Como todos já devem saber, futuramente a CipSoft irá lançar o Tibia Flash, que poderá ser jogado através do navegador do seu computador (não vamos nos apegar a detalhes técnicos). Isso tem gerado uma enorme polêmica na comunidade tibiana. O pessoal tem se baseado nos jogos em flash que se encontram por aí para criticar a nova versão, e realmente não existem boas referências sobre jogos mmorpg deste gênero. Mas acredito que a Cipsoft irá mudar este conceito.
Eu, ao contrário da maioria que se manifesta de forma negativa ao novo client, tenho boas expectativas sobre o Tibia Flash. Tibia, no formato que é hoje, recebeu muito conteúdo ao longo do tempo e já está totalmente explorado. Ou seja, todos os recursos deste client ja foram desenvolvidos pela equipe da Cipsoft (de forma simples “o atual client já deu o que tinha que ter dado”). No entanto, as ideias continuam a fluir e para comportar novos conteúdos Tibia precisa evoluir. Veja o que disse Knightmare ( um dos mais antigos membros da Cipsoft e criador de grande parte do conteúdo de Tibia):
“(...) Outros obstáculos são as restrições técnicas que temos. Quando eu criei as tumbas de Ankrahmun, eu tinha uma cena de Indiana Jones em mente, na qual ele fugia daquela pedra rolando. Eu queria muito inserir algo parecido com aquilo, mas era tecnicamente impossível. No fim das contas, eu acabei tendo que colocar as deathslicers, que era uma coisa bem diferente da pedra rolante
(...) há muitas restrições sobre o que pode ser implementado e o que não pode. A questão é, quanto mais você trabalha com as ferramentas, mais você fica acostumado a essas barreiras, e mais você começa a pensar dentro desses limites. Depois de alguma prática, você simplesmente não tem ideias que não são possíveis. Quando você sabe o que é possível, você aprende a lidar com tais restrições. Se você gosta muito de uma ideia problemática, você tem de achar um jeito de torná-la possível no espírito da ideia original tão bem quanto possível com as ferramentas em mão. O mesmo se aplica às ideias que foram consideradas inapropriadas para o Tibia. Você deve ser capaz de conservá-las de algum jeito, ou então você terá de abandoná-las.” – Knightmare
Nesse trecho, Knightmare praticamente declara que o client atual tem muitas restrições no que diz respeito a adicionar novos conteúdos e que muitas ideias foram adaptadas ou tiveram de ser abandonadas. Para comportar novos conteúdos Tibia precisa evoluir. A maneira que a Cipsoft encontrou foi o client Flash, porque financeiramente é mais viável e porque mantém aquela velha linha de que “pode ser rodado em qualquer computador”. Eliminando o risco de a empresa perder clientes.
Eu li em algum lugar (não consegui encontrar onde) que em um primeiro momento o Tibia Flash será opcional. O jogador poderá optar por jogar direto no browser ou fazer o download e jogar através do client tradicional. Se observarmos o histórico de updates feitos pela Cipsoft veremos que todas as mudanças do Tibia foram realizadas de forma gradual. O que me leva a crer que assim sera com o Tibia Flash. Veja o que disse Guido ao responder a respeito:
“...um client totalmente novo é uma grande chance de revisar a antiga estrutura técnica de anos atrás do client atual, além da oportunidade de melhorar a interface para o usuário. Nós vamos adicionar ou mudar muitas e muitas pequenas coisinhas. Em breve nós vamos revelar mais sobre isso, através de sneak peeks ou discussões nos forums.
Acima de tudo, eu quero dizer que jogar Tibia com o client em Flash continuará sendo igual você joga no client hoje, com a diferença que vai rodar no navegador. Não vamos transformá-lo num típico jogo de browser. Tibia ainda será Tibia.” – Guido
A Cipsoft não vai obrigar seus clientes a jogar na versão em Flash. Se o Tibia Flash não agradar os jogadores a empresa não vai arriscar perder seus clientes tradicionais. O que a Cipsoft planeja é que os jogadores migrem para o Tibia Flash de forma natural. Para isso a empresa será um tanto conservadora no novo client, não incluindo grandes mudanças e adicionando pequenas funcionalidades e detalhes que deixarão o jogo um pouco melhor. Até que, aos poucos, a grande maioria dos jogadores se convençam por si só que jogar no browser é melhor e abandonem a versão tradicional. A partir daí acredito que virão as verdadeiras inovações como novos conteúdos, pequenas mudanças gráficas e coisas do gênero.
Enfim, todas essas transformações em Tibia levarão muito tempo pra acontecer. Tenho certeza que este querido jogo, pelo qual somos loucos e já ficamos noites sem durmir só pra pegar mais um “levelzinho”, vai evoluir de forma a divertir todos os tipos de jogadores (antigos ou novatos). A Cipsoft com Tibia irá revolucionar o conceito que temos a respeito dos browser games e Tibia será referência para futuros games.
“Para um futuro distante, eu tenho algo REALMENTE grande em mente, e eu ainda estou imaginando o que será possível e o que não será. Para lhe dar uma ideia sobre o que eu quero dizer com GRANDE, eu posso lhe dizer que os Ruthless Seven serão apenas participantes menores... mas isso não vai acontecer tão cedo e vai levar um bom tempo para se fazer tudo introduzindo certos elementos, passo a passo.” – Knightmare
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação