Curtir Curtir:  0
Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Linguagem Orc - Uma nova perspectiva

Registro
    17-07-2009
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão Linguagem Orc - Uma nova perspectiva

Acompanho esse forum há muito tempo, já tive algumas contas aqui, Tibia é um jogo onde já parei e voltei muitas vezes e agora resolvi prestar atenção novamente nesse game. Mas isso não importa agora. Recentemente resolvi pesquisar sobre palavras da linguagem orc... Espero que apreciem esse meu primeiro post e vamos aos resultados:

Teoria

A linguagem não é baseada nem em inglês, nem em espanhol nem em nada disso... mas sim em analogias orientais.

Parti dos famosos livros em orc language de rook, e pesquisei no google as palavras individualmente, algumas eu pesquisei ao contrário, e para a maioria delas, encontrei muitas coisas, a maioria delas ligadas a terras com costumes "um pouco diferentes", como Índia, Afeganistão e Egito. Bem... rumo as palavras:

Charcha - Aparentemente uma palavra indiana, não encontrei muita coisa a respeito, porém ao procurar essa palavra no google, vários sites indianos apareceram. Algumas coisas relacionadas a Delhi também, mas nada de concreto para essa. A única relação que eu percebi é... charcha é sabre, e sabre pode ser uma espada indiana, por charcha ser uma palavra indiana também, faz um certo sentido.

Burka - Para essa eu encontrei algo mais interessante, uma "burka" é uma vestimenta utilizada por povos islâmicos (aquela famosa roupa de muçulmana cobrindo todo o rosto). Não encontrei relação dela com uma espada como a orc language diz, mas se alguem achar algo que tenha a ver me avise que eu edito.

Para quem quiser ver uma:

Bata - Para essa palavra encontrei várias coisas, difícil saber qual tem a ver. A mais interessante, é que Bata era um deus patrono egípcio, relacionado ao deus Set, que de acordo com a wikipedia, "é o deus egípcio da violência e da desordem, da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, dos animais e serpentes".

Foto do deus Set:

Burka bata forma sword, poderiamos relacionar a palavra "espada" com a violência do deus Set.

Batuk - Para a palavra "batuk" não encontrei nada de relevante, mas invertendo a palavra temos "kutab", que pode se referir a "Kutab Minar", o minarete mais alto do mundo, novamente na Índia, novamente em Delhi.

Batuk em orc language é arco, Katub Minar uma torre, podemos fazer uma analogia a arqueiros atirando de torres.

Foto de Kutab Minar:

Aka - Como vocês já devem saber Aka significa leather. E qual é a minha surpresa ao procurar aka leathers no google? Novamente, Índia! :eek:
    Não sei a relação que há aqui, mas tudo nos leva a Índia, vamos procurar a tradução lá? :rolleyes:

O Dark Phobia procurou por imagens e conseguiu a seguinte foto, onde podemos reparar nas cotas um claro desenho indiano:

Consegui também os sites dessa tal AKA para quem quiser dar uma olhada:
    Site da empresa.
    Site dos produtos.

Bora - Gente, essa Orc Language já está de brincadeira! Procuro por bora na wikipedia e qual é o resultado que me aparece?
    Bora (village), a village in Punjab, India
    Infelizmente não havia mais informações sobre a vila. :triste:
    Bora também é um idioma indígena. Quem sabe a origem de tudo? :rolleyes:

Tulak Dessa vez não Índia, mas Afeganistão. Infelizmente não havia mais informações. Mas vale por curiosidade. Se alguem souber algo sobre esse lugar que possa estar relacionado com o significado da palavra favor avise. Link para wikipedia(em inglês)

Taka - Moeda do Bangladesh, usada desde 1972.
    Para quem quiser ai vai uma foto da moeda e o artigo na wikipedia(em inglês).

Arash - Um cantor, porém... IRANIANO :eek:
    A palavra ainda não foi traduzida... porém tentem relacionar o que um cantor pode ter a ver com o jogo.

Karak - Há diversos lugares com esse nome, o que me chamou mais atenção é uma cidade da Jordânia, onde fica um famoso castelo da época das cruzadas. Lá vai uma foto e o artigo (em inglês):

Batash - Encontrei duas referências interessantes. Uma é uma cidade do turquemenistão e outra um lugar chamado "Tel Batash", onde foram encontrados vestígios arqueológicos ligados a bíblia. Sem imagens para esses, mas vocês podem conferir os links.

