Curtir Curtir:  0
Página 22 de 27 PrimeiroPrimeiro ... 122021222324 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 211 a 220 de 262

Tópico: Discussão sobre Programação

Registro
    01-03-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Agora que eu irei tentar aprender a programar, preparem para ver várias perguntas noobs.

Galera, eu estou com uma dúvida. Estou ainda no começo dessa apostila de programação e não entendi algumas coisas:

- Funções;
    - Argumentos;
    - Retornar valores;

Não seria mais simples colocar tudo dentro do "int main()" do que criar uma nova "função"??

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    07-12-2005
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Mist Ver Post
    Agora que eu irei tentar aprender a programar, preparem para ver várias perguntas noobs.

Galera, eu estou com uma dúvida. Estou ainda no começo dessa apostila de programação e não entendi algumas coisas:

- Funções;
    - Argumentos;
    - Retornar valores;

Não seria mais simples colocar tudo dentro do "int main()" do que criar uma nova "função"??
    Criando funções teu código fica mais limpo, fica melhor dividido, pode ser feita a reutilização do código, na verdade, fica bem mais simples criar uma nova função, e fazer apenas a chamada a ela dentro do main().
    ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Registro
    03-01-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

- Funções;
    - Argumentos;
    - Retornar valores;

Comecemos pelo retorno. Todas as funções retornam um valor, a menos que sejam void. Uma função tipo...

int soma(tipo argumentos){
    return x}

Vai retornar um valor x inteiro.

Argumentos são valores que você passa para uma função, eles podem ou não serem modificados dentro desta, dependendo de como você os envia (por parâmetro ou referência).

Exemplo, no main você vai chamar uma função...
    "função(a, b);"

void função(int a, int b){
    }

Pela ordem em que você enviou, o valor (ou endereço) do parâmetro a será passado para o argumento "int a".

Espero ter sido claro, complicado explicar.

Registro
    01-03-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Obrigado Victor.

Cloud~ Deu uma boa clareada aqui, mas eu fiquei com dúvida na parte do retorno. Ok, toda função irá retornar um valor, mas vão retornar pra que e pra onde?

AUTO AVALIAÇÃO
    Veja como você está. Escreva uma função que some dois inteiros e retorne o valor da soma
    #include <stdio.h>

int soma (int a, int b)
    {
    printf("%d", a+b);
    getchar();
    return(a+b);
    }
    int main ()
    {
    int x,y;
    x=1;
    y=2;
    soma (x,y);
    getchar();
    return(0);
    }
    Vejam se fiz certo por favor.

Registro
    27-03-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Obrigado Victor.

Cloud~ Deu uma boa clareada aqui, mas eu fiquei com dúvida na parte do retorno. Ok, toda função irá retornar um valor, mas vão retornar pra que e pra onde?

Você pode usar esse retorno para mostrar na tela usando um printf ou então para armazenar numa variavel o valor do retorno... (não sei se deu pra entender )

E o que você fez acima está certo sim..

Publicidade:

Última edição por Rinnag; 18-07-2011 às 23:19.

Registro
    07-12-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Obrigado Victor.

Enfatizando o retorno.. você poderia fazer assim olha:
    Código:
    #include <stdio.h>

int soma (int a, int b)
    {
    return (a+b);
    }
    int main ()
    {
    int x,y;
    x=1;
    y=2;

printf("%d",soma(x,y)); 
    // note que aqui, o valor a ser impresso será o retorno da função soma.
    return(0);
    }
    ¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯¯

Registro
    23-06-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

- Funções;
    - Argumentos;
    - Retornar valores;

Obrigado Victor.

Uma função, jogando a grosso modo, é um meio de organizar e reaproveitar um código. O qual faz algum tipo de processo, emcima de objetos(por exemplo, números). Depois de processar os objetos e transformar em um novo(ou novos), ele retorna esses objetos pra quem o chamou, numa determinada linha/parte do código.

Mas para uma função processar alguma coisa(que é seu objetivo), ele precisa das coisas pra processar, certo?

Essas coisas são os Argumentos. Argumentos são as variáveis(objetos) que serão responsáveis por receber os valores que foram enviados, quando a função, foi chamada.

Após a função receber seus argumentos, eles serão processados, da forma que o programador quiser. Na sua parte final, a função então devolve(retorna) o(s) objeto(s) resultantes do processo, para onde ela foi chamada.

