Aproveitando o concurso atual, resolvi dar uma lida em todas as histórias inscritas para decidir em qual votar - e fazer com que meu voto seja, no mínimo, sensato. Então comecei por essa história aqui...
Nota: irei comentar minhas sensações em cada capítulo e o que se revelou ou não, por isso de um parágrafo para outro a minha opinião pode mudar radicalmente.
Confesso, o prólogo não despertou minha curiosidade em nada. Senti-me como se estivesse lendo uma introdução rápida para algum assunto qualquer, mas não senti aquele interesse louco em continuar a leitura. Eu gosto de elfos e certamente adoro ler, mas a forma como a história é apresentada simplesmente não me levou a ter tesão pela leitura e seguir adiante empolgada, ansiosa pelo próximo capítulo. Alias, devo dizer que só dei continuidade porque quero votar e acredito que não devo escolher uma história e excluir outras sem antes lê-las com atenção. Mas não vou negar: a primeira impressão de um texto nem sempre é o que fica. Geralmente não gosto de inícios e sei que devo superá-los, por mais chatos que sejam, porque existem grandes chances de a história ser fantástica e eu não quero perder oportunidades porque resolvi desistir no começo.
Fui ao primeiro capítulo e, mais uma vez, não me senti interessada. Li como se ainda estivesse em uma introdução, como se a história ainda não houvesse começado e eu precisasse entender algumas coisas antes de dar início a sua leitura - de verdade. Alias, na primeira parte do primeiro capítulo eu achei algo que despertou uma curiosidade (por ser um detalhe que não fez sentido para mim): se
Teshial sonhava e criava coisas no vácuo de seus sonhos, como é possível que houvesse uma corrente de vento? Ou esse vácuo é apenas uma figura utilizada para dar a idéia de uma imensidão escura e vazia e não um vácuo real (que não permite a ocorrência de vento)?
Já o segundo capítulo começou na mesma para mim, apenas estranhei que existisse uma casta mista de elfos e anões. Uma negociação rápida, mais personagens na história... O último parágrafo foi, de longe, a parte mais interessante até aqui! Existe uma variedade de nomes conhecidos nesse parágrafo e esse detalhe fisgou minha atenção, com certeza.
Após ler o terceiro capítulo, fiquei com a impressão de que os elfos são tratados de maneira muito rude - para não dizer humana - na história. São completamente diferentes dos elfos que eu conheço de outras histórias, e apesar de serem descritos com aparências físicas semelhantes, não parecem agir como elfos, se é que me entende. Até agora não estava achando sentido nos capítulos, todos muito curtos e rápidos, sem um propósito fácil de se identificar. Acho que isso acontece por que eles não são diretamente relacionados, ou seja, um capítulo não necessariamente dá continuidade ao imediatamente anterior e sim a outros capítulos anteriores. Começo a ter a sensação de que são peças de um quebra-cabeça sendo colocadas aos poucos sobre uma mesa e que, cedo ou tarde, formarão uma imagem completa. E foi aqui que me interessei pela história - talvez o enredo não seja o que mais tenha atraído minha atenção, mas a organização do texto dessa forma me pareceu muito boa e intrigante.
Encerrei minha leitura no capítulo IV, que é de onde pretendo começar a próxima vez que vier ao tópico.
No geral, é uma história com capítulos curtos e, arrisco dizer, enigmáticos - ponto positivo, com certeza. Espero, apenas, que esse método de contar algo não fique pesado ou não forçe muito a paciência do leitor (pode acontecer). Eu devo admitir que li sua história em um momento errado - mais errado, impossível! - e talvez venha a reler os primeiros capítulos antes de votar. Provavelmente o meu estado de cansaço mental e físico tenha tornado um pouco difícil me dedicar a leitura e por isso as primeiras impressões tenham sido neutras, apenas se tornando positivas próximas do quarto capítulo. De qualquer forma, está bem escrita e não possui uma grande variedade de erros "de português" e, os que existem, não atrapalham no entendimento do texto.
Diria que é uma história legal e que você está de parabéns. Diria sim que existem melhorias possíveis mas estou tão não em meu estado normal que sugestões simples me fogem no momento.
Portanto, continue!
- Chazys