Ferut - Nada demais aqui, apenas o nome do 2º computador comercial, propriedade da Universidade de Toronto, no Canadá.

Karakim - Nenhum resultado direto para essa palavra, mas algo me chamou a atenção. Ao procurar por essa palavra, se encontra resultados ligados ao vale do silício, ao mesmo tempo que a palavra anterior é o nome de um computador. E como o Professor Girafales falou, a palavra ao contrário é Mikarak, clara referência ao piloto finlandês Mika Häkkinen.

Buta - Vários resultados, todos ligados a cidades ou vilas.

Bana - Mais uma vez uma palavra ligada a Índia (e a outros 200 lugares...). O que me chamou a atenção é poder se tratar de um clã indiano, mas também pode ser uma catedral entre diversas coisas.

Omark - Jogador de hokey no gelo, atualmente joga pelo Dynamo Moscow.

Ikem - Não encontrei nada de interessante para essa palavra, porém invertendo temos Meki, que é uma cidade da Etiópia.

Goshak - Não encontrei nada para essa palavra, mas Goshawk é uma ave, como podem ver abaixo:

Ba - Pode ser tanta coisa :triste:
    Mas os que me chamaram atenção são "Blangadesh Army" e "Bank Of America", já que uma das palavras é o nome da moeda de Bangladesh.

Booz - Um personagem do Antigo Testamento da Bíblia, citado no livro de Rute e em I Crônicas como pertencente à tribo de Judá, filho de Salmom, vindo a ser bisavô do rei Davi. :eek:

Bom, tem mais algumas palavras, mas depois eu posto.
    Espero que tenham gostado :riso:
    Obrigado pelas contribuições e vamos tentar traduzir logo isso :riso:

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Last Nick; 30-07-2009 às 19:12. Razão: Atualização - Créditos Dark Phobia e Professor Girafales

Registro
    01-02-2008
    Conquistas / PrêmiosAtividadeCurtidas / Tagging InfoPersonagem - TibiaPersonagem - TibiaME
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Primeiramente Bom trabalho, li tudo gostei do seu ponto de vista, sobre AKA Leather pesquisei no Google também, e como vc disse apareceu da Índia, mas ao pesquisar nas imagens apareceu uma jaqueta de Leather com algo que não consigo identificar se é um time ou o que

Parabens

Registro
    03-05-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Citação Postado originalmente por Last Nick Ver Post
    Karakim - Nenhum resultado direto para essa palavra, mas algo me chamou a atenção. Ao procurar por essa palavra, se encontra resultados ligados ao vale do silício, ao mesmo tempo que a palavra anterior é o nome de um computador.
    Mikarak (ao contrário). É clara a referência ao ex-piloto de Fórmula I Mika Häkkinen.

Registro
    17-07-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Obrigado pelos parabéns e pelos comentários :wub:
    Já vou atualizar aqui.

Comecei relacionando com coisas da vida real, mas podemos começar a tentar relacionar com o jogo mesmo, só uma idéia:

Em um dos livros podemos encontrar "karak minotaur"
    bem, karak é uma cidade onde existe um castelo... castelo dos minotauros... mintwallin??? É só uma possibilidade, mas vamos tentar desenvolver isso.

Registro
    23-04-2007
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

tá muito legal o topico...

da uma olhada nisso ai e tenta aprofundar um pouco

acho qe vai gostar disso
    bom trabalho

Vocabulário
    Geral

* Charach - Hi (Olá)
    * Futchi - Bye (Tchau)
    * Mok - Yes (Sim)
    * Nok - No (Não)
    * Ikem goshak - Offer (Oferte)
    * Goshak - Buy (Comprar)
    * Porak - Weapon (Arma)
    * Bata - Armor or Helmet (Armadura ou Capacete)
    * Dora - Shield (Escudo)

Armas

* Burka Bata - Sword
    * Charcha - Sabre
    * Hakhak - Hatchet
    * Burka - Short Sword
    * Batuk - Bow
    * Pixo - Arrows

Armaduras

* Tulak Bora - Studded Armor
    * Aka Bora - Leather Armor
    * Donga - Brass Shield
    * Grofa - Studded Helmet

Raças

* Humak - Human(s) (Humanos)
    * Minotaur - Minotaur(s) (Minotauros)
    * Ork/Orc - Orcs(s)

Outros (traduções prováveis)

