Após fazer os passos acima suba as escadas da casa de Santiago você vera uma chest

, clique com o botão direito nela e você ganhará uma "bag" com um "coat" dentro segure o botão esquerdo sobre o "coat" e arraste-o onde aparece uma "camisetinha"
Novamente diga "hi" perto de Santiago e repita 3 vezes "yes" então desça no buraco preto , estará um pouco escuro desça mais um pouco e verá mais uma chest clique com o botão direito na chest e você ganhará uma "torch"

, clique com o botão direito sobre ela e um fogo irá acender iluminando uma boa parte do local.
Agora , você irá aprender a atacar:
Você pode escolher vários jeitos para matar monstros no tibia
1º:Usando uma sword, uma club ou uma axe(espadas, machados ou clavas o mais usado é a sword)
2º:Usando spears , bolts , etc (munições)
3º:Usando o punho(fist fight não nescessita nenhum equipamento nas mãos)
4º:Usando uma wand ou uma rod(é como se fossem bastões mágicos, cada um destes bastões tem um determinado elemento que vão ser postados mais tarde)
5º:Usando Runas (são como pedras mágicas que você poderá usar mais tarde conforme seu level [dependendo das runas elas não nescessitam level nem magic level])
Para atacar você precisa clicar com o botão direito no bixo ou monstro e irá aparecer um quadrado vermelho em volta dele , quando o monstro te ataca aparece um quadrado preto em volta dele (você começa no tibia com uma club não é aconcelhável treinar em rook pois é uma completa perda de tempo se você for paladin não necessita usar spears em rook use o que quiser as skills que você pega em rook você demora 20~30 minutos para pegar em main , não treine em rook)
Continuando... você verá uma grade chamada "sewer gate" ela é cinza clique com o botão direito sobre ele e você irá descer para o subsolo e irá encontrar um monstro chamado "cockroach", todas elas iram "dropar" um item chamado "cockroach leg"

você deve juntar 3 deles e colocá-los em sua "bag"

.
Retorne para a escada e clique com o botão direito sobre ela , suba um pouco e verá mais uma escada , repita o passo anterior , outra escada

você já sabe o que fazer.
Fale novamente com o NPC Santiago "hi" e quando ele fizer perguntas responda "yes", assim que você falar com ele você irá ganhar 100 de experiência (1º Level).
Bom a cada level que você "upa" você ganhará 5 de life dependendo de sua vocação pode ser mais (irei falar mais tarde sobre vocações) o Santiago lhe dará um "fish" coma ele clicando com o botão direito do mouse sobre ele.

Postado originalmente por
Andrew_
Tá ai vários tutoriais pra rook.
O tutorial não é pra rook

é para o tibia inteiro sei que tem algumas coisas ali para iniciantes mas ao invés de uma pessoa ficar procurando o que fazer depois de sair de rook em vários tópicos eu vou usar esse para tentar dizer tudo conforme eu puder eu acho que vou tentar esse até o level 80 free mesmo depois crio paladin faço o tutorial até level 80 free assim continuo com as respectivas vocações