Citação Postado originalmente por Dragon Bur Ver Post
Em um Estado Socialista ideal não existiria roubo, assalto, sequestro, furto, extorsão e corrupção? Não existe propriedade privada no socialismo?
Então, vou pegar a crise do café, que teve aqui no Brasil, aonde a grande produção de café, foi tão alta, que não tinha pra quem vender, logo, os preços caíram, esses não pagavam o custo de produção, então tinham que destruir com a produção, para que o preço voltasse ao normal, é como o sistema capitalista funciona, lei da oferta e da procura, e por aí vai.

No sistema socialista, a produção não seria pra gerar lucro, e sim para atender as necessidades da população. Imagine assim, um exemplo, a produção de arroz de uma cidade X seria para consumir nessa mesma cidade, digamos que 1 familia precisa de 10kg de arroz por semana(to chutando), então, essa familia iria até a distribuidora, pegaria 10kg de arroz e pronto, o arroz não teria valor, digo, em dinheiro, logo, a familia não teria que pegar mais, seria de graça, todos poderiam. Parece impossível, claro que parece, pois em uma socidade socialista, teríamos outros valores, solidariedade, companheirismo e por ai vai, no sistema capitalista os valores são totalmente diferentes, "o que é bom vai pra vc, o que sobra é dos outros".

Não posso dizer que não existiria, não existe sistema perfeito, mas eu acredito que o socialismo é bem melhor que o capitalismo, mas me diga, se todos tivessem acesso ao que é necessário para sua sobrevivência básica, e visto que muitas coisas não teriam "valor", pq roubar? sequestrar? se corromper?

É claro, que o socialismo é algo que temos que construir, é uma outra forma de ver o mundo, outra forma de ver o próximo, é algo que tem que estar claro para todos. É claro que tem sua transição, em cada lugar é diferente, em Cuba foi na luta armada, na Venezuela, através do governo, a Venezuela passa por uma transição, ela não é 100% socialista, mas tem seus avanços. Ah nem Cuba é totalmente socialista, com a queda da URSS e a briga com o EUA, Cuba teve que se virar, e está se virando.(aqui entrariamos numa discussão teórica sobre alguns estudiosos, mas não é o caso). Cuba pode não ter acesso a todas as modernidades tecnológicas que nós temos, mas todos tem um lugar para morar, trabalho, educação e direito a saúde, ah e cultura(mto importante), são coisas que nem todos os brasileiros tem.

Numa sociedade plenamente socialista, não existiria propriedade privada, pois é ela que gera todos os problemas, enquanto existe 1 dono existem 20000 trabalhadores, gerando riquezas para 1 pessoa, e quando o lucro cai, 3 mil são mandados embora, e por aí vai. Se for ver a produção de comida do mundo, o mundo hoje pode produzir comida para todos, e mesmo assim tem milhões de pessoas morrendo de fome, se fosse tudo distrubido para todos(hoje), provavelmente os produtores iriam ficar sem sua viagem para europa, aí é foda né?

Hoje é simplesmente normal, ver alguém dormindo na rua, pedindo dinheiro pra comer ou pra que seja, simplesmente, ninguem se importa, sobre valores.. o "individualismo" está mais presente do que nunca, "foda-se" o próximo, contato que eu saia ganhando.

Enquanto existir pessoas no mundo, morrendo de fome, frio, doenças e por aí vai, a luta socialista continuará viva.

@elazon fion: Stálin matou gente pra caramba, acredito que o que ele tenha feito foi um erro, totalmente autoritário, mas não podemos achar que o socialismo é só isso. Temos que analisar não só a URSS, mas sim o contexto histórico em que ela estava inserida, pois analisando de uma forma superficial, acabamos esquecendo de colocar alguns vários elementos na análise.


@elielsantos: velho, se você quer bater na esqueda, primeiramente estude-a, pq seus argumentos usados para responder o Poncheis, foram todos ridículos, só falta você criticar um cara de esquerda pq ele toma coca-cola! huhauehuehauehaue