Curtir Curtir:  0
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 10 de 13

Tópico: .:: Criando RPG's ::.

  1. #1
    Avatar de Ðnacron
    Registro
    05-12-2004
    Localização
    Vila do Vulcão
    Posts
    995
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Arrow .:: Criando RPG's ::.

    Bem ...
    jogo RPG a tempos ...
    entao tenho alguns dados e questionarios Q uso para me facilitar ....
    na hora de criar alguma coisa .... no mundo ou campanhas novas ....

    Resolvi entao .... dispor uma parte de meus guias .... para criaçoes ....
    espero Q tenha cerventia .... Fuiz

    CAPITULO I - Criando o mundo

    Sistema Solar


    Onde fica a nova "terra"?
    É uma região na Terra?
    É uma região num outro planeta?
    É um outro planeta?
    É um sistema solar?


    Se é uma região num novo planeta...
    o novo planeta é semelhante à Terra?
    está localizado num sistema solar semelhante ao nosso? (mesmas leis físicas, etc.)


    Se o planeta e respectivo sistema solar não são semelhantes ao nosso...
    definir o número de astros (estrelas, planetas, luas, etc.) no sistema solar.
    definir órbitas, tamanhos e distâncias entre os vários astros, tendo em atenção as respectivas consequências pelo menos para os planetas habitados / habitáveis (gravidade, marés, duração dos dias, frequência de eclipses lunares e solares, etc.).


    Planeta


    Quais as proporções de terra e mar?
    Muitos ou poucos continentes?
    Continentes extensos ou pequenos?
    Mares muito ou pouco profundos?


    Se os movimentos terrestres são importantes...
    definir as principais placas tectónicas, a direcção dos seus movimentos e a sua velocidade.
    marcar zonas sísmicas e zonas vulcânicas, assim como depressões marinhas (fossas), ilhas vulcânicas e cadeias montanhosas e vulcânicas quer em terra, quer no mar.

    Clima

    Aplicar a informação já definida sobre as características do planeta para sistematizar:
    as temperaturas médias do ar e da água (mares).
    a humidade no ar.
    a localização e importância de centros de altas e baixas pressões.
    a força e direcção dos vários tipos de ventos.


    Traçar um quadro geral dos tipos de clima do planeta:
    definir as zonas tropicais, sub-tropicais, de média latitude, sub-polares e polares.
    caracterizar cada zona de acordo com:
    variação da duração dos dias ao longo do ano
    temperaturas médias e respectiva variação ao longo do ano
    influência de centros de altas e baixas pressões
    direcção e força dos ventos


    Estudar cada massa terrestre separadamente:
    verificar o impacto de grandes formas de relevo (cadeias montanhosas, mares interiores, etc).
    delimitar regiões de acordo com as informações, mais detalhadas, a nível de:
    temperaturas médias e respectiva variação ao longo do ano
    direcção e força dos ventos
    pluviosidade
    localizar rios e outras massas de água.
    localizar outras formas de relevo de menores dimensões (montes, vales, etc.).
    delimitar micro-climas em zonas específicas de acordo com as informações progressivamente mais detalhadas.

    Ecossistemas

    Analisar os tipos de clima existentes e sistematizar as suas características principais:
    variação da duração dos dias ao longo do ano
    temperaturas médias e respectiva variação ao longo do ano
    pluviosidade média e respectiva variação ao longo do ano

    Identificar o tipo de vegetação mais adequado a cada zona climática, definindo, assim, os biomas.


    Estudar cada região separadamente analisando:
    micro-climas
    tipos de solo

    Dividir a região em sub-biomas de acordo com as informações mais detalhadas.


    Identificar espécies vegetais (existentes na Terra) adequadas aos biomas e sub-biomas definidos.


    Identificar espécies animais (existentes na Terra) adequadas aos biomas e sub-biomas definidos.


    Se fôr necessário desenvolver algumas espécies (vegetais e/ou animais) novas...
    identificar um nicho ecológico a ser ocupado pela planta / animal.
    identificar características específicas necessárias ao ser que ocupe esse nicho.
    dotar a planta / animal das características necessárias.
    ou
    identificar as características específicas da planta / animal imaginado.
    identificar um nicho ecológico que requira um ser com as características imaginadas.
    adaptar a planta / animal ao nicho escolhido, mantendo as características desejadas.


