
Postado originalmente por
Juns
Izzy, ao meu ver os personagens do FF VI são MUITO caracteristicos.
Vamos a uma breve análise:
Locke: Pra mim o personagem mais carismático do jogo, tanto pelos seus diálogos, atitudes e principalmente por uma das primeiras falas dele no jogo que da primeira vez que joguei achei o maximo: Dont call me thief, call me a treasure hunter (algo do gênero).
Terra: Personagem que ao meu ver, se não fosse a "principal" onde ocorrem os fatos por culpa dela seria um personagem dispensáevel.
Edgar: Rei de Fígaro que fez uma aliança com o Império, mas ajuda secretamente os rebeldes, um espião de primeira linha 
Sabin: Odeie ou Ame, as habilidades dele são as mais dificeis de usar por ter que fazer combinações com o controle, ele é irmão gêmeo de Edgar que entra na história pra ajudar o irmão e o grupo após uma temporada num dojo de artes marciais após a morte de seu pai.
Celes: Uma ex-general do Império que antes seguia Kefka e seu bando, presa por questionar as políticas imperiais. Quando criança, recebe transfusão de magia Esper por meios dos Magitek, por isso ela possui a habilidade Rune.
Outra personagem não-overpower que eu gosto de ter no grupo.
Shadow: Um ninja que possui um cão de companheiro. Ele faz o tipo de personagem misterioso que não revela nada do seu passado.Particularmente não gosto dele.
Setzer: Dono da nave, apostador e mulherengo, ele anda com o grupo e espera um dia achar sua amada perdida. Sem dúvida um dos personagens mais carismáticos do jogo.
Strago, Cyan, Gau, Relm e os outros eu não sei direito porque nunca liguei realmente pra eles 
Pow, cadê o Edgar ser mulherengo? É bem mais que o Setzer.
As habilidades do Sabin nem são difícieis, mas precisa de um pouco de prática...
Achei a Terra uma personagem muito interessante. Ela não entende a si mesma na maior parte da história, até que no fim acaba entendendo.
Celes não-overpower? Conta outra, segunda melhor personagem do jogo, só perdendo para a Terra.
O Shadow dá pra ver o passado dele com os sonhos. No fim se descobre que ele é na verdade
Baryl(acho que era assim), o pai da Relm
Setzer é o cara que é depois de perder a melhor amiga, ex-dona do Falcon.
Strago é um descendente dos Magi originais, aliás, praticamente todos de Thamasa são.
Relm é filha de um "caçador de tesouros" conhecido também, mas não do Locke. Foi abandonada em Thamasa e criada pelo Strago, não sendo neta dele mesmo.
Cyan é um samurai que perdeu todos por culpa do Kefka, que envenenou a água da cidade dele...
Gau foi abandonado quando criança no Veldt e viveu com as criaturas. É possível encontrar o pai dele, mas não em nenhuma cidade, e sim em uma casa bem isolada. Por sinal, tentam deixar ele arrumado pra encontrar o pai e ele nega, já que estava arrumado demais.
Enfim... Voltando ao tópico.
Acho que FFVII é um bom tanto overrated, mas FFVI tem sido um bom tanto ultimamente. A verdadeira questão é: Devemos considerar o melhor Final Fantasy em quais quesitos? (Nomearei só dentre os que joguei, de 4 até 8 e o 2)
Jogabilidade? Aí fica meio difícil. O sistema de Materias é bom, mas acho que torna tudo excessivamente flexível. Pode simplesmente trocar a materia de um personagem para o outro se precisar, então não acho que seja ele.
Mas não gostei muito do sistema de Espers para isso também, é bom mas não o melhor.
Por isso, diria que os mais interessantes são FFV para algo mais flexível, FFII para algo menos flexível. O sistema de jobs do FFV é muito bom, há muitas estratégias possíveis e tal... Além de serem presos a cada personagem, assim seu healer não pode se tornar um super-guerreiro por meras trocas.
O sistema de skills do FFII é interessante, ainda que frustrante no início.
Gráficos? Nesse geralmente o mais novo tem os melhores. Simples assim.
História? Essa dou os pontos para o FFVI. Em parte, por ele ter sido bem mais abrangente, sem focar completamente em um só personagem. Mas tirando isso, vejo mais especificamente a história do Cecil, do FFIV como uma mais interessante do que a de algum personagem em específico no FFVI. Conclusão: Em um "todo", VI. Contando a história só da personagem principal(Ou de qualquer outra personagem), IV.
Não vejo muito mais formas de comparar "o melhor".