Eaí, turminha! Tempinho que eu não dava um dica, né? Pois bem, Projeto H2O tomou um pouco do meu horário disponível, mas nada de estresse. Isso acaba hoje e com uma dica bastante útil para o pessoal: cenários.
Todos sabemos que com a evolução das fakes, novos recursos surgiram e foram, com o tempo, aperfeiçoados. E, nesse aspecto, os cenários das fakes foram cada vez mais sendo valorizados; portanto, é de extrema importância que você veja essa dica para ter um conhecimento mais amplo nesse setor essencial na construção de seu trabalho.
Um pequeno pré-requisito:
Dica do Mês - Layouts
Como estou fazendo dicas mensais, isso meio que se torna uma bola de neve, logo, sugiro que leia o tópico para dar continuidade ao nosso processo de criação de fakes.
1- PRODUÇÃO:
Essa será a parte essencial para começar um cenário: referência. Por mais que você escolha um cenário, é muito difícil -para iniciantes- sair mapeando e distribuindo corretamente os sprites pelo lugar. Às vezes, até os mais experientes têm dificuldade para ser fiel à proposta de determinado cenário. Portanto, aqui começa sua primeira lição: busque uma referência na internet para dar início ao seu mapa.
Procure por palavras chaves: floresta, campos, cidade, deserto etc.
Após tomar sua referência. Está na hora de por a mão na massa! Abre seu aplicativo para criação de mapas.
1- DETALHES:
Terminado a produção, é hora de começarmos a detalhar o cenário. Cada cenário pede detalhes diferentes e únicos. Portanto, tome cuidado nessa hora. O ideal é procurar imagens no Google para ter uma base e ideias realísticas.
Com sua base, comece a reproduzir o mais fielmente possível os detalhes da imagem para o cenário, dentro dos limites do mapeditor. Sempre tenha bom senso e saiba a hora de parar de detalhar. Isso evita que a imagem fique poluída, ou seja, cheia de tralhas. Entretanto, também tenha bom senso para não deixar faltar detalhes no mapa, o que o faz deixar pobre. Pode parecer um pouco difícil no começo, mas a melhor dica é treinar.
1- CONCLUSÃO:
Após você por detalhar o cenário, a coisa mais importante a fazer é revisar. Se você se inspirou em uma imagem como base, olhe novamente ela e repare no que há para melhorar/corrigir. Quando você tiver certeza que o cenário está pronto, é hora de passar ele para a fake.
1- REVISÃO:
1- INSERINDO NA FAKE:
Não há mistério. Aperte o botão Print Screen do seu teclado para tirar uma Screenshot da sua tela. Depois cole no seu programa usado para fazer fakes e recorte a parte que você vai usar na fake, encaixando-a no quadro. Pronto, seu cenário está feito e passado para fake.
este tópico servirá para mostrar erros (bobos) cometidos pelo pessoal. Quero lembrar que o objetivo não é em hipótese alguma zombar de alguém, muito pelo contrário, ajudar a melhorar. Entretanto, caso alguém se sinta ofendido de ter seu mapa aqui, me avise que eu retiro sem maiores complicações, ok?
Ok. Letisgolá. Ai vai a lista com os erros e sua observações:
- Bem. Logo de cara percebemos que é um mapa que envolve natureza e o ground-mãe utilizado é o de grama normal.
- A randomização de árvores está boa. Não é necessário, mas caso queira fazer uma mata mais fechada, poderia ter posto mais árvores.
Entretanto...
- Faltaram elementos que enriqueceram o cenário. São eles: tufos de grama, moitas, pedrinhas.
- Há ausência também de algumas pedras maiores. Elas ajudariam bastante o cenário esteticamente.
- Agora, um erro (gritante) que muitos não perceberiam: a árvore mágica (círculo vermelho). Uma floresta qualquer não teria ela. Precisaria envolver um tema místico por trás, o que não foi feito, seja pela história, pela fake e/ou pelo cenário. É sempre bom cuidar as árvores que são escolhidas. Não só pelo beleza do cenário, mas pelo contexto e pela lógica. Por isso a importância de não exagerar nos detalhes.
Um exemplo:
Encher uma área vulcânica com várias árvores bonitas e mimimi. Até pode ter, mas seriam poucas e ainda mortas.
- A base do cenário poderia ainda ser misturada com um ground secundário. No caso, um de terra, para dar ideia de estrada. (opcional, pois depende do contexto)
- Um cenário natural que dá impressão de um urbano. Digamos que é um cenário misto. Foi usado como ground-mãe chão de terra. O ground secundário foi de grama fazendo dessa forma, uma mistura de estilos urbano e natural.