    Se fôr necessário desenvolver um bioma ou sub-bioma de raíz...
    identificar as características do bioma / sub-bioma a todos os níveis:
    variação da duração dos dias ao longo do ano
    temperaturas médias e respectiva variação ao longo do ano
    pluviosidade média e respectiva variação ao longo do ano
    tipos de solo
    delimitar as características desejadas para os novos tipos de plantas / animais.
    harmonizar as características do bioma / sub-bioma com as características desejadas.
    definir, de um modo geral, a pirâmide ecológica (produtores e consumidores primários-secundários-terciários).
    definir os nichos ecológicos para os produtores (tipos de solo, de nutrientes, água no solo, luminosidade, etc.).
    definir os produtores (plantas e fungos).
    definir os nichos ecológicos para os consumidores (habitats, alimentos disponíveis, etc.).
    definir os consumidores primários (animais que se alimentam de plantas e fungos, e respectivos produtos, como frutos, néctar, seiva, etc.)
    definir os consumidores secundários (pode incluir predadores ou parasitas; podem ser animais ou plantas).
    definir os consumidores terciários e os super-predadores.
    sistematizar a rede de inter-relações:
    competição - predação, parasitismo, alelopatia (produção de toxinas por uma planta para impedir o crescimento de outras plantas).
    simbiose - comensalismo, proto-cooperação, mutualismo.
    harmonizar a rede de dependências:
    verificar predadores com presas em comum
    verificar predadores com dietas flexíveis ou inflexíveis, especializadas ou não-especializadas.
    verificar se a capacidade produtiva do bioma / sub-bioma está adequada à riqueza vegetal e animal.

    Religião

    O Povo e o Local onde este vive são a pedra base para se estabelecer tudo o resto:
    Onde vive o nosso povo?
    A região (geográfica)
    O clima (específico)
    A Fauna e Flora (específicas ou gerais)

    Quais as origens do povo? (míticas ou reais)


    Visão do mundo e Universo:
    Têm conhecimentos reais ou míticos sobre o mundo? (oodem ter ambos ao mesmo tempo)
    O mundo e tudo o que nele existe: como foi criado e por quem?
    Qual é a relação Homem ? restante Natureza?

    Que deuses existem?
    Quantos deuses existem, um ou muitos?
    As divindades são de que tipo? (deus, espírito, anjo, demónio...)
    Como se relacionam entre si? (oposição, união, hierarquia...)
    São sensíveis aos sentimentos? (ofendem-se, vingam-se...)

    Como influenciam a realidade?
    Estão relacionadas com realidades? (água, árvores, vento...)
    Relacionam-se directa ou indirectamente com o Homem e o Mundo?
    Estão na origem de ou agrupam-se segundo valores? (bom - mau)
    Qual a responsabilidade do Homem e da divindade nas diversas situações e acontecimentos?
    São divindades criadoras, destruidoras... ?

    O corpo físico é governado pela divindade?
    A doença surge ou é curada por meios mágicos ou religiosos?
    A magia é usada nestes casos, ou a tecnologia?

    Como se faz a relação Homem-Divindade?
    Em que situações? (dor, doença, morte, nascimento, iniciações...)
    Em que altura? (solstício, Domingo...)
    Quais os lugares de oração? (igrejas, bosques...)
    Como são feitas as orações ou cerimónias religiosas?
    Quem está encarregue da relação com a divindade? (qualquer pessoa, padres, xamãs, feiticeiros...)

    Qual o impacto da religião na sociedade e nos Homens?


    Como são encarados os estados do Homem? (nascimento, morte...)


    De que modo é a religião substituída (ou não) pelos avanços tecnológicos?

    Tecnologia e Magia

    Para se definir o nível tecnológico o ideal será ir beber a épocas históricas nos diversos locais do mundo: Europa medieval, Grécia e Roma antiga, Egipto antigo, China antiga, África pré-colonização...
    Qual o nível tecnológico?
    Existem máquinas simples ou complexas; ou prefere-se a magia?
    Possuem auxiliares (mecânicos ou digitais ou...) para funções intelectuais ou de força? (arquivos, elevadores...)
    Qual o combustível (ou combustíveis) utilizado preferencialmente? (vapor de água, força muscular, petróleo, energia eléctrica, anti-matéria...)
    Possuem computadores?

    Quais os meios de transporte?
    Os meios de transporte dizem respeito a que meios? (rios, mar, oceano distante, ar, espaço, terra...)
    Qual o combustível (ou combustíveis) utilizado? (vapor de água, força muscular, petróleo, energia eléctrica, anti-matéria...)

