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Tópico: Rico em detalhes

  1. #1
    Avatar de Anderslash
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    Padrão Rico em detalhes

    O texto abaixo é uma tradução do artigo oficial do site Tibia.com, mês de julho de 2010. O original em inglês pode ser encontrado aqui.

    Rico em detalhes
    Rich in Detail

    Artigo originalmente escrito por Tibia.com
    Tradução por Anderslash




    Quando falamos sobre Tibia, geralmente damos prioridade a grandes discussões e assuntos do momento, imediatamente associadas ao jogo. Além desses importantes pontos, tem muito mais coisa que faz Tibia ser o jogo que é. Pequenos detalhes e circunstâncias que não percebemos por ir se acostumando com o tempo, ou coisas que nós deixamos passar por não parecerem exatamente espetaculares à primeira vista. Mas quando olhamos mais de perto para essas pequenas coisas, acabamos percebendo que mudar nossa perspectiva algumas vezes pode levar a conclusões interessantes sobre Tibia e até sobre você mesmo.

    Neste artigo do mês, nós ponderamos sobre alguns pequenos detalhes em Tibia, para ver quais associações elas disparam e o que podemos fazer com elas. Nós fizemos isso com um pequeno brilho nos olhos e gostaríamos de compartilhar com você os pensamentos que apareceram em nossa mente.

    Eu andaria 500 quadrados

    Você sabia que o mapa completo do Tibia, incluindo todos os andares, consiste atualmente de 17.854.464 quadrados? É claro que os jogadores não podem andar em todos eles, pois alguns estão preenchidos com água ou são inacessíveis por causa de um obstáculo, por exemplo. De qualquer maneira, ainda é um número bem grande. Então, brincamos um pouco com ele para ter uma melhor ideia dessa imensidão.


    Vamos supor que um metro em Tibia corresponde a um metro quadrado na vida real. Se você colocasse todos os quadrados em uma linha, ela teria cerca de 17.854 km (aproximadamente 11.094 milhas) de comprimento. É quase três vezes a distância entre as costas leste a oeste dos EUA. Mas vamos um pouco mais além para ver o que podemos conseguir usando algumas fórmulas encontradas em supported e promoted fansites. Se essa linha de quadrados fosse uma rua pavimentada, onde os tibianos poderiam andar tranquilamente, um personagem com level 20 levaria quase 3 meses para seguí-la até o fim, já que ele caminha a aproximadamente 9 km/h sem nenhum item adicional de velocidade. Um level 200 faria em apenas 5 semanas, já que ele anda a mais ou menos 22 km/h.

    Ainda assim, muitos jogadores querem ir de um ponto a outro muito mais rapidamente. Se você precisa atravessar os mares para chegar ao seu destino, usar um barco ou tapete mágico parece natural, mas e quanto a viagens entre localidades do mesmo continente? Se você está em Thais e tem negócios em Venore, você vai a pé ou usa o barco? Enquanto leva apenas um segundo para chegar em Venore de barco, caminhar essa distância leva algum tempo e é uma experiência totalmente diferente. Andar deixa você familiarizado com o ambiente de uma maneira muito especial, e ao invés de correr de um lugar para outro, é revitalizante viajar vagarosamente, aproveitando silenciosamente o momento.

    Sons do silêncio

    O próprio silêncio é outro detalhe que faz Tibia ser especial. É, Tibia não tem som. Pelo menos não em uma primeira olhada, ou melhor, primeira escutada. Mas mesmo com a falta de uma trilha e efeitos sonoros em Tibia, talvez ele não seja tão silencioso quanto parece. De fato, Tibia é cheio de sons imaginários.


    Por exemplo, há uma variedade impressionante de instrumentos musicais em Tibia e notas musicais de diferentes cores aparecem, se você tocá-los. Se você ouvir com bastante atenção, você quase consegue escutar uma suave melodia ao longe. Alguns jogadores inclusive formam bandas e fazem shows, entretendo seu público com músicas de todos os tipos e gêneros. Então se você vê notas musicais em Tibia, como elas soam para você? Na verdade, isso só depende de você, imaginar uma música folk ou um rock.

