Para começar, só quero dizer que esse tópico não é de auto-ajuda ou autopiedade. É um simples tópico de dicas.
Acho que muitos aqui tem problema com timidez. Seja aquela mais crônica, onde o indivíduo não consegue sair na rua, seja a mais leve, a insegurança de falar em público. Mas a mais comum é a timidez média, típica do "nerd" (ok, todo mundo aqui é liferuler), que atrapalha um pouco a vida social, dificulta na hora de fazer novas amizades ou conversar com uma mulher que se tenha algum sentimento.
No começo da minha adolescência eu era bem tímido. Não era um sociopata, mas evitava situações embaraçosas (ou que eram embaraçosas na minha mente). Consegui superar isso com dicas da minha mãe, que é psicóloga. Dicas de verdade, não aquela inutilidades de auto-ajuda. Quando você lê coisas do gênero, é sempre a mesma ladainha inútel: "saia de casa", "chegue nela", "seja natural". Mas quem é tímido sabe que seguir isso é difícil. A Timidez é como uma grande mão que torna algumas ações impossíveis. Alguns acabam recorrendo a drogas como o álcool para conseguir se sociabilizar, mas isso é enganar a si mesmo.
Vamos as dicas. Vale lembrar que não há ordem. Elas devem ser seguidas e praticadas a qualquer momento 24 horas por dia. Não são dicas apenas para tímidos, são dicas para o desenvolvimento do trato social, que é muito útil na vida. E, querendo ou não, ninguém é 100% seguro.
1) Observe
Nós humanos somos seres sociais. Em nosso comportamento há vários traços dessa sociabilidade. Os tímidos tendem a não ter um padrão social. Geralmente é difícil escolher uma roupa por não saber como ela fica no corpo. As vezes, é difícil saber como gesticular em determinada situação.
Por isso é importante observar. Olhe como os outros agem na rua. Tente reparar nos olhos, nas mãos, no rosto, nas roupas, no jeito de andar das pessoas. Comece em casa, observando como as pessoas da sua família agem e falam.
Observando é possível aprender muito e saber interpretar a linguagem corporal da pessoa. Com isso você pode adquirir confiança para montar sua própria linguagem corporal, sem ficar com temor do que as pessoas vão pensar.
Mas só tenha o cuidado de não se perder na observação. Pessoas não gostam de ser encaradas, então faça isso discretamente.
2) O Espelho
O Espelho é um dos métodos mais eficazes de perder a timidez. Ele simula uma outra pessoa, mas como essa pessoa é você mesmo, ela parece menos ameaçadora. Pode parecer bobeira, mas é uma coisa que acontece no inconsciente.
A medida que você pratica o passo de observar, pode testar o que observou em frente ao espelho. Teste sorrisos, movimentos, danças, roupas, conversas, poses de fisiculturismo (sério, conhecimento corporal e vaidade). É possível treinar até leituras em voz alta ou discursos improvisados. Se a observação estiver sendo bem feita, você vai poder desenvolver mais sua habilidade corporal.
3) Enfrente pequenos Medos
Você não precisa enfrentar de cara seus grandes medos sociais. Pode começar pelos pequenos e adquirir confiança. Então o faça. Converse com pessoas que não conversava, apesar de ver todos dias. Dê chance aos freetalkers de ônibus (aquelas velhinhas que tentam puxar assunto). Converse com caixas e vendedores. Peça para fazer apresentações de trabalhos.
Os pequenos medos variam de pessoa para pessoa. Com a dica 1 e 2 em curso você pode adquirir mais confiança para vencer com facilidade os pequenos medos
4) Confiança
O passo mais difícil. A Confiança demora tempo para aparecer. Vencer a timidez é uma pequena escalada, você sobre um pouquinho a cada dia. A Confiança é a consequência dos passos a cima somada com sua vontade de ser melhor.
Bem, essa foi uma tentativa. Sei que uitos aqui não se confessam tímidos, afinal estamos na internet, onde todo mundo pode ser o que não se é na vida real.
Eu sei que é bem teórico e nem sempre a teoria funciona na prática. Sei também que pode parecer um tópico bobo. Mas acho que não custa nada tentarem.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online

Curtir: 

Responder com Citação