A partir de hoje, vamos publicar artigos sobre os problemas de Tibia regularmente. Hoje, preparamos uma matéria sobre power abuse e todas as consequências ligadas ao sobreuso do poder.
Nós os convidamos a participar da discussão sobre esse artigo e apresentar suas ideias para resolver o problema!
Power abuse é um dos maiores problemas em mundos Open PvP. Tem um impacto na população dos mundos, abandono do jogo por parte de jogadores famosos e grandes mudanças na comunidade porque a nova geração não tem conhecimento dos valores experienciados pelos antigos players. Para algumas pessoas, esse estilo de jogo é o seu favorito, e elas gostam de unjustified kills, etc. Outro foco do power abuse é arrecadar dinheiro, o que se torna benéfico para que a guilda dominante continue rulando o server. Algumas pessoas buscam vingança, serem respeitadas e em muitos casos são guiadas pela inveja. Na verdade, é interessante que essas pessoas não queiram seguir a trilha proposta pela CipSoft. Os criadores do jogo afirmaram publicamente que não irão tolerar power abuse e farão o seu melhor para pará-lo. Debates sobre mudanças no PvP começaram em 2008 e em 2009 a CipSoft publicou um artigo sobre o problema do PA.
Uma parte da comunidade admitiu seguir a regra "Mate todos, a qualquer hora, em qualquer lugar", o que foi uma notícia terrível para a CipSoft. Numa enquete, 7% dos votantes disse oprimir outros players. As regras do Tibia dizem claramente que se deve jogar de forma amigável que não atrapalhe outros jogadores. Além disso, há um comentário sobre essa regra:
"Você não deve usar do poder do seu personagem para oprimir outros jogadores e jogar com suas próprias regras."
A CipSoft traçou 6 metas a serem atingidas ao longo do combate aos jogadores que não seguem as regras de Tibia.
1. Reduzir as possibilidades de oprimir outros, porque todos devem aproveitar o jogo.
2. Reduzir a frustração resultante das mortes. A morte é uma experiência dolorosa que frustra pessoas e consequências negativas tendem a derivar disso.
3. Reduzir agressões para não tornar o jogo totalmente acessível a uma minoria.
4. O PvP deve ser emocionante, desafiador, mas também justo e não deve haver certeza de vitória. Ele também deve excluir roubos e sacanagens.
5. Oferecer alternativas e opções adicionais. Dar uma possibilidade para os jogadores evitarem opressores e a implementação do war system.
6. Tibia é um jogo difícil. Mantenham-no assim!
É um pequeno resumo daquela lista.
Além disso, perguntamos aos CMs o que ele iriam fazer se encontrassem power abusers do jogo na vida real. Dialogar, dar porrada ou talvez outra coisa?
CM Mirade: "Na verdade, eu tentaria aprender mais sobre o opressor, suas motivações e razões para oprimir outros players em um jogo. Seria interessante ver se seu comportamento irl é semelhante ao comportamento do jogo ou talvez totalmente diferente dele."
CM Rejana: "Bom, quando eu encontro um player irl, eu dificilmente trago algum comportamento de dentro do jogo. Prefiro falar sobre a vida real e conhecer a pessoa que conversa comigo. Se um amigo meu fosse um power abuser ingame, eu obviamente tentaria descobrir porque ele se comporta assim. Eu definitivamente não o agrediria como você sugeriu em sua pergunta, não sou uma pessoa violenta."
Agora vamos ver alguns exemplos que ilustram o PA nos últimos meses. O melhor exemplo de abuso de poder é a guilda Lucis Ferre de Elera com Lord'Paulistinha no comando.
