Postado originalmente por
Stende
Ótimos aviões de 5º geração. Rafaele, se não me engano só perde para o F-22 e um outro que sempre esqueço nome. Só falta falar que o Rafaele é sucata também. Essa tranferencia de tecnologia é otimo para o Brasil absorver informações também, além de preparar melhor nossas forças armadas, e nos tranformando numa potencia regional. Não escolher os caças norte-americanos ja seria uma boa.
O rafale é bom, mas considerar de 5° geração é demais.Quinta geração só os F-22 e F-35.
De qualquer modo a história tinha mudado um pouco já, os americanos estavam dispostos a passar a tecnologia, inclusive o Lula falou:"Daquia pouco agente vai receber os caças de graça."
No entanto, tenho fé de que o Rafale seja superior ao F-18 Superhornet.E melhor que o Gripen também que era um avião muito pequeno, mais aos moldes de suporte do que de superioridade aérea, que o Brasil não tem.
Também não sou nenhum super patriota que quer morrer pelo país, mas entendo a importância da transferência de tecnologia(quer dizer, é um prato cheio pros engenheiros brasileiros poderem estudar isso, inclusive eu no futuro, embora prefira outra área) e acho tecnologia militar muito interessante.Nada melhor do que métodos cada vez mais efetivos para causar destruição.
Brincadeiras a parte, é sempre bom um país ter uma defesa boa.Nacionalista ou não, não quero ver a venezuela tomando parte do Brasil, mesmo que temporariamente.
Sim, é improvável que o Chavez ataque alguém, mas pode acontecer.
Os franceses também acharam que os nazistas não iam fazer nada(tirando uma barreira escrota) e perderam a guerra em 1 mês.
Sem contar que a transferência de tecnologia não é só para fins militares, agente aprende mais sobre os radares,sistemas integrados piloto-avião, sobre propulsão e aerodinâmica.