Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 27

Tópico: 1º Concurso Taverna do Roleplay - Categoria Tibiana

Visão do Encadeamento

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Registro
    13-11-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Estou sem tempo agora pra ler os contos com calma e dar uma nota.

Mas reservo o espaço pra meus votos em breve.

@Steve: nas regras, na hora do copy/paste escapou um "Como os autores dos poemas só serão revelados após o término da votação", devia ser os autores dos contos, não?

EDITADO:
    A Batalha dos Campos da Glória

True-Blue é um nome estranho para um conto medieval, mas como Tibia é fantasia pode-se admitir que os nomes vão desde complicados "suggested names" até um prosaico "Bubble".

Ainda assim, acho que a história ganha muito mais força (e vida própria, independente do jogo) quando os nomes vêm em português, como Legião Vermelha, Rocha de Ulderek e Colinas de Fêmur.

Não conheço as patentes militares em Tibia, mas achei estranho que meros tenentes (oficiais subalternos) fizessem parte do Estado-Maior de Bistur Kahs.

A história ficou ótima, com muitas passagens que alternaram descrições e pensamentos dos personagens perfeitamente.

A polaridade entre os atores principais funcionou muito bem: o idealismo fanático de Bistur Kahs (insanidade?) e o realismo cético de Harter, um homem do povo, um mero tenente preso na armadilha da história.

Só o desfecho não emocionou. Quando o narrador admite que seria pouco o espaço para tantos feitos heróicos, parece que desiste de emocionar e se contenta em retratar um final já previsto.
    O Fantasma do Corsário

O conto foi bem costurado e tinha um foco bem definido: contar a história de um sequestrado por piratas que conseguiu escapar com a ajuda de um fantasma.

Parece que faltou uma terceira camada ao conto. A ideia está boa, a narrativa flui naturalmente, mas faltou desenvolver os personagens.

Aí entra uma técnica que sempre lembro aqui: A história principal tem um trajeto definido (uso a metáfora da linha reta). Mas não basta isso, é preciso criar um ou vários pequenos acontecimentos paralelos, que vão circundando esta linha reta principal (uso da metáfora linha senoidal).

A linha reta mantém seu curso, inalterável, rumo ao desfecho imaginado. Mas neste meio tempo o escritor "confunde" o leitor com pequenas informações extras, que vão contribuir para a história principal nos pontos de interseção entre a senoidal e a reta.

A senoidal é que dá profundidade aos personagens, porque traz fatos relevantes destes, mas dispensáveis para a linha reta. E, talvez mais importante, impede que o leitor veja claramente o desfecho, criando uma cortina de novos acontecimentos e permitindo a surpresa.

O escravo sequestrado, apesar de narrador, não criou empatia com o leitor. Ele não tem nenhuma característica ou "gancho" que nos permita diferenciá-lo dos muitos outros personagens. É só um cidadão de Thais sequestrado.

Os piratas foram apenas piratas, mas aí não há problema, porque a função destes é só essa mesmo, serem os antagonistas.

Já o fantasma que possibilita a fuga merecia também ser melhor explorado. Não é fundamental, mas um fantasma louco e com um passado a ser revelado poderia ser a cereja que enfeita o bolo da história principal.

Em cinema, vários personagens secundários com este poder de carisma depois acabam ganhando seus próprios filmes, como o Wolverine, de X-Men.

Não digo para contar uma história dentro da história, porque pode se perder o foco, mas dar pequenas informações que façam o leitor pensar: existe um passado por trás deste cara.
    Sem Título

Houve grande preocupação em localizar perfeitamente o leitor que também seja jogador de Tibia.

Assim se conquista a simpatia deste e torna a leitura mais interessante para quem percorre as diversas referências ao jogo seguindo o enredo.

O lado negativo é que, com tantas citações, o leitor leigo em Tibia acaba perdendo o interesse.

As referências não têm tanta importância para o andamento da história, são como brincadeiras internas para os "iniciados" no mundo tibiano.

Como é uma categoria Tibiana, não vejo problemas nisso, apenas o conto fica com um público mais restrito.

Algumas passagens de diálogos e pensamentos me pareceram conflitantes, como quando o ânimo de Gorn murcha e logo em seguida sugere uma expedição.

Alguns sentimentos também me soaram forçados, um pouco melosos ou rebuscados demais, por exemplo: "Quase chorei"; "Um par de olhos penetrantes ... me avaliou. Senti-me como se estivesse nu".

