Tópico pesado. Caso as imagens não abram, atualize a página.
__________________
Infelizmente, o Photoshop é um programa pago (e caro). Quem não tem o Photoshop ainda, pode baixar o trial no link a seguir para experimentar e testar esse estilo de fakear.
Softpedia - Adobe Photoshop CS3 Trial
http://www.softpedia.com/progDownloa...oad-83814.html
O Softpedia é um renomado site de downloads que não apoia a pirataria. Todo o conteúdo do site é de material legítimo, liberado e apoiado pelas empresas criadoras. Nesse caso, o trial do Photoshop CS3 está completamente liberado pela Adobe.
Quem realmente não entender algo no tutorial, tiver problemas para baixar o Photoshop ou ainda alguma espécie de dúvida me mande uma MP que darei suporte.
Este tutorial, na verdade, é uma readaptação do original do Ignus Core. Resolvi refazê-lo para ajudar iniciantes em fakes que optem pelo Photoshop e para dar uma força a essa fase do MF, ajudando também ao Projeto UH.
Tanto o tutorial original com o novo foram realizados com o Photoshop CS4 em Inglês, por isso os nomes dos recursos foram escritos em inglês. Caso você queira, é possível baixar um arquivo para deixar o programa em português sem problema algum. Entretanto, eu não aconselho a fazer isso, pois 90% dos tutoriais explicam os procedimentos com o nome das ferramentas em inglês.
Bom, muitos aqui devem estar se perguntando: por que usar Photoshop? De fato, o Fireworks tem muitas vantagens e versatilidades, não só para fakes, mas para outras áreas também. Foi por isso que eu decidi comparar Photoshop e Fireworks para vocês terem uma noção maior do que cada software é capaz.
Logo, percebe-se que ambos os programas são muito bons para fakear. O Fireworks é leve, prático e fácil de aprender, mas é um pouco limitado para editar imagens, pois ele é voltado para Webdesign. O que os fakers fizeram, na verdade, foi adaptá-lo para as fakes por ser um aplicativo superior ao Paint, por exemplo.
- Editor de Imagens
- Ótima Compressão de Imagens
- Suporte a GIF Animado
- Publicação Gráfica na Internet
- Editor de Imagens Bidimensionais do Tipo Raster
- Possui Capacidades de Edição Vetorial
- Líder no Mercado de Edição de Imagens
- Apresenta vários Recursos Exclusivos para Edição de Imagens
- Capacidade de Instalar Plugins com Funções Adicionais
- Opção de Adicionar novos Recursos Personalizados
Agora, é inegável que o Photoshop supera o Fireworks nesse quesito de edição. Um exemplo claro disso é a seção de Design do próprio TibiaBR. O uso de Photoshop na seção é unanimidade. E, justamente nesse "espírito" que resolvi dar uma editada nesse belo tutorial do Ignus sobre PS, para trazer a vocês, fakers (e spriters(?)), uma oportunidade de dar uma cara nova às nossas fakes. O Photoshop pode ser um pouco difícil de aprender, pois possui várias opções para serem dominadas, um pouco pesado, se comparado ao FW, mas sem dúvida é o mais completo do ramo: possui todas as ferramentas de edição do FW e ainda algumas exclusivas.
OBS.:
Para fazer fakes em GIF, o Photoshop realmente deixa a desejar. O Fireworks é mais prático, fácil e rápido para a realização das mesmas. Portanto, continuem usando o Fireworks para fakes em GIF, mas para HQ, o Photoshop faz a diferença.
De uma forma bem resumida:
Original de: Tuning Online
1) Ferramentas de seleção, esta ferramenta permite fazer selecções rectangulares, elípses ou por colunas verticais ou horizontais. Praticamente no virtual tuning só se usa as duas primeiras , a selecção em forma de elípse é óptima para selecionar jantes ou qualquer outra parte redonda ou com forma elíptica. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla M .
2) Move Tool, esta ferramenta permite mover os layers livremente no espaço de trabalho do PS(Photoshop), boa para colocar jantes, para-choques no sitio certo. Esta ferramenta pode ser selecionada com a tecla V.
