Bem ...
jogo RPG a tempos ...
entao tenho alguns dados e questionarios Q uso para me facilitar ....
na hora de criar alguma coisa .... no mundo ou campanhas novas ....
Resolvi entao .... dispor uma parte de meus guias .... para criaçoes ....
espero Q tenha cerventia .... Fuiz
CAPITULO I - Criando o mundo
Sistema Solar
Onde fica a nova "terra"?
É uma região na Terra?
É uma região num outro planeta?
É um outro planeta?
É um sistema solar?
Se é uma região num novo planeta...
o novo planeta é semelhante à Terra?
está localizado num sistema solar semelhante ao nosso? (mesmas leis físicas, etc.)
Se o planeta e respectivo sistema solar não são semelhantes ao nosso...
definir o número de astros (estrelas, planetas, luas, etc.) no sistema solar.
definir órbitas, tamanhos e distâncias entre os vários astros, tendo em atenção as respectivas consequências pelo menos para os planetas habitados / habitáveis (gravidade, marés, duração dos dias, frequência de eclipses lunares e solares, etc.).
Planeta
Quais as proporções de terra e mar?
Muitos ou poucos continentes?
Continentes extensos ou pequenos?
Mares muito ou pouco profundos?
Se os movimentos terrestres são importantes...
definir as principais placas tectónicas, a direcção dos seus movimentos e a sua velocidade.
marcar zonas sísmicas e zonas vulcânicas, assim como depressões marinhas (fossas), ilhas vulcânicas e cadeias montanhosas e vulcânicas quer em terra, quer no mar.
Clima
Aplicar a informação já definida sobre as características do planeta para sistematizar:
as temperaturas médias do ar e da água (mares).
a humidade no ar.
a localização e importância de centros de altas e baixas pressões.
a força e direcção dos vários tipos de ventos.
Traçar um quadro geral dos tipos de clima do planeta:
definir as zonas tropicais, sub-tropicais, de média latitude, sub-polares e polares.
caracterizar cada zona de acordo com:
variação da duração dos dias ao longo do ano
temperaturas médias e respectiva variação ao longo do ano
influência de centros de altas e baixas pressões
direcção e força dos ventos
Estudar cada massa terrestre separadamente:
verificar o impacto de grandes formas de relevo (cadeias montanhosas, mares interiores, etc).
delimitar regiões de acordo com as informações, mais detalhadas, a nível de:
temperaturas médias e respectiva variação ao longo do ano
direcção e força dos ventos
pluviosidade
localizar rios e outras massas de água.
localizar outras formas de relevo de menores dimensões (montes, vales, etc.).
delimitar micro-climas em zonas específicas de acordo com as informações progressivamente mais detalhadas.
Ecossistemas
Analisar os tipos de clima existentes e sistematizar as suas características principais:
variação da duração dos dias ao longo do ano
temperaturas médias e respectiva variação ao longo do ano
pluviosidade média e respectiva variação ao longo do ano
Identificar o tipo de vegetação mais adequado a cada zona climática, definindo, assim, os biomas.
Estudar cada região separadamente analisando:
micro-climas
tipos de solo
Dividir a região em sub-biomas de acordo com as informações mais detalhadas.
Identificar espécies vegetais (existentes na Terra) adequadas aos biomas e sub-biomas definidos.
Identificar espécies animais (existentes na Terra) adequadas aos biomas e sub-biomas definidos.
Se fôr necessário desenvolver algumas espécies (vegetais e/ou animais) novas...
identificar um nicho ecológico a ser ocupado pela planta / animal.
identificar características específicas necessárias ao ser que ocupe esse nicho.
dotar a planta / animal das características necessárias.
ou
identificar as características específicas da planta / animal imaginado.
identificar um nicho ecológico que requira um ser com as características imaginadas.
adaptar a planta / animal ao nicho escolhido, mantendo as características desejadas.
Se fôr necessário desenvolver um bioma ou sub-bioma de raíz...
identificar as características do bioma / sub-bioma a todos os níveis:
variação da duração dos dias ao longo do ano
temperaturas médias e respectiva variação ao longo do ano
pluviosidade média e respectiva variação ao longo do ano
tipos de solo
delimitar as características desejadas para os novos tipos de plantas / animais.
harmonizar as características do bioma / sub-bioma com as características desejadas.
definir, de um modo geral, a pirâmide ecológica (produtores e consumidores primários-secundários-terciários).
definir os nichos ecológicos para os produtores (tipos de solo, de nutrientes, água no solo, luminosidade, etc.).
definir os produtores (plantas e fungos).