    Como são as armas?
    O seu uso baseia-se em magia ou não?
    Qual o material (materiais) de construção das armas? (pedra, metal, madeira, energia...)
    O tipo de armas varia muito ou pouco? (só com lâminas e paus, desde usando pedras a ...)
    São armas muito ou pouco elaboradas? (estetica e cientificamente complexas, instrumentos agrícolas adaptados)
    Quem está encarregado de as fazer?
    Existem classes sociais ou elementos da população proibidos de tocar em armas?
    Existem armas específicas para cada classe da população?
    Quais as técnicas de combate usadas para cada tipo de arma?
    Existem armaduras ou outros tipos de protecção?


    Para se definir a magia o ideal será ir beber a outro sistemas de magia: reais (cabala...) ou de jogos (Dundgeons and Dragons...).
    Qual o papel da magia?
    Inexistente ou vista como superstição?
    Proibida por ser contrária à moral ou à lei?
    É usada como prática comum para todos os aspectos do dia-a-dia?
    É usada apenas para alguns aspectos do dia-a-dia? Quais?
    É utilizada apenas por uma classe social ou profissional? (religiosos, guerreiros...)
    É utilizada apenas de um ponto de vista espiritual?

    Qual a função da magia?
    Utilizada para a agricultura, a medicina, guerra...
    Utilizada como auxílio ou em substituição de mecanismos tecnológicos.
    Utilizada como apoio espiritual.

    Como "fazer" magia?
    As pessoas são naturalmente propensas à magia ou só algumas têm essa capacidade?
    São utilizados amuletos especiais, rituais, invocações... ?
    Qual a base ideológica da magia: energia, natureza, elementos... ?
    Quais os instrumentos e elementos utilizados? (amuletos, pedras, canções, punhais, ceptros...)
    Existem diversos tipos de magia? Quais as suas categorias e níveis?
    Qual o tempo de treino necessário para se poder fazer magias das diversas categorias e níveis?


    Estilo de Vida

    É conveniente estabelecer alguns dados relativos ao Povo antes de avançar na definição do seu estilo de vida e costumes. Claro que se deve ter sempre em atenção o que já foi estabelecido anteriormente - nomeadamente, quanto ao local onde o Povo vive.
    Dados específicos do nosso povo:
    Como se chamam a si mesmos
    Representam uma comunidade unida ou são uma amálgama de tribos/povos?
    A sua língua (indicar apenas alguns traços gerais: existe mais de uma língua, existem dialectos... ?)
    Quantos indivíduos
    Tipo de vida (nómadas ou sedentários; caçadores, pastores...)
    Relações com povos vizinhos (caso existam)

    Como se faz a divisão territorial?
    O território divide-se em distritos, regiões, estados....
    Tem por base a propriedade territorial (família, clã) ou aspectos físicos (residência, pastagens...)?

    Existem distinções dentro da população?
    Existem grupos distintos? (clãs, tribos, castas, classes...)
    Qual a relação entre os diversos grupos?
    Quais as suas origens históricas e míticas?
    Têm poderes específicos ou especiais? (liderança, saúde, educação...)
    Há distinção entre homens e mulheres, entre indivíduos de certas idades? (crianças, jovens, adultos, velhos ou anciães)
    Quais os papéis normalmente aplicados (clãs, tribos, sexo, idade...)
    Qual o peso da família e do parentesco?

    Como se processa o poder político?
    Quem é responsável pelos direitos dos grupos e indivíduos?
    Quem é responsável pela protecção?
    Como são escolhidos os chefes? (eleições, disputa na forma de um combate até à morte, sucessão por herança...)
    Que poderes têm os chefes?
    Que tipos de luta há pelo poder? (intriga, inveja, concorrência...)
    Quem tem autoridade, real e ideal, para falar em termos políticos?
    Existem concelhos, tribunais ou outros eventos para se tomarem ou publicitarem decisões?

    Como se processa a Lei?
    Quais as leis principais e respectivas punições?
    Quem propõe, redige e legisla as leis?
    Existe fiscalização ou figuras de autoridade em número e eficiência para mantêr a lei?
    Qual a autoridade e respeito que a Lei inspira na população?
    As figuras da autoridade estão dependentes do poder, dos clãs/tribos/etc... ?
    A criminalidade é elevada ou encontra-se controlada?

    A quem pertence o quê?
    Existe a ideia de posse ou propriedade?
    Quem é que pode possuir o quê?
    Como é que se pode possuir o quê?
    Se acontecerem roubos, qual a punição?

