Ocês parecem que não leem direito as coisas que a gente posta. Tem links de informação a torto e a direito no meu primeiro post explicando os porquês da não construção de Belo Monte...
Eu ri do "corrente de email": esse email eu recebo da Avaaz por que eu assinei. Toda essa informação pode ser encontrada no site. É uma organização séria e que faz o que eu e você deveríamos estar fazendo por conta própria: cobrar responsabilidade na administração de nossos governantes.

Postado originalmente por
Loops
É da wikipedia, mas os dois dados tem fontes confiáveis(Aneel e Folha de São Paulo).
A terceira maior hidrelétrica do mundo. Vai ser a que mais contribuirá para o Brasil.
E ela é só parte da expansão elétrica(Que é extremamente necessária), vão construir duas hidrelétricas no Rio Tapajós, também no Pará, fazendo com que o estado tenha a maior capacidade hidrelétrica do mundo.
Isso é a capacidade instalada dela e não a
energia firme, que é de 4.400 MW (ou apenas
40% da sua capacidade). Ou seja: ela é pouco eficiente.
Vou comparar com o desempenho de Itaipú:
Instalada 14.000 MW, energia firme 8.600 MW (
61%)
E de Tucuruí (atual 2ª maior):
Instalada 8.300 MW, energia firme 4.100 MW (
49%)
Mais informações (eu já postei esse link):
http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/04/belo-monte-sera-hidreletrica-menos-produtiva-e-mais-cara-dizem-tecnicos.html
Em resumo: dá pra fazer algo bem melhor que Belo Monte, mesmo sendo hidrelétricas (que eu apoio). É questão de projeto.
Agora, e a vontade política?