Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Processo criativo para FUNÁRTICOS!!

Registro
    24-08-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Atenção Processo criativo para FUNÁRTICOS!!

Opa eaí funarticos...

Hoje não venho lhes trazer um desenho, e sim um texto que pelo que estudei vai servir para auxiliar todos aqui no seu processo criativo, destravamento da mente! não acho lugar certo para postar acho que o adequado seria aqui mesmo, ou tutorias não sei mais se for preciso mover, avontade.

Esse texto que vou digitar aqui é de uma matéria do meu curso de Publicidade e Propaganda, então vou passar para vocês porque não existe esse texto na net pois é da autoria da minha professora, e vou disponibilizar porque ajuda bastante na parte de criação tanto para textos quanto para pinturas e tudo mais na vida e como não conheço ninguém aqui que faz publicidade a maioria tem outro curso superior e também estão no ensino médio

Como dito o texto é de autoria da professora Márcia Pimenta, ministra aula de Redação Publicitária para o 3º periodo de Publicidade e Propaganda na Faculdade Araguaia-GO

ATENCÃO! Antes de baixarem o scroll e ver o tamanho do texto, gostaria que tivessem a paciência quem se interessar de lêr todo o texto que é importânte para você! Não é um texto longo como parece, possui 3 folhas! nem páginas são! então leiam mesmo!

Vamos lá:

Texto 1- SOBRE O PROCESSO CRIATIVO:

Isso já aconteceu com você? Você saiu tranquilo para correr, está completamente descontraído, com o espírito relaxado. Eis que, de súbito, ocorre-lhe a solução de um problema que vinha remoendo há dias ou semanas. Você, então, se pergunta por que não pensou naquilo antes...
    Nesses momentos, entramos em conato com o espírito criativo, essa entidade às vezes tão esquiva das grandes idéias. O espírito criativo é mais que um lampejo ocasional ou desabrochar da fantasia. Quando ele desperta, anima toda uma maneira de ser: uma vida repleta de desejo de inovar, de explorar novas formas de fazer as coisas, de transformar sonhos em realidade.
    Não importa quem você seja, o espírito criativo pode entrar, sim, na sua vida. Está à disposição de qalquer um que se disponha a ousar, explorar novas possibilidades, melhorar as coisas. Ele pode estar atuante no político de mais alto escalão, dentro dos departamentos de criação de agências de propaganda, como pode também se manifestar no cozinheiro afoito, que continuamente inventa novas receitas, ou no professor inspirado que descobre novos meios de instigar seus alunos.
    O fato é que os momentos criativos são importantes para para tudo que fazemos, em todas as esferas da vida: relacionamentos, família, trabalho, comunidade, forums... Mas, como se dá a autonomia do momento criativo e qual a essência da criatividade?
    Sabemos que, ao adotar uma nova postura em relação ao que fazemos - e essa nova postura funciona -, usamos nossa criatividade. Quando vamos além das formas tradicionais de resolver problemas, obtendo um sucesso capaz de influenciar outras pessoas, nossa criatividade assume uma dimensão social importantíssima. É p caso da propaganda, por exemplo!
    Para isso, ou seja, para encarnarmos o espírito criativo, é preciso um pouco de paixão, persistência e humor.
    Voltemos ao exemplo da sua corrida. Aquela fagulha de inspiração, aquele instante em que você resolveu um problema q vinha torturando há semanas é o ponto final de um processo assinalado por etapas distintas.