<imagem>
Elera era um mundo bonito no passado. Apesar das longas horas na fila de espera para logar no jogo, era um mundo com uma atmosfera inesquecível. Como em outros mundos PvP, havia guildas mais fracas e mais fortes. Entretanto, a Lucis Ferre era diferente. Batalhas ganhas não eram o suficiente para eles, pois eles queriam poder absoluto. Suas proibições eram preponderantes, por exemplo, eles não deixavam players criarem mages acima de level 40 ou forçavam pessoas a abandonar hunting spots ou elas ficariam hunted. Todos que saíam de Rookgaard deveriam seguir suas regras. Elera lentamente se tornou vazia e apenas alguns players decidiram se revoltar contra a guilda brasileira. Infelizmente, não tiveram sucesso. A comunidade abandonava o mundo em massa. Quando a CipSoft liberou a transferência entre mundos, high-levels de Elera se mudaram para outros mundos mais pacíficos (principalmente Optional PvP). O exemplo mais apropriado é o de Maurolkit, que foi indagado sobre sua morte pelas mãos de LP. Ele respondeu:
Como sempre, foi a troco de nada. A principal razão era por eu ser um polonês num mundo dominado por brasileiros. Eu tinha level suficiente para fazer tudo, só não fazia por conta das proibições do LP. Se você matava um boss em Elera, dava os rares pra ele ou dava tchau pro jogo. Um pouco antes da minha morte a transferência entre mundos foi implementada pela Cip, então decidi com os meus amigos que nós trocaríamos de mundo.
Link para a entrevista com Maurolkit (em polonês):
http://tibiopedia.pl/forum/t/2270,Wywiad-z-Maurolkitem
Como Maurolkit disse, todos os rares eram do LP, então porque jogar se você não teria nenhum lucro? Porque devemos viver à sombra de outras pessoas?
Ademais, ele não foi o único player a abandonar Elera. Madam Rose, Krin-Cazuza, Roondly e Donn Beja, ou toda a guild Sacred Alliance trocaram de mundo. Apesar do fato de o mundo ser dominado por brasileiros, estes não recebiam nenhum tratamento especial e mesmo eles abandonaram Elera esperando ter paz. LP disse numa entrevista ao TibiaBR:
Sobre o problema do 'next': eu fiz um acordo com 90% dos hls de Elera. Eles devem entender que eu não podia jogar 24 horas por dia, pois tenho meu negócio na vida real. Assim, a qualquer hora que eu ligar meu computador, qualquer lugar estará livre pra mim. O cara que está caçando lá me manda uma pm dizendo 'venha caçar aqui'. Eu não fico de next.
Podemos considerar extorsão, chantagem e pagamentos como um 'acordo'? LP tirava quem ele quisesse, de onde ele quisesse, quando quisesse. Altos pagamentos tornaram o jogo impossível.
Eu gostaria de relembrar de uma das maiores sanções impostas pela Lucis Ferre, a de proibir mages acima de level 40. O que os players teriam feito? Perguntado sobre isso, LP respondeu:
É algo que acontece em todo server. Um grupo de pessoas domina o server. É para isso que existem as wars, para tomar o poder. Pelo fato de os maiores levels to Tibia serem de Elera, sempre tem alguém fazendo mages para tentar matá-los. Eles acham que vão ganhar algo, que vão ser respeitados por matarem o LP. Fazer mages se tornou algo popular. Nós perguntávamos quem era o amigo deles. Se eles respondessem errado, nós o matávamos. É assim que era, é, e será.
Mas o PA não se limita a sanções. Vale a pena lembrar uma história que moveu toda a comunidade Tibiana. É sobre a lendária guerra onde a guilda heróica Sa Ownage tentou vencer a Lucis Ferre. No começo estava tudo indo bem e a Sa Ownage tinha chances de vencer. Mas então, dois dos líderes da guild - Mith Kell e Andrius Kell foram hackeados. A perda de dois magos tão poderosos contribuiu para a desestabilização da guild.
Isso é PA? Provavelmente sim. LP disse para o TibiaBR que era capaz de quebrar as regras e mesmo assim se manter no poder. Ele hackeou esses players? Só podemos especular. Vale a pena refletir se você quer roubar algo em que alguém trabalhou por muitos anos só para poder caçar em qualquer lugar, a qualquer hora.
Morte de LP:
<vídeo>
LP estava convicto de que tudo que a guild dele fazia era normal. Temendo a perda de seu level, ele estava pronto para matar a todos, incluindo low levels inocentes que apenas queriam jogar naquele mundo. Agora imagine que você é uma jovem águia. Águias querem sair do ninho e voar, mas suas asas foram cortadas e você deve deixar este mundo. Foi assim que os players caíram!
