Curtir Curtir:  0
Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 34

Tópico: Concurso de Roleplay Telling 2009 - FINAL

Registro
    18-09-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Concurso de Roleplay Telling 2009 - FINAL

Bom, esse situação tem acontecido muito ultimamente.

Mas enfim, depois de várias críticas que tenho recebido quanto a esse concurso, pelo tempo que tenho adiado (ainda mais porque tenho estado ocupado com coisas mais relevantes para todos), vou prosseguir. E na última hora!!!!

Vou revelar a colocação da primeira fase, mas não a pontuação.

Na categoria Tibia:

Os contos vencedores parciais são...

1º - Relógio
    2º - Banshee
    3º - Desgrama
    4º - A Sociedade de Rookgaard
    5º - Simpatia Pela Tempestade

6º - <<sem título>>
    7º - Luzir
    8º - Aventura em Fibula
    9º - Um dia na terra de tíbia

Na categoria Off:

Os vencedores parciais são...

1º - Vertigo
    2º - Um Jogo de Pôquer
    3º - Desesperar-te
    4º - Prosa Surpresa
    5º - Todos os Nossos Pecados

6º - Fogo
    7º - Uma Surpresa Diferente
    8º - Samurai
    9º - Medieval
    10º - Raito Shiroi =p

A pontuação ficou diferente do que a que nossos colegas postaram, mas o resultado foi o mesmo, se bem me lembro.

Eu disse que revelaria os resultados hoje (ainda estou acordado, portanto, é 'hoje' ainda 8D), mas não que faria o concurso.

Brinks

Hoje a tarde organizarei melhor, mas vou explicar o sistema aqui, que é bem simplício.

As dez classificadas - as cinco melhores de cada categoria - serão todas postadas no tópico, neste post mesmo, que editarei posteriormente. Como as opiniões entre os votantes da primeira fase divergiram muito, é bem provável que os quadros se alterem. Se possível ou se necessário, releiam novamente os contos classificados, para ter uma opinião.

A classificação final dar-se-á da seguinte forma:
    Há cinco jurados. Cada jurado votará nos três primeiros de sua preferência para cada categoria. Cada jurado terá que dar sua opinião acerca de ambas as categorias. A primeira fase os poupou de ter que ler todas, pouco mais de 50% ainda estão na luta.

A classificação final vai ser pelo sistema bruto de quem recebeu maior número de melhores votos.
    Quem recebeu mais votos como a melhor história vencerá. O desempate dar-se-á com o maior número de indicações para o segundo melhor conto, e se isso persistir, indicações para o terceiro colocado serão o desempate final. É bem como nas olimpíadas. Simples e primitivo.

Além dos votos dos jurados, os votos de usuários do fórum seguirão O MESMO SISTEMA para no final contabilizar a indicação de um primeiro, um segundo e um terceiro colocados com o peso do voto de um jurado. A exigência para se enquadrar na influência desse voto público é menor que a anterior: no mínimo 10 postagens acerca da seção Roleplaying inteira, e não apenas a da Histórias.

Além dos votos, podem postar aqui quaisquer dúvidas sobre tal, bem como mandá-las por MP para a minha pessoa.

Abraços, Lucas

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

Registro
    04-06-2006
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Fiquei contente por quatro dos meus seis preferidos terem passado para as finais, mas sinto pela derrocada de alguns textos realmente interessantes, como Fogo ― que receberia meu quarto voto, caso o mesmo existisse ― e Medieval.

Assim como foi sugerido pelo Wu Cheng, escrevi breves comentários sobre os dez contos que concorrem nessa última etapa do concurso...