    Qual a importância da família e do parentesco?
    Qual é a organização familiar? (nuclear ou alargada...)
    Quais os papéis, relações, poderes e deveres de cada membro? (irmãos, tios, madrinhas...)
    Como se processa a linhagem? (herda-se do pai ou da mãe...)
    O casamento acontece por que motivos? (sentimentos, poder económico ou político...)
    Que tabus existem? (proibido relações com pais, irmãos, primos directos, ter mais de quatro mulheres...)
    O casamento implica aspectos económicos? (dotes...)
    Como é celebrado o casamento e outros festejos ou cerimónias relacionados com este?
    O que acontece quando há morte de um membro? (viúvos, órfãos)
    Que punições existem quando se quebram as regras? (adultério, desrespeito pelos pais...)

    Como acontece a educação e a iniciação?
    A educação fica a cargo da família ou de uma instituição? Quais?
    A educação é igualitária, ou distingue-se consoante o sexo, etc?
    O que é englobado pela educação?
    Existem iniciações de passagem infância-adolescência-vida adulta?
    São distintas consoante o sexo e a idade, ou grupos sociais?
    Que estádios têm e como se processam as iniciações?
    Quais os direitos e status social que se adquirem, quando e como? (podem casar logo, ter propriedades...)

    Como se faz a organização das casas do povo e das cidades?
    As aldeias/cidades são fixas ou móveis?
    Organizam-se de modo lógico ou aleatório? Em torno de que ponto central?
    Onde surgem as cidades/aldeias e porque razão? (um rio, estrada...)
    As casas obedecem no aspecto a classes sociais, poder económico, pertença a um grupo ou instituição... (igreja, exército...)
    Como se processa a sua construção?
    Quais as ligações entre povoações?
    As vias de comunicação (estradas, correios, etc) são eficientes e muito utilizados?

    Que tipos de riqueza existem?
    O que é considerado como riqueza? (espiritual, dinheiro, gado...)
    Como se atinge essa riqueza, ou como se perde?
    É hereditária? Como? (passa de pais para filhos, de mães para...)

    Como ocorre o comércio?
    Por meio de troca directa ou compra?
    Existem locais próprios para comprar coisas diferentes?
    Qual a importância e posição social dos comerciantes?
    Existe diferenciação entre comerciantes locais e estrangeiros?

    Que tipos de trabalho existem?
    O trabalho implica apenas distinção de tarefas?
    Existe divisão de trabalho por idade, sexo, prestígio ou grupos (tribos...)?
    Qual a posição social dos diversos trabalhadores?

    Os trabalhos existentes permitem a sobrevivência do povo?
    Quais as tarefas ligadas à alimentação e abastecimento de materiais? (obtenção das matérias-primas)
    Quem está encarregue da transformação da matéria-prima? (instrumentos, roupa, construção)
    Quem é responsável pela segurança?

    Quais as actividades de lazer?
    Existem divertimentos específicos de cada grupo (classe, clãs, etc)?
    Têm alguma função social? (fomentam relações amorosas que levam ao casamento, demonstração de poder ou riqueza...)
    As viagens são consideradas lazer, ou são proibidas?
    Quais os motivos que levam a viajar? (comércio, educação, política...)

    Qual a importância da arte?
    Os artistas são reconhecidos ou ficam no anonimato? Porquê?
    A arte é vista como lazer, educativa ou funcional?
    Quais as dificuldades ou restrições para que um indivíduo se afirme como um artista?
    Quais as artes que são bem vistas e mal vistas? (pintura, música, escultura, arquitectura...)
    Quais as características mais prementes de cada arte? (estruturas tipo, na arquitectura; temáticas...)
    Existem várias correntes, artistas de renome, grandes mestres...?

    Como se vestem?
    Existem regras de vestuário muito rígidas?
    Aplicam-se apenas a cores ou tipos de roupa?
    Quais as roupas que existem? (saias, calças...)
    Existem roupas mal vistas ou com conotações negativas?
    Quais os materiais usados para a roupa?
    Existe variação da roupa consoante a estação do ano?
    Existem roupas específicas para certos trabalhos?
    Existem roupas (e cores) específicas de certas regiões?

    Qual o ideal de beleza?
    Qual a estatura e peso ideais?
    Prefere-se gordura, formas flácidas, formas bem definidas, músculos extremos... ?
    Existem ideias ou discriminação tendo em conta o tom ou cor da pele e do cabelo?
    Quais os penteados preferidos e por quem?
    Existem penteados específicos de acordo com os diversos grupos (classes, idades, sexo, clãs...)?
    Utiliza-se maquilhagem?
    Quais as cores ou estilos bem vistos e mal vistos?
    A tatuagem é utilizada para que fins? (estético, ritual, identificação de grupos...)
    Quais as temáticas usados para tatuagens?