    Ou pense em todos aqueles grunhidos de monstros que podem virar rosnados e gritos penetrantes na sua cabeça, se você libertar sua criatividade. Você já ouviu as batidas de seu coração ecoando na sua mente, quando encontra uma criatura perigosa? Ao mesmo tempo, o suspense sufocante em situações de tensão, quando seu personagem está à beira da morte, se torna mais assustador ainda se for marcado com silêncio universal. E então, gritos de alegria, se você conseguiu sair de lá vivo, ou gritos de raiva ou desânimo após ler as dolorosas palavras: "Alas! Brave adventurer..."

    Por mais que uma trilha e efeitos sonoros possam ser legais, eles não oferecem a mesma liberdade de escolha como o silêncio. É você que decide quando quer jogar Tibia ouvindo sua música preferida de fundo, ou se você quer ouvir os sons do silêncio.

    Nas profundezas

    Por falar em sons, você já notou que não tem nenhum som quando você joga alguma coisa na lixeira? Nenhum "ploing!" ou "clonk!" ou nada para indicar que o item chegou até o fundo. De fato, se você joga coisas na lixeira em Tibia, elas desaparecem, nunca são vistas novamente. Elas parecem sumir no nada. Mas elas simplesmente foram deletadas? Ou será que existe uma passagem secreta para um universo totalmente novo ao fundo da lixeira? Algum tipo de buraco negro?

    Talvez as lixeiras tibianas sejam parte de uma longa tubulação que vai até as profundezas da terra, onde há um centro de reciclagem secreto, mantido pelos dwarfs. Foram escravizadas criaturas como orcs e goblins que agora trabalham lá para eles, reciclando tudo o que é jogado nas lixeiras, criando novos itens. Com sua habilidade para fazer negócios, os dwarfs vendem os novos equipamentos e acessórios para as criaturas ao redor de Tibia, que precisam lutar contra os curiosos e corajosos aventureiros que invadem seus lares todos os dias. Se eles são mortos por um bravo tibiano, eles vão deixar o item como loot, e alguns desses itens podem parar na lixeira outra vez. Aparentemente um ciclo sem fim. Pode ser que as roupas do seu personagem sejam feitas com um pedaço de bota que você acidentalmente jogou na lixeira semana passada. Um sistema subterrâneo de encanamentos para reciclagem pelo menos explicaria por que não se pode tirar as lixeiras do lugar.


    E obrigado pelas cadeiras!

    Vamos ser honestos: Você já roubou algo da casa de um NPC? Uma cadeira? Uma faca? Seu vaso favorito? Quando a grana está curta, mas alguns móveis básicos são necessários, alguns tibianos recorrem ao roubo. Para reduzir os riscos, os NPCs se tornam as vítimas perfeitas. De maneira geral, os NPCs são muito confiantes: Muitos deles deixam abertas as portas de suas casas, permitindo a nossa entrada, como convidados, e como agradecemos pela hospitalidade? Nós levamos pra nossa casa aquele par de preciosos talheres. Tomamos uma mesa como empréstimo e nunca mais devolvemos. Pegamos aquele brilhante candelabro para decorar nossas casas. E na maior parte do tempo, isso nem pesa na consciência, já que os NPCs parecem substituir seus itens perdidos todos os dias. Eles compram uma nova cadeira, trocam a planta roubada por uma nova - apenas para serem assaltados outra vez. Se um NPC quisesse vingança, talvez entrando na sua casa e roubando um dos seus itens, você ainda assim arriscaria pegar seus itens?

    Essa reflexão nos leva a uma questão maior, de como nós vemos e entendemos os NPCs em Tibia. Como os tratamos no jogo? Você interpreta seu papel e os trata como outra pessoa, ou eles são apenas um código de computador pra você? Para iniciar uma conversa com um NPC, você precisa saudá-lo com "hi" ou "hello". Mas você também se despede, ou simplesmente sai andando após obter a informação que procurava ou realizar o comércio?

    Imagine!

    Você vê, pequenos detalhes podem levar a questões interessantes e reflexões que podem revelar algo sobre si mesmo, coisas que talvez nem você tinha percebido ainda. Instigando dessa forma, esperamos encorajá-lo a mudar suas perspectivas a partir de agora, tomando algum tempo para se concentrar em coisas que, a princípio, parecem pequenas e insignificantes. Deixe seus pensamentos vagarem um pouco, faça a si mesmo e aos seus amigos algumas perguntas diferentes. Seja criativo ao respondê-las, ao invés de focar em perguntas óbvias e sem inspiração como "porque foi programado pra ser assim". Nós achamos que esse exercício pode ser bastante divertido.