A Banshee, entre os dezenove concorrentes iniciais, possui o título de texto mais confuso e, de certa forma, truncado. Repleto de incoerências propositais, metáforas, metonímias e trechos altamente sinestésicos. Talvez por culpa da abordagem pretensiosa, correu o alto risco de soar chato e/ou ser incompreendido pelos leitores.
    A Sociedade de Rookgaard apresentou um tema com o qual me identifico e referências que compreendi perfeitamente, mas não conseguiu fisgar esse humilde leitor pelos acontecimentos da própria história. De qualquer forma, as lembranças são boas.
    Desesperar-te é a típica redação sobre o nada, texto canastrão e repetitivo, pois os mesmos parágrafos aparecem e reaparecem com poucas modificações até completar o limite de caracteres. Ganha pontos de consideração pela espirituosidade do escritor.
    Desgrama é construído de uma maneira curiosa e criativa. Os tons inexplicáveis e a atmosfera subtendida não apenas divertem o leitor, mas fazem pensar nas diferenças crassas entre a vida de troll e a vida de homem.
    Relógio valeu-se de uma boa ideia para incitar a reflexão daquele que lê. Conseguiu chamar a atenção em poucas linhas, utilizando um simples objeto como ponto central da história e descrevendo todos os acontecimentos de maneira simples, porém competente.
    Prosa Surpresa é aquele conto baseado nos diálogos, leitura rápida e agradável. Conquista facilmente aqueles que admiram histórias sobre o dia a dia, o tudo e o nada para nós, reles mortais.
    Simpatia pela Tempestade foca em reflexões morais disfarçadas através de batalhas violentas, com um pano de fundo quase sobrenatural sobre uma tempestade que não dá trégua. Pode ter pecado em tentar agradar mais de um tipo de leitor, ou por ser uma história de cartas marcadas, cheia de falsas surpresas.
    Um Jogo de Pôquer é fluido, um dos textos mais profundos e sólidos da competição, no qual temos certeza de que o autor conseguiu atingir o ponto que pretendia.
    Todos os Nossos Pecados é mais uma história sobre vampiros em uma época marcada pela febre. Argumento simples, reflexão interessante.
    Vertigo lembra-me o filme de sucesso Taxi Driver em vários pontos, começando pelo discurso sobre as ruas sujas, passando pelo jazz sendo sufocado pelo som do tráfico e terminando em um final trágico e melancólico para o protagonista.

Enfim, novamente, meus votos...

Categoria Tibia

1. Relógio
    2. A Banshee
    3. Desgrama

Categoria Off

1. Um Jogo de Pôquer
    2. Vertigo
    3. Prosa Surpresa

Registro
    19-05-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Mudei minha opinião acerca de alguns contos - o que é bom. Na primeira vez que votei, fui mais pela primeira impressão. Agora, os votos foram mais pensados.

Tibia

1 - Relógio
    2 - Desgrama
    3 - A sociedade de Rookgaard

OFF

1 - Vertigo
    2 - Um Jogo de Pôquer
    3 - Prosa Surpresa

Opiniões depois.

Registro
    07-05-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

T3b34
    1. Relógio
    2. Desgrama
    3. A Banshee

Hóf
    1. Vertigo
    2. Todos os Nossos Pecados
    3. Prosa Surpresa

--
    Manteiga.
    Dezesseis anos depois, estamos em paz.

Registro
    06-08-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tibia
    1. Desgrama
    2. A Banshee
    3. Simpatia Pela Tempestade

Off
    1. Um Jogo de Pôquer
    2. Prosa Surpresa
    3. Vertigo

Publicidade:

Registro
    03-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

A Banshee - um texto bem grande, que por vezes chegou a ser cansativo. No entanto é bem construído e tem uma história bem interessante.
    A Sociedade de Rookgaard - sendo acerca de Rookgaard, conseguiu atrair meu interesse com um tema familiar. Achei bem escrito, mas peca por acabar de repente, em final que parece ter sido feito as pressas.
    Desesperar-te - Não consegui entender a proposta. O texto me parece ter recorrido a clichês e foi cansativo e sem graça.
    Desgrama - Texto escrito de maneira um tanto quanto inovadora, com estilo que foge do lugar comum e consegue atrair o leitor.
    Relógio - Esse conto tibiano consegue fugir dos clichês de contos tibianos, especialmente no que tange a cidade de Rookgaard.
    Prosa Surpresa - Me identifiquei prontamente com o texto, haja vista que costumo escutar bastante a conversa alheia. Conseguiu retratar fielmente uma situação bastante comum do dia a dia.
    Simpatia pela Tempestade - O conto consegue contar uma história Tibiana de maneira muito boa. A cidade de Carlin merecia algo assim para perder a pecha de cidade dos noobs.
    Um Jogo de Pôquer - Um jogo de Pôquer mantém o leitor preso ao seu texto com um estilo envolvente e cativante que suscita interessantes reflexões.
    Todos os Nossos Pecados - Uma envolvente história, embora o autor tenha corrido o risco de escolher uma temática manjada.
    Vertigo - Vertigo nos traz uma história depressiva que suscita muitas reflexões, acerca do mundo no qual vivemos.

Seguem abaixo, anexos, meus votos nas duas categorias:

Contos Tibianos:
    • Simpatia pela tempestade.
    • A Banshee.
    • Desgrama.
    Contos não Tibianos:
    • Um jogo de Pôquer.
    • Vertigo.
    • Prosa Surpresa.

Registro
    20-08-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Perdi todas as minhas dissertações acerca de cada história, deu pau no fórum. Peço desculpas e apenas deixo a minha votação:

Tibia:

1.Desgrama
    2.Simpatia Pela Tempestade
    3.Relógio

Off:

1.Um Jogo de Pôquer
    2.Prosa Surpresa
    3.Vertigo

Banido Avatar de Hovelst
    Registro
    15-03-2007
    Peso da Avaliação
    0

Descurtir

Enfim, nem quero deixar comentários sobre os textos. Talvez eu os faça quando soltarem os tópicos de contos, com seus respectivos autores, mas bem...

Sem delongas...

Tibia

1. A Banshee
    2. Relógio
    3. Desgrama

Não-tibianos

1. Um jogo de pôquer
    2. Vertigo
    3. Prosa Surpresa

Registro
    31-08-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Off Tibia:
    1 - Um jogo de pôquer
    2 - Todos os nossos pecados
    3 - Desesperar-te

Registro
    19-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Finalmente, os tão esperados votos!

Durante a leitura, encontrei alguns erros de ortografia e sintaxe, mas nada que impedisse o entendimento das histórias. De qualquer forma, boa parte das histórias escolhidas conseguiram associar boa ortografia e sintaxe com boa narrativa. Reparem que eu fui extremamente rigoroso nas avaliações, não entendam como sinal de desprezo, mas como um incentivo para que vocês consigam acertar o rumo da boa literatura. Sem mais delongas...

The Oscar goes to...

Categoria Tibia
    1. Relógio
    2. A Banshee
    3. A Sociedade de Rookgard

*Gostaria de dar destaque para a história "Sem Título - Tibia", que fez páreo duro com a história "A Sociedade de Rookgard".

Categoria Off
    1. Vertigo
    2. Todos os Nossos Pecados
    3. Prosa Surpresa

*Gostaria de dar destaque para a história "Um jogo de pôquer", que fez páreo duro com a história "Prosa Surpresa".

Bom, agora seguem as análises que fiz a medida que lia cada história.
    CONCURSO ROLEPLAY TIBIABR

CATEGORIA TIBIA
    1. Aventuras em Fíbula NÃO
    A história tem que surpreender o leitor. Confesso que li, esperando alguma extraordinariedade, mas a história não passou de uma caçada em Fibula. Tente rebuscar mais seu vocabulário, relatar as coisas com maior nível de realidade. A chave do sucesso é prender a atenção do leitor, e isso se faz com o uso apropriado e concatenado das palavras, mas, acima de tudo, deflagrando um final surpreendente. Certamente é o tipo da coisa que prende o leitor ao livro.

2. A Banshee SIM
    Cara, tu tens perícia maestral no que tange o uso apropriado e concatenado das palavras. Quando li sua história, me lembrei logo do estilo literário de Tolkien. Contudo... identifiquei um grave problema: você divagou muito. Confesso que li e absorvi muito pouco da história, tem algumas coisas que estão desconexas, está muito abstrato, muito poético. Tente usar esse talento da boa escrita aliado a concisão que você vai longe. O final foi bom, mas poderia ser melhor, poderia surpreender mais. O leitor geralmente busca uma leitura agradável e compreensível. Não consegui ler O Senhor dos Anéis até hoje por isso, é uma leitura abstrata, poética e extremamente letárgica, mas que dá para captar tudo (ou quase tudo). A partir do momento em que você for mais conciso em sua abordagem, mesmo que sob este ornato literário, você vai longe, vai por mim.

3. Desgrama NÃO
    Ô loco meu, viajei bonito nessa história... Tentei buscar algum significado, mas não encontrei. O uso das palavras foi bom, mas maior desenvoltura vocabular cairia muito bem aqui. Achei a história muito viajante, sem pé nem cabeça. O início ok, até dá para entender, apesar de ser algo meio non sense, mas vá lá, dá para engolir. Mas o final... é algo completamente sem sentido. Tente ser mais claro e conciso na sua abordagem e dar um upgrade no uso vocabular.

4. Luzir - Uma pequena epopéia Rookgaardiana NÃO
    Achei boa a narrativa da história, mas faltou maior primor vocabular, sem falar que a história me pareceu pouco instigante. Histórias de Tibia tem que ter mais do que pancadaria, tem que ter emoção. Sei lá, uma morte, uma traição, um romance, um assassinato misterioso... tantas possibilidades para serem exploradas! Siga estes conselhos pois certamente abrirão muitas portas para você.

5. Relógio SIM
    Rapaz... isso sim é que eu queria ver, um final surpreendente, e você conseguiu fazer isso com argúcia. Muito bem escrita, o modo como você escreveu prende o leitor, vez ou outra uma pontada de tédio, mas, no mais, instigante. Você conseguiu escrever uma história curta, sem muitos circunlóquios. Aí está a prova viva de que uma frase bem escrita, às vezes pode valer bem mais que um livro. Se eu tivesse que fazer uma crítica, bem forçada meeesmo, seria quanto ao uso vocabular. Tente ler mais, tramar as palavras de forma a constituir uma tapeçaria de beleza única. Mas você está indo pelo caminho certo, continue assim. Nunca que eu esperaria um final assim. Simplesmente estupendo.

6. Sem Título – Tibia SIM
    Achei o final muito clichê, não surpreendeu tanto quanto deveria surpreender. No entanto, você soube conduzir a história pelo caminho certo, conseguiu prender a minha história do início ao fim, o que é um aspecto positivo. O que faltou na sua história foi um final mais surpreendente, esse final ficou muito “Romeu e Julieta” ou então “Final do Homem-Aranha 3”. Se você tivesse fugido desse clichê, sua história teria ficado muito boa, bastando, além disso e forçando a barra meeesmo, dar uma melhorada no vocabulário.

7. Simpatia pela Tempestade NÃO
    Gostei da história, tiveram muitas emoções, o que é perfeitamente válido. No que tange à narrativa, faltou mais objetividade. Você colocou todo o foco em um só evento (a batalha), e com esse estilo narrativo, nem café Starbucks da conta de deixar o caboclo acordado. O vocabulário está na média, mas podia ser mais desenvolto. Faltou um final que arrebatasse o leitor. Melhore estes pontos que suas histórias irão longe.

8. A Sociedade de Rookgard NÃO
    Coisa bem ao tipo “O Código da Vinci”. Faltou profundidade. Por que pretendiam guardar segredos? Ficou muita coisa solta no ar, você atiçou a curiosidade dos leitores, mas não saciou-a. No mais, vocabulário regular, boa narrativa. Só faltou um fim surpreendente.

9. Um dia na terra de tibia NÃO
    Cara... precisa melhorar, e precisa melhorar muuuito. História non sense, coisa mais alucinada... você forçou muito a narrativa, no máximo, achei boa uma ou outra sacada, mas o resto... Comece lendo. Depois, adote um estilo literário, concatene as palavras, coloque um fim supreeendente e emoções... eu diria que faltou quase tudo na sua história, só as piadinhas infames que salvaram sua história de não ser um epic fail.

CATEGORIA OFF
    1. Desperar-te NÃO
    A coisa que mais me chamou a atenção na sua história é que você soube ter um excelente primor vocabular. Em momento algum senti tédio, mas esperava encontrar algo mais interessante. Não restam dúvidas que você sabe usar bem as palavras, mas falta criar propósito e surpresas no seu texto. Não adianta o texto prender a atenção do leitor se ao fim da leitura ele perguntar “Sim, e daí?”. Tente melhorar isso que você certamente alçará vôos mais altos.

2. Fogo NÃO
    Gostei da história, mas faltou concisão e objetividade. Teve horas que eu fiquei boiando, mas o final surpreendente vale os momentos de tédio. Você até soube escrever bem, mas faltou tramar as palavras. Se você fizer a história mais objetiva e mais clara, certamente irá longe. Tente captar a atenção do leitor tentando mostrar as particularidades de cada personagem, mas sem tornar a coisa um sermão, nem 8 nem 80.

3. Medieval NÃO
    Sua história foi fantástica e muitíssimo bem escrita. Teve um final interessante, o que é positivo para a história. Mas podia ter feito um fim mais impactante, uma trama mais desenvolvida. Ficou algo meio pardão, mas conseguiu prender a atenção. Inobstante sua narrativa não deixar a desejar, falta elaborá-la mais.

4. Prosa Surpresa SIM
    Essa história, até agora, foi a única que me fez ter vontade de ler cada vez mais a medida que avançava na história. Mas incorrer no típico erro de fazer uma história sem impacto algum. Só uma história do cotidiano de algum malacabado, sem maiores firulas. Mas você teve uma coisa que pouquíssimas pessoas tiveram, que foi originalidade. Usou impropérios sem pudor, tipificando, assim, muito bem a típica realidade brasileira. O único defeito foi esse, fazer uma história sem grandes atrativos. Em se tratando de trama vocabular e narrativa, você foi simplesmente soberbo. Parabéns!

5. O Samurai NÃO
    A impressão que tive ao ler essa história, era que era a tipo “2 em 1”. Eu gostei do modo despojado e original que você escreveu a narrativa. Não ensejou rebuscamento, mas fez uma história bem agradável, soube inovar, coisa que falta muito aos livros de hoje em dia. Mas faltou esclarecer alguns detalhes como, por exemplo, o que motivou o engano do Samurai. Matou um achando que tinha matado outro. De nada adianta uma história ser bem escrita se ela não meche com o íntimo de leitor (sem alusões à pornografia). Tente criar uma história com impacto, bem temperada, que você vai longe.

6. Sem título – Raito Shiroi NÃO
    Caro padawan, você tem muito chão a percorrer. Seu texto está muito desconexo, letárgico e non sense. Isso sem falar na narrativa “narutesca”. Tem muito a melhorar, muito mesmo. Por pouco não desisti de ler sua história até o fim. O conselho que dou a todos que estão começando no universo da literatura é... ler. De tudo. Bula de remédio, jornais, quadrinhos, artigos... Aí sim, quando tiver um bom repertório literal, comece escrevendo. Porque não visita o Off, lá é um ótimo lugar para exercitar a retórica.

7. Todos os Nossos Pecados SIM
    Uou, história muito bem escrita! Uso vocabular muito bem tramado, narrativa que fixa a atenção do leitor, foi conciso e objetivo na sua abordagem, permitiu ao leitor imaginar com clareza a história. O final foi surpreendente, pois conduziu à reflexão, mas podia ter sido melhor, podia ter tido mais emoção. Essa é a única crítica que eu poderia fazer. Quanto ao resto, simplesmente magnífico!

8. Um jogo de pôquer NÃO
    Cara, haja filosofia! Não que isso seja algo mal, não estou aqui para verter meu veredicto em discurso ideológico. Só achei um pouco confuso, ou a coisa saiu intricada demais. Uma história tem que ter concisão e objetividade, se você viajar muito, vai deixar a moral da história indefinida. Quanto a trama vocabular, narrativa e desenvoltura, nada a reclamar. O fim da história conduz o leitor à reflexão, algo que, se feito da forma apropriada, torna o fim surpreendente. Mas o resto foi viajante demais, teria que viajar menos... tenho apreço pela Filosofia, mas quando acaba viajando muito, perde o propósito. Concisão e objetividade: ponha eles em sua história que você tem futuro.

9. Uma surpresa diferente NÃO
    Achei razoável sua história. Eu esperava algo mais impactante. Tudo bem, o final foi surpreendente, mas não causou impressão ao leitor, e isso é muito importante em se tratando de história. Mas você está no caminho certo, só está faltando aperfeiçoar mais as suas habilidades. Você está indo pelo caminho certo, continue assim!

10. Vertigo SIM
    Uouuu!!! Essa história é simplesmente fantástica! Você conseguiu fazer bom uso e trama vocabular, conseguiu dar um final surpreendente e de quebra conseguiu conduzir a narrativa de modo que me incentivou a ler cada vez mais a medida que avançava na história. O que eu poderia dizer? História fantástica. Meu único conselho é: continue se aprimorando, sempre!

Quem não foi escolhido, não desanime! Bola para frente, a prática leva a perfeição!

Publicidade:

Última edição por Nobre Valente; 19-11-2009 às 20:12.

"Ou quem sabe a Sonserina será a sua casa
    E ali fará seus verdadeiros amigos,
    Homens de astúcia que usam quaisquer meios
    Para atingir os fins que antes colimaram."

O Chapéu Seletor

Clique na imagem para entrar no Salão Comunal da Sonserina

Tópicos Similares

1. MF Cosplayer #1
    Por Jack Foxy no fórum Museu MF
    Respostas: 146
    Último Post: 23-11-2010, 19:02
  2. Mistério arqueológico: Teria os dinossauros vivido com humanos?
    Por Melroch no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 15
    Último Post: 26-12-2008, 15:59
  3. História do TIbia
    Por Gamaros no fórum Tibia Geral
    Respostas: 6
    Último Post: 31-05-2008, 22:51
  4. História Do Tibia
    Por nicknite no fórum Tibia Geral
    Respostas: 9
    Último Post: 18-05-2008, 10:13

Permissões de Postagem