Isso é questão de estilo, estou citando não como um defeito, mas é que as considerações do personagem criam a imagem que o leitor tem dele. Na hora que li achei que estava descrevendo um personagem efeminado (é possível que Gorn seja gay, não sei).

Colaborou com essa impressão o fato do guarda do palácio de Thais ter caçoado de Gorn e seus "bilhetinhos e flores para seus companheiros".

Mas no geral as situações descritas e divagações dos personagens se adequaram perfeitamente ao clima aventuresco pretendido.

O final anti-clímax foi uma boa sacada, poderia ter durado mais um pouco. A passagem entre encontrar a caverna que os próprios heróis haviam cavado e a revelação de que esta não levava a lugar algum foi muito rápida.
    De heróis e vilões

Uma coisa que notei foram as descrições dos personagens num modelo rígido de citar o nome em seguida de suas características físicas.

Acho que funciona bem num jogo de roleplay, mas num conto soa um pouco forçado. O ideal é o leitor saber destas informações sem nem ao menos se dar conta disto.

Por exemplo: Sonja era uma excelente guerreira e como todas as ruivas não levava desaforo para casa. Seu tamanho de deusa nórdica também ajudava a manter o respeito de homens e mulheres. Principalmente dos homens afoitos, que se iludiam com sua pele clara e feições delicadas e pensavam estar lidando com alguma jovem dama da corte.

Num parágrafo sabemos que Sonja é ruiva, jovem, alta e bela, além de guerreira e de temperamento forte. Tudo isso sem demonstrar que o narrador queria dar estes dados, que são secundários ao enredo mas importantíssimos para formar a cena no imaginário do leitor.

Sobre o uso de asteriscos para dividir as cenas, não gosto. Considero que a narrativa pode acontecer com clareza sem necessidade destes artifícios. A não ser que seja uma obra que faça uso extensivo de recursos gráficos, como tipos de letras diferentes, cores, asteriscos e outras tipografias.

Afora estas pequenas observações, foi interessante saber como o herói Linus derrotou Morgaroth e se tornou o sucessor do rei Tibianus.
    Cerco em Carlin

Não entendi muito bem a parte que uma amazona diz que os orcs estão acampados há dias e por isso estariam fracos e com fome. Normalmente nos cercos quem fica sem suprimentos é a cidade sitiada.

Outro detalhe curioso é que, pela história, em Carlin as amazonas utilizavam os serviços de arqueiros homens.

O conto tem uma narrativa eficiente e, apesar da guerra, acredito que a ideia principal foi narrar a relação entre a rainha mãe e sua filha, o que só descobrimos no final.

Na realidade pouca ação acontece, e vários personagens e cenários nos são apresentados, como o grifo e a câmara secreta do feiticeiro Drulak.

Para ver como se pode aproveitar ao máximo a tensão dramática que uma espera pode proporcionar, sugiro o filme Te pego lá fora, que narra as 2h, em tempo real, em que um moleque de escola terá que esperar até o recreio antes de apanhar do valentão que o desafiou.

Se quiserem alguma coisa mais cult, tem Esperando Godot, uma peça do Beckett.

O ponto em comum é que o foco principal não é o que os personagens anseiam (seria como um McGuffin* do Hitchcock) mas sim o que a tensão proporcionada por aquele evento causa neles.

*McGuffin é alguma coisa muito importante para os personagens da história mas sem nenhuma importância para o desenrolar da narrativa. Muitas vezes um McGuffin nem sequer é mostrado ou explicado ao público.
    ~*~

Sinceramente, este concurso apresentou ótimos contos, sem exceção.

Não estou fazendo média, falo como um leitor que não tem gosto pela literatura tibiana, mas que se surpreendeu.

OBS.: Minhas notas estão no post abaixo, para ter destaque e o Steve conseguir ver.

Última edição por Wu Cheng; 21-02-2010 às 20:07.

Tópicos Similares

1. TibiaBr Top Levels
    Por Azumaril no fórum Tibia Geral
    Respostas: 232
    Último Post: 19-06-2009, 16:12
  2. Concurso Melhor Avatar 2009 (Inscrições)
    Por Lire no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 292
    Último Post: 09-06-2009, 16:03
  3. Respostas: 72
    Último Post: 31-05-2009, 14:25
  4. Concurso Melhor Conto 2008
    Por Dark Psycho no fórum Roleplaying
    Respostas: 215
    Último Post: 21-01-2009, 13:04
  5. Resultado do concurso: Crie o item de seu fansite
    Por el mont bolado no fórum Tibia Imprensa
    Respostas: 60