    Qual a reacção dos jovens às normas sociais? (contestação a algumas normas...)


    Quais as comidas típicas?
    Existe alguma influência religiosa na comida?
    A alimentação é equilibrada ou existe preferência por um certo tipo de alimento? (vegetais, peixe, carne...)
    Ocorrem situações de fome?
    Como ou onde é que se obtém a comida? (agricultura, comércio...)
    Existem variações do tipo de alimentação de acordo com regiões ou grupos populacionais?
    Quais as comidas típicas?
    Existem influências de regiões estrangeiras ou entre os diversos grupos, regiões, etc?
    Faz-se distinção entre comida tradicional e comida "actual"?


    História

    Para a História não há nada como olhar para a História da Terra e dos seus vários povos e civilizações. Aconselhamos a procurar aqueles povos menos conhecidos ou, então, os pequenos pormenores muitas vezes esquecidos.
    Quais as origens...
    Existe um conhecimento mítico ou científico?
    São nativos da região onde vivem ou migraram? E quando?
    Houve relacionamento com outros povos? Que tipo de relacionamento?
    Que tipo de impacto teve esse relacionamento?

    Em quantas etapas ou eras se divide a história do povo?
    As eras são de acordo com... (nível da escrita, o material dos instrumentos, a religião ou o deus adorado, o rei ou o governo...)
    Quais e quando aconteceram os eventos mais marcantes dessas eras? (invenção ou adopção de um alfabeto, descoberta de novas técnicas, guerras, situações de fome ou de problemas económicos e sociais...)
    Quais as personalidades que deixaram a sua marca na memória do povo? (generais impiedosos, heróis, governantes...)
    Quais as características sociais, económicas, políticas, artísticas ... de cada uma das eras?

    Literatura

    Quem quer definir a situação literária de um povo, terá duas opções: listar algumas características ou entrar em detalhes, referindo algumas obras mais importantes. Nesse caso, não custa ter em mente algumas obras reais dentro do mesmo género, para se ter um exemplo a seguir.
    Quais os tipos de livros que existem?
    livros de linhagens
    registos militares (batalhas, hierarquia...)
    crónicas (focando essencialmente uma classe social ou profissional, etc)
    literatura de viagens (militares, comerciais...)
    literatura ideológica (política, religião...)
    literatura romântica e/ou erótica
    literatura de aventuras
    literatura educativa (gramáticas, equitação, medicina, combate...)
    literatura crítica (comentários, análises, etc, a outras obras ou a situações reais)
    diários e biografias
    ...

    Qual a importância dos vários tipos de livros?
    Quais as quantidades e a variedade existentes?
    Qual a relação entre a procura e a opinião existente sobre cada tipo de livro? (opinião popular, religiosa, cultural, política...)
    Quais as áreas predominantemente abrangidas pelos livros? (religião, economia...)
    Quais as áreas consideradas tabu, proibidas ou, simplesmente, pouco interessantes?

    Existem correntes literárias?
    Quais são as correntes literárias e que características têm? (realismo...)
    Quais as obras e autores mais representativos de cada corrente?
    Existem autores que possuam, dentro de uma corrente, um estilo único? Quais as características desse estilo?

    Linguagem

    A Linguagem pode ser um passatempo em si, rivalizando em importância com a construção do próprio mundo.
    Produção de sons
    O aparelho fonador é humano ou não?
    As diferenças permitem a produção de que sons novos?
    As diferenças impedem a produção de que sons?
    Quais os sons utilizados? (Fricativas, oclusivas, cliques, estalidos...)

    Existe uma ou mais línguas?
    São línguas distintas ou apenas variantes, regionalismos... ? Quais as variações gramaticais, fonológicas... ?
    Qual a origem dessas línguas? (em termos históricos, linguísticos...)
    Qual a relação entre as línguas? (coexistem, uma tende a eliminar as outras, uma tem mais influência que as outras, ocorre discriminação, existem preconceitos...)
    Qual o grau de influências interlinguísticas? (são adoptadas muitas palavras ou ... das outras línguas)

    Qual a história da evolução da língua?
    Quais as línguas estratos? (substrato, adstrato...)
    Quais e quando aconteceram as diversas fases evolutivas da língua?
    Quais as datas e eventos mais significativos de cada uma dessas fases?
    Quais as características evolutivas ao longo dessas fases? (fonológicas, semânticas, gramaticais...)
    Existem visões e posturas culturais diferentes que caracterizem cada uma dessas fases?

    A Gramática:
    Quais as características das diversas classes das palavras? (número, género, grau, pessoa, qualidade, tempo...)
    nomes / substantivos
    adjectivos
    determinantes
    pronomes
    preposições
    advérbios
    verbos
    ...
    Como são indicadas as funções sintácticas? (posição na frase, partículas sintácticas, declinações...)
    sujeito
    predicado
    predicativos (do sujeito...)
    complementos (directo, indirecto...)
    agente da passiva
    ...
    Como se processa a relação entre as orações? (conectores, declinações...)

    O Vocabulário:
    Existe um processo evolutivo ou apenas uma lista de palavras criadas?
    O processo evolutivo decorre devido a evoluções fonéticas, morfológicas e/ou semânticas?
    A criação do vocabulário é feita a partir da junção de palavras, dando origem a novos significados? (madeira + sentar = banco / cadeira)
    A criação é organizada a partir de categorias semânticas? (roupa, mobília, plantas, instrumentos de ...)

    A língua possui um alfabeto?
    Utiliza letras, silabogramas ou logogramas?
    Os caracteres usados representam consoantes e vogais ou só consoantes?
    Utilizam diacríticos ou outros signos auxiliares da escrita?
    Possuem regras ortográficas definidas ou estas variam com as regiões?
    Se há variantes, regionalismos ou mesmo outras línguas, utiliza-se o mesmo alfabeto ou não? Quais as variações ortográficas?

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Ðnacron; 19-04-2005 às 04:53.

  2. #2
    Avatar de Ðnacron
    Registro
    05-12-2004
    Localização
    Vila do Vulcão
    Posts
    995
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão Continuaçao ....

    CAPITULO II - Personagem

    .::: Personagem :::.

    Qual o seu nome :
    § Significa algo ?
    Idade :
    § Aparente :
    § Real :
    Altura e peso :

    Data de nascimento :

    Cabelos :
    § Cor :
    § Características

    Olhos :
    § Cor :
    § Características :
    Pele :
    § Cor :
    § Características

    Apelido :
    § O que significa :

    Conceito : .
    § O que você fez ou faz para ter tal conceito :

    Capacidades Básicas :
    § Físicas :
    § Mentais :
    § Extras :

    Conhecimentos :
    § Onde aprendeu :
    § Quem te ensinou :

    Fatos especiais na infância :
    § Algo que aprendeu na infância que mudou ou esculpiu seu modo de ser :

    Onde mora :
    § Você é o dono :
    § Todos sabem aonde você mora :
    § Como são as instalações do local :
    §

    O que o motiva :
    § Porque :

    Melhor coisa que já fez :
    § O que melhorou para você :

    O que você faz para se divertir :
    § Porque isso o diverte :

    O que você faz da vida : .
    § Trabalha em algo :
    § O que te sustenta :
    § Tem medo da morte :
    § O que você deseja fazer antes de morrer :

    Defeitos :
    § Físicos : -
    § Mentais :

    Qualidades :
    § Físicas :
    § Mentais :

    Mania :
    § Algum motivo \ o que provoca :
    §
    Como se veste :
    § Motivos :

    Bebida :
    § Qual a preferida :
    § O que te faz beber :

    Comida : .
    § Qual a preferida :

    O que te faz feliz :
    § Porque :

    Família :
    § Nome deles / idade / resumo das histórias deles:

    Amigos :
    § Nome deles / idade / resumo das histórias deles:

    Planos Futuros :
    § Quais são os paços para alcançar seus planos :

    O que mudaria em você: .
    § Porque : .

    O que te chateia :
    § Porque :
    § O que você faz contra isso :

    Hobby :
    § Algum motivo para fazer :

    Palavras ou frases que costuma falar :
    § Escutou aonde :
    § Fala espontaneamente :

    Um lugar : .
    § Motivos para gostar deste lugar :
    § O que te lembra :


    CAPITULO III - Cidades , reinos ou povos

    .::: Cidades :::.
    Nome :
    Significado :

    Recursos :
    De onde vem :
    Recursos em caixa :
    Tesouros :

    História :

    Fundadores :
    ( ficha completa / questionário respondido )

    Vip?s que freqüentam :
    O que eles fazem na cidade :
    Porque esta cidade :
    Porque eles são importantes :
    São famosos :
    ( ficha e questionário respondidos )

    Comércio :
    Rotas comerciais :
    Principais mercadorias :
    Fornecedores principais :
    Reputação do comércio :

