Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 14

Tópico: Vertigo

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Registro
    26-09-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Emanoel Ver Post
    O que mais me atraiu atenção foi o discurso incisivo, dinâmico e muito bem orquestrado. O final é clichê, mas serviu bem para um protagonista de opiniões contundentes que nasceu e cresceu em um beco sem saída.

O curioso é que, após tantas reflexões sobre a vida lá em baixo, o jazzista pulou e... caiu. Talvez a grande conclusão seja o fato de que ninguém escapa das ruas.
    Só um adendo: posso ter entendido errado, ou você pensou que o personagem principal era aquele "saxofonista" ao qual eu me referi, se foi o caso, ele não é.
    A expressão "o saxofonista perdia seu folêgo" foi apenas uma metáfora.

E obrigado!

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    04-06-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por O Bardo Sortudo Ver Post
    Só um adendo: posso ter entendido errado, ou você pensou que o personagem principal era aquele "saxofonista" ao qual eu me referi, se foi o caso, ele não é.
    A expressão "o saxofonista perdia seu folêgo" foi apenas uma metáfora.

E obrigado!
    Não, não. Utilizei a palavra "jazzista" como "apreciador de jazz", assim como o termo "roqueiro" refere-se ao "ouvinte de rock".

Registro
    13-11-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Cópia da resenha no tópico do concurso, com alguns comentários extras:

Também acertei o autor

Gostei de algumas comparações, como os pequenos humanos vistos de cima, ratos de laboratório procurando a saída de seu labirinto, e também a idéia de marionetes sendo controladas do alto dos grandes prédios corporativos.

Pensando assim, quanto mais importantes os executivos, mais altos seus escritórios e menos os homens lá embaixo são homens, para se tornarem ratos.

Ficou legal também a contradição entre uma vitrola tocando um vinil de jazz e a música eletrônica potente que vem da rua, possivelmente em mp3.

Como falaram antes, o suicídio é a saída fácil para criar um final impactante. Muitas vezes no conto pode ser até a saída necessária, inevitável.

Aí o autor vai ter que arcar com o ônus do leitor pensando: "mais um clichê". No caso, achei o salto no vazio um desfecho adequado.

O suicídio lembrou os heróis românticos, que achavam bonito morrer de amor, por uma causa, ou por incompatibilidade com seu tempo.

Muitos autores seguiram seus personagens, como Castro Alves, que morreu aos 24 anos, Noel Rosa (26), ou Torquato Neto (28). Outros se destruiram até a morte, como Paulo Leminski (44), Edgar Allan Poe (40), Billie Holiday (44) etc.

É mesmo fascinante a ideia de morrer jovem, incompreendido, "deixar um cadáver bonito de se ver"... Lembrei agora do James Dean (23).

Mas a humanidade se constrói com os que ficaram, não os que deixaram lembranças. Há uma dose de imaturidade neste pensamento romântico.

Registro
    10-12-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Fantástico.

Parabéns, Sortudo.
    Achei um ótimo conto, expresso de uma maneira um tanto dinâmica e simples, sem controversas ou muitos detalhes. Exatamente como os leitores querem ler.

Me lembrei de um conto sobre um 'torturador' alemão que escrevi uma vez onde usei os mesmo termos como o final de sua estória, 'pulei'. A última palavra do conto fora: 'atirou'.

Realmente um exímio texto de um bom escritor.
    Congratulações.

Registro
    26-09-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Muito obrigado Wu Cheng e Frustrado.

Mais um bardo na sessão e podemos criar uma ordem.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    26-09-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Vim esperando uma crítica ferrenha por parte do Lucius, mas errei feio.

Obrigado ao Lucius Cath, Manteiga e Ace of Manaus.

Permissões de Postagem