3) Lasso Tool, outra ferramenta de seleção mas que não tem uma forma pré-definida, tem 3 ferramentas, a Lasso Tool (que pouco se utiliza devido a exigir uma precisão muito elevada), a Polygonal Lasso Tool que é a que definitavamente se utilizará mais, como irão ver nos tutorials, as selecções são feitas por linhas rectas definidas por cada click no rato e por último temos a Magnetic Lasso Tool que faz selecções automáticamente á medida que a vamos arrastando mas a maior parte das vezes mostra-se ineficaz. Esta ferramenta poderá ser selecionada com a tecla L .
4) Magic Wand Tool, mais uma ferramenta de seleção que seleciona áreas com cores iguais ou similares. Esta ferramenta pode ser selecionada com a tecla W.
5) Crop Tool, uma ferramenta de corte/selecção, que nos permite selecionar a área visivel que se quer ficar excluindo/apagando o resto carregando no Enter. A tecla para esta ferramenta é a C.
6) Slice Tool, esta ferramenta cria cortes na imagem que abrindo o imageready podem ser utilizados para fazer uma página para a internet, no tuning virtual não é utilizada. A tecla para a ferramenta é a K .
7) Healing Brush Tool, esta ferramenta é usada para corrigir imperfeições na imagem, para isso precisa de um ponto de referência que se consegue carregando no ALT e com o click do rato. E depois simplesmente mantendo o botão do rato premido passa-se por cima da imperfeição, o PS automaticamente eliminará a imperfeição e ajusta o contraste e côr de modo a não se notar. A tecla para esta ferramenta é o J.
8) Brush Tool, esta ferramenta é basicamante para pintar/desenhar utilizando uma qualquer côr, ideal para criar novas partes para tuning virtual, tais como para-choques, embaladeiras, etc... A tecla para esta ferramenta é o B .
9) Clone Stamp Tool, esta ferramenta permite com que parte da imagem seja clonada/copiada para outra parte da mesma. Para isso teremos de selecionar o ponto de referência (tal como outra ferramenta) com o ALT e click do rato , depois disto basta clickar e arrastar o rato onde se quer clonar o que previamente foi selecionado pelo ponto de referência. A tecla para esta ferramenta é a S .
10) History Brush, se algo corre mal esta ferramenta permite restablecer o formato original da foto apenas na parte que se quer. A tecla para esta ferramenta é o Y.
11) Eraser Tool, esta ferramenta serve para apagar parte da imagem. A tecla para esta ferramenta é a E.
12) Paint Bucket Tool, esta ferramenta permite pintar áreas de cores semelhantes em uma só côr. A tecla para esta ferramenta é o G.
13) Smudge/Blur/Sharpen Tools, a Smudge tool é muito útil para distorcer ou arrastar parte da imagem. A Blur tool é uma ferramenta de desfoque é boa para disfarçar cantos e outras linhas bem definidas , mas retira alguns detalhes. A Sharpen tool é o oposto da Blur tool, define melhor as linhas e realça alguns detalhes. A tecla para esta ferramenta é a R.
14) Burn/Sponge/Dodge Tools, a Burn tool serve para escurecer, cada passagem faz a imagem ficar mais escura. A Dodge tool é o oposto da Burn Tool esta serve para dar mais brilho. Por último a Sponge tool serve para saturar/desaturar a imagem, consoante o modo escolhido. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla O.
15) Path Selection Tool, usada para fazer formas e selecções. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla A.
16) Horizontal Type Tool, esta faz uma caixa de texto, na qual podemos escrever. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla T.
17) Pen Tool, esta ferramenta pode ser encarada da mesma forma que a Lasso Tool mas de uma forma mais avançada , permite fazer selecções com muito mais precisão e também em forma de arcos. Ideal para com a ajuda do Brush Tool desenhar kits estéticos. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla P.
18) Shape Tools, esta ferramenta permite criar formas pre-definidas com a côr selecionada em Foreground , tem também a Line tool que é um must para fazer cartoon cars. A tecla para esta ferramenta é o U.
19) Notes Tool, esta permite adicionar notas escritas ou áudio, para isso basta selecionar e clickar na zona onde se quer a nota. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla N.
20) EyeDropper Tool, esta permite selecionar determinada cor da imagem, clikando sobre ela. A tecla para esta ferramenta é o I.
21) Hand Tool, esta ferramenta permite-nos mover a imagem de um lado para o outro , dentro da janela de visualização. Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla H.