    Pense diferente!
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    Última edição por Rocko; 30-08-2012 às 20:59. Razão: Atualização do título

  2. #2

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    Nossa quanta abobrinha que a cip fala
    em ves de cuidar de fazer um jogo decente
    com quests decentes
    e coisas pra hls
    eles ficao perdendo tempo falando dessa besteiras

    ps : ander aqui é o benhur nem deu pra me escrever no concurso do mestre das vocaçoes mas valeu pelo toque na proxima eu tento

  3. #3
    Avatar de Gaspareto
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    Estou impresionado com o tamanho do tibia , nesses detalhes poucas pessoas prestão atenção, um pouco de criatividade e pequenos detalhes tornam realmente o jogo mais interresante e divertido, podendo dar boas gargalhadas.
    Ever Lolz [12]: matei um kra 2 vezes soh agora
    Gaspar Lolz [26]: tava AFK^^
    Ever Lolz [12]: olha lah
    Ever Lolz [12]: wild warrior
    Ever Lolz [12]: mas eh estranho
    Gaspar Lolz [26]: kkkkkkkkkkkk
    Ever Lolz [12]: ele tah em Rook
    Ever Lolz [12]: sei lah

  4. #4
    Avatar de vinicious
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    Esse texto da cip só está mostrando os pequenos detalhes e um modo de ver que raramente se tem das coisas, como sair sem dar bye para o Npc (maioria faz isso '-').

  5. #5
    Avatar de Gibson
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    role play game é isso, não é só ganhar lvl, quando se pensa em quest o pessoal ja pensa em " ahh vamu upa upa upa , fica rico, mas a riqueza do jogo vai além, agregar conteudo ao que se faz e poder imaginar , mesmo essas" abobrinhas" é que faz um mundo de fantasia, um verdadeiro mundo pra se DIVERTIR.




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    "Quanto mais eu rezo mais problema aparece..."

  6. #6
    Avatar de SeTho
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    Axei engraçada a ideia da cip

  7. #7
    Avatar de Red Gun
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    Muito interessante!

    De pequenos detalhes é feito um grande jogo.

    Uma ótima idéia para se discutir. Continuem com esses artigos!

  8. #8
    Avatar de Anderslash
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    Citação Postado originalmente por lord raziel Ver Post
    Nossa quanta abobrinha que a cip fala
    em ves de cuidar de fazer um jogo decente
    com quests decentes
    e coisas pra hls
    eles ficao perdendo tempo falando dessa besteiras

    ps : ander aqui é o benhur nem deu pra me escrever no concurso do mestre das vocaçoes mas valeu pelo toque na proxima eu tento
    Cala a boca, meu.

    Ou vc acha que as pessoas que escrevem os artigos são os mesmos que fazem quests e coisas pra HL?

    A propósito, já viu o último update? Quests e coisas pra HL. Tá reclamando do que? Haha

    Cê é mala pra c*ralho.

  9. #9
    Avatar de Derel
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    MAnoo, realmente um pouco de abobrinha mesmo...
    Mas tbm achei intereçante...!!!
    Alguns detalhes podem mesmo fazer do tibia um jogo mais intereçante....
    mas eu me divirto muito jogando, mesmo sem dar tanto atençao a esse tipo de detalhe... Nao acho que isso me faria intereçar mais pelo jogo!!!
    21:22 Sir Wallister [30]: eu to com 17 só
    21:22 Royal Halley [41]: uhuuuuuuuuuu
    21:22 Royal Halley [41]: e jah vai ter ujm filhuu???
    21:22 Sir Wallister [30]: é
    21:22 Sir Wallister [30]: "acontec"
    21:22 Royal Halley [41]: oO
    21:22 Royal Halley [41]: foda..!!!
    21:23 Sir Wallister [30]: pra mim o mais foda vai ser dividi o pc daki uns anos

  10. #10
    Avatar de Kinah Mytus
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    nem gostei, to nem ai pra essas coisas

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