O texto abaixo é uma tradução do artigo oficial do site Tibia.com, mês de dezembro de 2009. O original em inglês pode ser encontrado aqui.
Tibia 2009 - Restrospectiva
Tibia 2009 - A Retrospective
Artigo originalmente escrito por Tibia.com.
Tradução por Equipe TibiaBR
Revisão por Anderslash
Mais doze meses se passaram. Outra vez, o ano que está acabando foi cheio de momentos maravilhosos. Muitas coisas mudaram em Tibia, trouxemos um monte de novidades ao jogo e, por último, mas não menos importante, muitos eventos aconteceram na comunidade. Assim como no ano passado, o último artigo do ano traz uma retrospectiva dos eventos mais marcantes em 2009. Puxem uma cadeira, apertem os cintos - vamos embarcar em uma pequena jornada com você!
Janeiro começou com um importante incidente com consequências a longo prazo em todos os vindouros debates sobre cheating e botting. Nosso artigo do mês "Qual é o futuro dos cheaters?" acendeu uma chama de entusiasmo na comunidade. Logo após a publicação, levantou-se muita esperança de severas punições contra cheaters, incluindo exclusão instantânea de suas accounts. Prometemos agir conta cheaters, mas deliberadamente e com cautela. Até hoje, nossa ferramenta de detecção automática excluiu 51492 accounts de cheaters do jogo. Mais de 3.500 delas foram permanentemente excluídas.
Em fevereiro e março, nós convidamos a comunidade a dar sugestões para novas backpacks que seriam implementadas no jogo, e votar em seu estilo favorito. Mais de 20000 jogadores participaram da enquete e fizeram suas escolhas. No fim, a demon backpack recebeu, de longe, a maior parte dos votos - moon backpack e crown backpack vieram em segundo e terceiro. Como prometido, nós implementamos suas backpacks favoritas mais tarde, no update de verão.
O patch que estava por vir trouxe várias mudanças importantes: a penalidade de morte diminuiu, as blessings foram alteradas e a quantidade de stamina foi reduzida. Além disso, criaturas se tornaram verdadeiramente invisíveis, e um curto bloqueio de dois segundos foi implementado para lidar com a questão do stairhopping e melhor balancear as batalhas entre monstros e humanos.
Muitos de vocês certamente ainda vão sentir um aperto no coração quando relembrarem o dia em que o Erig.net fechou suas portas. Erig.net foi um de nossos fansites mais populares na época e, até hoje, pelo visto, ele ainda faz falta.
O coelhinho da Páscoa trouxe para a CipSoft o CM Ogrey, que entrou para a equipe de community managers em abril. Mirade e Rejana decidiram que moderar o seu próprio tópico de discussões "Bem vindos ao nosso time" seria um boa maneira de conhecer a comunidade e vice-versa. Duas semanas depois, ele já estava preparado para assumir as tarefas maiores. Hoje, você pode entrar em contato com Ogrey principalmente no fórum de discussões e do fórum de eventos.
Também em abril, nós começamos a experimentar um novo tipo de tópico, chamado "notas do desenvolvedor", ou abreviando, "dev notes". As dev notes servem para lhes dar uma melhor visão das coisas que estamos discutindo e trabalhando. Além disso, eles são uma forma de nos dar feedback em fase inicial de desenvolvimento, quando mudanças significativas ainda estão para serem feitas. As duas primeiras dev notes foram sobre as black skull e zonas Non-PvP nos mundos PvP. Embora as black skulls tivessem sido introduzidas depois, as zonas Non-PvP não foram. No fim das contas, as opiniões da comunidade obtidas no board correspondente, seguidas por uma enquete, nos fizeram rever nosso conceito de mudanças e decidimos não continuar trabalhando nisso.
