Pessoal,
Vamos lá. Aborto é questão de saúde pública.
Concordo em gênero, número e grau. E isso NÃO QUER DIZER que eu seja A FAVOR do aborto. E nem Dilma!!
Ser a favor do aborto é banalizar a vida. Concordo 100% com você, Nobre Valente. Ser a favor da legalização do aborto é outra coisa, completamente diferente.
A legalização do abordo é algo, diria, necessário para a saúde pública brasileira. Legalizar ou não legalizar, na questão do aborto, não faz diferença em relação ao aborto em si. O aborto é ilegal no Brasil, mas se qualquer mulher quiser abortar, ela vai abortar. E não há lei que a impeça de fazer isso.
Aí temos duas opções: a mulher é rica. Ou a mulher é pobre.
Letra a) A mulher é rica
Não há nenhum problema em realizar o aborto. Ela vai numa clínica particular, paga caríssimo e realiza o aborto de forma segura, com tudo esterelizado, bonitinho, e segue sua vida normal.
Letra b) A mulher é pobre
Aí que mora o problema. Ela vai numa bocada clandestina, faz o aborto de forma totalmente insegura, com equipamentos sujos, sem acompanhamento médico, o que pode causar graves sequelas à sua saúde.
Se o aborto for legalizado, será possível que as mulheres pobres realizem os abortos em hospitais públicos. Não vou entrar nesse mérito, mas com certeza é melhor do que em locais completamente sujos e clandestinos, apesar de não ser uma situação ideal. Além disso, a saúde pública ia economizar, pois não haveria sequelas para a saúde das mulheres após um aborto clandestino.
A União gasta milhões com saúde pública. O dinheiro gasto com alguém que realizou um aborto clandestino e teve sequelas poderia ser usado para outras coisas na própria saúde pública.
Legalizar o aborto não é banalizar o aborto. É só tornar possível a escolha das mulheres dentro da lei. Dentro da lei. Porque essa escolha já é possível.... fora da lei.
Óbvio, sou a favor do planejamento familiar, de campanhas de conscientização para o uso de métodos contraceptivos. Sou contra o aborto. O aborto em si. Mas totalmente a favor da legalização.
Pena que não tem muitas mulheres aqui... Mas creio que todas concordarão comigo: Nenhuma mulher vai fazer um aborto por semana só porque ele foi legalizado. Nenhuma mulher é capaz de dizer "vou ali fazer um abortinho e volto a tempo de pegar aquele filme no cinema". Fazer um aborto é uma decisão difícil, que envolve várias variáveis.
Sejamos pragmáticos, mas não sejamos cegos.
A favor da legalização do aborto, sim! E vou votar em Dilma, ao contrário da maioria de vocês.