Com certeza você já ouviu falar no famoso Basilisk no Tibia, que fica em Kazordoon (nas profundezas das minas). Basilisk traduzido para o Português significa Basilisco. A mitologia define bem ele:
"Basilisco era uma espécie de animal-monstro, resultado do ovo de galinha chocado por sapos ou serpentes. Esse era o rei de todas as serpentes e elas o respeitavam grandemente, fugindo da sua presença quando esse ser chegava.
Havia duas espécies de Basilisco. A primeira queimava tudo que se aproximava e a segunda era um tipo errante de cabeça de Medusa, que quando visto, provocava o horror e a morte de todos que o viam.
Certa vez, alguém disse que já que todos morriam quando viam o basilisco, quem sobreviveu para contar a história? Para a mitologia, a resposta disso é o uso de um espelho, que refletia o horror do basilisco e que o matava.
Fora o reflexo dos espelhos, os basiliscos temiam apenas as doninhas, que se alimentavam com arrudas, a única planta que o basilisco não podia murchar, então conseguiam matar o bicho. "
Uma mitologia que há uma certa semântica com o contexto do Basilisco Tibiano. No Tibia, o Basilisk possui o mesmo "look" (aparência) de uma Snake normal.
Uma informação importante de se ressaltar é que o Basilisco é um NPC! Sim! Caso você queira um "tira-teimas", observe a linha de raciocínio:
1) - Quando você dá look no Basilisk, aparece: You see Basilisk.
Agora experimente dar look em uma criatura normal. Vamos pegar um rato de exemplo: You see a rat. Na frente de nomes de NPC's não vêm artigos.
2) - Se mesmo assim você ainda não acredita, experimente ver o Basilisk. Você observará que você não vai adquirir o símbolo de "Battle" (quando uma criatura chega perto de você).
Sabe-se que o Basilisk existe desde que Kazordoon foi lançada. Kazordoon foi lançada na versão 6.2 do Tibia, mais exatamente no dia 10 de Junho de 2001.
No passado, a região onde é hoje Kazordoon era habitada por uma poderosa tribo de orcs. Os dwarfs que viviam próximo eram freqüentemente incomodados ou mesmo escravizados pelos orcs. Com o tempo, foi crescendo o número de dwarfs que queriam uma guerra contra os orcs para tomar o local.
De repente, em uma manhã, quando um grupo de dwarfs estava se dirigindo a Thais para vender algumas de suas jóias da montanha; eles foram perseguidos pelos orcs, porém os dwarfs conseguiram os derrotar.
Esse incidente somado com a revolta de dwarfs que insistiam que já estava na hora de seu povo se levantar por suas crenças, fizeram com que a população se unissem para se libertarem dos orcs. Esse foi o início da assim chamada "War of Welcome" (em português, algo como "Guerra de Boas-Vindas").
Porém, os orcs não partiram em retirada, e sim se prepararam para o combate. Após um ano de batalhas, a tribo dos orcs foi dizimada; e então os dwarfs clamaram o domínio sobre o centro do continente, e assim nasceu o império dos dwarfs no local. Os humanos do reino de Thais se tornaram aliados desse império logo após a guerra, e então o comércio entre eles floresceu.
Até hoje não há notícias de nenhum jogador ter conseguido entrar na sala do Basilisk. Muitos deles utilizam-se de programas ilegais que ver andares abaixos. (Atenção: o TibiaBR não apoia esses programas.)
Ai ta um SS do basilisk:
http://img341.imageshack.us/img341/1488/bas1yn9.jpg
Mas, por enquanto, é impossível chegar ao Basilisk:
http://i29.tinypic.com/k0izj9.png
Na foto acima podemos ver uma passagem bloqueada, muito perto do Basilisk. Provavelmente muitos guerreiros foram petrificados ali SAUHAUHSSAUHUHAS.
Uma curiosidade: alguns de vocês devem saber, outros não. Os Dwarfs gritam "Hail Durin!" não é atoa não: foi Durin que salvou os Dwarfs do Basilisk e ajudou a prende-lo. Para os anões, Durin é um Deus.
Nesse momento de investigação, todos os NPC's de Kazordoon são suspeitos. Algumas palavras que podem ser úteis na investigação:
Blog
Durin
Kazrad Rockfist
Kazradz
Khundahamar
Thunder Hammer
Goship
God
Emperor
King
Magic word
Basilisk
Like Mesh Kaha Rogh
Za'Kalortith
Uth'Byth
Uth'Morc
Uth'Amon
Uth'Maer
Uth'Doon
Zatragil
Fruzek
War
Last War
Battle
Last Battle
Missed
Horned Fox
Bandits
Key
Secret
Warlord sword
Excalibug
Kurik
Screwdriver
Oswald
O Imperador de Kazordoon diz que se você ver o mundo com os olhos abertos, não precisará perguntar por quests. Sabe-se que Dwarfs lutaram contra Cyclops e Orcs no passado, e sabe-se também que alguns Dwarfs foram para Edron e Cormaya à procura de suas riquezas perdidas.
Há um livro que diz que o Cyclop de Ab'Dendriel (o ferreiro) é um traídor para a raça dos Cyclops. O sonho dele era ser ferreiro, então ele foi até Kazordoon e ganhou a simpatia dos Dwarfs e aprendeu a mexer com ferros. Ele foi perseguido pelos Cyclops e se alojou numa torre de Ab'Dendriel onde os elfos o protegiam, pois eram a favor dos anões. Para proteger os anões, ele uniu a arte do forjamento de metais com a mágica elfa e fez armas muito poderosas. Porém por um motivo que não tenho conhecimento, atualmente Elfos não se mistura mais com Anões.
Também é bom ressaltar que é meio suspeito o Basilisk estar exatamente abaixo da Prisão de Kazordoon, e que não existe um andar abaixo do Basilisk.
Para quem não sabe, o ser da mitologia chamado "Grifo" é inimigo mortal do Basilisco.
QUOTE
Grifo é na mitologia um animal com cabeça e asas de águia, e corpo de leão. Fazia seu ninho perto de tesouros e punha ovos de ouro sobre ninhos também de ouro. Outros ovos são freqüentemente descritos como sendo de ágata.
A figura do grifo aparentemente surgiu no Oriente Médio onde babilônios, assírios e persas representaram a criatura em pinturas e esculturas. Voltaire incluiu na sua novela, A Princesa da Babilónia, dois enormes grifos amigos de uma fénix, que transportaram a princesa na sua viagem. Na Grécia acreditava-se que viviam perto dos hiperbóreos e pertenciam a Zeus. Em tempos mais recentes, sua imagem passou a figurar em brasões pois aparentemente possui muitas virtudes e nenhum vício.
No Tibia não existe a criatura "Grifo" (Griffin em Inglês) ainda. Mas existe o Griffin Shield. Na quest do Griffin Shield há um scroll que diz: "Play a flute to the master of snakes". Traduzindo ficaria mais ou menos assim: "Toque uma flauta para o rei das cobras".
O intrigante é você ganhar um Dwarven Axe na quest do Griffin Shield. Dwarven Axe poderia ter sido a arma utilizada pelos soldados para combater o Basilisk e para aprisioná-lo.