- O cenário não foi muito bem detalhado. A parte central careceu de alguns detalhes. Poderia ser posto algumas pedras (grandes) nas diagonais da árvore central do quadro. Realçaria os detalhes no centro. Outro erro foi não ter posto tufos de grama. Ainda mais em uma área com mata e tendo uma estrada. Obviamente, há inços que representamos pelos tufos de grama.
- Além disso, dois erros foram marcados: a teia e o ninho. O ninho é algo lógico. Não tem porque ter um ninho em um local movimentado, ainda mais sendo de uma hydra, um monstro feroz que vive no interior das selvas. Quanto as teias, por se tratar de um local com movimento, a chance de ter uma teia, ainda mais daquele tamanho ali, é desprezível.
- Outro erro é a interação entre o ground-mãe e o ground secundário. A união dos dois por bordas retas foi mal feita. Não se deve fazer algo reto e sim o mais torto e curvo possível. Algo bem irregular. Fica mais natural.
- De cara percebe-se que é um cenário natural: uma caverna. Devido à quantidade de mortos, pressupõe-se que é um lugar perigoso, o que combinou muito bem com a lava.
Entretanto...
- Os detalhes foram mal espalhados pelo cenário. Existem vários corpos logo na descida da escada, mas no resto, estão ausentes. Uma melhor distribuição dos corpos iria resolver o problema. O mesmo vale para as pedras. Elas poderiam ter sido colocadas na entrada também, sem falar que não ficou muito bonito as 3 unidas daquele jeito.
- O ground secundário,a lava, foi pouco utilizado e também interagiu de forma ruim com o ground-mãe.
- O ground-mãe, o sedunário e o complementar foram muito mal randomizados.
- Aparentemente o cenário está sem nenhum erro. Entretanto, há apenas um erro que muitos deixam passar. A 'poeira' ali da areia está com bordas incompletas. Em alguns casos, não há problemas em deixá-la assim. Mas são raros os casos e ainda assim são poucas as poeiras com bordas incompletas.
- Vemos que a temática do cenário é natural. Envolvendo gelo. O ground-mãe é uma neve comum enquanto o secundário é um chão de estrada.
- O cenário carece de detalhes. Vemos que tem apenas duas árvores. Poderia ser posto mais 1 no mínimo. Também vários enfeites para esse tipo de ambiente cairiam bem. Algumas 'poeiras' e também sprites de alterações na neve. Até um boneco de neve cairia bem.
- Ainda poderia ser feito um estrada mais irregular. Talvez menos grossa. Ficaria com um aspecto visual bem bacana.
- E, como não podia faltar, tufos de grama. Não em excesso, devido ao terreno, mas alguns espalhados taticamente dariam um bom visual.
- Novamente, outro cenário com o tema natural envolvendo gelo. Dessa vez o ground-mãe continua sendo a neve, entretanto o ground secundário é um chão de estrada.
- Entre os erros, destacam-se a pouca distribuição de árvores. Apenas duas para esse tamanho de cenário foi pouco. MAS uma das características de locais como o gelo é que as árvores podem ser facilmente substituídas por fenômenos como alguns trechos de um lago congelado (seria uma das alternativas).
- Poderia ter mais tufos de grama, além de 'poeiras' e também uma variação melhor do ground-mãe.
- Outro erro que poderia ser corrigido é ter feito uma estrada mais irregular. Bordas "quadradonas" não são muito agradáveis. Claro, existem exceções, mas não é esse caso.Agradecimentos especiais ao Diferentaum que pediu gentilmente que eu avaliasse melhor seus cenários para que ele evoluísse nos mesmos.
- A ideia passada pelo cenário é a de um lago congelado, logo, é um cenário natural.
- O mapa carece de detalhes. Poderia ser postos mais árvores e tufos de grama, entretanto, apenas na área com neve. Já na parte congelada, algumas pedrinhas, leves rachaduras e as 'poeiras'.
- O ground-mãe poderia ser melhor randomizado, mostrando com mais clareza as imperfeições da neve.
- Analisando o cenário, percebe-se rapidamente que é do tipo natural. Foi utilizado apenas um ground - o de grama. Entretanto, para esse situação não é necessário mais de um.
- Os detalhes estão muito pobres. Pouquíssima árvores, moitas e sem nenhum tufo de grama. A solução para essa situação seria por mais algumas árvores, vários tufos de grama bem espalhados e também mais moitas. Algumas elevações no terreno seriam uma boa, mas não é essencial aqui.
