Postado originalmente por
jiraya el xico
Não preciso desse tópico, sou tão tímido que não consigo admitir a minha timidez nem na internet.
Ok, falando sério, boas dicas, só faltou uma coisa que eu acho essencial entender na mente dos tímidos, ao menos a impressão que eu tenho é que o problema não em abordar o outro, o problema é saber o que falar com o outro, no medo da conversar acabar assim:
Sujeito: Olá.
Outro: Olá.
Sujeito: <fala sobre alguma coisa>
Outro: É...
Sujeito:...
Outro:...
Ou seja, por não saber o que o outro se interessa e/ou não saber como colocar o assunto em uma conversa (Você não chega em um completo desconhecido falando de como foi o seu dia) o tímido acaba sem idéias de como manter uma conversa com um estranho, e a partir disso nem tenta arriscar.
Então Jiraya, creio que a parte de observar as pessoas ajuda nesse quesito. Se você reparar bem, há um certo protocolo para se iniciar essas conversas e o assunto de interesse de cada um precisa ser observado. Eu sei que é tenso tentar teorizar, mas acontece. Esse "protocolo" serve de início, pelo menos até você conseguir romper a membrana do formalidade.
As cantadas, por exemplo, são formas desse protocolo (não é uma das melhores). Mas não adianta só repetir o que ouviu, tem que treinar para repetir com "
time" e linguagem corporal.
Depois que essa membrana é rompida entra a questão de afinidade. Mas nem sempre é necessário afinidade para conversar com pessoas.

Iriandor
@Jiraya: Acredito que o maior problema do timido seja esse, outro fator que atrapalha muito é a falta de interesse, muitas vezes a pessoa não tem interesse no que o outro fala e nem ao menos se esforça pra manter uma conversa decente =s
Esse é um outro problema. Por mais que você ache que o mundo da outra pessoa não te interessa, é necessário se esforçar. Fazer o chamado
networking é uma estratégia de vida. Para conhecer pessoas você precisa
conhecer pessoas. As vezes aquele cara que não é interessante para você tem um amigo ou uma amiga interessantes ou num futuro essa pessoa desinteressante pode virar o seu chefe ou uma pessoa da qual você dependa.

Zenno
Só não confundam uma pessoa anti-social com uma pessoa tímida, normalmente tímidos dizem que são anti-sociais como desculpa para não admitir a timidez, mas nem todos os anti-sociais são tímidos.
Sim, mas mesmo os anti-sociais precisam de trato social. Quando você fica muito recluso acaba perdendo a habilidade de se relacionar com pessoas. E ninguém vive sozinho. Você não precisa gostar de pessoas, mas é importante saber lidar com elas.

Leirbag
Por fim, não concordo com o espelho. Pode servir para os outros, mas pra mim não serve. Prefiro muito mais treinar minhas aulas com outras pessoas ou algo assim do que olhando para mim mesmo.
O do espelho não é realmente um treino de falar em público, Leir. É um macete para você desenvolver sua linguagem corporal. As vezes, por costume, fazemos gestos muito exagerados ou algum movimento facial que não exterioriza o sentimento que você está sentido. É importante você conseguir passar um sentimento através de gestos e face e ter conhecimento do seu próprio corpo. Ainda mais para você que é professor.
Mas é claro, isso é individual. E como eu disse, acontece no nível do inconsciente.