Postado originalmente por
Leo Telles
Você tem amigos? (bem vindo ao mundo do sarcasmo)
Eu estava com algumas dúvidas e resolvi entrar num dicionário, porque realmente imaginei que havia entendido errado o significado de
sarcasmo.
O dicionário em questão é o Priberam:
sarcasmo
(grego
sarkasmós,
-ou)
s. m.
Ironia amarga e insultuosa. = escárnio.
Temendo o assassinato da língua, resolvi procurar, da mesma forma, o significado da palavra Ironia, exatamente da mesma fonte,:
ironia
(latim
ironia,
-ae, do grego
eironeía,
-as, dissimulação, ignorância)
s. f.
1. Expressão ou gesto que dá a entender, em determinado contexto, o
contrário ou algo
diferente do que significa.
2. Atitude de quem usa expressões ou gestos irónicos.
3. Sarcasmo.
4. Acontecimento ou resultado
totalmente diferente do que eram as expectativas (ex.: ironia trágica).
Agora, analisando os resultados, eu digo que o senhor
se equivocou, em todos os aspectos, na sua última postagem neste tópico, quando se referia a mim. Primeiro porque so senhor desconhece
todos os significados de todas as palavras que utilizou para ênfase e algumas mais, desde o momento que tentou explicar sobre reflexos & sua tentativa frustrante de colocar sentido onde ele simplesmente não existe. Digo novamente, se quer dizer, DIGA. Se quer ser sarcástico, seja sagaz. O senhor, simplesmente, não diz o que quer dizer e não é sagaz. Não se precisa explicar um sarcasmo quando ele está explícito, e novamente, o senhor tentou gerar um sentido a partir do além.
Só para me certificar que o senhor teve o mínimo de entendimento sobre o que eu tentei falar e sobre o que o dicionário explanou para nós dois, deixa eu explicar: um sarcasmo
necessita de uma contrariedade, onde a idéia não fique explícita na palavra (porque essa tem o papel de lograr), mas na situação que se envolve no contexo.
Um exemplo de sarcasmo:
O senhor é inteligente e sagaz.
Veja, meus exemplos se contextualizam para a contrariedade. Viu? Não é tão difícil.
Nota: O senhor não me conhece; portanto, essa
tentativa de sarcasmo só me deu a entender que há uma rixa pessoal para comigo, uma pessoa que so senhor descobriu que existia hoje. A pergunta que me incomoda é: por quê?
--------------------
@topic
Não decidiu que arte marcial vai fazer ainda piá??? Agora eu tô até curioso ;D
Tenho uns amigos que fazem karatê, é interessante (:
[EDIT]
Desculpa, não é karatê, é kung fu, me perdi com os nomes. ;D
Não sou expert no assunto.