- O buraco ao nordeste, poderia ser melhor trabalhado. Talvez um ground secundário de terra cairia bem, com alguns pedrinhas ao redor.
- Cenário natural. O ground-mãe usado foi a grama escura, entretanto, de forma errada, ainda mais sem nem ao menos um grama normal para auxiliar. Além disso, o ground secundário, também está errado. O ground que foi utilizado foi aquele usado em cavernas.
- Poucos detalhes e ainda mal distribuídos. Um fato que também não cai em harmonia é o de o ground não estar de acordo, isso complica um pouco. Portanto, além da troca de ground (já sugerida), a adição de mais detalhes como tufos de grama, árvores e perdinhas e uma randomização boa dos mesmos seria a solução.
- Também tem outro erro estético. A estrada reta. Irregularidades cairiam bem melhor.
- Embora eu não tenha destacado, a árvore mágica ali foi um erro horrível. É a típica situação que o usuário quer detalhar bastante e acaba não tendo o bom senso de avaliar se está de acordo com o cenário.
- Trata-se de um cenário urbano. Foram usados dois tipos diferentes de grounds para a construção do mapa: um para o interior do bar e outro para a rua.
- Bem, a estrutura feita foi muito boa. O foco do mapa tá ótimo, bem centralizado, fácil compreendimento.
Entretanto...
- A escolha dos dois grounds poderia ter sido melhor. Grounds mais diferentes. Talvez um piso mais claro ficaria melhor dentro de um bar, ou até de madeira mesmo. E, como o bar é aberto, para facilitar poderia ter sido posto bordas entre os grounds. Uma graminha como contorno ficaria muito bom, caso não houvesse bordas para os grounds escolhidos.
- Outro fator que poderia ter sido melhor explorado é a estrutura do bar. Ele dá a impressão de completo por faltar paredes. Poderia ter sido posta uma parede na diagonal direita na forma de pilar ou uma parede lateral, para expressar ideia de um bar clássico.
- Por fim, ficou muito estranho o poço naquele local. Não há uma lógica, parece que ele foi apenas posto para decorar o ambiente, quando, nesse caso, o melhor mesmo é usar das pedrinhas e principalmente poeira (se o bar for sujo).
1- Sempre tenha salvo seus mapas em um arquivo .OTBM. É sempre útil termos uma base de um mapa já pronto. Assim, podemos editar alguns detalhes e reutilizá-los em outra fake. Lembrando que é para fazer com seus mapas, senão é ripping.
2- Faça mapas grandes. Muito grandes. Assim, caso você esteja trabalhando com uma fake longa, é possível reaproveitar aquela parte. Isso é bem útil com cenários naturais - uma floresta, por exemplo.
3- Sempre tenha pronto os mapas antes de começar a fakear. Poupa tempo e paciência.
4- Nunca faça um mapa se não estiver com paciência, vontade e/ou inspiração. Evita possíveis mapas desleixados ou erros por falta de atenção.
5- Sempre tenha ao seu lado o bom senso. Sem ele, o seu mapa tem grandes de cometer erros bobos e até alguns graves.
6- Peça ajuda a quem entende do assunto para esclarecer suas dúvidas. É sempre bom ter uma referência para um evolução mais rápida.
7- Nunca confie inteiramente nos programas. Essa vale para quem usa vocêsabequal. Você nunca deve acreditar que seu mapa sairá complementamente perfeito porque o aplicativo faz bordas automáticas entre outras coisas. Verifique-o atentamente para ver se não tem erros gerados por bugs do programa.
8- Sempre seja humilde. Não é por que você é um bom mapper que vai se achar superior aos outros. Você pode muito bem melhorar seu mapping com dicas de novatos.
9- Treine sempre. Se você fica parado muito tempo, desaprende alguns conceitos. E também, você não vai aprender a mappear apenas lendo não só o meu como qualquer outro tutorial. Praticar leva à perfeição e se os resultados demoram a aperecer, não desacredite. Cada um tem seu tempo.
10- Faça duelos com seus amigos. A Arena de Fakes suporta duelos de mapping e está lá para isso. Por isso use e abuse dela. Como dito na dica #9, praticar leva a perfeição e lá é o lugar certo para isso.[/I]
http://thegameguitarist.weebly.com - Inspiração para a Skin do Tutorial.
Adow Tatep
Diferentaum
Heracles Teseu
Kuarix
Lipozo666
Muri|o|
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 























Responder com Citação
























