Entrevista: Sorcerer Manipulator
"Meu char tem um potencial imenso, seria capaz de solar um Orshabaal."
Entrevista feita por Ravell.
Edição por Anderslash
Sorcerer Manipulator é o sorcerer brasileiro com maior level em Tibia, também top level do mundo Menera. Nesta entrevista exclusiva, o astro do TibiaCast fala sobre a força do seu char, seu desejo de ser top e também comenta sobre a guerra que aconteceu recentemente em Menera e seu polêmico desfecho. Leia abaixo o bate-papo com nosso repórter Ravell.
Ravell - Olá Sorcerer Manipulator.
Sorcerer Manipulator - Olá.
Ravell - Posso te chamar de SM pra entrevista?
Sorcerer Manipulator - Claro.
Ravell - Então SM... pra começar o nosso bate-papo, queria que você contasse como foi o seu início no Tibia. Como você conheceu o Tibia de fato?
Sorcerer Manipulator - Como todo jogador iniciante que começa, todos têm lá seu modo de chegar no jogo. Anos atrás, 2 RLs que hoje têm mais de 30 anos me apresentaram o jogo. Comecei com 10 anos de idade, hoje, bleh, tou aqui.
Ravell - Então tem quantos anos que você joga Tibia?
Sorcerer Manipulator - Seis anos, é a idade dessa conta :)
Ravell - Você é considerado então old school. Quando você começou no jogo há 6 anos... você já tinha noção de que jogaria de sorcerer?
Sorcerer Manipulator - Sim, principalmente pelo gosto de magias poderosas. Sempre joguei com magos.
Ravell - Você jogava rpg de mesa com magos? Ou a inspiração pra magia veio de jogos de pc/console?
Sorcerer Manipulator - Nunca joguei RPG de mesas, ehm, RPGs têm sim uma ligação entre si, mas o que me motivou mesmo foi o poder estatístico de sorcerers no Tibia.
Ravell - E quando você começou a perceber que poderia se tornar um dos tops sorcerers do mundo?
Sorcerer Manipulator - Um dos por enquanto, o top virá em breve. Bom, quando cheguei em Menera, vindo de Calmera, vi meu horizonte de experiências in-game se abrir, foi daí que descobri que tinha pleno potencial para seguir rumo ao topo.
Ravell - Falando em Calmera, como era sua vida por lá antes de fazer o world transfer pra Menera?
Sorcerer Manipulator - Tinha muitos amigos, mas muitos deles pararam de jogar. Continuo com muitos aqui em Menera, daí a minha inspiração pra sair de Calmera. Mas não mudava-se muito do que eu vivia lá e aqui. Hunts e diversão.
Ravell - Você poderia dizer que o motivo de você ter vindo pra Menera seriam os amigos?
Sorcerer Manipulator - Sim. Exclusivamente.
Ravell - Quando você ainda jogava em Calmera, no início de carreira, digamos assim hehe, você deve ter tido alguns jogadores que serviram de inspiração. Quem seriam eles?
Sorcerer Manipulator - Jogadores naquela época tinham possibilidades técnicas de se tornarem algo mais do que players comuns, exemplificando: Pelo level, você tinha largas vantagens devido a sua diferença. Sim, há uma pequena lista de jogadores notáveis, sendo eles Bubble e Eternal Oblivion, duas lendas ao meu ver.
Ravell - Com certeza, duas lendas! Bubble foi mais da minha época também, quando eu jogava em Calmera. Falando em técnicas e vantagens de level alto, você é um dos poucos levels 300+ de Menera e o top do nosso server. Qual foi o maior desafio pra você, falando em criaturas, monstros, bosses que você já enfrentou por essas terras?
Sorcerer Manipulator - Meu char em si tem um potencial imenso, tenho que admitir. Mas para falar em DESAFIOS, muitos com certeza considerariam isso o que eu acho que não merece o 'título'. Para notas, eu já solei, com o meu char, o PoI boss Dracola por exemplo, pondo a prova o poder do meu char, que em outra dimensão também seria capaz de solar um Orshabaal.
Ravell - Você acha que conseguiria solar o Orsha?
Sorcerer Manipulator - Considerando números e jogabilidade, sim. Afinal, os números não mentem.
Ravell - Tá aí algo que seria legal de ver: um sorcerer solando Orshabaal! Ainda no assunto de bosses, foi por conta de um certo boss (pelo menos dizem por aí) que teve inicio a grande guerra de Menera. Você confirma isso?
Sorcerer Manipulator - Eu não chamaria isso de grande guerra. Alguem com um ponto de vista analítico o suficiente concordaria comigo. :)
Ravell - Mas o inicio dela foi por conta do Ghazbaran?
