Olá mundo fake.
Já pensaram se para fazer um personagem andar em uma gif você só precisa-se escolher o square e ele vai?
Ou então que para fazer uma magia você só precisa-se colar uma única imagem no fireworks e ela se anima sozinha?
Bem podemos fazer isso com os fodões, mágicos, sagazes e supimpas Animated Symbols
Mas antes de irmos ao tutorial vocês precisam no mínimo saber fazer uma fake no fireworks, se você já sabe vá direto ao tutorial se não leia no mínimo esse tutorial:
A Bíblia - Fazendo Fakes usando o Fireworks - COMPLETO!
Descrição: Ensina a fazer fakes usando o programa Macromedia Fireworks.
- Criado por Zephirdd
Bem, vamos ao tutorial
Char Andando
Observem essa gif:
É o meu personagem andando 13 squares, o que daria trabalho pra caralho, certo?
Mas você pode fazer isso em apenas alguns segundos.
E se você quiser fazer ele andar 100 squares demoraria o mesmo tempo.
Agora chega de enrolar vamos ao que interessa.
Para começar você precisa abrir o fireworks criar um documento e colar seu char parado:
Alinhe ele no centro do square junto com sua lifebar.
Depois selecione as duas imagens (char e lifebar) e aperte Ctrl+Alt+Shift+Z assim as duas imagens vão se unir.
Depois duplique o frame:
Alinhe seu char dando o passo 1 no mesmo square em que ele estava parado.
Agora selecione o personagem e a lifebar e aperte Ctrl+Alt+Shift+Z para uni-los também, depois com a imagem unida ainda selecionada aperte Alt+Shift+F8
Vai abrir uma janela assim:
Nessa janela você pode selecionar os comandos que vão fazer o personagem andar.
Deixa eu explicar:
Só vamos usar os comandos com os quadrados verdes, o resto vocês podem esquecer.
Vamos entender para que cada um serve:
Você vai configurar eles nessa ordem: Move, Frames, Direction
Move:Aqui você vai definir o quanto o char vai andar, para começar você escolhe quantos squares o char vai andar e multiplica o numero por 32, ou seja:
Se o char vai andar 1 square o numero é 32
Se o char vai andar 2 squares o numero é 64
Se o char vai andar 3 squares o numero é 96
Se o char vai andar 4 squares o numero é 128
E assim por diante.
Frames:Como o nome diz é o número de frames que a animação vai durar, para definir o número você tem que pegar o número que você colocou no move e dividir por 4, ou seja:
Se o numero é 32 você coloca 8
Se o numero é 64 você coloca 16
Se o numero é 96 você coloca 24
Se o numero é 128 você coloca 32
E assim por diante.
Direction:Aqui é a direção para qual o personagem vai andar é só você clicar que você descobre as direções facilmente, de qualquer jeito fiz uma rosa dos ventos com as direções para ninguém se atrapalhar:
Fácil não é?
Configure tudo ao seu gosto e depois clique em ok provavelmente vai aparecer uma janela assim:
É só clicar ok e pronto.
Vá ao ultimo frame e duplique ele, procure o square em que o personagem vai parar de andar e alinhe o seu char parado:
Agora volte para o primeiro frame e de play, vai estar mais ou menos assim:
Sim ele não esta andando só deslizando, agora vamos dar o movimento a ele.
Volte ao frame 2 ele vai estar assim:
De um clique duplo no char, mas tem que ser exatamente no char cuidado para não clicar naquelas bolinhas.
Uma nova aba no fireworks vai se abrir:
Nela você vai encontrar seu char assim:
Agora essa parte é bem fácil, duplique o frame e vá ao frame 2 (ainda nessa aba que se abriu)
Depois clique no lugar que essa imagem indica:
(aonde esta o X vermelho)
Vai ficar assim:
E o seu char vai aparecer meio transparente:
Agora pegue o seu char dando o passo 2 já com a lifebar alinhada e posicione a lifebar dele por cima da outra, desta maneira:
Pronto é só clicar em done:
Agora de volta ao documento antigo vá até o frame 1 de play e:
TAM DAM
Pronto seu char pode andar quantos squares você quiser com muita facilidade.Se alguém tiver alguma duvida (provavelmente vão ter é um tutorial complicado) podem me adicionar no msn:Magias
Aqui vamos nós com a segunda parte do tutorial
Antes de tudo observem esta imagem:
É uma magia de explosão ocupando 64 squares, já pensaram em quanto tempo ia demorar pra fazer isso?
