E todo mundo desiste do concurso. Acho que é unânime que o concurso já acabou a muito tempo... Porém concordo com a contagem feita pelo Emanoel e voto em esquecermos o Lucas. Mas isso não é assunto para esse tópico.

Como sempre, deixo que minha visão sobre o texto seja ofuscada pelas minhas "filosofias".

Ao ler o seu texto, estava achando-o excelente... Sério, o que me encanta mais no ser humano, é o como ele pode ser tão fraco no que ele é mais forte: nas idéias. Isso me deixa inquieto. Toda vez que quero escrever algo, quero que explore esse universo, quero me mostre ao máximo para todos como podemos ser extremamente frágeis, banais, podemos ser influenciados e convencidos sem a menor dificuldade; da mesma forma que podemos ser fortes, podemos acabar com alguém com um simples sorriso, podemos derrubar paradigmas com apenas uma frase, podemos evitar destruições com apertos de mãos. Isso pode parecer esquisito, mas os pontos fortes que eu falei tornam-se fracos e os fracos tornam-se fortes... Enfim, era sobre exatamente isso que o seu texto estava falando: um ser forte refletindo sobre os mais fracos ao mesmo tempo que ele próprio era o fraco refletindo sobre o poder que o mais forte tem sobre ele.
Enfim, acho que explorar o humano e todas as suas falhas pode produzir o melhor texto de todos, e era isso que você tava fazendo.

PORÉM, eis que o final fez estragar toda essa idéia, ao meu ver. Mas, espera! Levar o cara ao suicidio por um motivo, vamos dizer, banal como esse, não só demonstra o que eu acabei de dizer? Sim, demonstra. Mas, para MIM, é uma fuga incompleta, uma fuga não explorada.
Sinceramente, acho que por eu ser totalmente contra o suicidio e essa idéia nem passar por perto da minha cabeca faz com que eu repudie tanto isso. Até mesmo num texto, onde se encaixou de uma forma legal, eu não ache uma boa alternativa. Não que eu odeie suicidios em todos os textos, há certas oras que o suicidio se torna algo perfeito.
Só que, em "Vertigo", eu sabia que o suicidio viria no final. Estava na cara, evidente demais. Se o sujeito decidisse sair dali e tentar enfrentar novamente tudo aquilo que odeia, enfrentar o 'bonequeiro' mesmo sabendo que não conseguiria e que, mais cedo ou mais tarde, voltaria para aquele mesmo prédio, seria a melhor atitude tomada no texto. Isso sim elevaria MUITO o que eu falei no inicio, do ser humano ser forte e fraco ao mesmo tempo, do ser humano SER humano.

Bom, essa é a minha idéia. Você fez um texto excelente, Bardo Sortudo, excelente mesmo. Mas a minha opinião e as minhas idéias acham que ele poderia ter sido perfeito. E não foi.

Um grande abraço e espero que não se sinta ofendido com o comentário.