Enquanto as dev notes estavam no ar, o nossos fansites pasaram por um processo de reavaliação, a fim de descobrir como eles evoluíram durante os últimos meses. Quatro fansites foram finalmente premiados com o novíssimo status de promoted. Pouco depois, vários sites aderiram ao programa e começaram como fansites oficiais. Neste ponto, nosso programa de fansites ganhou força. No momento, ele foi abrange 24 sites participantes no total, o que reflete todo o empenho e incrível dedicação em nossa comunidade. Muito obrigado aos donos dos fansites e seus colaboradores pelos seu apoio!
Maio seria um mês verdadeiramente quente. Quando anunciamos sérias mudanças no PvP para o update de verão em julho, discussões acaloradas sobre o skull system, guerras e o uso da magia exiva surgiram por todos os lados. Os tópicos rapidamente chegaram a 60 páginas ou mais. Os comentários tinham grande carga emocional. Também entre os membros da CipSoft, muitas efusivas discussões internas surgiram antes da decisão final do que viriam a ser as mudanças que no fim das contas foram implantadas.
No mesmo mês, publicamos o resultado do nosso feedback "Sua opinião sobre Tibia e CipSoft" na área de notícias. De acordo com a avaliação da comunidade, nossa comunicação na internet alcançou resultados muito bons e melhorou muito, se comparado a 2008. O resultado geral, entretanto, também nos mostrou em que ponto muitos de vocês esperavam mais melhorias ainda. Algumas medidas internas foram tomadas logo depois.
Chegando ao fim de maio, uma campanha de marketing chamada "semana premium surpresa" iniciou. Jogadores free account receberem status premium por 7 dias para experimentar as vantagens de um premium account. Entre os jogadores, a campanha se manifestou em alegria e confusão. Nós realmente ficamos muito ocupados com a movimentação no forum desde o primeiro dia.
Descobrir que os tibianos adoram futebol finalmente nos colocou de volta nos eixos para enfrentar os próximos meses de verão.
O mês inteiro de junho foi dedicado à preparação do update de verão. Nos teasers, revelamos grande parte do novo conteúdo - uma reforma em Carlin, novos locais de caças, novas quests e hunting tasks, casamento, a demoníaca medusa e muito mais - assim como algumas outras novidades, como a expansão do skull system e o server log channel. Tudo isso foi introduzido no update de verão, lançado no primeiro dia de julho.
Mais tarde naquele mês, nós começamos um novo tipo de tópico de discussão, chamado "tópico de conversa". A partir de então, um tópico de conversa será criado por community managers, no qual temas relacionados à comunidade serão discutidos. Até agora, jogadores falaram do potencial do Tibia para conectar amigos e sobre os acontecimentos sociais no jogo. Esses tópicos de conversa são, geralmente, solo fértil para bater papo sobre momentos preciosos no Tibia que valem a pena ser lembrados.
Em agosto, os jogadores puderam falar com o NPC Jean-Pierre e se tornar seus aprendizes. Ele é um verdadeiro chefe de cozinha e adorou preparar deliciosos pratos com seus alunos. Jean-Pierre já anunciou que vai retornar ao Tibia no próximo ano, então lembre-se de juntar os seus ingredientes a tempo!
Exceto pelo Jean-Pierre, agosto não trouxe outros grandes momentos especiais, nem setembro, em nosso ponto de vista. Os meses de verão não são chamados de "tempos de seca" à toa, são? Então deixe-nos rapidamente saltar para um mês cheio de eventos notáveis...
Já no início de outubro, uma correção do client, procedimento normalmente inofensivo, falhou e causou vários problemas inesperados. Alguns jogadores tiveram seus personagens mortos e perderam itens ou blessings. Nós trabalhamos nessa desagradável situação e compensamos com 7 dias de premium time todos os jogadores que provavelmente foram afetados.