Sorcerer Manipulator - Pode-se dizer que sim. Porém ressaltando a ideia, eu não considero isso uma guerra. Podemos dizer que quem realmente acompanhou a tal 'explosão' viu que o outro time só recuava e não pudemos presenciar uma batalha.
Ravell - É... digamos que faltou um pouco de ação, mas ela foi bem polêmica. Você sabe ou desconfia do que aconteceu com aquele char que estava na guilda rival e aparentemente foi hacked?
Isso permitiu a vitória da sua guilda, fazendo a virada no placar de frags pra 6x3.
Sorcerer Manipulator - Bom, um boato 'simpatizante' da guild inimiga estava correndo por aí e chegaram a dizer que a, ehm, guerra, foi roubada pela nossa guild. Ponto que discordo e tenho forte desconfiança que fizeram isso para tentar sem efeito influenciar negativamente a nossa guild. Exemplificando: 'VAMO ROOKAR ESSA ~~~DA, A GENTE NÃO FAZ ~~RRA NENHUMA E ELES VAO SAIR DIFAMADOS, HEGEMONIA HEGEMONIA!'
Ravell - Bem... isso realmente pode ter acontecido, mas que foi bem polêmica, foi!
Sorcerer Manipulator - De fato, não podemos discordar disso. Mas cá entre nós, cabe citar aquela famosa frase: 'WHO CARES'?
Ravell - No resultado final, você e sua guilda venceram, e é o que termina ficando.
Sorcerer Manipulator - De fato.
Ravell - Você deve ter acompanhado o fórum no TibiaBR ultimamente e um assunto que está ficando em evidência é o power abuse, principalmente em servers Open PvP. Não é o caso aqui de Menera, mas isso não significa que não exista power abusing em Optional PvP. O que você acha sobre isso? Tem gente que defende arduamente e tem gente que é contra.
Sorcerer Manipulator - Entrando na esfera da famosa expressão 'Power Abusing', acho que podemos ver por aí dois lados:
1 - Como nesse jogo o que vale é a diversão, dá pra se esclarecer muito bem de como funciona o conceito de quem pratica, que é por diversão, muitas vezes com um pouco de inconsequência.
2 - Volto a afirmar de novo a minha ideia: 'SE IMPORTAR DEMAIS', é esse o caso de quem toma o power abusing, é claro que muitas vezes injustamente, mas que fique muito bem claro, pra toda, TODA ação, há uma reação. Ou seja: o mundo corre ao nosso redor.
Ravell - Isso é algo bem verdadeiro mesmo, ação e reação. Agora vamos falar um pouco sobre o jogo no geral. Vamos supor por alguns intantes que você fosse o responsável pelo desenvolvimento do jogo. O que você faria com as vocações? Você acredita que existe um certo desbalanceamento hoje em dia?
Sorcerer Manipulator - Bom, pra deixar claro eu não estou preparado pra assumir esse cargo, então não espere a melhor resposta possível. Desbalanceamento há em todo lugar, em tudo. Mas citando os exemplos do jogo em si, cada um deve saber o que acontecerá no futuro com sua vocação. É claro que um sorcerer sabe que tem um poder de fogo imenso, um knight sabe que ataca de perto, um druid sabe que cura e um paladin tem que saber usar a distância.
Ravell - Como exemplo, eu faria algo do tipo permitir os knights utilizarem duas armas de uma mão ao mesmo tempo! <puxando a sardinha pros kinas claro> :P
Sorcerer Manipulator - Uma idéia engraçada, na minha opinião. :P
Ravell - Você faria algo diferente nas vocações?
Sorcerer Manipulator - Mudaria a capacidade de self-healing de um knight.
Ravell - Como, exatamente?
Sorcerer Manipulator - Tiraria o delay que um EK recebe ao ser atingido por paralyze e diminuiria o preço das UHPs (Ultimate Healing Potions).
Ravell - Hmmm... as UHPs são um grande motivo de reclamação dos kinas e é alvo de muita critica. Sobre waste em hunts, você também deve torrar rios de dinheiro pra pegar tanto xp por dia! Qual o segredo pra tanto xp? Você tem noção de qto você gasta por level?
Sorcerer Manipulator - Saber aproveitar seu tempo. Pra falar em gastos, eu nem ligo para isso, então essa pergunta não tendo a responder. Mas para bater a marca de 3kk/h de experiência, é preciso muito mais do que gastos.
Ravell - Tenho acompanhado seu cast e você geralmente caça sozinho, a não ser quando você vai fazer check de boss em PoI por exemplo.
Sorcerer Manipulator - PoI boss checkings requerem muita atenção do time. :P
Ravell - Sim, com certeza! Mas você acha que corre algum risco de caçar solo? Ou é como se estivesse numa hunt de dragon por exemplo?