    Nível Tecnológico :
    O que a de mais moderno :
    O quanto é acessível para todos tais tecnologias :
    Principais tecnologias :

    Terreno :
    Relevo :
    Imperfeições de nível :
    Esgoto :
    Fertilidade das terras :
    Recursos naturais :

    Leis e costumes :
    Livro de leis :
    Quem é responsável pelo cumprimento das leis :
    Como o povo julga as leis :
    Características peculiares do povo :
    Atividades culturais :
    Festas comemorativas :
    Motivos :
    Duração :
    Recursos :

    Poderes Legais :
    Quem representa a leia na cidade :
    Cargos :
    Status :
    Reconhecimento popular :
    Opinião popular :
    Quais são os poderes das autoridades sobre o povo :
    As leis são impostas a força ou respeitadas :
    Cadeias ou masmorras :
    Condições do local :
    Recursos do local para os presos :
    Direitos dos presos :
    A tortura e usada :
    Punições :
    Responsáveis :
    Julgamento :
    Quem os julga :
    Jure popular :
    Punições :
    Penas :
    Registros :

    Religião :
    Monoteísta :
    Politeísta :
    Deuses :
    Templos na cidade
    Como a religião influi na vida das pessoas e do governo :
    A religião é respeitada :
    Cultos e rituais :
    Promessas :
    Milagres :

    Política :
    Meio de governo :
    Aceitação do povo :
    Membros do governo : ( ficha e questionário )
    Influencia dos membros
    Poder do governo sobre as decisões a serem tomadas :

    Empregos :
    Empregos disponíveis :
    Empregos mais comuns :
    Facilidade de arrumar trabalho :
    Pagamento de acordo com o emprego :
    Perícias valorizadas :
    Professores :
    Mestres :

    Fauna :
    Animais comuns na região :
    Animais caçados : ( porque ? )
    Animais na vida das pessoas :
    Animais de criação :
    Animais selvagens :
    Animais perigosos :
    Monstros :
    Comércio de animais :
    Flora :
    Aparência :
    Descrições básicas :
    Recursos da flora :
    Como são usados os recursos :
    Exploração :
    Cultivo :
    Comércio :

    Transportes :
    Meios de transporte :
    Preços :
    Velocidade de cada um dos meios :
    Acessibilidade popular :
    Freqüência de utilização :

    Medicina :
    Poderes da medicina :
    Doenças curáveis :
    Desafios da medicina :
    Limitações da medicina :
    Responsáveis :
    Avanços :
    Pesquisas :

    Comunicação :
    Como e feita :
    Pra que é feita :
    Que tipo de informação são transportadas :
    Quem e faz :
    Custo :
    Velocidade da comunicação :
    Acessibilidade ao povo :

    Magia :
    Utilização da magia no reino :
    Permissões de uso :
    Controle de uso :
    Custos :
    Quem ensina :
    Quem a faz : ( ficha / questionário )
    Acessibilidade ao povo :
    Preconceitos :
    Recursos provenientes da magia :

    Área :
    Tamanho do reino ou cidade :
    Limites reais ou imaginários :
    Conflitos de fronteira :

    População :
    Quantidade de pessoas por raça :
    Raças e conceitos :

    Taxa de crescimento populacional :
    O porque do aumento / diminuição :
    Controle de natalidade :
    Registros de moradores :

    Capital :
    Aonde são tomadas as decisões :
    Onde o governo se estala :
    Segurança do local :
    Condições das instalações :

    Línguas :
    Línguas faladas e escritas :
    Língua mais comum :

    Moeda corrente :
    Nome :
    Significado :
    Material :
    Quem as fabrica :
    Falsificação :

    Organizações :
    Nome :
    Significado :
    Objetivos :
    Secreta ou Publica :
    Membros importantes : ( ficha / questionário )
    Fundadores : ( ficha / questionário )
    Tempo de criado :

    Nomes comuns :
    Origem dos nomes :
    Significados :
    Critérios de escolha dos nomes :

    Geografia :
    Recursos minerais :
    Utilização dos recursos :
    Problemas com a geografia do local :

    Sociedade :
    Cultura :
    Como ela é :
    Atividades sociais :

    Status :
    Cargos :
    Status :
    Benefícios do Status :
    Compra de Status :
    Ganhando Status :


    Controle de armas :
    Permissões de uso :
    Restrições de armas :
    Onde conseguir armas :
    Legalidade do porte :

    Não-humanos :
    Como são tratados :
    Preconceitos :
    Limitações dos não humanos ou de outras raças :

