Flash Tutorial
Bom, há um tempo eu disse que ia fazer um tutorial em flash, mas acabei ficando com preguiça e não fazendo, mas aqui estou eu trazendo pra vocês meu tutorial.
Requisitos:
Macromedia Flash Pro (eu aconselho o Macromedia Flash 8 Pro, pois é o que eu vou usar... para conseguir o pro é só procurar o serial e bla bla bla)
Fireworks Mx 2004 (é o que eu uso, mas pode usar outras versões)
Ter um conhecimento mínimo em GIFS e frames.
Configurando o Flash 8!
Bom abra o flash e clique em Flash Document como na imagem abaixo:
Agora nós temos o que configurar uma coisa chamada Work Area. Se você não configurá-lo, quando você tirar uma print screen do Map Editor e colar no flash, irá aparecer a SS inteira e não a parte que tenha que ficar dentro do quadrado branco. Para configurá-lo apenas aperte ctrl + shit + w e que a parte branca irá para o canto superior esquerdo e terá uma borda preta. Se você não entendou o que é work area apenas cole uma SS antes e depois de configurá-lo!
Bom agora nós temos que configurar as propriedades do documento e o fps também! Clique na parte cinza com o botão direito e clique como mostra a imagem abaixo:
Agora apareceu uma tela aonde você pode configurar o documento, configure a largura e o comprimento aonde está dimensions, configure a cor de fundo como desejar (aconselho preto =D), configure o fps como 15 (é o que eu uso, mas pode mudar) e depois clique em Make Default. Para quem tiver duvidas olhe a imagem abaixo:
Pronto, o Flash já está configurado e pronto para o uso!
COMO FAZER SUA FEIK!
Bom eu tava pensando: como eu vou fazer um tutorial de como fazer fake em flash? Então eu resolvi mostrar como EU faço minhas fakes em flash. Qualquer duvida fique a vontade em perguntar!
Antes vou dar uma breve explicação de como funciona o sistema de frames no flash. O flash tem uma coisa chamada time line (olhe a imagem A). Na time line você irá configurar os frames da sua feik. No flash, pelo que eu saiba, você não pode fazer um frame durar 1 minuto igual ao fireworks. Se você quiser que uma cena fique, por exemplo, 1 segundo na mesma coisa, terá que copiar 15 frames iguais (ou a quantidade do FPS que você configurou). Se você apertar F5 criará um blank frame (blank frame é meio inútil, é usado em uma coisa chamada Motion Tween que ensinarei mais tarde). Se você apertar F6 ele irá duplicar o frame, ou seja, criar outro igual (dã!). Se apertar F7 criará um keyframe que é um frame em branco. No final disso tudo o mais usado é o F6 mesmo. Tem outras opções para mexer nos frames, é só clicar com o botão direito na time line, como mostra a imagem B.
Bom, agora vamos a fake!
Primeiro vou ensinar a fazer o personagem andar. Antes vou dar uma aviso importante: QUALQUER IMAGEM QUE FOR COLAR NO FLASH TERÁ QUE SER COPIADA DIRETAMENTE DO FIREWORKS SENÃO O FLASH IRÁ REDIMENSIONAR! Agora abra no paint o outfit do seu char. Copie ele parado, o passo 1 e o passo 2 e cole no fireworks. Use a magic wand tool para tirar o fundo branco. Agora copie o char parado e cole no flash, depois arraste pro meio o personagem. Agora vamos fazer o char ficar parado 1 segundo e assim fazer ele andar. Vá até a timeline e clique no frame 15 com o botão esquerdo como mostrado na imagem abaixo (o mouse pointer não aparece então eu selecionei com um quadrado preto):
Aperte F6 para o flash copiar 15 frames iguais e pronto já temos ele parado por 1 segundo. Agora vem a mágica! Vamos fazer ele andar! Aperte F6 de novo para criar o frame 16. Volte no fireworks e copie o passo 1. Cole no flash. Agora para fazer esse processo eu indico usar a setinha preta. La aonde fica as ferramentas do flash como a borracha, lápis, etc ... tem uma setinha de mouse branca e uma preta. Como eu disse use a preta, mas a branca também funciona. A preta deixa o trabalho mais fácil! No jogador parado, selecione ele e aperte ctrl+shift+setinha pra cima. Pronto, agora o char parado está em cima. Arraste o char com o passo 1 para o mesmo lugar do char parado. Clique no fundo branco para descelecionar o personagem com passo 1. Clique em cima dos personagens e depois clique com o botão direito e vá clique em CUT. Logo, o char parado sumiu e o char com passo 1 substituiu o char parado. Clique 5 frames a frente na timeline, no caso o frame 21. Aperte F6. Agora no frame 21, clique no char andando e aperte shift + setinha pro lado aonde ele vai andar (se ele for andar pro norte, setinha pra cima, se for pra baixo, setinha pra baixo, etc). Agora conforme a imagem abaixo, clique nos frames que estão entre 16 e 21 com o botão direito e clique em “Create Motion Tween”.