Sorcerer Manipulator - Tecnicamente sim, por exemplo: Caso eu tomo um chamado 'netdown', meu char já era em menos de 3 segundos. No mais, caçar solo só me traz vantagens, muitas vantagens.
Ravell - Você se lembra qual foi o máximo que você já pegou de xp por hora?
Sorcerer Manipulator - Como já citei nas palavras acima, foi algo em torno de 3kk.
Ravell - E qual foi o máximo num único dia?
Sorcerer Manipulator - Se não me engano nesse exato momento que estou digitando, 15 milhões.
Ravell - Isso é quase o level de 1 ao 100! Estamos chegando no final do nosso bate-papo e vamos pras considerações finais. Muita gente gostaria de te ver nos encontros do TibiaBR. Você tem fãs! Já pensou sobre isso? Tirar fotos, dar autógrafos.
Sorcerer Manipulator - Qualquer dia apareço por um desses aí. :)
Ravell - O que você espera do Tibia num futuro próximo?
Sorcerer Manipulator - Que a CipSoft não leve o jogo pro 'buraco' (sim, defina assim mesmo), e que dê algo chamado diversão para o 'incoming' de players e para os atuais e já jogadores. No entanto, Tibia tem uma visão diferente para cada um de nós. Minha diversão é o powergaming, hehe.
Ravell - Você tem alguma ideia ou sugestão mesmo, que a CipSoft poderia fazer para aumentar essa diversão para novos jogadores?
Sorcerer Manipulator - Desafios (guarde bem essa palavra).
Ravell - Mas desafios é algo muito abrangente! Pode nos dar algo mais específico? Eu, por exemplo, adoraria algo super simples, como poder andar utilizando o WASD. Você teria alguma sugestão simples que pudesse melhorar o gameplay?
Sorcerer Manipulator - Eu adoraria enfrentar algo que seja considerado "impossível" de se concluir.
Ravell - Tipo uma quest?
Sorcerer Manipulator - Algo do gênero.
Ravell - Pra finalizar, vamos falar algo rápido sobre as vocações. Você já falou um ponto fraco dos knights (self healing). Na sua visão, qual seria um ponto fraco dos paladins?
Sorcerer Manipulator - Seria algo bem "estreito" de se dizer, mas eu diria que eles hoje em dia tem dificuldade de enfrentar algumas (sim, algumas) situações em que precisam batalhar com muitos monstros.
Ravell - Hmm... entendi. Seria então uma dificuldade pra lutas em área. E os druids? Qual seria o ponto fraco deles?
Sorcerer Manipulator - Por serem mages, não terem um poder de ataque relevante (ainda digo que isso é estreito).
Ravell - E agora sobre a sua propria vocação. Qual o ponto fraco dos sorcerers?
Sorcerer Manipulator - Mages têm pouca vida, apesar de sorcerers terem sim sua vasta vantagem, eu considero esse um ponto fraco de um sorcerer, mas não me classifico individualmente nele. ;]
Ravell - Gostaria de dar a chance uma pessoa da platéia de fazer uma pergunta pro Sorcerer Manipulator. Alguém gostaria?
Samyna Xedara - Eu. Sua meta no Tibia é o top geral?
Sorcerer Manipulator - Sim, Samyna Xedara, acredito que como eu uso o tempo eu quero e vou atingir isso. :)
Ravell - Muito bom! Temos espaço pra mais uma!
Coronel Soul - Eu quero. Você usa bot?
Sorcerer Manipulator - Bom, Coronel, eu tenho consciência que você com certeza se deixa levar por boatos sem efeito, e sei que você já sabe a resposta para isso também. Que é NÃO. Eu tenho habilidades suficientes pra isso (sem querer ser chato).
Ravell - O Senaro vai fazer a última pergunta da noite.
Senaro - Como você quebrou todas essas barreiras, eu sei de sua trajetória em Menera, Mani, pretende continuar com essa excelente campanha?
Sorcerer Manipulator - Bom, meu amigo Kako, eu nunca me importei pra alguma coisa que não muda em nada, sempre segui meu espaço. A chave do sucesso é nunca parar, nunca desistir.
Ravell - Obrigado pelo seu tempo, Sorcerer Manipulator! Valeu mesmo, gente! Aqui encerro a entrevista.
Sorcerer Manipulator - O meu obrigado pelo empenho do nosso amigo Alexey a.k.a. Ravell pelo tempo.
Ravell - Espero que em nossa próxima entrevista o assunto seja mais sobre a RL! E espero te ver mais próximo do lvl 400 o/
Sorcerer Manipulator - Tudo dentro do possível. :)
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação

. pouco convencido ele: "o top virá em breve."