Preparação

A primeira etapa é a preparação, quando você mergulha no problema e investiga qualquer dado que possa ser relevante. Então, sua imaginação voa livrimente e você se abre para tudo que, mesmo de modo vago, diz respeito ao problema. A idéia é reunir uma ampla série de dados, de modo que elementos inusitados e improváveis comecem a justapor-se por si mesmos. Aqui, é absolutamente necessário ser receptivo e saber ouvir.
    Eu sei que isso é mais fácil de dizer do que fazer. Estamos habituados ao nosso modo mundano de pensar em soluções. Os psicólogos chama de armadilha da rotina de "fixidez funcional": vemos apenas a forma óbvia de encarar um problema, o que é a mesma atitude cômoda com que saempre refletimos a respeito. O resultado, às vezes, é jocosamente denominado "psicolesclerose" - uma esp[ecie de endurecimento de atitudes.
    Outro obstáculo à coleta de novos dados é a auto-censura; aquela voz interior de julgamento que confina nosso espírito criativo aos limites que consideramos aceitáveis. É essa voz que nos sussura: "vao pensar que sou louco", "isso nunca vai funcionar" ou "è óbvio demais".
    Podemos aprender a reconhecer essa voz de julgamento e ter coragem de repelir seus maus conselhos.
    À etapa de preparação, podemos acrecentar outra, que, por ser muito incômoda, até ser desdenhada: a frustração. Ela surge quando a mente racional, analítica, buscando laboriosamente uma resposta, atinge o limite da sua capacidade. Se conversar com pessoas que fizeram coisas criativas, elas lhe falarão sobre as longar horas, a angústia, a frustração, toda a preparação antes que algo acontecesse e se desse um grande salto para frente.(quem aqui trabalha na parte imagem/textos nós temos muito isso não? eu mesmo quando tenho pedidos de pinturas há serem entregues as vezes não sai nada, você fica frustrado há tentar criar algo diferente, original, ou mesmo em alguma participação da Arena fun arts, aquele tema que te deu dor de cabeça! quem não teve ainda...TERÁ!) A gente não dá grandes saltos sem antes esquentar os miolos!
    Embora ninguém goste de frustração e desespero, pessoas que preservam sua criativade pela fica afora conseguem aceitar os períodos de angústia como partes necessárias do processo criativo total. Reconhecer que existe uma escuridão inevitável antes do amanhecer ajuda de muitas maneiras. Quando vemos a escuridão como o prelúdio necessário à luz criativa, provavelmente não atribuímos a frustração à incapacidade pessoal nem a classificamos de má, Essa visão mais positiva da ansiedade pode alimentar uma maior boa vontade em continuar tentando resolver um problema, a despeito da frustração.
    Na Revista Veja, edição de 03 de fevereiro de 2010, o psicólogo Jerome Kagan, que passou meio século estudando o desvenvolvimento infantil, alerta que para o erro tentar suprimir a ansiedade. Isso porque, segundo ele, ansiedade gera produtividade e persistência. Há provas de que as pessoas muitas vezes fracassam não porque os problemas sejam insolúveis, mas porque elas desistem antes do tempo. A persistência deve ser encarada como um dos nossos mais poderosos aliados. Todavia, sucede, às vezes, que o mais avisado curso de ação seja a cessação de todos os esforços. E é nesse momento que a mente racional rende-se ao problema.

Incubação:

Depois de examinar minuciosamente todas as peças relevantes a forçar a mente ao máximo, você poderá deixar o problema "cozinhar em fogo brando". Essa é a etapa ada incubação, quando você digere aquilo que reuniu. Se a preparação exige trabalho ativo, a incubação é mais passiva: boa parte do que acontece, fora da sua consciência atenta, no inconsciente. Como se diz, você "dorme sobre o problema".
    Embrora você possa, de tempos em tempos, arrancar o problema dessa zona mentar repuscular e concentrar nele toda sua atencção, a mente continua a buscar respostas, esteja você pensando ou não consientemente no assunto. Como efeito, a resposta pode chegar em sonho, naquele estado de sonolência que antecede o sono profundo ou quando você desperta pela manhá, por exemplo.
    Não raro, subestimamos o poder da mente inconsciente. Ela, porém, presta-se julgamentos de auto-censura; as idéias são livres para combinar-se com outras em padrões novos e associações imprevisíveis numa espécie de fluidez quase promíscua.
    Outro aspecto valioso da mente inconsciente é ser ela o depósito de tudo o que sabemos, inclusive aquilo que não podemos trazer prontamente à consciência. Os cientistas que presquisam o conhecimento, isto é, que estudam como a informação transita pelo cérebro, ensinam que toda a lembrança é inconsciente até tornar-se consciente e que apenas uma pequena fração do que a mente absorve - menos de 1% - chega á esfera da consciência plena(frustrante não?:mad. Nesse sentido, a mente inconsciente é dintelectualmente mais rica do que a consciente, pois dispõe de mais dados. Isso quer dizer que quanto mais alimentarmos nossa mente com informações, as mais diversas, cmais rico nosso inconsciente estará, Ora, se é nele que repousa o espírito criativo, é certo que teremos, então, mais chance de termos grandes ideias.
    Além disso, o inconsciente nos fala de um modo além das palavras. O que a mente inconsciente conhece inclui os sentimentos profundos e as ricas fantasias que constituem os sentidos. O que a mente inconsciente conhece lembra, não raro, um pressentimento. A esse tipo de conhecimento damos o nome de intuição.
    Nossas intuições recorrem diretamente ao vasto depósito de informações que, para o inconsciente, é um livro aberto - mas está, até certo ponto, fechado para o consciente. Isso quer dizer que quando confiamos na nossa intuição estamos nos voltando para a sabedoria do inconsciente.

Devaneio:

Ficamos mais receptivos às sugestões da mente inconsciente nos momentos de devaneio, quando não estamos pensando em dnada em particular. Por isso, o "sonho acordado" é tão útil na busca da criatividade. Por isso, a teoria de Domenico De Masi, m sobre o Ócio Criativo. Por issotambém, diversas empresas, hoje, trabalham com pausas voltadas para o descanso. Principalmenteaquelas que valorizam o espírito criativo de seus colaboradores, como é o caso da 3M, por exemplo.
    Todo instante de devaneio é útil para o processo criativo: um banho, uma longa viagem de carro, um passeio tranquilo. Nolan Bushnell, por exemplo, fundador do antigo vídeo-game Atari, teve a inspiração para um de seus games mais vendidos enquanto se distraía brincando com areia numa praia. "As únicas grandes ideias que tive me ocorreram em omentos de devaneio, mas parece que a vida contempoânea nos tenta impedir de devanear", dizia ele. "A todo tempo, nossa mente está ocupada e controlada pelos outros. Na escola, no trabalho, diante o dtelevisor. Sair um pouco disso é realmente importante. Devemos reclinar-nos na poltrona, ou sentar ao volante, muitas vezes até sem ligar o rádio, deixando que nossa mente vagueie em liberdade".
    A verdade é que precisamos de um lugar em que a tagarelice mental, os ruídos e juízos da mente sobre o que somos e o que estamos fazendo são silenciados. Assim, conseguimos fazer contato com uma parte mais profunda de nós mesmos, capaz de revelar novos padrões.

Iluminação:

Com sorte, a imersão e o devaneio conduzem à iluminação, quando, de repente, a resposta surge como que do nada! É a fase que, em geral, merece toda glória e atenção. è o momento longamente desejado e ardentemente perseguido, a sensação do "É isto!".
    Mas o pensamento apenas - mesmo que seja uma constatação decisiva - ainda não é um ato criativo. A etapa final é a tradução, quando apanhamos a ideia e transformamos em ação. Traduzir a iluminação em realidade torna a ideia muito mais que um pensamento fugaz: torna-a útil para nós e para os outros.
    Qualquer modelo das etapas do processo criativo não é mais do que uma aproximação rudimentar de um proceso, na realidade, muito fluido e que pode tomar os mais difersos rumos. Um escritor ou artista, talvez tenha uma série contínua de iluminações que o guie ao longo de toda a obra, do princípio ao fim. Um inventor, talvez descubra que a maior parte do seu trabalho é gasta na preparação e execução - aqueles 99% de gênio que, segundo Thomas Edson, são transpiração e não inspiração.
    O mais das vezes, no curso de uma criação complexa, como escrever uma peça de teatro ou planejar um edifício, o ato de criar é uma longa seqüencia de passos, com múltiplas e encadeadas preparações, frustrações, incubações, iluminações e traduções em ação.

Bem o texto é este!

Tem algo também que é ótimo para uma grande variedade de idéias! criar coisas muito criativas e tudo mais. Esse é um exercício que se chama "BrainStorm", amanhã eu edito o posto e coloco o que é porque agora não vai dar, mais pesquisem na net talvez tenha sobre o "brainstorm"

Espero que tenham gostado deste texto!!!
    FUI :riso:

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    05-12-2004
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Uhhhhh ... muita informação e pouco objetivo ...
    ajudar ajuda sim ... e bastante ....
    organizar as ideias etc ..

a palavra mais importante que vc falou, foi a que menos explicada foi ...

brainstorm ....

chuva de ideias ...
    eu uso isso pra tudo, ate para fazer desenhos ...
    + meu brain é rascunhando ...
    rabiscando fraco, tentando ver se a coisa fica legal no esqueleto do desenho ...
    é onde + acredito que seja de valor investir a cuca ...

primeiro ... visualizar oQ vc quer desenhar no papel ....
    como uma cena de filme ...
    depois é so rascunhar e usar o brain, pra detalhar e colocar elementos novos na cena ...

+ gostei da ideia ...
    vamos aguardar e ver oQ o pessoal acha e se foram bem sucedidos usando o metodo ...

Registro
    29-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Dia 11/02/2010, eu estava comentando com meu irmão sobre as músicas que cada personagem canta no final de Shrek 2.

Lembrei de todas, exceto a dos Três Ratos Cegos. Eu só tinha certeza que era dos Beatles, mas não lembrava de forma alguma, fui dormir logo em seguida, após falhar fortemente tentando lembrar.

Aí acordei umas 10 horas depois, pela manhã, e o primeiro pensamento que me passou à cabeça foi a música dos ratos, como se fosse óbvio.

Essa experiência é a que eu acho que sua professora quis dizer, acho que quando dormi o meu cérebro fez o seguinte:

E de manhã eu tinha a resposta prontinha, viva o inconsciente. @_@

Também achei muito texto para pouca informação, mas certamente uma informação útil, vou me lembrar de descansar quando as ideias não estiverem fluidas.

O Brainstorm também é um recurso bem interessante, eu utilizo para redações, já fiz muito rascunho de redação em que os cabeçalhos ficavam entupidos de palavras soltas relacionadas ao tema.

s=D|--<
    q.

Registro
    16-10-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

É por isso que tenho minha melhores ideias debaixo do chuveiro :rolleyes:

Um texto excelente. De fato, não se encaixa apenas no "desenhar", e sim em todos os outros processos criativos. Aliás, associei-o demais ao meu modo de escrever. Realmente é isso que acontece.

Nossa, paro e penso como o inconsciente é fantástico! Um bom exemplo disto é, tendo visto um comercial do John Lenon, imediatamente veio-me este nome à mente, apesar de, a princípio, "não fazer ideia de que era". E sim, era John Lenon

No mais, muito bom, recomendo!

Bela~

Registro
    19-02-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Muito bom o texto, fmarques.

O espírito criativo é um tanto estranho de se lidar.

Ah, pra quem disse que não tem muito conteúdo, pode procurar pelo livro "O Espírito Criativo", ele tem tudo isso aí só no começo dele =]

Tanto que achei super parecido as etapas Preparação, Incubação, Devaneio e Iluminação.

É realmente uma boa escolha pra trabalhar o lado criativo das coisas.
    Sua professora fez uma boa escolha.

A.t'

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Ilustrador

Limitations are only created by our mind.
    Overcome the impossible and take off with the moment.
    Conquer with a rose, down with a smile. Because dreams never die.

Registro
    24-08-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

ah, não deu tempo de posta sobre o 'brainstorm' tava fazendo plantao no hospital enquanto digitava o post ai me chamaram na uti entao n deu tempo de fala do 'brainstorm'...

não acho q é muito texto para pouco objetivo, na verdade o objetivo do texto era mostrar as fases que englobam a criação, para a pessoa lêr e dps refletir na hora de usar a sua criatividade, saber como fazer funcionar, tem vários metodos que funcionem, eu passei esse texto porque achei que seria algo interessante para o pessoal do f.a ver eu penso que ajuda. Às vezes não ajudou um como ajudou outro porque você já saiba como fazer sua criatividade fluir
    já tenha a 'manha'

Eu já li esse livro que o Bruce Vandertersk escreveu, não todo ainda mais recomendo para quem gosta de 'se entender'...

xD bem o texto continua aí para todos que tiverem disponibilidade de lêr, se tiver ajudado ou não tamo ae

Tópicos Similares

1. [Tutorial] Estratégia para Rookgaard
    Por Sir'Iguela no fórum Newbie Island (Rookgaard)
    Respostas: 28
    Último Post: 23-07-2012, 13:21
  2. [Desatualizado] Enciclopédia Knights.
    Por Valeria Freitas no fórum Knight
    Respostas: 19
    Último Post: 02-12-2009, 21:23
  3. Concurso de Roleplay Telling 2009 - PRIMEIRA FASE
    Por Lucas CS no fórum Roleplaying
    Respostas: 41
    Último Post: 08-11-2009, 04:03
  4. Topico do hospital cema
    Por Neo'Aragorn no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 123
    Último Post: 10-07-2008, 07:23
  5. Tudo que você precisa saber sobre o UPDATE!
    Por Valeria Freitas no fórum Knight
    Respostas: 49
    Último Post: 19-06-2008, 12:25

Permissões de Postagem