definir os nichos ecológicos para os consumidores (habitats, alimentos disponíveis, etc.).
definir os consumidores primários (animais que se alimentam de plantas e fungos, e respectivos produtos, como frutos, néctar, seiva, etc.)
definir os consumidores secundários (pode incluir predadores ou parasitas; podem ser animais ou plantas).
definir os consumidores terciários e os super-predadores.
sistematizar a rede de inter-relações:
competição - predação, parasitismo, alelopatia (produção de toxinas por uma planta para impedir o crescimento de outras plantas).
simbiose - comensalismo, proto-cooperação, mutualismo.
harmonizar a rede de dependências:
verificar predadores com presas em comum
verificar predadores com dietas flexíveis ou inflexíveis, especializadas ou não-especializadas.
verificar se a capacidade produtiva do bioma / sub-bioma está adequada à riqueza vegetal e animal.
Religião
O Povo e o Local onde este vive são a pedra base para se estabelecer tudo o resto:
Onde vive o nosso povo?
A região (geográfica)
O clima (específico)
A Fauna e Flora (específicas ou gerais)
Quais as origens do povo? (míticas ou reais)
Visão do mundo e Universo:
Têm conhecimentos reais ou míticos sobre o mundo? (oodem ter ambos ao mesmo tempo)
O mundo e tudo o que nele existe: como foi criado e por quem?
Qual é a relação Homem ? restante Natureza?
Que deuses existem?
Quantos deuses existem, um ou muitos?
As divindades são de que tipo? (deus, espírito, anjo, demónio...)
Como se relacionam entre si? (oposição, união, hierarquia...)
São sensíveis aos sentimentos? (ofendem-se, vingam-se...)
Como influenciam a realidade?
Estão relacionadas com realidades? (água, árvores, vento...)
Relacionam-se directa ou indirectamente com o Homem e o Mundo?
Estão na origem de ou agrupam-se segundo valores? (bom - mau)
Qual a responsabilidade do Homem e da divindade nas diversas situações e acontecimentos?
São divindades criadoras, destruidoras... ?
O corpo físico é governado pela divindade?
A doença surge ou é curada por meios mágicos ou religiosos?
A magia é usada nestes casos, ou a tecnologia?
Como se faz a relação Homem-Divindade?
Em que situações? (dor, doença, morte, nascimento, iniciações...)
Em que altura? (solstício, Domingo...)
Quais os lugares de oração? (igrejas, bosques...)
Como são feitas as orações ou cerimónias religiosas?
Quem está encarregue da relação com a divindade? (qualquer pessoa, padres, xamãs, feiticeiros...)
Qual o impacto da religião na sociedade e nos Homens?
Como são encarados os estados do Homem? (nascimento, morte...)
De que modo é a religião substituída (ou não) pelos avanços tecnológicos?
Tecnologia e Magia
Para se definir o nível tecnológico o ideal será ir beber a épocas históricas nos diversos locais do mundo: Europa medieval, Grécia e Roma antiga, Egipto antigo, China antiga, África pré-colonização...
Qual o nível tecnológico?
Existem máquinas simples ou complexas; ou prefere-se a magia?
Possuem auxiliares (mecânicos ou digitais ou...) para funções intelectuais ou de força? (arquivos, elevadores...)
Qual o combustível (ou combustíveis) utilizado preferencialmente? (vapor de água, força muscular, petróleo, energia eléctrica, anti-matéria...)
Possuem computadores?
Quais os meios de transporte?
Os meios de transporte dizem respeito a que meios? (rios, mar, oceano distante, ar, espaço, terra...)
Qual o combustível (ou combustíveis) utilizado? (vapor de água, força muscular, petróleo, energia eléctrica, anti-matéria...)
Como são as armas?
O seu uso baseia-se em magia ou não?
Qual o material (materiais) de construção das armas? (pedra, metal, madeira, energia...)
O tipo de armas varia muito ou pouco? (só com lâminas e paus, desde usando pedras a ...)
São armas muito ou pouco elaboradas? (estetica e cientificamente complexas, instrumentos agrícolas adaptados)
Quem está encarregado de as fazer?
Existem classes sociais ou elementos da população proibidos de tocar em armas?
Existem armas específicas para cada classe da população?
Quais as técnicas de combate usadas para cada tipo de arma?
Existem armaduras ou outros tipos de protecção?
Para se definir a magia o ideal será ir beber a outro sistemas de magia: reais (cabala...) ou de jogos (Dundgeons and Dragons...).
Qual o papel da magia?
Inexistente ou vista como superstição?
Proibida por ser contrária à moral ou à lei?
