitado <na época, hoje em dia só tem uma barra de vida mesmo :p>). Eu tinha um especial como Bounty Hunter que chegou a tirar 6k de vida uma vez (era uma arminha elétrica, o dano cavalar é obtido, mas você não sabia em qual das 3 barras de vida ela ia acertar)
Ah, tem o sistema de defesa pelo tipo (exemplo: uma armadura defende 80% do dano tipo ácido), mas ae já começa a ficar embaçado, que quiser saber mais procura no google :p
O jogo precisava do Computador da NASA para rodar, eu com um AMD Athlon XP+ 2000 de 1,6Ghz com placa de vídeo de 64mb e 768mb de RAM rodava com lag na cidade e a 21 fps no campo, ou seja, o jogo é muito pesado...
O jogo é bom? Sim, mas tem altas desvantagens (na época era 45 reais por mês pra jogar O.o)
EVERQUEST
Aah, o vovô. Vastos 7 anos de experiência fazem esse MMORPG algo impressionante. Tido como o melhor de todos, sem bugs e afins, mas definitivamente não é bem assim.
Imaginem um jogo onde o bicho máximo tem
alguns bilhões de vida (era 4? sei lá, nem lembro) e no level máximo de um Wizard consegue dar um impressionante dano de 1k \o/ Agora imaginem um combate de 4 horas SEM PARAR, onde todos atacam insanamente o bicho, seguindo uma elaborada tática de blocking, que se desse errado por 1 segundo, todos que estavam no cenário iam pro saco. Legal né?
O jogo tem um limite de level (até um tempo era 65, mas teve uma expansão ae que aumentou, e agora eu não sei mais o limite) o que não limita a diversão (vide parágrafo acima), porem não deixa de ser chato, depois de um tempo você, um Iksar Monk, com os melhores equipamentos do jogo, matando alguns bichos com aqueles mesmos amigos de sempre, sendo que você já é o melhor e ponto. Desvantagem? Sim e não.
Existe PK em Everquest, mas é engraçado, meu amigo matava os caras e não conseguia tirar nada do corpo, mas parece que você perde. Eu não entendi muito bem. Outra coisa é que você pode matar todos os NPCs contanto que você tenha level para tal (guardas, vendedores e afins).
Uma desvantagem das brabas: o jogo tem se eu não me engano 8 ou 9 expansões, se não tiver mais. É um verdadeiro absurdo o dinheiro que você gasta se quiser começar a jogar o everquest completo. E o pior, existem coisas fundamentais em certas expansões, por exemplo: na expansão Planes of Power eles liberam as Planes que são tipo um teletransporte para determinado lugar. Muito útil quando você quer viajar de um lado a outro do mapa. Tambem implementam novas raças (animais por sinal) como o felino mutante Va Shir e o sapo feliz Frogloc (tenho notícias que este último é parente do tixa, mas nada confirmado)<sim, Froglocs tem bônus de +20 em natação :p>
É um jogo balanceado, enfim, mas você depende (novamente) de um bom computador e um bom dinheiro para começar a jogar o jogo completo...
DARK AGES OF CAMELOT
Bom, não consegui jogar tempo o suficiente para fazer uma análise profunda como fiz dos jogos anteriores, mas posso dizer que eu
não gostei do jogo. Achei deserto, jogabilidade confusa e sistema de magias pobre. Cheguei no level 10 e parei (tempo do trial) sem me animar a pagar.
Mas, quem vai em frente diz que é um ótimo jogo, mas eu infelizmente não tenho argumentos para dizer isso...
ULTIMA ONLINE
Clássico dos clássicos, MMORPG mais antigo da humanidade... Esse jogo fez história e encanta até hoje. Mesmo assim, tem uma série de problemas...
Acreditem se quiser: tem doente que joga desde 1997 UO, sem parar, e esse desestabiliza a economia. Imagine você lá, com seus suados 500k conseguidos com muito crafting e ingots, indo comprar uma arma overpowered. Eis que surge nosso amigo Grand Master em tudo e compra a arma por míseros 20 milhões. Ou pior, quando surge um item de GM, acima das armas overpowereds, valem bilhões, e os duentes pagam. Por causa desse tipo de gente, UO está absolutamente quebrado.
Bom, isso na OSI. Nem tem mais graça ficar jogando em servidorezinhos piratas com 10, 20 pessoas onlines. Quanto mais o In Por Ylem, que tinha vastos 300 online não se comparava aos 3k em cada servidor da OSI.
