Finalmente, os tão esperados votos!
Durante a leitura, encontrei alguns erros de ortografia e sintaxe, mas nada que impedisse o entendimento das histórias. De qualquer forma, boa parte das histórias escolhidas conseguiram associar boa ortografia e sintaxe com boa narrativa. Reparem que eu fui extremamente rigoroso nas avaliações, não entendam como sinal de desprezo, mas como um incentivo para que vocês consigam acertar o rumo da boa literatura. Sem mais delongas...
The Oscar goes to...
Categoria Tibia
1. Relógio
2. A Banshee
3. A Sociedade de Rookgard
*Gostaria de dar destaque para a história "Sem Título - Tibia", que fez páreo duro com a história "A Sociedade de Rookgard".
Categoria Off
1. Vertigo
2. Todos os Nossos Pecados
3. Prosa Surpresa
*Gostaria de dar destaque para a história "Um jogo de pôquer", que fez páreo duro com a história "Prosa Surpresa".
Bom, agora seguem as análises que fiz a medida que lia cada história.
CONCURSO ROLEPLAY TIBIABR
CATEGORIA TIBIA
1. Aventuras em Fíbula NÃO
A história tem que surpreender o leitor. Confesso que li, esperando alguma extraordinariedade, mas a história não passou de uma caçada em Fibula. Tente rebuscar mais seu vocabulário, relatar as coisas com maior nível de realidade. A chave do sucesso é prender a atenção do leitor, e isso se faz com o uso apropriado e concatenado das palavras, mas, acima de tudo, deflagrando um final surpreendente. Certamente é o tipo da coisa que prende o leitor ao livro.
2. A Banshee SIM
Cara, tu tens perícia maestral no que tange o uso apropriado e concatenado das palavras. Quando li sua história, me lembrei logo do estilo literário de Tolkien. Contudo... identifiquei um grave problema: você divagou muito. Confesso que li e absorvi muito pouco da história, tem algumas coisas que estão desconexas, está muito abstrato, muito poético. Tente usar esse talento da boa escrita aliado a concisão que você vai longe. O final foi bom, mas poderia ser melhor, poderia surpreender mais. O leitor geralmente busca uma leitura agradável e compreensível. Não consegui ler O Senhor dos Anéis até hoje por isso, é uma leitura abstrata, poética e extremamente letárgica, mas que dá para captar tudo (ou quase tudo). A partir do momento em que você for mais conciso em sua abordagem, mesmo que sob este ornato literário, você vai longe, vai por mim.
3. Desgrama NÃO
Ô loco meu, viajei bonito nessa história... Tentei buscar algum significado, mas não encontrei. O uso das palavras foi bom, mas maior desenvoltura vocabular cairia muito bem aqui. Achei a história muito viajante, sem pé nem cabeça. O início ok, até dá para entender, apesar de ser algo meio non sense, mas vá lá, dá para engolir. Mas o final... é algo completamente sem sentido. Tente ser mais claro e conciso na sua abordagem e dar um upgrade no uso vocabular.
4. Luzir - Uma pequena epopéia Rookgaardiana NÃO
Achei boa a narrativa da história, mas faltou maior primor vocabular, sem falar que a história me pareceu pouco instigante. Histórias de Tibia tem que ter mais do que pancadaria, tem que ter emoção. Sei lá, uma morte, uma traição, um romance, um assassinato misterioso... tantas possibilidades para serem exploradas! Siga estes conselhos pois certamente abrirão muitas portas para você.
5. Relógio SIM
Rapaz... isso sim é que eu queria ver, um final surpreendente, e você conseguiu fazer isso com argúcia. Muito bem escrita, o modo como você escreveu prende o leitor, vez ou outra uma pontada de tédio, mas, no mais, instigante. Você conseguiu escrever uma história curta, sem muitos circunlóquios. Aí está a prova viva de que uma frase bem escrita, às vezes pode valer bem mais que um livro. Se eu tivesse que fazer uma crítica, bem forçada meeesmo, seria quanto ao uso vocabular. Tente ler mais, tramar as palavras de forma a constituir uma tapeçaria de beleza única. Mas você está indo pelo caminho certo, continue assim. Nunca que eu esperaria um final assim. Simplesmente estupendo.
6. Sem Título – Tibia SIM
Achei o final muito clichê, não surpreendeu tanto quanto deveria surpreender. No entanto, você soube conduzir a história pelo caminho certo, conseguiu prender a minha história do início ao fim, o que é um aspecto positivo. O que faltou na sua história foi um final mais surpreendente, esse final ficou muito “Romeu e Julieta” ou então “Final do Homem-Aranha 3”. Se você tivesse fugido desse clichê, sua história teria ficado muito boa, bastando, além disso e forçando a barra meeesmo, dar uma melhorada no vocabulário.
7. Simpatia pela Tempestade NÃO
Gostei da história, tiveram muitas emoções, o que é perfeitamente válido. No que tange à narrativa, faltou mais objetividade. Você colocou todo o foco em um só evento (a batalha), e com esse estilo narrativo, nem café Starbucks da conta de deixar o caboclo acordado. O vocabulário está na média, mas podia ser mais desenvolto. Faltou um final que arrebatasse o leitor. Melhore estes pontos que suas histórias irão longe.
8. A Sociedade de Rookgard NÃO
Coisa bem ao tipo “O Código da Vinci”. Faltou profundidade. Por que pretendiam guardar segredos? Ficou muita coisa solta no ar, você atiçou a curiosidade dos leitores, mas não saciou-a. No mais, vocabulário regular, boa narrativa. Só faltou um fim surpreendente.