É usada como prática comum para todos os aspectos do dia-a-dia?
É usada apenas para alguns aspectos do dia-a-dia? Quais?
É utilizada apenas por uma classe social ou profissional? (religiosos, guerreiros...)
É utilizada apenas de um ponto de vista espiritual?
Qual a função da magia?
Utilizada para a agricultura, a medicina, guerra...
Utilizada como auxílio ou em substituição de mecanismos tecnológicos.
Utilizada como apoio espiritual.
Como "fazer" magia?
As pessoas são naturalmente propensas à magia ou só algumas têm essa capacidade?
São utilizados amuletos especiais, rituais, invocações... ?
Qual a base ideológica da magia: energia, natureza, elementos... ?
Quais os instrumentos e elementos utilizados? (amuletos, pedras, canções, punhais, ceptros...)
Existem diversos tipos de magia? Quais as suas categorias e níveis?
Qual o tempo de treino necessário para se poder fazer magias das diversas categorias e níveis?
Estilo de Vida
É conveniente estabelecer alguns dados relativos ao Povo antes de avançar na definição do seu estilo de vida e costumes. Claro que se deve ter sempre em atenção o que já foi estabelecido anteriormente - nomeadamente, quanto ao local onde o Povo vive.
Dados específicos do nosso povo:
Como se chamam a si mesmos
Representam uma comunidade unida ou são uma amálgama de tribos/povos?
A sua língua (indicar apenas alguns traços gerais: existe mais de uma língua, existem dialectos... ?)
Quantos indivíduos
Tipo de vida (nómadas ou sedentários; caçadores, pastores...)
Relações com povos vizinhos (caso existam)
Como se faz a divisão territorial?
O território divide-se em distritos, regiões, estados....
Tem por base a propriedade territorial (família, clã) ou aspectos físicos (residência, pastagens...)?
Existem distinções dentro da população?
Existem grupos distintos? (clãs, tribos, castas, classes...)
Qual a relação entre os diversos grupos?
Quais as suas origens históricas e míticas?
Têm poderes específicos ou especiais? (liderança, saúde, educação...)
Há distinção entre homens e mulheres, entre indivíduos de certas idades? (crianças, jovens, adultos, velhos ou anciães)
Quais os papéis normalmente aplicados (clãs, tribos, sexo, idade...)
Qual o peso da família e do parentesco?
Como se processa o poder político?
Quem é responsável pelos direitos dos grupos e indivíduos?
Quem é responsável pela protecção?
Como são escolhidos os chefes? (eleições, disputa na forma de um combate até à morte, sucessão por herança...)
Que poderes têm os chefes?
Que tipos de luta há pelo poder? (intriga, inveja, concorrência...)
Quem tem autoridade, real e ideal, para falar em termos políticos?
Existem concelhos, tribunais ou outros eventos para se tomarem ou publicitarem decisões?
Como se processa a Lei?
Quais as leis principais e respectivas punições?
Quem propõe, redige e legisla as leis?
Existe fiscalização ou figuras de autoridade em número e eficiência para mantêr a lei?
Qual a autoridade e respeito que a Lei inspira na população?
As figuras da autoridade estão dependentes do poder, dos clãs/tribos/etc... ?
A criminalidade é elevada ou encontra-se controlada?
A quem pertence o quê?
Existe a ideia de posse ou propriedade?
Quem é que pode possuir o quê?
Como é que se pode possuir o quê?
Se acontecerem roubos, qual a punição?
Qual a importância da família e do parentesco?
Qual é a organização familiar? (nuclear ou alargada...)
Quais os papéis, relações, poderes e deveres de cada membro? (irmãos, tios, madrinhas...)
Como se processa a linhagem? (herda-se do pai ou da mãe...)
O casamento acontece por que motivos? (sentimentos, poder económico ou político...)
Que tabus existem? (proibido relações com pais, irmãos, primos directos, ter mais de quatro mulheres...)
O casamento implica aspectos económicos? (dotes...)
Como é celebrado o casamento e outros festejos ou cerimónias relacionados com este?
O que acontece quando há morte de um membro? (viúvos, órfãos)
Que punições existem quando se quebram as regras? (adultério, desrespeito pelos pais...)
Como acontece a educação e a iniciação?
A educação fica a cargo da família ou de uma instituição? Quais?
A educação é igualitária, ou distingue-se consoante o sexo, etc?
O que é englobado pela educação?
Existem iniciações de passagem infância-adolescência-vida adulta?
São distintas consoante o sexo e a idade, ou grupos sociais?
Que estádios têm e como se processam as iniciações?
