Olá meu nome é Astari e estou aqui para ajudar os iniciantes a criarem sprites, como espadas, etc...
Antes de começar a atacar pedras em min, esse tutorial é só o básico!
Requerimentos:
*Paint : Normalmente ja vem no seu computador, é só abrir iniciar > todos os programas > acessórios > paint.
*FireWork ou PhotoShop : O photoshop é pago e é um poco chato baixar de 30 em 30 dias, então eu prefiro usar o firework, vou deixa o link dele no fim do tutorial.
Então vamos começar?
Abra o paint: e use um quadrado 32x32 (tamanho do SQM do tibia)
Depois vá na lupa () e almente o desenho em 8x, depois aperte CTRL + G.
Vai ficar assim.
Então agora pegue o lapis e começe a desenhar, eu prefiro começar pelo cabo e subir pela lamina etc...
No cabo deixe detalhes como espinhos, rubis, safiras etc...
No meio da lamina ao invés de preto, use um cinza um poco escuro, mais escuro do que a cor que você usará na lamina!
Agora vem a parte um poco cansativa e para min a mais divertida, a pintura.
No menu do paint la em cima vá em cores > editar cores > definir cores personalizadas, lembrando que o sol do tibia vem do noroeste </\. Então a espada deverá ser colorida por exemplo, da direita para a esquerda, direita mais escuro, esquerda clareando mais, e assim vai, sempre respeite a luz e naum vá pintar tudo da mesma cor
A espada e todas as cores usadas no processo de colorir.
E no final:
Bem agora vem a parte mais precisa, o brilho.
Abra o firework, e abra sua sprite nele, e de CTRL + 8.
As duas ferramentas que mais uso, e acho que são as mais faceis de manusear são o Dodge Tool e o Burn Tool, dodge para clarear, burn para escurecer.
Burn Tool (Escurecer)
Dodge Tool (Clarear)
É só apertar R para alternar, se você não achar a ferramenta no fireworks ela está na area bitmap, para iniciantes é aconselhado a apenas usar esses 2.
Então depois de usar o fireworks a espada ficou assim:
Estava com pressa então não deu pra deixar perfeitinha com o fireworks. Mas ficou muito boa até.
Bem a parte de itens é essa, agora vou ensinar a editar os outfit's
Outfit's
Requerimentos:
*FireWorks/PhotoShop : É o principal e muito necessário, aconselho o FireWorks.
*Paint : É só para uma pequena parte mais também é importante.
*Outfit's e addons prontos para o uso: Se você não tem entre nesse tópico feito pelo Thorus Fyos: Coletanea de Outfit's
Vou usar como exemplo um assassin e a caveira do wizard.
Agora clique, é só salvar a imagem e abrir 2 paint's, um com a caveira e outro com o assassin.
No paint com o assasin, recorte o outfit come selecione o outfit andando, parado de frente, vira etc...
Neste eu vou usar ele de frente para uma melhor visualização
No fireworks de CTRL + N e crie algum espaço transparent, e com Width 120 e Height 120 também.
Quando selecionar o outfit do jeito que você quer, de CTRL + C e de CTRL + V no firework's, faça o mesmo processo com o addon...
Agora tirando a parte rosa:
Com a magic wand tool clique com o botão direito na parte rosa e coloque select similar, depois que colocar aperte o botão DELETE, e para tirar o pontilhado aperte CTRL + D. Depois use o Pointer Tool () e clique no outro outfit e fassa o mesmo processo com a magic wand tool
Depois aperte CTRL + 4, para dar um zoom de 400% e arraste o addon certinho para o local devido.
E no final resultou nisso :
Um poco bizarro talvez, mas até que combino
Download's : Download FireWorks.
Serial: WPD700-58202-88194-29915
Bem este é o fim do tutorial, que talvez fique um poco dificil de fazer sprite no começo mais depois você vai melhorando etc...
Créditos:
Thorus Fyos pelos outfit's.
Astari pelo resto.
Google por sempre ajudar.
FireWorks por ser um grande auxiliar nas sprites.
Paint por ser um ótimo programa, talvez o melhor ja criado
E pelo CJean, porque ele é firmeza![]()
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

) e almente o desenho em 8x, depois aperte CTRL + G.

Burn Tool (Escurecer)
Dodge Tool (Clarear)

e selecione o outfit andando, parado de frente, vira etc...
) e clique no outro outfit e fassa o mesmo processo com a magic wand tool

Responder com Citação