O texto abaixo é uma tradução do artigo oficial do site Tibia.com, mês de janeiro de 2010. O original em inglês pode ser encontrado aqui.
A Construção de Zao
The Making of Zao
Artigo originalmente escrito por Tibia.com
Tradução por Equipe TibiaBR
Revisão por GrYllO
Desde o lançamento do Update de Natal 2009, muitos bravos aventureiros já se aventuraram em Zao para explorar seus mistérios e encarar os numerosos desafios que existem por lá. No artigo deste mês, nós lhe daremos informações sobre os bastidores da criação deste continente. Os membros da equipe de conteúdo (Chayenne, Knightmare, Denson Larika, Lionet) e o artista gráfico do Tibia (Jan) são as pessoas que deram a luz ao surpreendente novo conteúdo do Update de Natal.
Uma terra tão grande com toneladas de novos monstros e quests é resultado de um bom trabalho em equipe. Durante a fase de planejamento do update, a equipe de conteúdo deve decidir quem cuidará de qual área do mapa e de quais quests. "Todos fazem um pouco de tudo, mas nos organizamos para que todos possam focar nas tarefas que mais gostam ou em que são melhores", disse Chayenne. "Jan é nosso homem para todos aqueles gráficos bonitos e também coordena nossos artistas externos. Knightmare escreve um monte de ótimas histórias, tanto linhas de quests desafiadoras ("The New Frontier", por exemplo), como em quests malucas ("Isle of Evil"). Ele também traz a maioria dos monstros à vida. Dens é realmente ótimo desenhando áreas impressionantes com um alto nível de detalhes e escrevendo quests divertidas recheadas de roteiros complexos (como tudo dentro e ao redor de Beregar ou da Treasure Hunt). Para mim, isso depende de quanto tempo eu tenho além de organizar tudo. Eu gosto de projetar quests grandes e com história ("Blood Brothers"), mas também pequenas e divertidas como a quest de Eclesius ou a quest "Unnutural Selection". Também implementei a maioria das novas características (como a parte de conteúdo do sistema de casamento ou Travora) e adoro mexer com roteiros complicados e charadas. Lionet também gosta disso, julgando pelo enigma em sua quest "Children of Revolution", mas também provou ser um excelente editor de mapas e escritor de histórias como em Muggy Plains - uma ótima adição a nosso time!"
Nós, community managers, tivemos a sorte de dar uma espiada no novo conteúdo a cada momento, e durante a fase de desenvolvimento do Update de Natal. O que nós vimos parecia incrível e foi fascinante ver o continente e as quests crescerem e evoluírem.
No início, a idéia básica para o update era criar um lugar onde os monstros eram civilizados e os humanos viviam em cavernas. A equipe de conteúdo escolheu um sabor asiático, temperado com um toque ligeiramente gótico, para não se tornar aquela típica e manjada área asiática de outros jogos. Então, para fazer parecer diferente, eles tentaram misturar certos elementos como o tema da corrupção, por exemplo, e o fato de que a área é realmente governada por dragões considerando que os humanos desempenham um papel secundário. Os minotaurs eram a primeira escolha óbvia para a nova área, por que eles já possuíam naginatas e katanas. Mas é claro, a equipe de conteúdo também queria algo mais exótico do que apenas minotaurs e orcs: então eles adicionaram os lizards. Os dragons completaram o retrato, já que eles estão frequentemente associados a temas asiáticos.
A inspiração normalmente vem de diferentes lugares e algumas vezes é difícil dizer como uma idéia vem à mente. Em relação à Zao, alguns jogadores sentem influência do trabalho de H.P. Lovercraft. Mas de acordo com Knightmare na verdade não há influência de Lovercraft, mesmo que o tema possa parecer ter algumas semelhanças com os temas de Lovercraft quem tendem a usar: “Os ‘lizards’ são apenas ‘lizards’, como em várias publicações de contos fantásticos e até mesmo no Tibia. As Dragonblaze Peaks têm os seus topos nevados devido à idéia de se tornarem vermelhos ao por do sol, dando a elas seu nome. A corrupção por si só não é um conceito tão único assim. Você pode achar este tema em muitas obras de fantasia mais novas, e ele provavelmente estará mais ligado à questão do ambientalismo moderno do que H.P. Lovecraft". Chayenne admite que a quest “Unnatural Selection” é um pouco inspirada por um de seus jogos mais favoritos, Chrono Trigger, no qual você também gasta algum tempo com uma tribo de humanos primitivos e tem de festejar com eles: "Eu quebrei a cabeça sobre como eu poderia criar algo como uma caçada tribal ou uma grande festa com as possibilidades que nós temos e a parte do "dance dance revolution" foi o que apareceu e deixou tudo bem divertido."
Em Zao, personagens podem ganhar o direito de usar uma nova roupa. Tanto o tema geral do update como o sistema de guerras inspiraram Jan a desenhar uma impressionante roupa de warmaster (mestre da guerra): "Eu queria aproveitar a oportunidade para criar algo que caísse bem com isso, algo para ir à guerra, que parecesse legal em uma batalha épica. Eu amo essas cenas de batalhas imensas, na qual exércitos de guerreiros bem equipados, com pequenos estandartes em suas costas, avançam um em direção ao outro, alguns se chocando com outros ferozmente, outros formando uma disciplinada falange com suas naginatas, ordem em meio a todo esse selvagem caos, sem medo... glória!" Parece que o tema Samurai foi uma escolha fácil.
De qualquer maneira, todo o desenho de Zao tomou um grande tempo. A estepe, por exemplo, devia dar um sentimento de vastidão, e levou várias semanas até que o time de conteúdo e Jan ficassem felizes com a palheta de cores da área, especialmente das construções. As cores originais eram mais acinzentadas e amarronzadas, misturadas com um pouco de verde e púrpura, mas tudo parecia de alguma maneira enfadonho, e não foi antes que contrastes rubro-negros fossem adicionados que todos ficaram satisfeitos.
Jan menciona que o pedido do ambiente estilo savana ou estepe veio da equipe de conteúdo e era uma idéia que já estava circulando há algum tempo: "Nós sentimos que isto nos daria uma mistura interessante pra trabalhar junto com o tema da corrupção, e essa boa dose de visual com influências asiáticas. Isso nos permitiu também criar algo novo e diferente para as áreas já existentes em Tibia. A coleção de gráficos de ambiente do Tibia é vasta e já pode ser combinada de diferentes maneiras para conseguir qualquer tipo de atmosfera, mas nós expandimos bastante essa capacidade novamente neste update com novas texturas genéricas de solo. Mesmo um grande marco como a estátua de dragão de pedra que pode ser encontrada no grande portal pode ser colocada de várias formas."
Enquanto Jan é o principal responsável pela criação de gráficos e texturas do jogo, a equipe de conteúdo planeja e monta tudo, construindo todas as belas paisagens em Tibia. No caso de Zao, já estava certo desde o update de Yalahar que a nova expansão do mapa aconteceria à leste de Vengoth.
Inicialmente, a forma geral do novo continente foi sendo criada. Apenas no térreo, sem nenhuma montanha ou caverna. Assim, todos na equipe tiveram como referência a nova área e desenharam a sua versão do mapa: onde as montanhas seriam localizadas, as cidades e como as áreas deveriam ser semelhantes em geral. Diferentes esboços foram revisados e depois de todos chegarem à uma conclusão, as áreas foram atribuídas a diversos membros da equipe. Tão logo receberam os gráficos que eles haviam pedido à seção gráfica, eles começaram a construir as novas áreas. “Primeiramente, o piso e as formas principais foram feitas, seguido pelas casas, ruínas, áreas de quest e monumentos únicos. Por último, a decoração, como plantas, pedras e até mesmo o lixo foram adicionados.” Denson Larika explica. “Nas Dragonblaze Peaks eu trabalhei do nível do solo até o topo. Andar por andar. Então eu escavei os picos e construí as cavernas para os dragons.” Os monstros foram postos depois da conclusão do mapa. Depois disso, se seguiu um tempo de ajustes e melhorias, entrando e saindo do Test Server para testar as áreas de caça. Como o início do Test Server, toda a equipe de conteúdo foi se ocupando com a correção de bugs, e melhorando ainda mais algumas coisas.
As idéias para quests e missões em Zao vieram junto com o desenvolvimento do novo continente. Certos tipos de quests eram necessárias para apresentar o jogador à nova área, seus habitantes, sua história, guiá-lo. Outras idéias de quests evoluíram envoltas do tema. A quest dos “Tomes of Knowledge”, por exemplo, é um caminho legal para liberar coisas, como novas mobílias e cavernas assustadoras. Ao mesmo tempo, o time de conteúdo podia usá-las para fazer pequenas partes da enorme história de fundo acessíveis aos interessados.
A linha de quest principal, “The New Frontier”, incluiu algo novo no que diz respeito ao progresso dos personagens: a base se desenvolve na medida em que o personagem avança, e você realmente vê os frutos do seu sucesso, suas ações realmente fazem alguma coisa. Em um jogo multiplayer é de certa maneira difícil mudar o mundo, já que isso afetaria todos os jogadores. Mas em um tempo e espaço tão limitados, foi uma nova abordagem interessante.
Algumas idéias, no entanto, tiveram que ser abandonadas na fase de planejamento. Originalmente, o time de conteúdo queria abrir a área, bem como a história, atrás do “Great Gate” (grande portão). Entretanto, eles só podem criar certo número de quests e partes de história. Tivessem eles estendido a área ainda mais, seria impossível sustentá-la com uma boa história e boas quests. Assim, eles deixaram isso para depois, junto com algumas das raças de monstros que deveriam na verdade parecer com a aparência original, da arte conceitual. Lionet revelou que uma de suas idéias era dar aos jogadores a impressão que Zalamon estava recrutando indivíduos para sua resistência: “Eu queria adicionar vários NPCs para seu esconderijo subterrâneo na estepe. O jogador poderia então conversar um pouco com eles. Mas, para tornar isso plausível, eu teria que criar algumas versões de seu esconderijo. Devido à grande quantidade de conteúdo implementada no update, simplesmente não havia tempo para isso”.
Algumas coisas são realmente complicadas de fazer, se tornam um desafio. Chayenne explicou que a invasão em Zzaion, por exemplo, foi muito complicada. Ela precisou encontrar uma maneira de abrir os portões durante a invasão, assegurar-se de que eles continuariam abertos até o próximo server save, e depois trancá-lo novamente, sem deixar nenhum personagem preso em seu interior: “Eu eventualmente fiz isso com 10 mecanismos escondidos embaixo de Zzaoion, ativados por, uhm... ratos que surgem durante a invasão. Alguns aparecem apenas uma vez por alguns segundos e fazem coisas como abrir os portões ou colocar fogo nas paredes. Outros continuam até o fim da invasão e dão início a alguns efeitos especial, como fogo chovendo do céu. Ainda estou um pouco desapontada, os efeitos não parecem ser tão espetaculares como eu achava que fossem, e acabam em apenas alguns segundos cada vez.
O enigma no templo da montanha foi outra coisa complicada de se fazer já que deveria ser fácil de entender, mas ao mesmo tempo complexo o suficiente para dar a quantidade certa de desafio. "O conceito que eu tinha foi modelado com uma série complicada de regras e scripts e no início funcionou muito bem.", afirma Lionet. "Após alguns testes por fora da solução regular, porém, vários colegas conseguiram apenas usando as alavancas aleatoriamente por algum tempo - e isso é o que os jogadores provavelmente devem estar fazendo para completar a quest, mas bem".
É claro, um novo continente, novas quests e monstros também precisam de vários novos nomes. Para Zao, a equipe de conteúdo quis ter certos sons. Tudo em "lagartês" deveria conter sons similares a das serpentes ou dragões, então eles usaram "z" e "ch" muitas vezes, e também finais com "ai", para dar aquele feeling asiático e assim, os nomes foram criados. As coisas "órquicas" tiveram de soar mais duras e bélicas, e os nomes dos homens das cavernas deveriam passar um ar tribal. Normalmente, todo membro da equipe pode nomear os NPCs, monstros ou calabouços que ele ou ela criar, mas para nomes de grandes ou importantes áreas, todo o time costuma fazer brainstorms junto. Parece, no entanto, que a Chayenne tem uma obsessão por nomes, então provavelmente ela foi a força motriz por trás da criação de muitos nomes.
Zao oferece aos jogadores muitos novos desafios e áreas para explorar, mas também tem uma rica história de fundo, que foi desenvolvida principalmente por Knightmare. A corrupção, a presença sombria materializada na oleosa substância negra, está claramente relacionada à história de Zao e um dos seus segredos mais tenebrosos. O que está por trás da corrupção é uma pergunta que Knightmare responde com nada mais do que um misterioso sorriso já que este segredo ainda será revelado. Ele será o tema principal a ser encontrado atrás do Great Gate. Entretanto, pistas já podem ser encontradas e reunidas. A história por trás de Zao pode ser aprendida através de vários livros e NPCs. Descobrir o que aconteceu em Zao é algo como uma "meta-quest" (uma quest maior) que você não precisa continuar em Zao, mas que dá algum divertimento àqueles que se interessam por história e panos de fundo. É como um quebra-cabeça: encontre as pistas, junte as peças e decida no que acreditar ou não. A história será expandida e alguns segredos serão revelados em futuros updates. Algumas informações serão exclusivas e novas, outros pedaços pequenos poderiam ajudar a sustentar ou contestar certas teorias. "E nós ainda temos de descobrir como os jogadores interpretam as coisas.", acrescenta Knightmare. Assim, enquanto a equipe de conteúdo é responsável pela construção de Zao, cabe a vocês, nossos jogadores, explorar este continente, resolver enigmas, revelar segredos e desenvolver teorias.
Nós esperamos que vocês tenham gostado desta pequena jornada através da construção de Zao. Se vocês ainda quiserem mais alguma "palhinha" do que a equipe de conteúdo nos contou, nós convidamos vocês a visitarem o tópico de feedback deste artigo. Vocês poderão encontrar informações adicionais interessantes que não couberam neste Artigo Oficial.
Divirta-se explorando Zao!
Seus Community Managers
TibiaBR.com / Tibia.com
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 










Responder com Citação





e,se eles pegaram ou nao a ideia do continente nao faz diferença já que a historia e o desenvolvimento ficaram bem encaixadas (Y) 