Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 2 de 2

Tópico: [Segurança]Novas dicas

Garoto de Programas Avatar de Scarela
    Registro
    20-11-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão [Segurança]Novas dicas

Olá

Provavelmente, boa parte das pessoas, ao ler o título do tópico pensou algo do tipo "Putz, la vem outro tópico daqueles que fala sempre a mesma coisa".Em parte, vamos falar coisas que sempre aparecem por aqui, como firewalls, anti-virus, etc...mas também vou mencionar algumas atitudes que você pode ter para garantir a segurança do seu computador.

Vamos bem pelo início.

1- Anti-Virus

Como todos sabem, existem inúmeros arquivos maliciosos na internet, voltado para obtenção de informações e destruição completa de Sistemas Operacionais. Muitos arquivos do gênero são simples KeyLoggers, liberados por lammers(amadores, os quais se dizem hackers) querendo roubar senhas de jogos. Entretanto, temos também arquivos incrivelmente perigosos, desenvolvidos por profissionais formados na área.

Para isso, temos uma solução extremamente simples: o Antivirus, software voltado para detecção e destruição de arquivos maliciosos.

Os de licença livre mais utilizados atualmente são muito conhecidos por todos, tais como AVG, Avast, Avira, etc.

Claro, existem os de licença paga, como Kaspersky, Panda, Norton, entre outros.

Pergunta: Os nomes citados acima todos conhecem, por que está vermelho e em negrito?

Resposta: Porque é nessa parte que MUITOS cometem um erro crucial na segurança do computador.
    Muitos, não contentes ou com medo do desempenho de Anti-Virus gratuito acabam baixando na internet Antivirus pagos crackeados.
    Isso é extremamente perigoso.

Para que o Antivirus pago funcione gratuitamente, é necessário que ele seja crackeado.Resumindo: algum programador(seja ele bem ou mal intencionado) irá modificar o execútavel do Antivirus buscando enganá-lo, ou seja, fazer o software acreditar que foi devidamente pago e está sendo utilizado por um cliente real do desenvolvedor.
    O caso é que o software foi alterado, ou seja, é praticamente impossivel saber exatamente o que foi alterado no software.Ou seja, por fora podemos ver um programa pago funcionando gratuitamente, mas por outro, o software pode estar enviando informações para o programador que modificou o mesmo.

Se isso aconteceu meu caro, pode dizer bem alto "Ferrou". Obviamente você não espera que o Antivirus detecte ele mesmo, uma vez que foi alterado para isso não?

Então, dica de ouro: Caso queira um Antivirus pago, compre um...não tente obter programas crackeados.

2-Firewall

"Eu uso o firewall do Windows, ele é o melhor!". Se você já viu essa frase na internet esqueça. Apesar de a idéia ser boa, o firewall do Windows está longe de ser satisfatório.Alguma vez ja viu o Firewall do Windows acusando e bloqueando uma alteração no Registro do Sistema?, Pois é!

Atualmente, os firewalls estão extremamente fáceis de se obter...existem inúmeros softwares livres na internet.Temos como exemplo o COMODO Firewall e Zone Alarm

Como versão paga, um Firewall extremamente potente é o OUTPOST Firewall PRO. Você pode baixá-lo e utilizá-lo de forma gratuita durante 30 dias...eu testei por mim mesmo e o aprovo

Lembrando: assim como Antivirus, não baixa firewalls pagos crackeados.

3-Downloads gerais.

"Você tem o CD daquele Antivirus gratis para me emprestar?"

Quando foi a última vez que ouviu essa pergunta?

Pois é, já faz tempo que abandonamos os CDs de tais softwares...a informação hoje em dia está descentralizada, sendo possível encontrar tudo na internet.

A dica parece meio boba, mas muitos caem na bobeira...quando precisar de softwares gerais(antivirus, firewalls), softwares mais simples ou coisas do gênero, sempre dê preferência a sites de download conhecidos.

Os mais recomendados são o Baixaki e o SuperDownloads. Não tema encontrar vírus nesses sites.

4-Faça de você mesmo um Antivirus

"Hoje em dia quem não tem Antivirus não sobrevive": isso não poderia ser mais falso.Muitas pessoas não tem necessidade de ter um Antivirus em suas máquinas.