Sim, é bom para sentir o esquema do jogo. Você vê como funciona cada skill no inteligente esquema. Sente falta dos leveis, sim, eu também, mas isso não chega a incomodar na minha opinião. Você não tem limitações no servidor pirata de UO ( a não ser o limite de 130% de skill e 160% com itens que elevam), mas de longe não da a sessação que é jogar em um servidor oficial (palavras de jogadores experientes que lá jogam)
É bom, é antigo, mas não é Everquest. Você não precisa de um super-PC para rodar, mas precisa de algumas atualizações (essa eu sei de cabeça: Ultima Online, UO: The Second Age, UO: Third Dawn (ou Down, a primeira versão do UO em 3d, uma MERDA), UO: Lord Blackthorn Revenge, UO: Age of Shadows (construa sua mansão com essa expansão! Sim, você faz o estilo da sua casa em qualquer lugar habilitado do mapa!) e UO: Samurai empire).
RAGNAROK ONLINE
Muitas vezes comparado errôneamente com Tibia. Como nosso glorioso Golden explicou, são jogos completamente diferentes, é a mesma coisa que comparar uma banana com uma jaca.
A movimentação de Ragnarok na MINHA OPINIÃO é o ponto mais semelhante ao tibia: você clica em "quadradinhos" no chão e anda em direção a eles. Mantendo clicado e mudando o rumo constantemente, você anda fluente e belo. Câmera semi-estática, muito ruim ficar mudando, você tem o seu estilo e pronto. Os ângulos de visão tambem não são lá essa maravilha diga-se de passagem, mas quem joga Tibia já se acostumou a poucos ângulos :p.
Bom, combate. Ragnarok se resume a apertar /noctrl ou /nc e ficar batendo incansávelmente no bicho, mas sempre de olho da sua vida para então exercer a difícil tarefa de apertar uma Hotkey com uma das suas trocentas poções de cura. Emocionante non?
Tá, magos. Magos tem um SP semi-infinito a partir de um certo level. Com 99 de inteligência, são capazes de tirar até 10k com um ataque. Mas, em compensação, existem bichos com mais de 1m de vida (Amon Rá) e bichos capazes de matar magos desprevinidos com um ataque (Baphomet ou <argh> Bafomé na versão brasileira).
bRO sofre com um número infinitamente maior que o iRO de noobs. Impressionante, até no Ragnarok existem os famosos "br?" noobs que estragam a diversão dos outros, roubando os monstros e (quando conseguem) roubando o loot. Falando em loot, não existe lootbag em Ragnarok: a capacidade do personagem geralmente é suficiente para carregar os despojos de guerra, apenas em raros casos é preciso da ajuda de um amigo.
PVP e WOE são os grandes pontos "positivos" de Ragnarok. Você tem a opção de fazer um maravilhoso final de semana trancafiado na PVP arena, morrendo para Caçadores infinitas vezes, ou aproveitar as famigeradas Guerras para conquistar palácios. Guerra tem que ser espontânea, não ficar tendo hora pra começar e hora para acabar. Onde está o roleplay nisso?
Fora isso, o jogo é extremamente desbalanceado. Como citei acima, Caçadores com cartas Hidra são deuses do PVP, enquanto mercadores passam longe (Sim, no ragnarok os mercadores são combatentes!). Fora isso, as classes 2-2 são extremamente melhores que as 2-1 (melhores em relação ao combate, quanto a utilidade Mercenários e Sacerdotes ainda servem pra alguma coisa

).
O bRO começou a cobrar pelo jogo prematuramente... Já existiam vários pagantes level 99 quando foram lançadas as classes 2-2, enquanto no americano foram lançadas as classes 2-1-1 e 2-2-1. E ainda mais, no coreano estão para ser lançadas classes 2-3, mas ainda não tenho nenhuma informação sobre elas. Outra coisa, o bRO é coberto de falhas que são facilmente identificadas, famosos Bugs.
Ah, e o fórum da Level Up Games (empresa responsável pelo Ragnarok no Brasil) é um poço de lerdeza. Eles usam uma hospedagem pronta de Invision Power Board que é extremamente lenta, em vez de usarem a hospedagem própria deles e comprarem a maldita licença do IPB por 185 dólares! Custa muito tirar o dinheiro da cueca dos caras da level up pra fazer uma comunidade decente?
