O assunto deve ser bem repetido
Atenção: Também vale mexer nas competições internacionais que envolvam times brasileiros!
Todos vemos a cada dia a desorganização da
CBF e os problemas causados pelo calendário atual adotado, dentre os quais podemos destacar o esvaziamento de bons times com a abertura da "janela", a desvalorização da
Taça Sulamericana e a falta dos times da
Libertadores na
Copa do Brasil.
Então venho aqui propor que cada um pense e poste aqui como seria, em sua opinião, um calendário ideal para o futebol brasileiro, incluíndo modelos de disputa de campeonatos e tal.
Fica aqui a minha proposta:

Postado originalmente por
Campeonatos Estaduais
Times classificados para as séries A, B ou C não disputariam o estadual. Cada federação adotaria o modelo de disputa ideal com no máximo 15 datas. Decidir-se-iam nos estaduais os times classificados para a disputa da série D.

Postado originalmente por
Campeonatos Regionais
Com os times das séries A, B e C de cada região seria feito uma disputa com até 10 datas que se adaptasse melhor ao número de times. Os vencedores de cada região disputariam um pequeno torneio de pontos corridos de 5 datas, valendo o título de "campeão dos campeões". A renda de todos os jogos seria 60% do time da casa e 40% do time de fora.

Postado originalmente por
Copa do Brasil
Após o fim dos estaduais e dos regionais, teríamos iniciada a disputa da Copa do Brasil nos meios de semana e das séries A, B, C e D nos fins de semana. A forma de disputa seria igual a de hoje (as vagas seriam distribuídas segundo desempenho estadual e regional). O campeão teria vaga na Libertadores e na "Taça Brasil". A renda de todos os jogos seria 60% do time da casa e 40% do time de fora.

Postado originalmente por
Campeonato Brasileiro série A
Disputado na forma de pontos corridos por 20 times. Os 4 primeiros teriam vaga na Libertadores e os 5 seguintes na Sulamericana. Seriam rabaixados os 3 últimos O quarto último disputaria um jogo adicional em campo neutro para decidir seu destino.

Postado originalmente por
Campeonato Brasileiro série B
Disputado na forma de pontos corridos por 24 times. Os 3 primeiros teriam vaga na série A o 4º disputaria um jogo adicional com o time da série A em campo neutro para decidir quem ficaria na série A e quem ficaria na série B. Cairiam os 3 últimos times e o 4° último disputaria um jogo adicional contra o 4° da série C em campo neutro.

Postado originalmente por
Campeonato Brasileiro série C
Esse campeonato teria 32 times separados em 4 grupos de 8 times por critérios de proximidade física. Cada grupo teria 14 jogos (ida e volta) e os 2 melhores de cada grupo se classificariam para a próxima fase. Os 2 piores de cada grupo seriam rebaixados. Na segunda fase haveriam jogos no estilo mata-mata (ida e volta). Para a série B seriam classificados os 2 finalistas e o vencedor da disputa de terceiro lugar. O quarto lugar disputaria o jogo adicional contra o time da série C para decidir seu destino.

Postado originalmente por
Campeonato Brasileiro série D
A disputa seria similar a série C, mas não haveria disputa de terceiro lugar. Todos classificados para a segunda fase seriam classificados para a série C. As vagas na série D do ano seguinte seriam decididas nos estaduais.

Postado originalmente por
Taça Brasil
Uma disputa em campo neutro entre o vencedor da série A e o vencedor da Copa do Brasil.

Postado originalmente por
Taça Sulamericana
Haveriam 8 grupos de 4 times cada. Os 2 melhores seriam classificados para a fase de mata-mata. A fase de mata-mata teria jogos de ida e volta até ser decidido o campeão, que seria classificado para a Super Copa.

Postado originalmente por
Libertadores
Igual a Sulamericana. Os dois finalistas seriam classificados para a Copa Mundial Interclubes e o campeão para a Super Copa.

Postado originalmente por
Super Copa
Jogo em campo neutro entre o campeão da Libertadores e o da Sulamericana.

Postado originalmente por
Copa Mundial Interclubes
Esse aqui é o mais viajado
Seria disputada a cada 4 anos. Teríamos 8 times de cada final de Libertadores (em caso de repetição ainda não imaginei como seria decidido), 8 times da Europa, 1 do país sede (a ser decidido entre os 4 campeões, um de cada ano), 3 da América Central, 3 da América do Norte, 3 da África, 3 da Ásia e 3 da Oceania.
Seria disputado igual a Copa do Mundo. 8 Grupos de 4 times, depois cada fase do mata-mata em jogo único.

Postado originalmente por
Calendário
Primeiro viriam os estaduais e regionais. Findados, viriam o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil nos meios de semana. Após o término da Copa do Brasil, viriam a Libertadores e a Sulamericana simultaneamente no meio da semana. Depois do fim do Brasileirão iria ter a Taça Brasil e Super Copa no fim de semana seguinte. Em ano de Copa Mundial Interclubes todos os campeonatos seriam pausados para que houvesse a disputa.
Talvez meu calendário tenha ficado com datas demais. Nem fiz esse cálculo.
Comentem as minhas ideias e postem as suas!