Quando eu era menor, uns 9~10 anos, vixe! Eu era tímido, muito tímido. Não conseguia nem comprar uma cachorro quente por medo de errar a fala "2 vinas e sem cebola". E pior, quando falava, eu errava :/. Quanto mais nervoso, mais chances de errar e pagar mico. E quando se paga mico, você fica com mais medo de fazer novamente. Pelo menos era o que acontecia comigo.

Mas depois, no final dos meus 10 aninhos, eu comecei a ouvir música, e isso foi um ótimo instrumento para minha socialização. Com a música eu comecei a cantar, e cantando eu acabei com a minha timidez. Um ótimo exercício, recomendo. Uma vez que você consegue cantar sem medo em público (nem precisa ser grande), você se sente muito melhor. Experiência própria.

Mas ainda tenho aquele friozinho na barriga quando estou em público, mas o estranho é que é esse frio que me alimenta, eu gosto dele. Não sei o nome disso, seria adrenalina? D=

Além do mais, minha irmã é psicóloga, então sempre li livros de linguagem corporal. Isso ajuda também.