Deixe-me ver se posso agregar mais informação ao tópico:
Def - É a capacidade que seu char tem de defender ataques inimigos, utilizando-se de um escudo ou de uma arma (fumaça ao defender). Quando você está equipado com um escudo, esqueça da defesa da arma, considere apenas o bonus que a mesma da para seu escudo (-3,-2,-1,0 (não da bonus), +1,+2+3). Portanto, se você usar um MMS (def 37) e uma Emereald que da mais +3 de def, então seu shield terá poder de defesa de 40 (37+3).
Conforme você utiliza estilo de caça (full def, balanced ou full ataque), a possibilidade de sua def bloquear o ataque varia, de acordo com o estilo utilizado.
Arm: É o indice de proteção que seu char possui, vestindo todos os outros equipamentos que não sejam Arma ou Escudo. Quando o escudo não consegue defender um ataque inimigo, então entra em ação a capacidade do conjunto de armaduras, com determinado nível de Arm para bloquear o ataque. Se a defesa for bem sucedida, então você verá uma faísca sair de sua armadura.
Caso seu escudo e nem sua armadura (conjunto) sejam capazes de bloquear o ataque, o game faz um cálculo do total de Arm que o player possui e aplica isso como redutor ao dano que o inimigo deu (não sei qual o cálculo).
Espero ter ajudado.
Abraço.
Gods~