No caso:

#include <stdio.h>

int soma (int a, int b)
    {
    return (a+b);
    }
    int main ()
    {
    int x,y;
    x=1;
    y=2;

printf("%d",soma(x,y));
    // note que aqui, o valor a ser impresso será o retorno da função soma.
    return(0);
    }
    A parte em negrito, nessa linha do código, é onde ela foi chamada.No caso, o que será exibido na tela, será 3, porque a função retornou o valor 3 naquele ponto.

No caso da função que você criou(soma), a função, recebe os argumentos a e b, que terão os valores de x e y que você tinha colocado(1 e 2). O processo, que você definiu, foi de somá-los. E então, depois de somá-los, você retornou o valor processado, que foi 3.
    Da certo também. Mas...

Essa é uma dúvida muito, muito frequente de iniciantes. Isso é uma coisa que você só entenderá melhor quando criar programas mais complexos.

Vou dar um exemplo bem clássico,

Veja bem:

#include <stdio.h>

Você tem alguma idéia do que essa linha faz?

Ela inclui uma biblioteca, chamada de stdio.h.Mas o que é uma biblioteca? Uma biblioteca, a grosso modo, é um lugar onde tem um monte de funções, pré-programadas.

Se você for perceber bem, o próprio printf, É uma função. No caso, pré-programada.Os argumentos, seriam no caso aquele %d, e o outro seria um valor.

Pensou se você não tivesse pronta a função printf? Você teria que aprender a fazer a função, e ainda, refazê-la todas as vezes em todos os programas, se quisesse mostrar algo na tela.

Mas com a biblioteca, você ja a tem pronta. E então, você não economizou tempo e código?

É justamente para isso que ela serve.

Agora pensa em um programa mais complexo. Tipo um sistema operacional. Onde um processo é utilizado 100 vezes. É melhor, eu copiar e colar o código do processo 100 vezes, e explodir a hd de tantos gigabytes de linhas de código ou re-aproveitar esse processo?

Quando você entrar de cabeça mesmo em programação orientada a objeto avançada, você entenderá muito bem isso.

Na verdade é imprescindível que você entenda sobre esse assunto, para quando for mexer com classes, metodos, propriedades e etc.

E isso ae, espero que tenha ficado claro

Ufa.
    http://img715.imageshack.us/img715/6...ebruncelee.jpg
    "ignorância, com mais freqüência do que o conhecimento, gera confiança".

Registro
    21-04-2010
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

A verdade é que eu sempre gostei de ver/saber sobre programação, e até penso focar meus estudos e trabalhar nesta área... mas por DESGR*** do destino, eu não entendo PO**A nenhuma, e não tem nenhuma escola de programação na região... e é por isso que nos primeiros capítulos eu desisto.

Se alguém souber de alguma linguagem boa pra começar, e conhecer algum tutorial bom, eu ficarei muito grato ^^

Sem mais,
    Danilo
    Vida Longa e Próspera 🖖🏻

Registro
    01-03-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Muito obrigado Rin' e Victor'.
    E Bruce, ficou muito mais claro essa explicação!

Agora sim posso seguir la na apostila.

Registro
    16-10-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por DaniloXP Ver Post
    A verdade é que eu sempre gostei de ver/saber sobre programação, e até penso focar meus estudos e trabalhar nesta área... mas por DESGR*** do destino, eu não entendo PO**A nenhuma, e não tem nenhuma escola de programação na região... e é por isso que nos primeiros capítulos eu desisto.

Se alguém souber de alguma linguagem boa pra começar, e conhecer algum tutorial bom, eu ficarei muito grato ^^

Sem mais,
    Danilo
    Recomendo pra você começar com java, é uma linguagem muito boa para iniciantes em programação.

Eu também sempre curti mas nunca conseguia entender nada, mas vagando pela internet achei a apostila de java da caelum(uma escola de programação) e esto aprendendo muito, já até criei uns programinhas noobs pra android.

A apostila você pode encontrar aqui.

Mas antes recomendo você assistir as viodeoaulas de algoritmo do professor Neri Neitzke, pra aprender a programar de fato, antes de começar com alguma linguagem. As aulas você acha no canal dele no youtube.

Publicidade:

Tópicos Similares

1. [Artigo Oficial] 50 respostas dos product managers
    Por Anderslash no fórum Matérias TibiaBR
    Respostas: 199
    Último Post: 27-06-2010, 21:41
  2. Discussão sobre as Bandas de Metal e o gênero em si
    Por El Bozonildo Palhaçón no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 111
    Último Post: 18-09-2009, 18:42
  3. Sobre o Amor, Sobre o olhar, Sobre o Poeta
    Por InaaKun no fórum Fora do Tibia - Off Topic