Quais os direitos e status social que se adquirem, quando e como? (podem casar logo, ter propriedades...)
Como se faz a organização das casas do povo e das cidades?
As aldeias/cidades são fixas ou móveis?
Organizam-se de modo lógico ou aleatório? Em torno de que ponto central?
Onde surgem as cidades/aldeias e porque razão? (um rio, estrada...)
As casas obedecem no aspecto a classes sociais, poder económico, pertença a um grupo ou instituição... (igreja, exército...)
Como se processa a sua construção?
Quais as ligações entre povoações?
As vias de comunicação (estradas, correios, etc) são eficientes e muito utilizados?
Que tipos de riqueza existem?
O que é considerado como riqueza? (espiritual, dinheiro, gado...)
Como se atinge essa riqueza, ou como se perde?
É hereditária? Como? (passa de pais para filhos, de mães para...)
Como ocorre o comércio?
Por meio de troca directa ou compra?
Existem locais próprios para comprar coisas diferentes?
Qual a importância e posição social dos comerciantes?
Existe diferenciação entre comerciantes locais e estrangeiros?
Que tipos de trabalho existem?
O trabalho implica apenas distinção de tarefas?
Existe divisão de trabalho por idade, sexo, prestígio ou grupos (tribos...)?
Qual a posição social dos diversos trabalhadores?
Os trabalhos existentes permitem a sobrevivência do povo?
Quais as tarefas ligadas à alimentação e abastecimento de materiais? (obtenção das matérias-primas)
Quem está encarregue da transformação da matéria-prima? (instrumentos, roupa, construção)
Quem é responsável pela segurança?
Quais as actividades de lazer?
Existem divertimentos específicos de cada grupo (classe, clãs, etc)?
Têm alguma função social? (fomentam relações amorosas que levam ao casamento, demonstração de poder ou riqueza...)
As viagens são consideradas lazer, ou são proibidas?
Quais os motivos que levam a viajar? (comércio, educação, política...)
Qual a importância da arte?
Os artistas são reconhecidos ou ficam no anonimato? Porquê?
A arte é vista como lazer, educativa ou funcional?
Quais as dificuldades ou restrições para que um indivíduo se afirme como um artista?
Quais as artes que são bem vistas e mal vistas? (pintura, música, escultura, arquitectura...)
Quais as características mais prementes de cada arte? (estruturas tipo, na arquitectura; temáticas...)
Existem várias correntes, artistas de renome, grandes mestres...?
Como se vestem?
Existem regras de vestuário muito rígidas?
Aplicam-se apenas a cores ou tipos de roupa?
Quais as roupas que existem? (saias, calças...)
Existem roupas mal vistas ou com conotações negativas?
Quais os materiais usados para a roupa?
Existe variação da roupa consoante a estação do ano?
Existem roupas específicas para certos trabalhos?
Existem roupas (e cores) específicas de certas regiões?
Qual o ideal de beleza?
Qual a estatura e peso ideais?
Prefere-se gordura, formas flácidas, formas bem definidas, músculos extremos... ?
Existem ideias ou discriminação tendo em conta o tom ou cor da pele e do cabelo?
Quais os penteados preferidos e por quem?
Existem penteados específicos de acordo com os diversos grupos (classes, idades, sexo, clãs...)?
Utiliza-se maquilhagem?
Quais as cores ou estilos bem vistos e mal vistos?
A tatuagem é utilizada para que fins? (estético, ritual, identificação de grupos...)
Quais as temáticas usados para tatuagens?
Qual a reacção dos jovens às normas sociais? (contestação a algumas normas...)
Quais as comidas típicas?
Existe alguma influência religiosa na comida?
A alimentação é equilibrada ou existe preferência por um certo tipo de alimento? (vegetais, peixe, carne...)
Ocorrem situações de fome?
Como ou onde é que se obtém a comida? (agricultura, comércio...)
Existem variações do tipo de alimentação de acordo com regiões ou grupos populacionais?
Quais as comidas típicas?
Existem influências de regiões estrangeiras ou entre os diversos grupos, regiões, etc?
Faz-se distinção entre comida tradicional e comida "actual"?
História
Para a História não há nada como olhar para a História da Terra e dos seus vários povos e civilizações. Aconselhamos a procurar aqueles povos menos conhecidos ou, então, os pequenos pormenores muitas vezes esquecidos.
Quais as origens...
Existe um conhecimento mítico ou científico?
São nativos da região onde vivem ou migraram? E quando?
Houve relacionamento com outros povos? Que tipo de relacionamento?
Que tipo de impacto teve esse relacionamento?
Em quantas etapas ou eras se divide a história do povo?
As eras são de acordo com... (nível da escrita, o material dos instrumentos, a religião ou o deus adorado, o rei ou o governo...)
Quais e quando aconteceram os eventos mais marcantes dessas eras? (invenção ou adopção de um alfabeto, descoberta de novas técnicas, guerras, situações de fome ou de problemas económicos e sociais...)
Quais as personalidades que deixaram a sua marca na memória do povo? (generais impiedosos, heróis, governantes...)
Quais as características sociais, económicas, políticas, artísticas ... de cada uma das eras?
Literatura
Quem quer definir a situação literária de um povo, terá duas opções: listar algumas características ou entrar em detalhes, referindo algumas obras mais importantes. Nesse caso, não custa ter em mente algumas obras reais dentro do mesmo género, para se ter um exemplo a seguir.
Quais os tipos de livros que existem?
livros de linhagens
registos militares (batalhas, hierarquia...)
crónicas (focando essencialmente uma classe social ou profissional, etc)
literatura de viagens (militares, comerciais...)
literatura ideológica (política, religião...)
literatura romântica e/ou erótica
literatura de aventuras
literatura educativa (gramáticas, equitação, medicina, combate...)
literatura crítica (comentários, análises, etc, a outras obras ou a situações reais)
diários e biografias
...
Qual a importância dos vários tipos de livros?
Quais as quantidades e a variedade existentes?
Qual a relação entre a procura e a opinião existente sobre cada tipo de livro? (opinião popular, religiosa, cultural, política...)
Quais as áreas predominantemente abrangidas pelos livros? (religião, economia...)
Quais as áreas consideradas tabu, proibidas ou, simplesmente, pouco interessantes?
Existem correntes literárias?
Quais são as correntes literárias e que características têm? (realismo...)
Quais as obras e autores mais representativos de cada corrente?
Existem autores que possuam, dentro de uma corrente, um estilo único? Quais as características desse estilo?
Linguagem
A Linguagem pode ser um passatempo em si, rivalizando em importância com a construção do próprio mundo.
Produção de sons
O aparelho fonador é humano ou não?
As diferenças permitem a produção de que sons novos?
As diferenças impedem a produção de que sons?
Quais os sons utilizados? (Fricativas, oclusivas, cliques, estalidos...)
Existe uma ou mais línguas?
São línguas distintas ou apenas variantes, regionalismos... ? Quais as variações gramaticais, fonológicas... ?
Qual a origem dessas línguas? (em termos históricos, linguísticos...)
Qual a relação entre as línguas? (coexistem, uma tende a eliminar as outras, uma tem mais influência que as outras, ocorre discriminação, existem preconceitos...)
Qual o grau de influências interlinguísticas? (são adoptadas muitas palavras ou ... das outras línguas)
Qual a história da evolução da língua?
Quais as línguas estratos? (substrato, adstrato...)
Quais e quando aconteceram as diversas fases evolutivas da língua?
Quais as datas e eventos mais significativos de cada uma dessas fases?
Quais as características evolutivas ao longo dessas fases? (fonológicas, semânticas, gramaticais...)
Existem visões e posturas culturais diferentes que caracterizem cada uma dessas fases?
A Gramática:
Quais as características das diversas classes das palavras? (número, género, grau, pessoa, qualidade, tempo...)
nomes / substantivos
adjectivos
determinantes
pronomes
preposições
advérbios
verbos
...
Como são indicadas as funções sintácticas? (posição na frase, partículas sintácticas, declinações...)
sujeito
predicado
predicativos (do sujeito...)
complementos (directo, indirecto...)
agente da passiva
...
Como se processa a relação entre as orações? (conectores, declinações...)
O Vocabulário:
Existe um processo evolutivo ou apenas uma lista de palavras criadas?
O processo evolutivo decorre devido a evoluções fonéticas, morfológicas e/ou semânticas?
A criação do vocabulário é feita a partir da junção de palavras, dando origem a novos significados? (madeira + sentar = banco / cadeira)
A criação é organizada a partir de categorias semânticas? (roupa, mobília, plantas, instrumentos de ...)
A língua possui um alfabeto?
Utiliza letras, silabogramas ou logogramas?
Os caracteres usados representam consoantes e vogais ou só consoantes?
Utilizam diacríticos ou outros signos auxiliares da escrita?
Possuem regras ortográficas definidas ou estas variam com as regiões?
Se há variantes, regionalismos ou mesmo outras línguas, utiliza-se o mesmo alfabeto ou não? Quais as variações ortográficas?
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 



Responder com Citação


:rolleyes:
:riso: :yelrotflm