Sim muito tempo, mas do mesmo jeito que se pode usar os Animated Symbols para fazer o personagem andar você pode usar para fazer magias.
E é bem fácil, primeiro de tudo você precisa escolher a magia que vai usar você pode encontrar todas as magias e várias outras coisas neste topico.
Depois de escolher a magia vamos abrir o fireworks e o paint.
Eu vou usar como exemplo esta magia:
O primeiro passo é pegar a magia escolhida e colar ela no paint, deixe ela sozinha em um canto para você não se atrapalhar.
Como vocês sabem a animação de uma magia é composta de varias imagens, que juntas formam o efeito completo da magia, cada magia pode ter um numero diferente de imagens, a que eu vou usar no tutorial tem 8:
Pegue a imagem número 1 e a mande para o fireworks.
Use a Magic Wand Tool para remover os espaços em branco, porem você tem que deixar os espaços rosa.
Agora selecione a magia no fireworks e aperte alt+shift+F8.
Essa mesma janela vai se abrir:
Assim como para fazer o personagem andar, nós só vamos usar alguns comandos:
Agora para configurá-los é simples:
Move:Já que você não quer que a magia se mova, deixe como 0.
Frames:Lembram que cada magia tem um número de imagens?
No caso da explosão é 8 então você coloca 8 nos frames, porém se você usar outra magia o número pode ser diferente.
Então, o meu vai ficar assim:
Clique em OK, e assim como você fez com o char, na magia você vai dar um duplo clique(cuidado pra não clicar naquelas bolinhas).
Essa mesma aba vai se abrir:
Agora se você olhar lá pra baixo vai ter um botão assim:
Clique no Fit Canvas, a tela vai diminuir e vai ficar do exato tamanho da magia.
Agora ao invés de duplicar os frames você vai adicionar frames em branco:
Vai abrir uma janela para adicionar frames, não clique em nada, só altere o número.
Para saber que número colocar você tem que se lembrar do número de imagens da magia:
A minha tem 8 então vou colocar 7:
Lembrando que você tem que colocar sempre um número a menos que o total de imagens.
Clique em ok.
Agora o arquivo tem 8 frames, o primeiro está com a imagem número da magia.
Eu sei que eu já mostrei essa imagem umas 500 vezes ._. mas...
Pegue a imagem de número 2 e cole no frame 2.
Cole a imagem número 3 no frame 3.
E assim por diante.
Lembre-se de usar os espaços rosa para saber onde alinhar.
Volte ao frame 1 e verifique se a animação esta correta.
Se estiver tudo certo pegue a Magic Wand Tool e tire os espaços rosa de todos os frames:
Depois é só clicar no botão done:
Pronto você fez um Animated Symbol da magia.
Agora vamos Aprender como colocar ele no mapa da fake.
Primeiro faça um cenario e coloque grids de 32x32 de uma cor forte, de preferência vermelho.
Eu vou fazer um cenário bem simples já que é só pra demonstrar mesmo:
Agora coloque o Animated Symbol da magia no cenário.
E lembre que quando você colocar essa mensagem vai aparecer:
Agora copie o seu cenário para os outros frames que apareceram.
Para saber como alinhar a magia você tem que dar um zoom:
Esta vendo esses pontos azuis?
Eles tem que estar sempre no lugar onde duas grids se cruzam.
Agora de play e:
Pronto, uma explosão.
Agora se você quer colocar mais explosões você tem que duplicar a imagem.
Mas atenção, para duplicar a imagem você não pode usar o ctrl+c ctrl+v
você seleciona a magia e aperta ctrl+shift+D.
Agora pode colocar explosões onde quiser:
Simples não é?
Agora vou dar uma dica muito útil você tem que reciclar seus Animated Symbols
Ou seja se você já fez uma magia em forma de Animated Symbol você pode salvar ela, assim da na sua próxima fake ela via estar pronta para o uso.
Agora não perca a próxima parte do tutorial que vou ensinar a fazer água, fogo, magma, energy fields, e outras coisas se animarem sem você ter que trocar a imagem toda hora![]()
[email protected]
ou mandar uma MP.
Publicidade:
Jogue Tibia sem mensalidades!
Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
https://taleon.online







Curtir: 





































Responder com Citação


