    Escravidão :
    É usada :
    Porque é usada :
    Pra que é usada :
    Recursos gerados pela escravidão :
    Preço dos escravos :
    Quem são escravizados :
    Resistência contra a escravidão :
    Opinião popular :
    Preconceitos :

    Locais exóticos ou de encontro de massas :
    Descrição ( questionário respondido )

    Atividades militares :
    Quem são os responsáveis pela segurança :
    A segurança é limitada :
    Alistamento :
    Nomeação :
    Status do cargo :
    Problemas do cargo :
    Vantagens do cargo :
    Chefe de segurança : ( ficha / questionário )
    Pessoas importantes na segurança ( ficha / questionário )

    Mistérios , lendas e boatos :
    Aceitação popular :
    Como isso influi na vida das pessoas :
    Resumo de cada uma :
    Quem espalha :
    Como ficou conhecido :

    Componentes de uma cidade :
    Taverna
    Vend. especiarias
    Sapateiro
    Casa central
    Carpinteiro
    Organizações
    Celeiro
    Pescadores
    Alfaiate
    Residências
    Músicos
    Locais exóticos
    Igreja
    Açougueiros
    Artesão
    Porto
    Curandeiro
    Praça
    Ferreiro
    Caçadores
    Depósitos
    Estábulo
    Poço
    Biblioteca
    Quartel
    Plantações
    Criação D animais
    Última edição por Ðnacron; 19-04-2005 às 05:01.

  3. #3
    Avatar de Beo
    Registro
    16-11-2004
    Posts
    2.489
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    mto interessante,realmente eh de grande ajuda tanto na hora de jogar rp,ou ate msm criar um,...vou copiar esse negocio,mto util,...util ate msm na hora de criar rps aki no forum,flw,...

    Terrordar
    :thumb::thumb::thumb:
    Última edição por Beo; 19-04-2005 às 15:18.

  4. #4
    Avatar de Jotinha
    Registro
    27-11-2004
    Localização
    Jundiaí
    Idade
    36
    Posts
    965
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Lol...

    Como disse o Terrordar, muito bom mesmo!

    Eu também recomendo os livros básicos de D&D (os três)... E o Dicas de Mestre da Dragão Brasil, esse ultimo contém a série Gênesis (espetacular)!

    Jotinha

    19:31 GM Ryrik Danubia [2]: Good bye everyone, thanks for all of the great memories :-)

  5. #5
    Avatar de Ðnacron
    Registro
    05-12-2004
    Localização
    Vila do Vulcão
    Posts
    995
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Talking

    Esse guia ai ....
    é + - tudo Q eu uso pra criar historias ....
    é como c foce uma receita de bolo ....
    é so seguir os paços ....
    acrecentando oQ vc ker .... e pronto ....
    PuftZ ....
    ta pronto e detalhado .....

    espero Q gostem ....
    pQ pra mim .... sempre foi de muita ultilidade ....




    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online

  6. #6
    Avatar de Illidan
    Registro
    18-11-2004
    Localização
    vitoria
    Idade
    31
    Posts
    172
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    hehe tem q ter uma santa paciencia pra fazer isso tudo so o negoço do planeta ja devo demorar um mes pra fazer (deus fez o universo em 7 dias ele eh rapido d+)

  7. #7
    Avatar de Laudelino
    Registro
    11-03-2005
    Idade
    35
    Posts
    762
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    Sempre gostei de ler RP torço que tenhão criado algum novo :riso: :riso: :riso:

  8. #8
    Banido Avatar de Sazuke
    Registro
    24-04-2005
    Idade
    38
    Posts
    331
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão ^^

    Gratz...
    Mto bom mesmo.
    vlw

  9. #9
    Avatar de Guerrero
    Registro
    22-02-2005
    Localização
    Cascavel
    Idade
    38
    Posts
    39
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    nossa muito bom mesmo.. vou ler melhor as suas dicas pra tenta cria meu primero RP xD c vc tive mais alguma dica ae pra da posta aqui ou entra em contato cmg nos msn..

    msn: [email protected]

  10. #10
    Avatar de paulinhodoido
    Registro
    16-06-2005
    Idade
    31
    Posts
    61
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

    Padrão

    comu assim faze um rpg???

    eu naum to batendu bem da cabeça :riso:

    Publicidade:


    Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    http://img126.imageshack.us/img126/4...kasmack7im.gif

    Muito ilário essa GIF :yelrotflm :yelrotflm

    OBJETIVO ÚNICO:

    SER MELHOR Q O CACHERO!!!!!!! :rolleyes: :riso: :yelrotflm



Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •