"O Projecto Vênus foi fundado na ideia de que a pobreza, o crime, a corrupção e a guerra são causadas pelas neuroses e escassez criadas pelo sistema económico vigente, que é orientado ao lucro e que reprime o progresso de tecnologias benéficas à sociedade. Fresco teoriza que a progressão da tecnologia, se esta fosse continuada para além do limite do que é lucrativo, fará com que mais recursos estejam disponíveis para mais pessoas, produzindo uma abundância de produtos e materiais. Esta abundância reduziria a tendência humana actual para a independência, corrupção e ganância, dando alas para as pessoas se ajudarem entre si. Fresco acredita que o sistema monetário e os processos associados a ele, tal como a venda do próprio trabalho e a competição, são danosas à sociedade e limitam o verdadeiro potencial da maioria das pessoas. Ele diz que as suas ideias beneficiarão um número máximo de pessoas. Ele afirma que as suas ideias originaram-se nos seus anos de formação que foram durante a Grande Depressão.
Como isso difere do comunismo?
Embora o comunismo seja um sistema social muito mais humano que o que temos hoje, nós sentimos que difere consideravelmente da direção que nós defendemos. Embora Marx tenha oferecido uma direção nova e arrojada em sua época, esta deixa muito a desejar quanto ao que pode ser realizado com a tecnologia de hoje aplica com preocupação humana e ambiental.
O Projeto Venus oferece ciência e tecnologia a serviço da humanidade numa escala global e eventualmente ajuda a eliminar todas as fronteiras que separam as pessoas. O sistema não usa dinheiro e disponibiliza bens e serviços sem uma etiqueta de preço, dívida, troca ou servidão de qualquer tipo. Se usamos nossa tecnologia inteligentemente, podemos criar uma abundância de bens e serviços para o planeta inteiro. Nós usamos máquinas e automação para produzir e distribuir todos os produtos manufaturadas, os quais estarão disponíveis em centros de distribuição para todos. O propósito dessa alta tecnologia é libertar as pessoas para que elas possam ir atrás de seus próprios interesses e realizações.
Nós superaríamos a necessidade de participação humana na produção de bens e serviços. Não há nenhuma taxação ou obrigação de qualquer espécie. Defendemos a não existência de governo por sistemas humanos. Eles sempre se mostraram inadequados. Sistemas computadorizados e cibernética seria aplicado ao sistema social corresponde à capacidade de sustentação dos nossos recursos globais. O principal propósito das máquinas é a manufatura e distribuição de bens e serviços mantendo-se ao mesmo tempo um ambiente com serviços para todos e lucro para ninguém. Quando as pessoa terem acesso aos recursos, a maioria dos crimes desaparecerá. A necessidade de polícia, exército e prisões irá eventualmente sumir junto com eles. Claro, isso irá coincidir com as mudanças necessárias na educação. Espero que isso ajude a esclarecer alguns pontos. Nós entendemos que isso seja uma descrição simplificada de como ele difere do comunismo."
(Wikipédia)
O Projeto Vênus é um modelo de sociedade criada por um engenheiro americano, em que a economia se basearia em recursos, e não em lucros. Se basear em recursos significaria produzir para o bem estar das pessoas. Bem semelhante ao comunismo, mas com o diferencial de implementar a tecnologia para alcançar o bem estar total.
Parece um projeto bem idealista, mas que, da maneira como está indo, poderia dar certo. Não estou fazendo propaganda, não apóio nem desapóio, apenas gosto de ouvir opniões de pessoas interessadas sobre este assunto.
Eles inclusive fizeram um documentário, divulgando suas idéias, segue o link:
http://video.google.com/videoplay?do...4226641382024#
O que acham?
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Venus
http://thezeitgeistmovement.com/joom...168&Itemid=380
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 





Responder com Citação