22) Zoom Tool , este é utilizado para aproximar ou afastar a imagem, de modo a que se consiga ver melhor os detalhes e fazer melhores selecções.A tecla para esta ferramenta é o Z.
23) Foreground and Background Colours, mostra as cores que estão selecionadas de momento.
24) Masking Modes, este modo permite-nos editar qualquer seleção como máscara, esta máscara pode ser alterada utilizando qualquer uma das restantes ferramentas do PS ou filtros.Esta ferramenta pode ser selecionada carregando na tecla Q.
25) Screen Modes, esta permite-nos ver a nossa imagem , no ecrã inteiro ou então com a nossa barra de ménu.A tecla para esta ferramente é a F.
26) Edit in ImageReady , tal como o nome indica esta ferramenta permite-nos editar a nossa imagem no ImageReady.Para aceder ao ImageReady basta apenas clikcar em ctrl+Shift+M.
Explicado as ferramentas do Photoshop CS2. Não se preocupe, porque não há diferenças gritantes.
Hora de por a mão na massa.
Para começar a fakear com o Photoshop, você precisa ter os programas necessários para se fazer uma fake, no caso, Fakerlab Desk & Wardrobe e um Map Editor (procure no Google "remeresmapeditor").
Ótimo. Agora que você já temos os programas, vamos começar:
- Para começar, faça um Layout para organizar melhor sua Fake. Quando for criar um, já tenha uma ideia do tamanho que você quer para os quadros da sua fake, pois é a partir do fundo transparente que vamos enriquecer a HQ.
- No nosso caso, para mostar para vocês, fiz um Layout personalizado que estarei disponibilizando para download no final do Tópico. (Caso queira outros, visite a Coletânea de Layouts do Kamino)
Layout pronto com fundo transparente
- Com o Layout pronto, vamos abrir o Map Editor e criar um cenário.
- Tire uma ScreenShot e cole no Photoshop.
- Essa parte é importante: quando você colou a SS no Photoshop, a camada com o cenário ficou sobre a do Layout. Para arrumar isso, arraste a Layer (Camada) do cenário para baixo da Layer do Layout.
- Provavelmente, a Imagem deve estar desorganizada. Agora, clique na Layer do Cenário, aperte a tecla V e mova a imagem para a área transparente do Layout até que se encaixe perfeitamente.
- Agora você tem que apagar a parte que sobrou para não ficar escrotão, né champz. O jeito mais fácil é selecionar a Varinha Mágica, teclando W, selecionar a área transparente do Layout que está o cenário na Layer do Layout, clicar na camada do Cenário e, com a marcação ativa, aperte CTRL+J.
Use a ferramenta de Mover (Move Tool):
Mova a camada para onde o quadro se encaixar melhor na HQ
- Para eliminar a sujeira, delete a Layer do Cenário.
Ao selecionar a varinha, configure-a conforme mostra a imagem e continue o tutorial.
Com ela selecionada, clique na Layer do Cenário e dê um CTRL+J.
Sua camadas devem estar mais ou menos assim. Agora é fácil: delete a camada da SS do cenário e deixe apenas o cenário recortado.
Se você fez certo, a sua paleta de camadas deve estar assim:
OBS.:
Repare que o quadro ao lado está transparente, pois não tem conteúdo uma vez que nós já apagamos o mesmo.
Para repetir o cenário, é só dar um CTRL+J, pois ele vai duplicar (clonar, repetir) a camada/layer. Se quiser por um outro, terá que repetir o processo.
Agora que temos um cenário e o layout pronto, vamos à etapa final: personagens, lifebars e falas.
- Não há mistério aqui. Abra o Fakerlab ou uma Imagem que contenha seu outfit e cole-o no Photoshop.
- Selecione a varinha mágica e delete a parte indesejada da imagem para que fique apenas o personagem (com a lifebar). Siga os padrões da configuração abaixo:
Cenário, Layout e Personagem.
- Agora é fazer o que já aprendemos: posicionar o objeto onde você achar melhor (cuidado onde vai enfiar hein... rs).OBS:
Com o Contigious desmarcado, ele vai selecionar todas as cores semelhantes, portanto tenha cuidado se o seu outfit apresentar as mesmas cores da imagem que você está tentando remover.
Se você fez certo, sua imagem ficará assim.
- Depois disso, vem as falas. Nenhuma novidade. Apenas repita o procedimento do personagem, mas claro, com as falas. :o
O procedimento básico de como montar sua fake você já sabe. Para quem é novo ou está migrando, aconselho a repetir o tutorial para pegar o jeito. Pode ser um pouco complicado no começo, mas depois é recompensador.
É a partir de agora que veremos a real diferença entre Photoshop e Fireworks.
Bom, o uso de pincéis é possível em ambos os programas, mas a diferença é que no Photoshop é possível personalizar, dar efeitos super interessantes e até criar os seus próprios pincéis. Não vou entrar na parte de criação, pois para fakes não é tão útil assim, mas aqui tem um tutorial de como fazer isso.
É importante lembrar que a ferramenta Pincel é acessada através da tecla B e é representada através dessa imagem:
Entretanto, caso a imagem seja a debaixo, dê um SHIFT+B até retornar ao Pincel, pois a ferramenta Lápis não trabalha com suavização.
Depois de aprendermos a noção básica das duas ferramentas, está na hora de aprender a configurar ao nosso gosto. O ideal para fakes é a seguinte configuração (lembrando que você pode modificar à seu gosto):
Outra coisa interessante do Photoshop é a capacidade de poder adicionar Brushes ao seu estoque. O primeiro passo para poder fazer isso é baixar um Brush (ou Pack de Brushes). Apenas para sintonizá-los, um Brush está no formato .ABR. Caso você baixe um Pack, provavelmente estará compactado. Nessa situação, descompacte o arquivo, pegue todos os Brushes e siga o tutorial abaixo.
1. - Clique na abra para abrir o menu de Brushes.
2. - Tamanho, em pixels, do Brush.
3. - Digamos que é a "força" do Brush. Deixe em 0% para ficar mais suave.
4. - Brushes disponíveis.
OBS.: O Menu dos Pincéis e do Lápis são os mesmos, mas certifique-se de checar a imagem de cada ferramenta para ter certeza.
Para compreenderem melhor o funcionamento do Brush, sugiro que testem cada Brush para ver os efeitos que cada um pode propiciar. Também utilizem a Ferramenta Lápis para verem como fica diferente o resultado.Como instalar os brushes
Depois de fazer o download (e descompactar os arquivos), você deve colocá-lo na pasta Presets, dentro da pasta de instalação do Photoshop. Faça este processo com o Photoshop fechado. Geralmente, esta pasta localiza-se neste caminho:
C:\Arquivos de programas\Adobe\Adobe Photoshop (Versão do seu Photoshop)\Presets\Brushes
Como adicionar os brushes (pincéis) à sua biblioteca
- Selecione a ferramenta Pincel (brush). Será aberto no topo do programa a caixa de opções da ferramenta;
- Clique na seta localizada ao lado das opções de pincel;
- Outra caixa será aberta. Novamente, haverá uma seta, localizada no canto superior direito. Clique nesta seta;
- Entre as várias opções desta caixa, procure por "Carregar Pincéis..." ou "Load Brushes..."
- Por padrão, o Photoshop irá abrir a pasta "Brushes", onde encontra-se todos os arquivos de pincéis. Basta você selecionar os pincéis que baixou.
OBS:
Um bom site para baixar os brushes é o www.deviantart.com.
Há um menu na coluna esquerda, clique em RESOURCES & STOCK IMAGES > APPLICATION RESOURCES > PHOTOSHOP BRUSHES
Uma possibilidade muito útil do Photoshop, especialmente para Fakes, é a blendagem. Quando criar uma camada, por padrão, o blend mode dela é Normal. Entretanto, podemos fazer essa camada interagir com a debaixo. Mudando o blend mode dela, ela trocará seu aspecto dependendo da camada inferior e, claro, da blendagem escolhida.
Para explicar melhor como funciona o sistema de blendagem, observe a imagem abaixo:
Os Blend Modes são divididos em 6 seções:
- Basic: troca os pixels da imagem do layer inferior. (Normal, Dissolve)
- Darken: escurece os pixels da imagem do layer inferior. (Darken, Multiply [1], Color Burn [2], Linear Burn [3], Darker Color)
- Lighten: clareiam os pixels da imagem do layer inferior. (Lighten, Screen [4], Color Dodge [5], Linear Dodge [6], Lighter Color)
- Contrast: aumenta ou diminui o contraste da imagem do layer inferior. (Overlay [7], Soft Light [8], Hard Light [9], Vivid Light [10], Linear light , Pin Light, Hard Mix [11])
- Comparative: inverte a cor da imagem do layer inferior. (Difference [13], Exclusion [12])
- HSL: age diretamente na luminosidade, tonalidade ou matiz da imagem do layer inferior. (Hue, Saturation, Color, Luminosity)
OBS.:
Alguns efeitos não foram exibidos pois não havia modificações na blendagem por se tratar de imagens iguais. Entretanto, assim como os Brushes, aconselho a testar os efeitos com imagens iguais e diferentes.
Os filters (filtros) são excelentes para fazer efeitos e, principalmente, layouts bonitos.
Na hora de fazer uma fake, eles não são tão utilizados assim. No caso, não é preciso saber todos para fazer coisas fodas. Sabendo os básicos - e principais- você já está bem encaminhado.
Infelizmente não tem como eu mostrar o que cada filtro faz, pois seria uma puta falta de sacanagem postar aqui todos os filtros, mas deixarei uma tradução de todos os filtros para quem usa a versão em português.
Para quem praticar, uma dica, é criar algo somente com os filters.Acabamento – Render
Efeitos de iluminação – Lighting Effects
Nuvens – Clouds
Nuvens por diferença – Difference Clouds
Reflexo do Flash – Lens Flare
Transformação 3D – 3D Transform
Artisitico – Artistic
Lápis de cor – Colored Pencil
Recorte de Arestas – Cutotut
Pincel a seco – Dry Brush
Foto Granulada – Film Grain
Alfresco – Fresco
Néon – Néon Glow
Tinta Base – Paint Daubs
Espátula – Palette Knife
Plastificação – Plastic Wrap
Arestas Poterizadas – Pôster Edges
Pastel – Rough Pastels
Bastão de Borrar – Smudge Stick
Esponja – Spongue
Toques de Tinta – Underpainting
Aquarela – Watercolor
Croqui – Sketch
Baixo Relevo – Bas Relef
Giz e Carvão – Chalk & charote
Carvão – Charcoal
Cromo – Chrome
Craynon Conté – Contém Craynon
Bico de Pena – Grapich Pen
Matriz de Meio – Halftone Patter
Papel de Carta – Note Paper
Fotocópia – Photocopy
Gesso – Plaster
Reticulação – Reticulation
Estampa – Stamp
Arestas Rasgadas – Torn Edges
Papel Molhado – Water Paper
Desfoque – Blur
Desfoque – Blur
Desfoque Maior – Blur More
Desfoque Gaussiano – Gaussian Blur
Desfoque de Movimento – Motion Blur
Desfoque Radial – Radial Blur
Desfoque Inteligente – Smart Blur
Distorção – Distort
Brilho Difuso – Diffuse Glow
Sucção – Displace
Vidro – Glass
Marola – Ocean Ripple
Combinar – Pinch
Coordenadas Polares – Polar Coordinat
Ondulação – Ripple
Cisalhamento – Shear
Esferização – Spherize
Redemoinho – Twirl
Ondas – Wave
Ziquezange – ZigZag
Arestas Brilhantes – Glowing Edges
Estilização – Stylize
Difusão – Diffuse
Entalhe – Emboss
Extrusão – Extrude
Indicação de Arestas – Find Edges
Ladrilhos – Tiles
Solarização – Solarize
Traçado do Cotorno – trace Contour
Vento – Wind
Nitidez – Sharpen
Arestas Nítidas – Sharpen
Máscara de Nitidez – Sharpen Edges
Nitidez – Sharpen More
Nitidez Maior – Sharpen More
Pixelização – Pixelate
Meio Tom em Cores – Color Hafttone
Cristalizar – Crystallize
Facetar – Facet
Fragmentar – Fragment
Meia-Tinta – Mezzotitnt
Mosaico – Mosaic
Pontilhar – Pointillize
Ruídos – Noise
Adicionar Ruído – Add Noise
Desfoque Seletivo – Despeckle
Sujeira e Rabiscos – Dust & Scratch
Mediana – Median
Textura – Texture
Craquelé – Craquelure
Granulado - Grain
Ladrilhos de Mosaico – Mosaic Tiles
Bordado – Patchwork
Vitral – Stained Glass
Texturizador – Texturizer
Traçados de Pincel – Brush Strokes
Arestas Acentuada – Accented Edges
Traçado Angular – Angled Strokes
Hachura – Crosshatch
Traçado Escuro – Dark Strokes
Rastro de Tinta – Ink Outlines
Borrifo – Spatter
Traçado Borrifado – Sprayed Strokes
Sumi-e – Sumi-e
Video – Video
Desentrelaçamento – De-Interlace
Cores NTSC – Colors NTSC
Outros – Other
Personalizar – Custom
Alta Freqüência – High Pass
Máximo – Maximun
Mínimo – Minimun
Deslocamento – Offset
Digimarc – Digimarc
Embutir Marca d´agua – Embed Watern
Ler marca d´água – Read Watermad
Vá em Filter > Render > Clouds e aplique outros filtros em cima desse. Você verá conseguirá efeitos bem interessantes se combinar bem.