9. Um dia na terra de tibia NÃO
Cara... precisa melhorar, e precisa melhorar muuuito. História non sense, coisa mais alucinada... você forçou muito a narrativa, no máximo, achei boa uma ou outra sacada, mas o resto... Comece lendo. Depois, adote um estilo literário, concatene as palavras, coloque um fim supreeendente e emoções... eu diria que faltou quase tudo na sua história, só as piadinhas infames que salvaram sua história de não ser um epic fail.
CATEGORIA OFF
1. Desperar-te NÃO
A coisa que mais me chamou a atenção na sua história é que você soube ter um excelente primor vocabular. Em momento algum senti tédio, mas esperava encontrar algo mais interessante. Não restam dúvidas que você sabe usar bem as palavras, mas falta criar propósito e surpresas no seu texto. Não adianta o texto prender a atenção do leitor se ao fim da leitura ele perguntar “Sim, e daí?”. Tente melhorar isso que você certamente alçará vôos mais altos.
2. Fogo NÃO
Gostei da história, mas faltou concisão e objetividade. Teve horas que eu fiquei boiando, mas o final surpreendente vale os momentos de tédio. Você até soube escrever bem, mas faltou tramar as palavras. Se você fizer a história mais objetiva e mais clara, certamente irá longe. Tente captar a atenção do leitor tentando mostrar as particularidades de cada personagem, mas sem tornar a coisa um sermão, nem 8 nem 80.
3. Medieval NÃO
Sua história foi fantástica e muitíssimo bem escrita. Teve um final interessante, o que é positivo para a história. Mas podia ter feito um fim mais impactante, uma trama mais desenvolvida. Ficou algo meio pardão, mas conseguiu prender a atenção. Inobstante sua narrativa não deixar a desejar, falta elaborá-la mais.
4. Prosa Surpresa SIM
Essa história, até agora, foi a única que me fez ter vontade de ler cada vez mais a medida que avançava na história. Mas incorrer no típico erro de fazer uma história sem impacto algum. Só uma história do cotidiano de algum malacabado, sem maiores firulas. Mas você teve uma coisa que pouquíssimas pessoas tiveram, que foi originalidade. Usou impropérios sem pudor, tipificando, assim, muito bem a típica realidade brasileira. O único defeito foi esse, fazer uma história sem grandes atrativos. Em se tratando de trama vocabular e narrativa, você foi simplesmente soberbo. Parabéns!
5. O Samurai NÃO
A impressão que tive ao ler essa história, era que era a tipo “2 em 1”. Eu gostei do modo despojado e original que você escreveu a narrativa. Não ensejou rebuscamento, mas fez uma história bem agradável, soube inovar, coisa que falta muito aos livros de hoje em dia. Mas faltou esclarecer alguns detalhes como, por exemplo, o que motivou o engano do Samurai. Matou um achando que tinha matado outro. De nada adianta uma história ser bem escrita se ela não meche com o íntimo de leitor (sem alusões à pornografia). Tente criar uma história com impacto, bem temperada, que você vai longe.
6. Sem título – Raito Shiroi NÃO
Caro padawan, você tem muito chão a percorrer. Seu texto está muito desconexo, letárgico e non sense. Isso sem falar na narrativa “narutesca”. Tem muito a melhorar, muito mesmo. Por pouco não desisti de ler sua história até o fim. O conselho que dou a todos que estão começando no universo da literatura é... ler. De tudo. Bula de remédio, jornais, quadrinhos, artigos... Aí sim, quando tiver um bom repertório literal, comece escrevendo. Porque não visita o Off, lá é um ótimo lugar para exercitar a retórica.
7. Todos os Nossos Pecados SIM
Uou, história muito bem escrita! Uso vocabular muito bem tramado, narrativa que fixa a atenção do leitor, foi conciso e objetivo na sua abordagem, permitiu ao leitor imaginar com clareza a história. O final foi surpreendente, pois conduziu à reflexão, mas podia ter sido melhor, podia ter tido mais emoção. Essa é a única crítica que eu poderia fazer. Quanto ao resto, simplesmente magnífico!
8. Um jogo de pôquer NÃO
Cara, haja filosofia! Não que isso seja algo mal, não estou aqui para verter meu veredicto em discurso ideológico. Só achei um pouco confuso, ou a coisa saiu intricada demais. Uma história tem que ter concisão e objetividade, se você viajar muito, vai deixar a moral da história indefinida. Quanto a trama vocabular, narrativa e desenvoltura, nada a reclamar. O fim da história conduz o leitor à reflexão, algo que, se feito da forma apropriada, torna o fim surpreendente. Mas o resto foi viajante demais, teria que viajar menos... tenho apreço pela Filosofia, mas quando acaba viajando muito, perde o propósito. Concisão e objetividade: ponha eles em sua história que você tem futuro.
9. Uma surpresa diferente NÃO
Achei razoável sua história. Eu esperava algo mais impactante. Tudo bem, o final foi surpreendente, mas não causou impressão ao leitor, e isso é muito importante em se tratando de história. Mas você está no caminho certo, só está faltando aperfeiçoar mais as suas habilidades. Você está indo pelo caminho certo, continue assim!
10. Vertigo SIM
Uouuu!!! Essa história é simplesmente fantástica! Você conseguiu fazer bom uso e trama vocabular, conseguiu dar um final surpreendente e de quebra conseguiu conduzir a narrativa de modo que me incentivou a ler cada vez mais a medida que avançava na história. O que eu poderia dizer? História fantástica. Meu único conselho é: continue se aprimorando, sempre!
Quem não foi escolhido, não desanime! Bola para frente, a prática leva a perfeição!