Ah, os bots rolam soltos em Rag. Bem programados, eles fazem tudo por você: caçam, descançam, vendem itens, compram itens, guardam itens... Uma belezinha, e eu tive a oportunidade de pessoalmente experimentar um desses. É realmente um trabalho de engenhosidade técnica impressionante.
Os servidores piratas são como os de UO: não vão te dar a sensação de jogar num servidor oficial, mas pelomenos da pra entender um pouco melhor o jogo antes de pensar em pagar pelas versões oficiais. É bem diferente, ainda porque os servidores piratas são extremamente zoados (um gm bêbado distribuindo +10 Flamberges no centro de Prontera parece sério?)
TIBIA
Bom, fazedo parte da equipe de um site de tibia, eu técnicamente gosto muito de tibia, se é que me entendem :p
Bom, o único argumento que os anti-tibianos usam é a falta de gráficos e de som. Mas e o resto? A jogabilidade extremamente simples permite táticas avançadas de caça e combate. O sistema de conversa é muito eficiente, mais que a maioria dos jogos que citei acima.
Tá bom, existe o powergaming, mas isso não me afeta. Deixa os caras pegarem level 100 em 58 dias, isso não interfere em nada na minha vida. Deixa o Cachero com seu Master Sorcerer level 219 batalhar com unhas e dentes contra o Eite Knight Eternal Oblivion level 217 pela liderança. Deixa o Setzer Gambler, Master Sorcerer level 201 brasileiro jogar o jogo dele, pegando level que nem um condenado nos demons e se defendendo de todos os jeitos de acusações. Eu não me importo.
Economia quebrada sim, mas tem um grande diferencial: as runas. Grande parte da economia é baseada no preço de compra e venda das runas, que regula perfeitamente o servidor. Quanto a equipamentos, você pode vender para NPCs se não tiver vontade de ficar spammeando a tela com mensagens de sell isso, sell aquilo...
Não existem os monopolizadores crafters, o que facilita aos próprios combatentes (todas as profissões de tibia são baseadas em combate hoje em dia, menos talvez os famigerados druidas level 11 ml 50 UH makers) escolherem o preço de compra e venda de equipamento. Ao contrário de alguns jogos que citei, quem faz a economia são os jogadores, não vendedores NPC.
Não existe uma profissão "melhor". A maioria dos level 100+ são Elite Knights, dada facilidade de jogar e o potencial para arrecadar fundos blocando monstros para amigos, mas eles tem um ataque muito deficiente, não conseguindo, por exemplo, matar um demon basicamente na espada. Paladinos são balanceados, podem usar a melhor runa de ataque do jogo, treinam distance fighting mais rápido do que qualquer outro skill em qualquer outra vocação no jogo, mas quando um Knight cola neles, um abraço. A média de dano que um paladino vai dar vai ser inferior a de que os knights vão dar, mas em compensação um paladino consegue acertar muito mais ataques em monstros com mais defesa, como Demons por exemplo. Mages (Sorcerer e Druid) têm uma mana altíssima, superior a vida dos knights, e uma vida de rookgard. Podem atacar 1000+ de dano usando apenas uma runa de Sudden Death no level 180 e ml 70 mais ou menos. Em compensação, só caçam com alguem blocando e quando o bicho em questão gruda neles, um abraço. E druids tem a desvantagem de não ter a famosa magia "limpa-sala" Ultimate Explosion, mas podem fazer runas de Ultimate healing, que são compradas por todas as vocações. Essa é a diferença mais marcante entre sorcerers e druids.
O sistema de quest é no mínimo curioso: você faz uma série de missões usando o seu racioncínio (ou sua habilidade de achar spoils no google :riso: ) e chega no desejado baú com o almejado tesouro. Tá bom, é simples, mas eficiente na maioria dos casos, caso você seja um roleplayer ainda pode curtir o gostinho de mais uma aventura cumprida.
Enfim, Tibia é Tibia, Rag é Rag, SWG é SWG e assim por diante. Cada um com suas vantagens e desvantagens. Vamos parar com essa discussão boba de que tibia é um jogo ruim ou que outros MMORPGS são ruims. Isso não vai levar a lugar nenhum.
E um jogo que tem 45k de jogadores online não pode ser de todo mal, concordam? :> (tá, eu sei que star wars galaxies tem 60k+ e everquest tem 100k+)
Abração a todos
Finalizando o meu maior post em toda minha história no TibiaBR
Onilink