* Alk - ?
    * Arash - Have (Tem)
    * Ba - Which (O/A Qual)
    * Bana - Slave (Escravo)
    * Bata - Long/Longer (Até)
    * Batash - Here (Aqui)
    * Booz - More (Mais)
    * Bota - ?
    * Buta - Damn(ed)/Stupid (Malditos/Estúpidos)
    * Ferut - ?
    * Fetchi - ?
    * Gort - People (Pessoas)
    * Ikem - I/me (Eu)
    * Karak - ?
    * Karakim - ?
    * Karek - Dominate (Dominar)
    * Kiskesh - All (Tudo)
    * Klamuk - Paleskin (Pele Branca)
    * Maruk - You/Your (Você/Seu)
    * Mora - Before (Antes)
    * Omark - Must (Deve)
    * Ouk - We (Nós)
    * Pashak - Sell (Vender)
    * Ta - That/It (Isso/Isto)
    * Taka - What (O que/O qual)
    * Tefar - Want (Querer)
    * Ul - For/To (Para)
    * Utash - ?

Frases Comuns (traduções prováveis)

* Buta humak - Damn/Stupid humans (Malditos/Estúpidos Humanos)
    * Fetchi maruk buta! - ?
    * Ikem rambo zambo! - Respective farewell (Adeus)
    * KRAK ORRRRRRK! - HAIL ORCS! (?) (grito de guerra)
    * Maruk goshak ta? - Do you want to buy it? (Você quer comprar isso?)
    * Maruk goshak tefar pixo ul batuk? - Do you want to buy arrows for a bow? (Você quer comprar flechas para o arco?)
    * Maruk nixda! - You can't afford! (Você não pode pagar!)
    * Orc buta bana! - Orcs shall rise! or Orc won't forget! (Os Orcs dominarão!)
    * Ranat Ulderek! - Worship Ulderek! (Seita de Ulderek!)
    * Ulderek futgyr humak! - Ulderek shall defeat humans! (Ulderek deve derrotar os humanos!)

EDIT:

será que tem uma tradução plausivel pra isso ?
    ( lembrando qe ainda tem qe passar pro ingles... Orc:>ingles:>PT )

taka arash ouk karak minotaur
    batash ferut ouk taka
    minotaur karakim kiskesh
    ORC BUTA BANA
    BUTA BANA
    livro 2:
    Omark ikem goshak ba batuk
    Booz karek utash gort mora
    ouk bota bana ikem

Publicidade:

Jogue Tibia sem mensalidades!
    Taleon Online - Otserv apoiado pelo TibiaBR.
    https://taleon.online
    Última edição por Elfo; 15-10-2009 às 13:57. Razão: Usuário alertado por reviver o tópico.

Registro
    17-07-2009
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Não me leve a mal mas... apesar do seu empenho no ctrl+c ctrl+v... o tópico é de Julho, olha a data antes de postar.

Quanto as informações que você postou.. foi dali que partiu a pesquisa... essa lista de palavras não é novidade alguma, inclusive na página do tibia br tem.

A intenção do tópico foi procurar uma base não tão obvia nessa linguagem, como várias palavras tinham a ver com algo oriental, resolvi postar e botar algumas imagens junto.

Se conseguir uma informação nova cria um novo tópico ai e podemos discutir... mas agora colocar algo já conhecido em um tópico de 3 meses... :wscared:

Registro
    11-06-2005
    Peso da Avaliação
    0

Padrão

Tópicos que não recebem novos posts a muitos dias são considerados mortos, servindo apenas para consulta. Caso queira falar algo sobre o assunto de um tópico morto, a criação de um novo é permitida.

<Fechado>
    Assistam minha Annihilator no YouTube! /watch?v=1WkBBJFRT44

02:24 Katther Piller [68]: oq eu levo pra kebra teias?
    02:25 Diamond Hearth [139]: leva qqr arma
    02:25 Katther Piller [68]: q tipo de arma?
    02:25 Diamond Hearth [139]: axe...sword...club
    02:29 Katther Piller [68]: 01:29 You see a kitchen knife. comprei essa
    02:29 Katther Piller [68]: sera q presta?

Tópicos Similares

1. Poker ;) (Texas Hold'em)
    Por Fuffy no fórum Fora do Tibia - Off Topic
    Respostas: 18
    Último Post: 13-10-2007, 13:52

Permissões de Postagem