Nossa tabela de revendedores oficiais foi lançada mais tarde, nesse mês. Revendedores oficiais oferecem alternativas seguras e confiáveis para comprar premium time de nosso site, e eles deverão ter, ainda, alguns benefícios adicionais para os jogadores, no futuro. Cada vendedor é um parceiro profissional escolhido a dedo, então, a expansão de nosso negócio está sendo levada em consideração para termos certeza de que o melhor serviço possível está disponível para nossos jogadores.
Todos aqueles que sempre quiseram criar uma mensagem do dia e apresentá-la à comunidade na tela de login tiveram sua oportunidade em outubro. Em apenas alguns dias, mais de 300 mensagens foram submetidas por criativos escritores. Por fim, onze dessas mensagens foram selecionadas por community managers e usadas como mensagens do dia caseiras, mais tarde, em novembro.
Quando o halloween estava chegando, todos estavam esperando aparecer o malvado Halloween Hare - mas sem sinal de vida!!! Atentos observadores finalmente o encontraram dormindo e roncando em uma pilha de folhas. Ele atrasou o Halloween, dá pra acreditar nisso?! Mesmo que um pouco tarde, ele não perdeu a chance de assombrar nossos jogadores em Rookgaard e em Mainland.
Finalmente, em novembro, foi lançado o ansiosamente esperado patch de outono. Nele vieram três grandes mudanças, abrindo caminho para que Tibia se torne mais divertido para todos: com a chegada da reforma nos tipos de mundo, os jogadores podem escolher a qual mundo melhor se adequam com relação à segurança e ao combate de jogadores. Um war system (sistema de guerras) permite que guilds declarem guerra entre si, sem o risco de envolver outros jogadores sem querer. Por último, a transferência de personagens permite trocar de mundo e continuar jogando como parte de uma nova comunidade.
Pouco após o lançamento do patch, o Lightbearer Event começou, um enorme espetáculo que fez comunidades de mundos inteiras juntarem forças e trabalharem juntos por 96 horas. Apenas 19 mundos conseguiram a vitória, derrotando as forças malignas que ameaçaram as terras de Tibia. O entusiasmo com o qual a maioria dos jogadores se empenharam pela vitória durante o evento foi semelhante ao desapontamento quando receberam suas recompensas. A mudança de humor foi chocante e nos manteve ocupados por mais de uma semana, também nos levando a reavaliar o planejamento do evento inteiro, para que as coisas sejam melhores no ano que vem.
A propósito, no ano que vem, o que está por vir? O update de Natal está chegando e mais conteúdo novo e fresquinho já está pronto para ser lançado. Esse será, provavelmente, o último destaque do ano.
Além disso, o trabalho em nosso novo client de Tibia em Flash está progredindo. Como já fora mencionado no artigo destacado "Conversando com nosso programador-chefe", esse projeto ainda vai tomar um bom tempo, então ainda não temos certeza de quando os primeiros resultados poderão ser apresentados à comunidade. Nesse meio-tempo, de qualquer jeito, a base técnica e conceitual dos eventos ingame será discutida para achar uma solução para torná-los mais interessantes e gratificantes para os jogadores. Além disso, planeja-se adicionar alguns novos elementos para o war system. A aplicação das regras está sob outra análise e está sendo reavaliada para melhorar sua eficiência. E também, depois de se ter ativado o primeiro serviço pago extra chamado "transferência de personagens para servidores", outros serviços deverão ser implementados no futuro. E mais, outras ferramentas serão disponibilizadas para nossos revendedores oficiais, permitindo que expandam seus serviços, simplificando o processo de compra de premium time por eles.
Bem como no último ano, não queremos perder a oportunidade de lhes agradecer. Obrigado por seu interesse no Tibia, sua dedicação no jogo, seu apoio e sua paciência. Obrigado por fazer parte da comunidade tibiana e contribuir com seu desenvolvimento e diversidade. Sua opinião foi, é e sempre será importante e de grande ajuda para nós.
Mantenham contato!
Equipe CipSoft
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Responder com Citação
Fireway's.
Tomara que melhoras venham!

