Curtir Curtir:  0
Página 1 de 6 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 55

Tópico: Timidez

Registro
    25-05-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Timidez

Para começar, só quero dizer que esse tópico não é de auto-ajuda ou autopiedade. É um simples tópico de dicas.

Acho que muitos aqui tem problema com timidez. Seja aquela mais crônica, onde o indivíduo não consegue sair na rua, seja a mais leve, a insegurança de falar em público. Mas a mais comum é a timidez média, típica do "nerd" (ok, todo mundo aqui é liferuler), que atrapalha um pouco a vida social, dificulta na hora de fazer novas amizades ou conversar com uma mulher que se tenha algum sentimento.

No começo da minha adolescência eu era bem tímido. Não era um sociopata, mas evitava situações embaraçosas (ou que eram embaraçosas na minha mente). Consegui superar isso com dicas da minha mãe, que é psicóloga. Dicas de verdade, não aquela inutilidades de auto-ajuda. Quando você lê coisas do gênero, é sempre a mesma ladainha inútel: "saia de casa", "chegue nela", "seja natural". Mas quem é tímido sabe que seguir isso é difícil. A Timidez é como uma grande mão que torna algumas ações impossíveis. Alguns acabam recorrendo a drogas como o álcool para conseguir se sociabilizar, mas isso é enganar a si mesmo.

Vamos as dicas. Vale lembrar que não há ordem. Elas devem ser seguidas e praticadas a qualquer momento 24 horas por dia. Não são dicas apenas para tímidos, são dicas para o desenvolvimento do trato social, que é muito útil na vida. E, querendo ou não, ninguém é 100% seguro.

1) Observe
    Nós humanos somos seres sociais. Em nosso comportamento há vários traços dessa sociabilidade. Os tímidos tendem a não ter um padrão social. Geralmente é difícil escolher uma roupa por não saber como ela fica no corpo. As vezes, é difícil saber como gesticular em determinada situação.

Por isso é importante observar. Olhe como os outros agem na rua. Tente reparar nos olhos, nas mãos, no rosto, nas roupas, no jeito de andar das pessoas. Comece em casa, observando como as pessoas da sua família agem e falam.

Observando é possível aprender muito e saber interpretar a linguagem corporal da pessoa. Com isso você pode adquirir confiança para montar sua própria linguagem corporal, sem ficar com temor do que as pessoas vão pensar.

Mas só tenha o cuidado de não se perder na observação. Pessoas não gostam de ser encaradas, então faça isso discretamente.

2) O Espelho
    O Espelho é um dos métodos mais eficazes de perder a timidez. Ele simula uma outra pessoa, mas como essa pessoa é você mesmo, ela parece menos ameaçadora. Pode parecer bobeira, mas é uma coisa que acontece no inconsciente.

A medida que você pratica o passo de observar, pode testar o que observou em frente ao espelho. Teste sorrisos, movimentos, danças, roupas, conversas, poses de fisiculturismo (sério, conhecimento corporal e vaidade). É possível treinar até leituras em voz alta ou discursos improvisados. Se a observação estiver sendo bem feita, você vai poder desenvolver mais sua habilidade corporal.

3) Enfrente pequenos Medos
    Você não precisa enfrentar de cara seus grandes medos sociais. Pode começar pelos pequenos e adquirir confiança. Então o faça. Converse com pessoas que não conversava, apesar de ver todos dias. Dê chance aos freetalkers de ônibus (aquelas velhinhas que tentam puxar assunto). Converse com caixas e vendedores. Peça para fazer apresentações de trabalhos.

Os pequenos medos variam de pessoa para pessoa. Com a dica 1 e 2 em curso você pode adquirir mais confiança para vencer com facilidade os pequenos medos

4) Confiança
    O passo mais difícil. A Confiança demora tempo para aparecer. Vencer a timidez é uma pequena escalada, você sobre um pouquinho a cada dia. A Confiança é a consequência dos passos a cima somada com sua vontade de ser melhor.

Bem, essa foi uma tentativa. Sei que uitos aqui não se confessam tímidos, afinal estamos na internet, onde todo mundo pode ser o que não se é na vida real.

Eu sei que é bem teórico e nem sempre a teoria funciona na prática. Sei também que pode parecer um tópico bobo. Mas acho que não custa nada tentarem.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Liga das Lendas: Vintas

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Motto_frederick_douglass_2.jpg

Registro
    25-01-2007
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Esses 4, creio eu, que todo mundo já saiba.

Porém foi legal sua tentativa e tal, a intenção é o que vale.

Registro
    04-02-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

sou timido, mas nao tao timido desse jeito
    meu problema tb é nao chegar nas pessoas, deixar que elas cheguem ate mim
    xd

ps: darkon nao escreveu um post malicioso dessa vez wow
    jaja ele edita rariairiraaira

Registro
    19-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não preciso desse tópico, sou tão tímido que não consigo admitir a minha timidez nem na internet.

Ok, falando sério, boas dicas, só faltou uma coisa que eu acho essencial entender na mente dos tímidos, ao menos a impressão que eu tenho é que o problema não em abordar o outro, o problema é saber o que falar com o outro, no medo da conversar acabar assim:

Sujeito: Olá.
    Outro: Olá.
    Sujeito: <fala sobre alguma coisa>
    Outro: É...
    Sujeito:...
    Outro:...

Ou seja, por não saber o que o outro se interessa e/ou não saber como colocar o assunto em uma conversa (Você não chega em um completo desconhecido falando de como foi o seu dia) o tímido acaba sem idéias de como manter uma conversa com um estranho, e a partir disso nem tenta arriscar.
    Hail kinas :sword:

Dáblio, Dáblio, Dáblio...

...Ordem da Desordem! Agora,uma organização!

Hail xDman
    ODD > VSQS

Registro
    11-03-2008
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Timidez é uma filha da mãe, sofro muito com isso. As vezes é algo tão imbecil mas que você fica sem coragem o suficiente de fazer, parece que há algo invisível que te segura, um bloqueio mental imbecil que te prende das relações e experiências novas.

Enfim, é uma superbosta

~

Publicidade:

2008-2012
    Do Inferno ao Céu Corintiano

Registro
    01-11-2006
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

é , meu problema é esse do jiraya ai, da mó trabalho conheçer gente nova sozinho pra amizade, assunto cu .

@topic

dicas legais pra quem precisa, mais o tenso mesmo é oque o jiraya falo ;b

Registro
    08-12-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Sou timido e talz, hoje não tanto quanto era a antigamente, por que eu me forço, as vezes, a enfrentar isso...

Uma coisa que me ajudou muito foi começar a trabalhar, lidar com diferentes pessoas e tal...
    Lógico, ainda sou muito timido, e tenho muitos problemas com isso ainda, mas nem perdo do que ja fui =)

@Jiraya: Acredito que o maior problema do timido seja esse, outro fator que atrapalha muito é a falta de interesse, muitas vezes a pessoa não tem interesse no que o outro fala e nem ao menos se esforça pra manter uma conversa decente =s
    Wyrd bið ful arcæd
    O Destino é Inexoravel.

Registro
    21-09-2004
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Eu fui vencendo a timidez aos poucos, quando eu era pequeno(até os 10 anos) era o famoso bicho-do-mato tão tímido, que se escondia em casa se tivesse visita, não falava com ninguém (exceto meus amigos da escola e da rua), eu fui melhorando naturalmente até os 15~16 anos, continuava sendo um cara bastante tímido, mas bem mais tranquilo, acho que estava no nível da timidez média das pessoas... A partir daí, acho que eu já poderia estar confortável, só que eu decidi dar um passo a mais, eu queria ser o cara que não tem medo de conversar com desconhecidos, que é confiante e engraçado. Então eu fui dando pequenos passos, do tipo tentar manter a conversa quando um desconhecido começou, conversar olhando nos olhos, reparar na linguagem corporal das pessoas, sempre dar bom dia aos motoristas de ônibus/ vendedores... e por aí vai... Melhorei ainda mais, até os 19~20, aí eu decidi começar a fazer "loucuras", situações onde a maioria das pessoas teria vergonha de estar. Neste ano eu decidi me colocar em situações de pressão social, faço aulas de samba e forró, além de aulas de interpretação ("teatro"), além disso, tento apresentar todos os trabalhos na faculdade. E, bem, acho que a anos, não tem nenhuma pessoa que reconheça o tímido que havia em mim.

Então, a minha primeira dica é tentar dar pequenos passos, imagine algo que para você seja difícil, por exemplo, falar em público, tente diluir isto em pequenos passos, por exemplo, você nunca conseguirá falar em público se não consegue conversar com um pequeno grupo de desconhecidos, você não conseguirá conversar com um pequeno grupo de desconhecidos se não conseguir conversar com UM desconhecido, você não conseguirá conversar com um desconhecido se não conseguir puxar assunto com um desconhecido, você não conseguirá puxar assunto com um desconhecido se não conseguir dar bom-dia a uma vendedora. Então comece dos pequenos passos e os repita até que isso se torne natural para você, quando você não sentir nenhuma pontinha de ansiedade dê o passo seguinte. A cada vez que você conseguir fazer uma coisa (pode ser simples como dar bom dia ao motorista do seu ônibus), parabenize-se por isso, isso vai fazer sua confiança aumentar.

A segunda dica é que você não espere resultados imediatos, e nem coloque prazos para que eles apareçam, ter prazo para conseguir algo é uma pressão a mais que você não vai querer ter, alguns podem conseguir se tornar extremamente sociáveis em 6 meses, outros podem levar 5 anos, o que importa é que a cada dia você seja uma pessoa melhor.

Ps: Não se contente em ser um cara "normal", ninguém gosta de pessoas "normais", se está começando algo espere se tornar o melhor naquilo.

Registro
    07-01-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Só não confundam uma pessoa anti-social com uma pessoa tímida, normalmente tímidos dizem que são anti-sociais como desculpa para não admitir a timidez, mas nem todos os anti-sociais são tímidos.

Registro
    08-12-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Zenno Ver Post
    Só não confundam uma pessoa anti-social com uma pessoa tímida, normalmente tímidos dizem que são anti-sociais como desculpa para não admitir a timidez, mas nem todos os anti-sociais são tímidos.
    Bem lembrado, sou meio anti-social tambem =|
    Mas nada demais, antes eu tinha vergonha do que as pessoas pensariam se eu fizesse X coisa, agora não ligo pra isso, ou tento não ligar...

Publicidade:

Wyrd bið ful arcæd
    O Destino é Inexoravel.

Tópicos Similares

1. Pra você, o que é timidez?
    Por Pos Mortem no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 54
    Último Post: 19-02-2009, 17:49
  2. Tutorial: como arranjar uma namorada
    Por Nobre Valente no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 75
    Último Post: 08-02-2009, 14:08