Por mais impossível que pareça, isso é uma simples questão de consciência.Essas pessoas que não possuem Antivirus instalados possuem atitudes extremamente simples que mantêm os virus fora de seus sistemas, e você também pode tomá-las, tais como:

-Evite entrar em sites com nome suspeitos: alguns sites do tipo http://joaozinho.vidadojoazinho.sitedojoao.kit.net não é algo que aparente ser confiavel não é?

-Quando estiver em sites desconhecidos(especialmente sites de downloads, ou sites Warez) JAMAIS instale qualquer tipo de PlugIn.

-Por mais incrível que pareça, ainda existem pessoas que caem nessa: "Minha cunhada caiu peladinha na internet". Muitas pessoas, geralmente mais novas, entre faixa de 13~14 anos(dá pra entender porque né? ) acessam esse tipo de link.De uma vez por todas: é improvavel até mesmo que haja um vídeo ali...mas com certeza haverão muitos arquivos indesejáveis que serão baixados automaticamente.

5- Arquivos compactados

Muito presentes na internet, estão os arquivos compactados. Isso mesmo, arquivos ***** ou *****, pastas que comportam mais de um arquivo.
    É necessário ter certo cuidado com estes, uma vez que um vírus pode estar no meio de um dos arquivos ali.
    Ou pior, o programa principal não é o vírus, mas está programado para, ao ser executado, rodar de forma escondida o vírus.

É claro que não podemos deixar de baixar arquivos desse tipo, uma vez que são extremamente úteis, contúdo, é necessario tomar cuidado.

Por um lado eles são muito úteis para segurança: ao baixar um arquivo, por mais que esteja infectado, enquanto ele estiver compactado, o vírus não irá ser executado e não se espalhará pelo sistema.Isso te dá tempo para fazer um scan no devido arquivo e, caso esteja infectado, basta simplesmente excluir. Totalmente diferente de baixar diretamente um arquivo *****, o qual, se estiver infectado, começará a se espalhar no exato momento em que for copiado para o computador.

Caso seja necessário baixar arquivos compactados, sempre faça um scan aprofundado antes de abrir o arquivo.Recomendo que, além do Antivirus em seu computador, utilize o seguinte site: www.virustotal.com

O VirusTotal é um serviço gratuito e extremamente simples de se utilizar.Basta selecionar o arquivo para que ele seja enviado para o sistema da VirusTotal e seja examinado por 32 antivirus.

Espero que esse tópico seja de grande utilidade para todos no fórum.

Sobre mim: Sou um usuário antigo do fórum e jogo Tibia desde 2003.Alguns que procurarem até conseguem encontrar alguns tópicos totalmente sem noção que eu criei a pelo menos 4 ou 5 anos atras =P

Apesar de ter escrito tudo isso, não tenho formação em engenharia, ciência da computação, ou TI. Ao contrário, estou concluindo meu terceiro ano do colégio e começarei a cursar Ciência da Computação em 2011.

Entretanto, sou bem aprofundado em informática.Estudando por conta tenho domínio de duas linguagens de programação(C++ e Python...além dessas também domino RGSS, linguagem utilizada para desenvolvimento de scripts para RPG Maker) e sempre estudei redes, de forma voltada para a segurança.

Também não tenho medo dizer: apesar escrever tudo o que foi escrito com toda a convicção possível, peço que, caso alguém mais aprofundado na área perceba algum erro, por favor, entre em contato comigo por PM

Créditos: Scarela

Qualquer dúvida, estou a disposição
    Abraços
    Sca~~

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    11-02-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

aeee manim, valeu pelas dicas, é sempre bom saber sobre essas coisas...
    muito interessante o que foi postado.

é a maioria dos arquivos com virus são em arquivos compactados, esse topico é de grande ajuda, parabéns
    Última edição por Vinny Boy; 23-11-2010 às 20:39.

Tópicos Similares

1. Dicas de Segurança
    Por Rasunik no fórum Fui Hackeado / Anti-hacker
    Respostas: 46
    Último Post: 04-07-2011, 13:29
  2. Videoteca 8.1 e 8.11 - Vídeos antigos
    Por Jellyman no fórum Sorcerer
    Respostas: 4
    Último Post: 09-07-2008, 19:00
  3. Videoteca 8.0 - Vídeos antigos
    Por Jellyman no fórum Sorcerer
    Respostas: 2
    Último Post: 09-02-2008, 14:37
  4. Dicas para um bom jogo e uma boa convivência.
    Por Juko no fórum Tibia Geral
    Respostas: 15
    Último Post: 08-11-2007, 17:49

Permissões de Postagem