No final do tópico há uma lista de tutoriais que eu retirei da seção de Design do TibiaBR. Alguns tutoriais dão foco para as signs e tags, que é o foco da seção, mas até mesmo nesses você aprenderá a mexer com filtros, além é claro de tutoriais somente sobre filtros. Vale a pena dar uma conferida.
IUma das ferramentas mais poderosas do Photoshop. Vamos entender um pouco. Logo em cima da barra de ferramentas, ao selecionar a Magic Wand Tool, ou a varinha mágica, aparecerá a seguinte barra com as configurações.
Tolerance: A semelhança das cores, quanto o menor o número, menor será a diferença das cores que ele vai selecionar.
Anti Alias: Se ativado, ele dá um efeito de Anti-Aliasing (AA) quando você deleta o selecionado. Deve estar DESATIVADO quando for tirar o fundo de um outfit, pra não danificar o contorno do mesmo.
Contiguous: Esse é importante, se desativado, funciona exatamente igual o SELECT SIMILAR do fireworks, ele seleciona os pixels com a mesma cor mesmo se não estiver junto do resto da cor. Estranho né?
Vamos exemplificar:
Sabe aqueles malditos pixels rosas que sobram nas falas?? Se você selecionar a cor rosa com tolerance 0 e a opção contiguous desativada, ele vai tirar todos eles!
Mas cuidado! Cuidado com a tolerance e o contiguous, você pode tirar pixels sem querer de dentro do seu outfit!
Sample All Layers: Se ativado, irá selecionar a cor em todas as camadas, se não, somente na camada selecionada, portanto é extremamente recomendado que desative essa opção.
Deixo uma degradê aqui pra vocês brincarem com a MWT e entenderem melhor, coloquem no Photoshop e divirtam-se:
Os efeitos eu não vou explicar no tutorial, pois são muitos e vai ficar bastante pesado o tópico. Entretanto, para não deixá-los na mão, peguei alguns efeitos que já usei em minhas fakes e decidi mostrar a base da criação deles.
Tópico Reformulado:
CJean - Reformatação do Tutorial
Projeto UH - Inspiração
Dranix - Apoio Técnico
Diferentaum - Comentários para Reformulações
Tópico Original:
Diluo - eu somente fiz o mesmo esqueminha de perguntas quotadas, espero que num fique bravo, eu só achei melhor pra entender, se quiser eu retiro
Fórum do Baboo
Photoshop
Remere's Map Editor
Termino aqui o tutorial, galera. Espero que vocês tenham entendido e conseguido por em prática o conhecimento adquirido aqui.
Gostaria bastante de ver o nome Photoshop nos créditos no final das fakes a partir de agora, mas vai depender muito dos recursos de cada faker.
No mais, gostaria de agradecer ao Projeto UH, Ignus Core, Dranix, Diferentaum e também a todos vocês que leram até o final (ou parte pelo menos '-').
Lista de Tutoriais Photoshop - Seção TibiaBR Design - Excelente maneira de aperfeiçoar técnicas com filtros e outros recursos.
Download Layout Faker, Robo - Salve no seu PC para ter transparência.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 











































Responder com Citação