Agora, vamos para Antica, um mundo lendário. Tudo começou aqui - os primeiros players são daqui, os mais raros itens podem ser vistos em Antica. Pessoas comuns veem esse mundo como um mundo cheio de gente legal, que tentam descobrir algumas aventuras e encontrar os segredos do mundo da CipSoft. Infelizmente, essa época já se foi. Hoje, o mundo é outro. PA é algo corriqueiro aqui. Nienna Telperien e Soltaxxy (alguns dos players mais antigos) confessaram que o PA chegou a uma situação crítica. Por causa do sistema de skulls, a maior parte da comunidade tinha que se esconder antes que players abusassem do sistema para fazê-las perder tudo. Se elas não se escondiam, era porque já haviam pago sua taxa - o único jeito de jogar tranquilamente. É assim que Soltaxxy descreve a situação. Ele ainda diz que para os PAs matar pessoas é tudo o que importa. Isso contrasta completamente com a antiga Antica, um mundo de gente legal e amigável.
Embermane é um dos mais famosos power abusers. Ele ganhou fama ao destruir uma linda festa de casamento.
<vídeo>
Nós insistimos muito em saber os detalhes desse evento, então perguntamos a ele porque fez isso e se ele era orgulhoso disso.
Embermane: Eu fiz isso porque Embermane é diabólico e foi muito divertido!
Romano: Você ainda abusa do poder ou já o perdeu?
Embermane: O que eu devia fazer já fiz e só quando necessário.
Romano: Então, quando é necessário?
Embermane: Até quando um amigo precisar de boh.
Romano: Acho que você só se importa consigo mesmo, não é? Como você se sente ao roubar a boh de um player qualquer?
Embermane: Depende da vítima. Se é um novato, eu fico mal, pois não queremos recepcionar novatos dessa forma.
Romano: Você roubaria a boh de um player que chegou a duas semanas?
Embermane: Não sei, talvez não.
Nós vemos claramento que por detrás do PA, há outros tópicos, no caso, amigos e novatos. Ainda sobre o tópico 'amigos', nós descobrimos que Embermane faria tudo por seus amigos, pois ele não vê diferença entre cuidar da sua account ou da de seus amigos. Ele confia 100% em algumas pessoas. Durante a conversa com ele, pudemos ao menos ter uma nova visão dos PAs.
Vamos voltar ao exemplo do PA por guilds. Há relativamente pouco tempo atrás, houve uma batalha entre duas guilds em Antica. A Bey e a Twenty Thieves. A primeira estava cansada das lutas constantes e decidiu abandonar o server e se restabelecer em Refugia como "Amicitia Semper Prodest". A TT ficou entediada com a falta de wars e provocou guildas neutras, como a Illusion, a obedecerem suas regras. Entretanto, a situação causou o abandondo de Antica por parte das maiores lendas do Tibia: GM Nietzsche, Bubble, Gorak, e a perda de vários rares. Foi um golpe duro no server, que nunca voltará a ser como era antes. Tudo por conta do PA.
Todos deveriam reconsiderar o assunto acima discutido. Será que vale a pena pôr em risco patrimônio material e cultural? Players lendários e itens míticos criavam uma atmosfera fascinante, motivavam as novas gerações a alcançar certos valores. Entretanto, aquele que forçam os outros a trocar de server cometem um ato imperdoável! Logo, todos sofrerão as consequências dessas decisões. A nova geração não saberá o que é "amizade na necessidade", "heroísmo", "honra" e "lenda" e vão depôr os power abusers de hoje, que só então perceberão seu erro. Então, devemos nos perguntar: o que motiva os outros a tirar o prazer dos outros em jogar o jogo? É o desejo de se achar pros amigos e impressioná-los? Ou talvez a alegria em fazer os outros sofrerem? O homem então se indaga se os PAs são realmente pessoas, que entendem os sentimentos de todo mundo, e não só dos amigos.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 



Responder com Citação