Aperte enter agora e veja o personagem andando *.*!
- Mas pêra ai! Ta falando o outro passo!
Seus problemas acabaram! Apenas repita o passo que substituiu o char parado para o passo 1 no frame 21. Dessa vez substitua o passo 1 pelo o passo2, né champs? Repita o processo até aonde desejar.
ADICONANDO CENÁRIO, FALAS E SOM A SUA FAKE!
Antes de mostrar como adicionar os conteúdos acima, terei que ensiná-los sobre layers! No canto superior esquerdo fica o quadro aonde você configura as layers (olhem a imagem abaixo =D). Layers são “vários flash documents rodados ao mesmo tempo”. Desculpa se ficou confuso mas vou tentar explicar melhor. Se você cria uma layer chamada bola e outra chamada quadrado e em uma você desenhar uma bola e na outra um quadrado, quando você rodar a sua fake em flash aparecerá a bola e o quadrado. Se por a caso a layer bola estiver primeiro do que a layer quadrado (em questão de ordem) a bola ficará sobre o quadrado se elas tiverem na mesma localização... Se vocês não entenderam vão entender quando eu mostrar.
Primeiro, crie 4 layers e renomeie para: Cenarios, Personagens, Falas e Som. Depois disso ponha as layers como na ordem mostradas abaixo:
Se você botar a layer cenário primeiro que a layer som, tudo na sua fake ficará abaixo do cenário. Por exemplo, o personagem ficará embaixo e não poderá ser visualizado. Acho que agora deu pra entender rs. Agora é meio óbvio né? Na layer cenário cole o cenário, na layer personagem você põe os personagens, na layer fala você cola as falas e na som você bota o som.
COMO BOTAR SOM NA SUA FAKE
Primeiro vá em: File>Import>Import to Library. Depois disso, selecione um som qualquer (de preferência mp3) e abre o som La. Agora o som foi importado para a library que é a janela do lado direito como mostra a imagem:
Agora simplesmente clique no arquivo de som e copie ele. Vá na layer som, selecione um frame e cole o som. Se você quiser editar o som apenas clique no frame em que ele estiver e vá lá em baixo e clique em Edit como mostrado na imagem abaixo:
Ai você escolhe o efeito, no caso seria bom um Fade Out e se quiser cortar o som é só você mexer no gráfico lá. To com preguiça de explica então aprende sozinho rs.
COMO MELHORAR A QUALIDADE DA SUA FAKE
Se você tentou fazer uma fake e tentou publicar ela pôde ter visto como a qualidade está ruim. Para consertar isso vá na library (mostrado no passo anterior). Toda vez que você cola uma imagem, ela fica guardada na library. Se você quiser melhorar a qualidade do cenário, da fala ou do personagem apenas clique com o botão direito no arquivo da imagem na library e clique em proprieties. Aonde está compression, vai ter do lado: photo (jpeg). Mude para PNG.
SCENES E EFEITOS DE TRANSIÇÃO
Em construção...
COMO SALVAR SUA FAKE
Vá em File>Export>Export Movie ou aperte ctrl+alt+shit+s e salve seu filme como .swf . Se quiser salvar o projeto vá em salvar como... Agora se quiser publicar a fake crie uma conta no Deviant Arts e publique lá. Depois poste para vermos =D .
OBS: Ta faltando uma parte ainda to tutorial que irei fazer depois. Se alguma parte estiver mal explicada eu refaço ela depois também. Eu fiz o final meio com pressa então deve ta meio bagunçado. Em fim, espero que gostem!
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação