Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 10 de 42

Tópico: Concurso de Roleplay Telling 2009 - PRIMEIRA FASE

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
    Registro
    13-11-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Lucas GLS Ver Post
    Mas cara, a tabela ficou fodástica
    Legalzão mesmo ^^
    Numa passagem rápida pelo tópico vi que a tabela já está desatualizada, porque os votos podem ser alterados.

Não vou atualizá-la, pois estou sem tempo durante a semana e possivelmente durante todo o mês de novembro, então preferi tirá-la do post.

Como, para os escritores, melhor do que ganhar uma nota é saber a impressão que seus textos deixaram, fiz minha resenha pessoal de alguns contos.

~*~

Desgrama

Gostei do estilo do conto, que por pouco deixava de ser tibiano. Se "Vê" não for apelido de Venore, realmente não tem nada de Tibia. Mas não reclamo da classificação, porque assim pude votar nele.

O início e o final estão muito bons, como se o narrador recitasse um poema troll. Além disso, a ideia de fazer uma espécie de Portal das Almas ao contrário ficou interessante também.

Texto bem fechado, mas que me deixou com uma dúvida: por que o troll simpatizou com sua "mãe" nesta dimensão e não gostou de sua "namorada"?

Sem título - Tibia

Achei interessante o formato de parábola religiosa, a história de homens desafiando seu destino em busca da resposta dos deuses.

A violência sem sentido do irmão mais velho contra os magos que auxiliaram o caçula doente me lembrou as histórias bíblicas, onde ação e reação muitas vezes são incompatíveis ou contraditórias.

O desfecho do sacrifício na fonte de Banor reforçou a impressão de mensagem mística.

Simpatia pela tempestade

História muito bem escrita e um tema muito interessante. No fundo sempre queremos que a justiça seja feita no final, quando o que acontece é apenas o final, seja ele do nosso agrado ou não.

Fardelu não queria a batalha, mas não fugiria nem se desculparia dela. E assim ocorreu.

O final é amargo, gostaríamos que fosse diferente, mas Aegos e sua irmã não estavam preparados e não tinham a menor chance antes mesmo de começarem. Não com os espíritos desarmados como foram para a batalha.

Me lembrou a história real de Euclides da Cunha, que foi ao encontro de Dilermando, o amante de sua mulher, para matá-lo, mas acabou morto. Mais tarde seu filho buscou vingar o pai e também acabou morto.

Um episódio triste de uma época onde a honra era lavada com sangue. Não é possível culpar Dilermando por se recusar a morrer, apesar da razão estar com Euclides.

Desesperar-te

Egotrip autoral, usa um recurso manjado dos cronistas semanais de jornal, que apelam para o tema da falta de inspiração quando os prazos apertam e o assunto não chega.

A repetição, até o infinito, do mesmo texto lembra o livro que o personagem de Jack Nicholson escreve no hotel vazio de O Iluminado, 500 páginas onde se lê em sequência uma única frase: "Trabalho sem diversão faz de Jack um bobão".

Fogo

Quando comecei a ler, sem nenhuma referência à época, automaticamente assumi que era uma história medieval, pelas profissões e ambientes descritos. Só quando surgem os fósforos e o álcool é que tenho que voltar e reestruturar tudo que havia imaginado para uma comunidade rural atual.

O texto termina com um final misterioso, que não explica por que naquele dia em que o velho conta a história de Elídio para as crianças, ele resolve aparecer.

Especulo que a história do corvo e da flecha signifique que ninguém pode fugir de sua própria natureza. O velho um dia contaria aquela história secreta, um dia Elídio voltaria para lhe cobrar a vida.

Medieval

A fotografia dos momentos que antecedem uma batalha medieval. As descrições ficaram bem detalhadas, apesar de algumas características da geografia terem me escapado, como a localização explicitada no primeiro parágrafo.

O batedor ficar cantando achei um pouco estranho, afinal não estavam todos juntos? Também estranhei o narrador não ter certeza quanto ao número de arqueiros.

Mesmo assim, o conto seguiu competentemente o estilo "RPGístico", com muitas descrições de locações e personagens. Pelo curto tamanho, não havia como se deter nas personalidades dos protagonistas.

Como falei antes, parece um pequeno retrato de um quadro maior.

Prosa surpresa

Gosto deste estilo de narrativa em que o conto vai se construindo através dos diálogos dos personagens.

O leitor é lançado no meio da conversa dos outros e, quase sem nenhum elemento, precisa construir o quebra-cabeças daquela história.

O mote é só um fiapo, a trajetória de um playboyzinho de cabelo molhado em uma kombi que vai do Porto da Pedra ao Pontal. Mesmo assim a leitura é interessante e passa rápido como os diálogos.

O samurai

A ideia da androide puta-freira foi uma bela sacada, e a ambientação num futuro decadente ficou legal. Já o final achei que se resolveu subitamente, de forma meio gratuita. Dudu morreu com uma bala perdida de um Samurai digno da nossa PM.

A divisão das cenas por asteriscos é artificial e trava o texto. É como um filme que a toda hora desse fade out (fechar para tela preta) quando resolvesse focalizar outro personagem. Em alguns trechos os asteriscos simplesmente poderiam ser apagados ou substituídos por um curto comentário do narrador.

Sem título - Raito Shiroi

A história de Raito Shiroi parece ser interessante, todos os fatos relatados poderiam ser contados de uma forma diferente e mais cativante.

Do jeito que está, parece uma sinopse que, desenvolvida, renderia vários e bons capítulos.

O tema é manjado, do herói órfão que se desenvolve através de um mentor e tem uma missão, no caso a busca pelas 13 lâminas. Ainda assim, adoramos ler muitas vezes a mesma história de superação, contada das infinitas formas que já foram.

Todos os nossos pecados

De início, pensei que a branca e esguia menina fosse a visita da morte, cobrando os pecados do título.

Histórias de vampiros não são minhas preferidas, pelo menos não as atuais. A tradicional de Bram Stoker é legal e o filme do Coppola também.

De qualquer modo gostei do clima de sonho do conto, principalmente pela reação do protagonista, que encontra uma menina nua e encharcada em sua porta e a convida para entrar.

Um jogo de pôquer

Ficou bem estruturado o conto, só achei estranho saber o nome de todos os parceiros semanais de pôquer, menos do amigo que morrera recentemente.

Os jogadores de pôquer nus, despidos de suas mentiras, criaram uma bela imagem.

A transição entre os estados de sonho e realidade deu oportunidade do personagem tecer considerações existenciais interessantes.

Uma surpresa diferente

Achei o conto mirabolante e cheio de personagens e descrições da ação. No final era tudo uma brincadeira de aniversário, mas com uma superprodução hollywoodiana.

Tacapes, espadas e pistolas, tudo isso situado num cenário rural... ainda estou assimilando todo o contexto da história.

Outra coisa que chamou a atenção foram os nomes: Marcos e Joel, nomes brasileiros, são muito diferentes de Onin, Lorak ou Kojiro.

Vertigo

Gostei de algumas comparações, como os pequenos humanos vistos de cima, ratos de laboratório procurando a saída de seu labirinto, e também a idéia de marionetes sendo controladas do alto dos grandes prédios corporativos.

Pensando assim, quanto mais importantes os executivos, mais altos seus escritórios e menos os homens lá embaixo são homens, para se tornarem ratos.

Ficou legal também a contradição entre uma vitrola tocando um vinil de jazz e a música eletrônica potente que vem da rua, possivelmente em mp3.

O protagonista lembrou os heróis do romantismo, e seus autores, que achavam bonito morrer de amor, ou por uma causa, ou por incompatibilidade com seu tempo. Como Castro Alves, que morreu aos 24 anos, ou Noel Rosa, aos 26.

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Wu Cheng; 25-10-2009 às 22:52.

Registro
    26-09-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Meus votos para a categoria Não-Tibiano.

1. Todos os nossos pecados
    2. Fogo
    3. Prosa Surpresa

Vou dar minhas impressões em alguns textos em que não votei, quando acabarem as votações posso até mostrar minhas opiniões sobre todos.

Desesperar-te:

Achei que o autor tentou ser inovador, mas para mim simplesmente falhou, usando algo batido e cansativo. Eu entendo que o recurso foi repetir as frases, mas tive que ler duas vezes para entender, já que as vezes não consegui distinguir a diferença entre parágrafos, pode ser que eu esteja cego ou algo assim. A idéia de por os sentimentos de autor é ótima, mas achei muito mal-executada.

Medieval:

Achei as descrições muito parecidas umas com as outras, os soldados não tinham um diferencial. Apesar de ser bom, para um conto não ficou legal, esse tipo de história precisa de mais elementos, comoo conto não ficou muito bem amarrado. Mas não foi isso o que me fez não votar neste texto, foi que achei parecidissimo com o álbum da banda Angra, chamado Temple of Shadows. Muito da idéia me pareceu ter sido tirado de lá, por isso não votei. Antes que eu me esqueça: desenvolva essa idéia como uma história completa, com tópico próprio e capítulos.

O samurai:

Esse de começo já me surpreendeu, não de uma maneira boa. Jack, Crowley, Alana, Claire, Woso e... Dudu? Escolha estranha de apelido brasileiro entre nomes estrangeiros.
    A linguagem também não me cativou, "aff" e "cocotas" soaram estranhos.
    Aqueles cortes nos diálogos finais foram desnecessários e atrapalharam a compreensão.
    Aconselho melhorar o jeito de descrever as coisas como:"[...]conversam com um andróide com Inteligência Artificial. E outras coisas artificiais também.") e conseguir conectar os acontecimentos sem causar confusão e "cortar" a cena.

Raito Shiroi:

Já sou bombardeado por informações que não conheço, onde diabos é Chiba? O que é Hyoho Niten Ichi Ryu e kenjutsu? Fora que não é bem um conto, é um resumo rápido de acontecimentos de uma história (bem clichê, na minha opinião) que com certeza deve ter sido baseada em Naruto, Bleach ou algum desses animes mais recentes.

Última edição por O Bardo Sortudo; 25-10-2009 às 23:47.

Tópicos Similares

1. Jogos | Perfect World Brasil [+Artigo Completo]
    Por Nyvel'x no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 25
    Último Post: 15-01-2010, 17:42
  2. Esportes | Club de Regatas Vasco da Gama: Contra Tudo, Contra Todos!
    Por Suteba Dark Hell no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 27
    Último Post: 24-10-2009, 14:47
  3. Megatópico: Como ser um offista profissional
    Por xyvon no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 196
    Último Post: 16-07-2009, 21:33
  4. Medo.Quem aí tem?De quê?
    Por Nightmare Elf no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 149
    Último Post: 14-07-2009, 10:37
  5. Enciclopédia